quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Arquipelago de Socotorá - Yemen

Já tinha um postal touchnote de Socotorá mas agora tenho um postal "a sério" de lá, e isso quer dizer que tenho mais um local Unesco na colecção. Este arquipelago faz parte da lista do Património da Humanidade desde 2008.
O postal foi enviado pelo Emerich.

As coisas que se aprendem com os postais. Por causa do postal touchnote enviado pelo Miguel, fiquei a saber que os portugueses também andaram pelo Yemen. Este arquipélago terá sido avistado pela 1ª vez por Vicente Sodré, tio de Vasco da Gama e mais tarde por Diogo Piteira que, de regresso ao reino, dele deu notícia a Manuel I de Portugal.
Para além da aparente população cristã, Socotorá, localizada à "mão esquerda entrando para o estreito, junto ao cabo Guardafui", aparentava ser uma peça-chave para o controle do mar Vermelho. Por essa razão, Manuel I de Portugal traçou um plano de conquista da ilha, incumbindo Tristão da Cunha e Afonso de Albuquerque dessa missão, e de nela instalarem uma fortaleza. Para esse fim, fez embarcar uma estrutura de madeira prefabricada em Lisboa. A conquista da ilha teve lugar em 1507, sob o comando de Tristão da Cunha. - in: wikipédia
 
Foto: Boris Khvostichenko
O grande isolamento geológico do arquipélago, juntamente com o intenso calor e a falta de água, deu origem a uma interessante flora endêmica que é muito vulnerável a mudanças. Pelo menos um terço das 800 espécies de plantas que se encontram em Socotorá são endemismos. Os botânicos situam a flora de Socotorá entre as dez que correm os maiores perigos de extinção no mundo. Umas das plantas que se destacam é a "Dracaena cinnabari", uma árvore seiva de cor vermelha, procurada na Antiguidade para ser usada na Medicina e na tinturaria.
Assim como ocorre com outras ilhas isoladas, os morcegos são os únicos mamíferos nativos da ilha. Em contraste, a diversidade marinha é muito grande, e se caracteriza pela presença de espécies originárias das regiões biológicas próximas: o Oceano Índico e o Mar Vermelho. - in: wikipédia

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Atol de Bikini - Ilhas Marshall

Falando em lugares inóspitos e remotos, aqui está mais um, Atol de Bikini nas Ilhas Marshall.
Recebi este postal numa das últimas trocas com o Emerich e escolhi-o por se tratar de um local Unesco. O facto deste atol figurar na lista da Unesco não tem nada a ver com bikinis, antes pelo contrário. Apesar de transmitir uma imagem de paz e parecer um paraíso terrestre, este local simboliza o início da era nuclear.

Depois do fim da Segunda Guerra Mundial, os EUA retomaram os ensaios nucleares neste atol. Depois dos seus habitantes terem sido evacuados, foram levadas a cabo 67 explosões nucleares entre 1946-1958, sendo uma delas a da primeira bomba H (1952).
Com uma potência sete mil vezes maior que a da bomba lançada em Hiroshima, estas explosões tiveram um impacto profundo na geologia e meio ambiente de Bikini, assim como na saúde das populações sujeitas às radiações.
No fim dos anos 1960 e começo dos anos 1970, alguns dos antigos moradores do Atol de Bikini retornaram das Ilhas Kili, mas foram novamente transferidos, devido a alta radioatividade.
Em 1997 um grupo especial de cientistas da Agência Internacional de Energia Atómica determinou que seria seguro caminhar em qualquer lugar das ilhas. Contudo a radioatividade encontrada na comida levou a AIEA a recomendar que a ilha não fosse repovoada.  

Ilhas Heard & McDonald - Austrália

Continuo com postais enviados pela Relie mas este são da Austrália e não de Singapura. Ela enviou-mos por ser tratarem de postais de um local Unesco australiano, Ilhas Heard & McDonald, na lista desde 1997.

 Estão são duas ilhas inóspitas e desabitadas. Aqui se encontram os dois vulcões activos da Austrália, um deles e que se pode ver no postal, é o Pico Mawson, situado na Ilha de Heard, que com os seus 2745 metros de altitude, é a montanha mais do país.

 Por serem as únicas ilhas subantárticas com actividade volcânica, constituem uma espécie de "janela aberta até ao interior da Terra" e oferecem a possibilidade de observar processos geomorfológicos em evolução, assim como a observação da dinâmica glaciar. en evolución, así como la dinámica glaciar.
Sendo um dos raros ecosistemas insulares virgens do planeta, estas ilhas são de especial importância para a conservação devido à ausência total do impacto humano e de plantas e animais exógenos.

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

2º Encontro Postcrossing em Singapura

Um dias depois de ter recebido o postal anterior da Relie, voltei a receber outro dela, mas este é do 2º Encontro Postcrossing em Singapura, que tal como se pode ver no postal, ocorreu dia 12 de Janeiro.

Para além da Relie, assinaram o postal mais 21 postcrossers.

Mesquita Sultão - Singapura

Já há muito tempo que não rececia postais de Singapura. Tal como a maioria dos postais que tenho de lá, este também foi enviado pela Relie. No tópico GTKY fizemos um RR surpresa de ano novo, ou seja, não sabia quem me ia enviar o postal. O meu nome foi atribuído à Relie e ela enviou-me este postal da Mesquita Sultão.

Published By Intellectual Publishing CO.
Esta mesquita foi construída em 1824 pelo Sultão Hussain Shah, o 1º sultão de Singapura.
O salão principal tem capacidade para acolher 5000 fiéis.
É um dos edifícios religiosos mais impressionantes de Singapura.

MY-123190

Já recebi este postal há quase 3 meses. Ultimamente têm chegado tantos postais que alguns acabam por ficar para trás. De qualquer maneira, julgo que este era o postal mais atrasado no meu montinho de postais recebidos.

Foto: Lee Kok Hou
MY-123190, enviado pelo(a) Ni-San.
Estas torres, Petronas Twin Towers, são talvez, o ediifício mas conhecido da capital da Malásia, Kuala Lumpur. Entre 1998-2004 era o edifíco mais alto do mundo. Actualmente é o sexto mais alto.
Foi construído entre 1992-1998.
A título de curiosidade, as torres foram parte do cenário do filme A Armadilha (Entrapmen) com Sean Connery e Catherine Zeta-Jones.
No filme são dois  ladrões que se juntam para aplicar um ousado e multibilionário golpe no mercado financeiro internacional da Ásia, que inclui entrar nas torres.

domingo, 27 de janeiro de 2013

VN-2893

No último dia de 2012 chegou este belo postal do Vietname, o meu 1º oficial de lá.
A Cidade Antiga de Hoi An faz parte da lista do Património Mundial da Unesco desde 1999.

       P&B (Publishing and Branding) - Photo by Nat
VN-2893, enviado pela Jo.
Hoi An dá-nos uma ideia de como eram as cidades portuárias do sudeste asiático durante os séculos XV e XIX. Os seus edifícios e estrutura das ruas são o reflexo da misturas dos estilos arquitectónicos locais e estrangeiros, dando à cidade um aspecto único.

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Cabo Phromthep - Tailândia

Desde Outubro que a Katy está na Tailândia e lá vai estar até Maio. No passado mês de Novembro enviou-me este postal.

Photo by Somkiat Hansukklaw
O Cabo Phromthep é o ponto mais a sul da ilha de Phuket. O local oferece belas vistas sobre a costa e o mar. É justamente por causa das vistas que é um dos locais mais famosos da ilha e um dos mais fotografados, especialmente quando sol se põe. Todos os dias chegam a este local, centenas de turistas e habitantes locais, na esperança de registar um belo pôr-do-sol.

PH-45496

Em 6 anos de postcrossing este é apenas o meu 2º postal oficial das Filipinas e é um belo postal.
Esta é a Igreja de S. Tomas de Villanueva em Miag-ao. É umas das quatro igrejas barrocas construídas pelos espanhóis  no século XVI e que estão classificadas pela Unesco como Património Mundial desde 1993.

Foto: Donald C. Tapan
PH-45496, enviado pela Cayl.
A igreja de Miag-ao foi construída pelos missionários agostinhos espanhóis em 1786.
Na fachada, ladeada por dois campanários, é possível observar a mistura das influências espanholas com a nativa.
A igreja e os campanários serviam também para defender a cidade e a sua população contra as investidas dos mouros.  

Oficiais de Taiwan

Se algumas vezes os postais de Taiwan deixam um pouco a desejar, estes foram uma agradável surpresa. São todos muito bonitos. O TW-761517 foi o 1º oficial a ser recebido em 2013.


TW-729056, enviado pela Pei.
Neste postal de Taipei temos as silhuetas de alguns fotógrafos a tirar fotografias da cidade na Montanha Elefante. Esta montanha fica muito perto da cidade, é de fácil acesso e é um local muito procurado por todos os que querem observar a cidade à noite.
 
 TW-740218, enviado pela Camélia.
O Farol Dongyong situa-se na Montanha Shiwei. Em 1988 foi classificado como um monumento nacional histórico de 3ª classe, o que o torna o local histórico mais a norte no território de Taiwan.
O farol, construído em 1877 e o edifício anexo apresentam um estilo arquitectónico inglês.
 
Osima Photo & Publishing
 TW-761517, enviado pela Szu-Chia.
O Memorial Nacional de Chiang Kai-shek é um monumento situado em Taipei, construído em memória do antigo presidente Chiang Kai-shek. 
Depois da morte de Chiang Kai-shek em 5 de Abril de 1975, um ramo executivo do governo estabeleceu um Comité Funerário para construir un monumento comemorativo. O desenho foi realizado pelo arquitecto Yang Cho-cheng e incoporou muitos elementos da arquitectura tradicional chinesa.
A construção do memorial iniciou-se a 31 de Outubro de 1976, data do 90° aniversário Chiang. A inauguração aconteceu a 5 de Abril de 1980, aquando do 5º aniversário da morte do líder.

TW-780440, enviado pelo Anjan.
Uma imagem típica do outono, algures numa montanha em Taiwan.

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Túmulos Seonjeongneung - Coreia do Sul

Só já me falta um local para ter todos os locais Unesco da Coreia do Sul. Este é portanto, o local nº 9 deste país e o postal foi enviado pelo Johnson.
Os Túmulos Reas da Dinastia Joseon fazem parte da lista da Unesco desde 2009.

Os túmulos Seonjeongneung em Seul, são apenas 3 dos 40 túmulos espalhados por 18 locais ao longo da Coreia.  
Estes túmulos em Seul são os túmulos Seolleung e Jeongneung. Seolleung está sepultado o Rei Seongjong (1457-1494), o 9º rei de Joseon, e a sua 2ª mulher, a Rainha Jeonghyeon (1462-1530). Jeongneung é onde o seu filho, Rei Jungjong (1488-1544), o 11º rei da dinastia, está enterrado.  

Locais Unesco da Mongólia

Até há bem pouco tempo não tinha nenhum postal da Mongólia, agora tenho estes dois e são ambos de locais Unesco: Paisagem Cultural do Vale de Orkhon, da qual faz parte o Mosteiro de Erdene Zuu e Bacia do Lago Uvs Nuur, do qual o Rio Tes é a principal fonte.
O postal do Mosteiro Erdene Zuu foi enviado pelo Claus e o do Rio Tes, pela Galina.

 © B. Sodbileg
A Paisagem Cultural do Vale de Orkhon (ou Orhon) estende-se pelas margens do Rio Orkhon, na Mongólia Central, na província de Övörkhangay, a cerca de 360 km a oeste da capital Ulan Bator. Foi declarada como Património Mundial pela UNESCO por representar a evolução das tradições pastoris nómadas durante mais de dois milénios.
O Erdene Zuu o primeiro mosteiro budista estabelecido na Mongólia. A sua construção iniciou-se em 1585 mas foi destruído durante uma guerra em 1688. No século XVIII foi reconstruído e por volta de 1872 possuía 62 templos e viviam lá 1000 monges.
Em 1939 o líder comunista leader Khorloogiin Choibalsan mandou destruir o mosteiro. Apenas sobreviveram e pequenos templos e a muralha externa. Os templos transformaram-se em museus em 1947.
Com a queda do Comunismo na Mongólia em 1990, o mosteiro foi devolvid aos lamas e voltou a ser o local de culto.
Hoje em dia o Erdene Zuu continua a ser o mosteiro budista e também um museu aberto a turistas.
 
Photo © Pvel Filatov, 2012
O rio Tes é uma das 5 áreas que fazem parte do local classificado como Bacia do Lago Uvs Nuur. Já tinha um postal da parte russa e agora chegou este da Mongólia.
Este rio é a principal fonte do lago. O rio nasce no noroeste da Mongólia, no distrito de Tsagaan-Uul, na província Hövsgöl. Depois entra na província de Zavkhan e posteriormente na Rússia, na República de Tuva. Retorna à Mongólia entrando na província de Uvs e deságua no lago Uvs.
O seu delta é um importante habitat de vida selvagem.

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

HK-102515

Um oficial de Hong Kong. 

Foto: Jacky Yeung
HK-102515, enviado pelo KH.
Esta é a vista que se tem desde Victoria Peak, o ponto mais elevado em Hong Kong (552 metros), localizado na metade ocidental da ilha. 
É uma atracção turística que oferece vistas sobre a parte central de Hong Kong, o Porto de Vitória e as ilhas vizinhas.

sábado, 19 de janeiro de 2013

CN-793635

Algo fofo para terminar a noite. Pandas gigantes vindos da China!! 

CN-793635, enviado pela Julie.
Os pandas gigantes vivem em alguns dos territórios mais altos e inóspitos das montanhas chinesas, junto ao território tibetano, o que, por um lado, tem dificultado a feitura de um levantamento efectivo de quantos animais sobrevivem em liberdade, mas por outro, tem a vantagem de ir protegendo alguns destes animais dos caçadores furtivos.
O panda gigante é um dos animais selvagens mais admirados e adorados em todo o mundo, sendo por esse motivo escolhido como símbolo do WWF ( World Wildlife Fund ), que se dedica à protecção de espécies ameaçadas. De facto, o panda gigante está verdadeiramente ameaçado, embora a sua situação já tivesse sido bastante mais dramática. - in: http://bicharada.net/animais/animais.php?aid=143

Templo Meidaizhao - China

Ainda da China, e enviado pela Iris, o Templo de Meidaizhao. Este templo situa-se a 80 kms de  Baotou,  uma cidade da região autónoma da Mongólia Interior, no norte da China. 
Foi construído em 1575 para Alatanhan, o líder da tribo Mongol na China antiga. Foi um dos centros mais importantes na disseminação do Budismo Tibetano na Mongólia Interior.   

Este tenplo servia três propósitos, local de adoração a Buda, residência real e era uma protecção contra possíveis invasões.
O tenplo é de grande importância para o estudo da história da religião, arquitectura e arte Mongóis durante a Dinastia Ming.

China Danxia

China Danxia é o meu mais recente local Unesco da China. Este local, composto por 9 áreas, entrou para a lista do Património Mundial em 2010.
O postal foi enviado pelo Manú.

China Danxia é o nome dado a uma paisagem chinesa formada por arenito vermelho e caracterizada por escarpas íngrimes que foram formadas devido ao levantamento tectónico, meteorizaçã e erosão. 
Neste postal está o Monte Danxia, situado na província de Guangdong, no sul da China.

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Bagerhat - Bangladesh

Este é o meu 1º postal do Bangladesh, é de um local Unesco e foi enviado pelo Manú. Quer dizer, não tenho 100% certeza que seja mesmo de Bagerhat, embora o postal diga que sim. Isto porque este monumento, Kodla Math, se situa em Ayodhya, uma aldeia a 10 km's de Bagerhat. No entanto já li no site da Unesco que a  cidade-mesquita histórica de Bagerhat tinha uma extensão de 50 km2, logo, Ayodhya está situada dentro desses limites e sendo assim, posso considerar que este é, de facto, um local Unesco.  

A cidade-mesquita histórica de Bagerhat é um património mundial situado em Khulna, Bangladesh. Localizada dentro dos subúrbios de Bagerhat, onde se unem a foz do Ganges e do Brahmaputra, esta velha cidade, antigamente conhecida como Khalifatabad, foi fundada por Ulugh Khan Jahan, general turco no século XV. A infra-estrutura da cidade atesta uma habilidade técnica considerável, com muitas habitações de tijolos, e um número excepcional de mesquitas e monumentos islâmicos antigos. - in: wikipédia

Anuradhapura - Sri Lanka

Este é o meu 4º postal do Sri Lanka mas é o 1º a ser escrito e enviado de lá. Tal como os outros, este também é de um local Unesco e foi enviado pela Naafiah. 
A Cidade Santa de Anuradhapura foi declarada Património Mundial da UNESCO em 2006. 


© Vijitha and Lalana Yapa
Anuradhapura é uma cidade no Sri Lanka, capital da província do Centro-Norte. É uma das antigas capitais do Sri Lanka, famosa pelas suas bem-preservadas ruínas da civilização lanká.

Fundada no século IV a.C., foi a capital do reino de Anuradhapura até o princípio do século XI. Durante este período permaneceu um dos mais estáveis e duradouros centros do poder político e da vida urbana na Ásia Meridional. A antiga cidade, considerada sagrada para o mundo budista, é actualmente rodeada de mosteiros cobrindo uma área de mais de 40 km². Anuradhapura é também importante na lenda hindu como a capital do rei asura Ravana no Ramayana. - in: wikipédia
As ruínas de Anuradhapura são constituídas por vários edifícios, nos quais se incluem o Stupa de Ruwanwelisaya, que aparece discretamente por detrás dos ramos das árvores.

Palácio Mysore - Índia

Quando a minha avó está cá em casa, gosta de ver os postais que recebo e gostou muito deste. Foi enviado há uns tempos pelo Claus. É o Palácio Mysore, localizado numa cidade com o mesmo nome, no sul da Índia.

Foto: V. B. Anand
O Palácio Mysore é um dos maiores palácio da Índia e um dos monumentos mais visitados no país.  Foi a residência do Marajá do estado de Mysore.
O palácio original, construído em madeira, foi destruído por um incêndio em 1897. O palácio actual foi construído após a destruição do palácio de madeira e a sua construção terminou em 1912. 
Descrito como um palácio de arquitectura Indo-Gótica, apresenta também os estilos Hindu, Muçulmano, Rajput e  Gótico.
Actualmente é um museu que apresenta uma colecção de pinturas, jóias e outros  objectos que pertenceram aos reis da dinastia Wodeyar.

Jantar Mantar - Índia

Continuo com postais de locais Unesco, este é da Índia, Jantar Mantar e foi adicionado à lista do Património  Mundial em 2010. Foi enviado pelo ou pela Piyush (não sei se é menino ou menina)!! 


O Jantar Mantar em Jaipur (há outros noutras cidades) é um local de observação astronómica construído no início do século XVIII. É composto por um conjunto de 20 instrumentos fixos.  Concebidos para a observação das posições astronómicas a olho nu, apresentam várias inovações arquitecturais e instrumentais.  
Este é o mais importante, mais abrangente e mais bem preservado dos observatórios da Índia. 

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Um Er-Rasas - Jordânia

Este é o meu 4º postal da Jordânia e tal como os outros 3, este também é de um local Unesco. Um Er-Rasas foi adicionado à lista do Património Mundial em 2004.
O postal foi enviado pelo Lucca.

Foto: Mohsen Ulama
A maior parte deste sítio arqueológico, que no seu início foi um campo militar romano e se tornou uma cidade no século V, ainda está por escavar. Contém vestígios dos períodos Romano, Bizantino e Muçulmanos (fim do séc. III até ao século IX d. C.) e de um campo militar romano fortificado.  Existem também 16 igrejas, algumas com mosaicos bem preservados. 
As duas torres quadradas, são possivelmente os únicos vestígios de uma prática bem conhecida nesta parte do  mundo, os Estilitas ou "Santos do Pilar", tipo de ascetas cristãos que permaneciam em pilares ou torres, pregando, jejuando e rezando.

domingo, 13 de janeiro de 2013

Catedral de São Stepanous

A Catedral de São Stepanous é um dos três Conjuntos Monásticos Arménios, situados no noroeste do Irão. Os outros dois são a Catedral de São Tadeu e a Capela de Dzordzor. Foram todos classificados como Património Mundial em 2004. Este postal foi enviado pelo Marcel. 
Estes edifícios são o exemplo do valor da arquitectura e tradição decorativa arménias. São o testemunho de intercâmbios com outras culturas regionais, em particular as culturas Bizantinas, Ortodoxas e Persas. 
São os últimos restos dessa cultura e que ainda em bom estado de integridade e autenticidade.  Além disso, enquando locais de peregrinação, este mosteiros são testemunhas vivas das tradições religiosas Arménias ao longo dos séculos.
 
Foto: Maghsoud Same Sardroudi
A Catedral de São Stepanous é uma catedral Arménia situada próximo da cidade de Jolfa, no Azerbaijão Oriental, no noroeste do Irão. Foi construída no século IX e reconstruída na época Safávidas após ser danificada por vários terremotos.

sábado, 12 de janeiro de 2013

Tel Aviv - Israel

Continua a ser não ser possível carregar images directamente do pc. Para colocar este selo aqui, tive de o colocar 1º num album picasa e depois passá-lo para aqui... o que levou 5 minutos. O album já está um bocado cheio e ao chegar perto das 600 imagens começa a ser lento passar imagens de lá para cá.
Espero que isto volte a ser como antes ou passo a não colocar os selos. Não estou para criar um album só para selos.

© Published by Palphot Ltd. Photo by A. Shabataev, L. Borodulin
Eu coleciono mesmo é postais e este veio de Israel. Não estava à espera de um postal de lá. Foi uma surpresa do Luís e do filho dele, o João. O filho foi até Israel e ele deu-lhe umas quantas moradas de amigos, incluindo a minha.
Tel Aviv foi fundada em 1909 e é a 2ª maior cidade do país.
A Cidade Branca de Tel Aviv é a maior concentração do mundo de prédios no "International Style", mais conhecido como "Estilo Bauhaus".
Tel Aviv é a cidade com mais arquitetura da escola de Bauhaus. Há mais edifícios construídos segundo o estilo Bauhaus que em qualquer outro lugar do mundo, incluindo qualquer cidade alemã. O estilo foi levado na década de 1930 por arquitectos judeus europeus que fugiram do regime nazi. Desde 2003, a zona da cidade conhecida como Cidade Branca foi declarada Património Mundial pela UNESCO, sendo mais de 1500 os edifícios International Style contabilizados e sujeitos a diversos planos de restauração e preservação.
Apesar de terem surgido novos estilos arquitectónicos – incluindo modernos arranha-céus – o modelo dominante de Tel Aviv quando vista do ar e ainda a profusão de "pequenos edifícios com forma de caixas e tecto branco" que reflectem a tradição Bauhaus da arquitectura modernista da cidade. - in: wikipédia

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Belém - Palestina

Apesar de ter causado alguma polémica, o ano passado, a Basílica da Natividade em Belém, foi o 1º local da Palestina a ser classificado como Património Mundial. Não foi o local a causar polémica, mas sim o facto da Unesco ter considerado a Palestina um estado.

© Copyright owner: Photo Garo M. Nalbandian
A Basílica da Natividade também conhecida como Igreja da Natividade, localizada em Belém, na Palestina, é uma das mais antigas igrejas ainda em uso no mundo. Sua estrutura foi construída sobre uma caverna que a tradição cristã marca como o local de nascimento de Jesus. O local é considerado sagrado tanto para o cristianismo como para o islamismo.
 A estrela de prata marca o local tido como o ponto exacto do nascimento de Jesus. A sua construção data do ano de 326, quando teria sido ordenada por santa Helena, mãe do imperador romano Constantino. Não se tem muita certeza de que a igreja é o local onde Jesus Cristo nasceu, mas sabe-se que a igreja foi disputada ao longo dos anos. Actualmente ela pertence a Igreja Ortodoxa Oriental, a Igreja Armênia e a ordem dos monges franciscanos. - in: wikipédia

TR-114994

Não sei porquê mas não está a dar para carregar imagens directamente do pc. Os postais posso carregar dos albuns do picasa mas os selos não os coloco lá e sendo assim, não os posso mostrar por enquanto.
Mesmo sem selo, aqui fica um local que gostaria muito de visitar na Turquia, Pamukkale.  

TR-114994, enviado pelo Cuneyt.
Pamukkale, situa-se no zona de Denisli na Turquia e é um dos locais mais visitados do país. Já era um local famoso no século II A.C, quando os romanos lá construíram uma cidade termal.  
A fama deste local deve-se às suas piscinas de águas termais. Este parece um cenário de inverno, com frio e neve mas é exactamente o oposto. A água é muito quente, nasce entre os  35º a 100º. As piscinas formam-se devido à solidificação da calcite presente na água.  

Locais Unesco gregos

O Manú a ajudar-me na minha colecção Unesco e uma das suas última contribuições foram estes postais de 3 locais Unescos gregos, todos novos na minha colecção. Os locais são "Templo de Apolo Epicuro em Bassae", Micenas que faz parte do local "Sítios Arqueológicos de Micenas e Tirinto" e  "Delos".

 O Templo de Apolo Epicuro é a principal atração do sítio arqueológico grego de Bassae.
Embora esteja afastado dos principais centros de cultura grega, é um dos mais estudados edifícios da Grécia antiga. O Templo de Bassae foi o primeiro monumento grego a ser incluído na lista do Património Mundial da UNESCO. - in: wikipédia

 Micenas é um sítio arqueológico na Grécia, localizado cerca de 90 km a sudoeste de Atenas, no nordeste do Peloponeso.
No segundo milênio a.C., Micenas foi um dos maiores centros da civilização grega e uma potência militar que dominou a maior parte do sul da Grécia. O período da história de cerca de 1600 a cerca de 1100 a.C. é chamado Micénico em reconhecimento à posição de liderança de Micenas.
Hoje, Micenas, um dos locais de fundação da civilização europeia, é um destino turístico popular, a apenas poucas horas de carro de Atenas. O local tem sido bem preservado e as grandes ruínas dos muros ciclópicos e dos palácios na acrópole ainda causam a admiração dos visitantes, particularmente quando é lembrado que eles foram erguidos mil anos antes dos monumentos da Grécia Clássica. - in: wikipédia

A pequena ilha de Delos situa-se aproximadamente no centro do grupo de ilhas do Mar Egeu conhecido como Cíclades, tendo servido como santuário de Apolo na Antiguidade Clássica, e sendo considerada mesmo o berço desse deus, bem como de Artemis.
Foi também a sede da Liga de Delos, que congregava os aliados de Atenas contra Esparta, e onde primeiramente esteve guardado o tesouro da Liga.
Foi declarada património mundial da Humanidade pela Unesco em 1990.
Entre 900 a.C. e 100 d.C., a ilha de Delos foi o mais importante santuário Pan - Helênico. Durante o século VII a.C., Delos era um centro jônico conhecido por ser um lugar sagrado. A história de Delos está intimamente relacionada a Apolo, o deus do sol. A ilha é pequena, rochosa, desértica e banhada de luz do amanhecer ao anoitecer, pois nenhuma montanha ou vegetação produz sombras. - in: wikipédia

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Igrejas de Praga

Miguel, Paula, não que eu queira pressionar ou coisa parecida, mas já viram que igrejas bonitinhas?!! Se estas são assim, imaginem as outras... imaginem também atravessar a ponte, andar pelo centro da cidade, enfim, imaginem o tanto que teremos para ver e fazer nesta linda cidade. Por favor digam que sim... :D

Foto: Milan Kincl
A Basílica de S. Jorge é o edifíco mais antigo dentro do complexo do castelo de Praga e a igreja Românica mais bem preservada da cidade.
Foi fundada pelo Príncipe Vratislav em 920. Foi alargada em 973 com a construção do Convento Beneditino de S. Jorge.
Em 1142 teve de ser reconstruída devido a um incêndio. A actual fachada Barroca data de 1671-1691.

Foto: Ewald Junghans
A Igreja de São Salvador faz parte de um grupo de edifícios que formam o antigo Colégio Jesuíta Checo - O Klementinum. Situase no fim da Ponte Carlos, na entrada para a Cidade Velha.
A igreja foi inicialmente construída em estilo Gótico entre 1578-1601 pelos Jesuítas, contudo muitos dos seus traços mais importantes são Barrocos, adicionados na fase final da sua construção entre 1649-1654.
A Igreja da São Salvador é considerada um dos mais valiosos exemplos do início da arquitectura Barroca em Praga. 

Castelos Checos

Não escolhi só castelos polacos aquando da última troca com o Emerich, escolhi também estes da Rep. Checa, a fortaleza de Zumberk e o Castelo Dívčí.

 Foto: Petr Znachor
Esta fortaleza foi construída no século XIII em Žumberk, uma aldeia da Boémia do Sul. Num dos edifícios da fortaleza existe um museu.  
 
Foto: DAN AIR picture
 Este castelo situa-se na Morávia do Sul e foi construído no início do século XIII. Foi abandonado no século XIX.