sábado, 7 de dezembro de 2013

CZ-357462

Já não sei quantas vezes é que eu aqui disse que quero ir a Praga. Parece que vou continuar a dizer porque continuo a querer muito ir lá, e postais como este só reforçam ainda mais essa vontade. Ir lá assim num dia de neve é que era lindo. 

foto © Milan @ Kinck . cz
CZ-357462, enviado pela Jana.
Uma das várias lendas acerca da construção da Ponte Carlos, conta que esta foi iniciada pelo rei checo e imperador romano Karel IV a 9 de Julho de 1357, às 5 horas e 31 minutos em ponto. Diz-se que a razão disso era a constelação favorável do Sol com Saturno e também o facto de esta data corresponder à linha de números ímpares de 1 a 9, por ordem crescente e decrescente, formando a combinação 1-3-5-7-9-7-5-3-1. 
A ponte está decorada por 30 estátuas situadas em ambos os lados. Entre elas destaca-se a estátua de São João de Nepomuceno. Diz-se que quem conseguir colocar a palma da mão na cruz de maneira que cada dedo toque uma das estrelas, vai ter seus desejos satisfeitos. Se não conseguirem fazer isso, há também a opção de tocar no relevo de bronze na base da estátua para conseguir alguma sorte.
Esta estátua não foi instalada aqui por acaso – foi da Ponte Carlos, que o corpo do santo foi atirado ao rio Moldava. A lenda conta que não queria revelar o segredo da rainha no confessionário e por isso foi torturado. 

Sem comentários: