quarta-feira, 14 de agosto de 2013

PT RR - Grupo 83 - Igrejas

Ainda no RR da comunidade em português, agora tenho postais de igrejas da Espanha e Bélgica. 

Edita: Picu Urriellu * Diseño; Javier Cruz * Fotografia: Juanjo Arrojo
O outro José do grupo, o Pombal, enviou um postal de Espanha com a catedral de Oviedo. 
A Catedral de Oviedo é uma catedral de estilo gótico que se encontra na cidade de Oviedo, nas Astúrias, Espanha. É conhecida também como Sancta Ovetensis, referência à qualidade e quantidade das relíquias que contém. Está consagrada a São Salvador. - in: wikipédia
A sua construção começou no século XIII e prolongou-se por 3 séculos, até a sua torre estar termonada em meados do século XVI. 
Durante o século XVII ainda foram construídas alguma capelas e naves laterais.

© Uitg. Thill
Para este grupo dedicado às igrejas, a Lieve enviou este postal da Igreja de São Pedro em Leuven, Bélgica. 
Já estive em Leuven, vi esta igreja mas não esta parte dela. A área em volta estava em obras e havia buracos, máquinas e andaimes por todo o lado. Lá se foram as fotos.
Esta igreja foi construída no século XV em estilo gótico brabantino.
Em 1458, um incêndio afectou as torres românicas que ladeavam o lado ocidental da igreja. Seguiu-se um plano mas a recuperar mas tal não chegou a acontecer. 
Em 1505 surgiu um outro plano que visava erguer três torres colossais de pedra. Contudo a instabilidade do solo e a falta de fundos, tornaram o plano impraticável.  A torre central chegou a menos de um terço da sua altura pretendida e o projecto foi abandonado em 1541. A altura da torre foi ainda mais reduzida por colapsos parciais entre 1570 e 1604. Actualmente a torre principal mal passa do cimo do telhado.
Apesar de inacabadas, as torres são umas das 56 torres e campanários da Bélgica e da França na lista de Património Mundial da Unesco desde 1999.

2 comentários:

Unknown disse...

O que é isso do RR? o.O

Martinha disse...

Um RR, round robin, é uma troca de postais em que são feitos grupos, geralmente com um tema. Neste caso era um grupo de 4 pessoas e cada uma devia enviar aos restantes membros do grupo um postal com igrejas.
Por que não te inscreves no forum do postcrossing? Na comunidade em português há um RR e tem alguns grupos em aberto: comidas, unesco, igrejas, castelos.