domingo, 17 de fevereiro de 2013

Touros e vacas

Ao passear pela ilha Terceira, a probabilidade de encontrarmos touros e vacas é muito grande. Fazem parte da paisagem. E se fazem parte da paisagem aparecem com certeza em postais. Os 2 primeiros foram em Manú e o 3º foi comprado por mim. 

Foto: Luís Godinho
Estes touros para além da paisagem também fazem parte de umas das tradições mais populares da ilha e da qual são as estrelas principais, as touradas à corda. 
Esta tourada caracteriza-se pela corrida de 4 touros adultos da raça brava da ilha Terceira ao longo de um arraial montado numa rua ou estrada, num percurso máximo que regra geral é de 500 m. O animal é controlado por uma corda atada ao seu pescoço (daí a designação do tipo de tourada) e segura por 6 homens (os pastores) que conduzem a lide e impedem a sua saída para além do troço de via estipulado. A lide é conduzida por membros do público, em geral rapazes, embora seja admissível a presença de capinhas contratados. Após a lide, os animais são devolvidos às pastagens sendo repetidamente utilizados, embora com um período de descanso mínimo de 8 dias. - in: wikipedia

© Ver Açor, Lda.
Geralmente quando vemos as vaquinhas, elas estão nos cerrados, pedaços de terra divididos por muros de  pedra vulcânica. Os ditos cerrados não servem apenas para divisão da propriedade mas também para a protecção das culturas e de abrigo aos bovinos.
Na altura das sementeiras a paisagem parece uma manta de retalhos. 

O melhor lugar para se admirar esta bela manta de retalhos, é a Serra do Cume. Do alto dos seus 545 metros de altitude tem-se uma vista deslumbrante sobre o Vale da Achada, uma das paisagens mais incríveis da ilha. São centenas de hectares de pastagens... o paraíso para qualquer vaca. 

4 comentários:

Pedaços disse...

Uma das minhas vezes na Terceira comprei um postal igual ao teu que tu compraste. Gosto tanto da manta de retalhos :)

Martinha disse...

Tambem gostei muito mas tive azar com o tempo. Assim que la cheguei começou a chover muito e mal tive tempo de tirar fotos, alias, estava um vendaval que o vento quase me levava a maquina. Tenho de voltar la. Alias, ainda deixei umas coisas para ver na Terceira.

Pedaços disse...

Fui lá 3 vezes, mas ainda assim quero lá voltar :D

Martinha disse...

Se não tiver companhia para uma proxima visita, já sei com quem falar :D