domingo, 30 de dezembro de 2012

Monte Kosciuszko, Cracóvia - Polónia

Era assim que eu queria ter visto Cracóvia, mas não tive sorte nenhuma. Em vez de neve tive calor, muito calor, ninguém diria que era Março.

Foto: Wojciech Gorgolewski
O Monte Kosciuszko é um monte artificial erguido entre 1820-1823 para homenagear o herói nacional  Tadeusz Kosciuszko. Em 1850-1854, durante as partições, as autoridades Austríacas, ergueram uma fortaleza à volta do monte. 
Hoje em dia a fortaleza alberga um hotel, uma estação de rádio e duas exposições permanentes. Uma das exposições é dedicada a Tadeusz Kosciuszko e à história do Monte e a outra apresenta figuras de cera de vários Polacos famosos.   

Castelos polacos

Os castelos nunca são demais e todas as oportunidades são boas para conseguir ainda mais. Assim, escolhi mais estes dois castelos polacos aquando da minha última troca com o Emerich.
Já tenho uns quantos castelos polacos e agora tenho mais este dois, o castelo, ou melhor, as ruínas do castelo de Dobczyce e o castelo Rabsztyn, ambos no sul do país.  

Photo by Wojciech Gorgolewski
As ruínas do castelo real em Dobczyce, situam-se a 30 km's sul de Cracóvia e têm vista para o vale do rio Raba. O castelo foi construído no século XIV e tornou-se um importante centro cultural para a região durante o século XV.  Foi bastante danificado durantes as guerras do século XVIII.  
Uma visita ao castelo vale a pena não só para ver as muralhas góticas, a capela e as torres mas também para poder apreciar a vista sobre o vale. 

 Photo by Krysztof Kaminski
Originalmente construído pelo Rei Casimiro para proteger o centro mineiro de fazer dinheiro em Olkusz, Rabsztyn consiste em dois castelos separados - o original do século XIV e um outro maior construído no século XVII em estilo renascentista. 
Hoje em dia não há quase nada para ver do 1º castelo, aliás, já quase nem dá para distinguir as suas muralhas das rochas. 
As muralhas do 2º castelo ainda nos dão uma ideia do tamanho desta antiga fortaleza. Recentemente, a entrada, algumas pontes e uma das torres do castelo foram restauradas. Actualemente o castelo alberga um pequeno museu.

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Tarnów - Polónia

Quando fui à Polónia não estive muito longe de Tarnów,  a cidade fica a 80 km's de Cracóvia. Estes não se tratam de postais que eu tenha trazido da Polónia, foram enviados pelo Emerich nas duas últimas vezes que trocámos.

Foto: Dariusz Krakowiak
Tarnów é uma cidade no sul da Polónia com cerca de 115.000 habitantes.
Nestes dois postais está o edifício da Câmara Municipal.

Foto: Dariusz Krakowiak
A Câmara Municipal é um dos edifícios mais conhecidos e reconhecidos da cidade. Situa-se no centro da Praça do Mercado. Trata-se de uma construção gótica, reconstruída no século 16 em estilo renascentista.

Floresta de faias na Ucrânia

Para ter todos os locais Unesco da Ucrânia faltava-me um postal de uma Floresta Primária de Faia dos Cárpatos, e é de uma dessas florestas que é este postal. Mais um país que ficou completo. Já vou em 720 locais!!
O postal foi enviado pela Galyna.

Estas florestas nos Cárpatos são as maiores das últimas florestas virgens de faias europeias. Também é nestas florestas que se encontras as mais altas e maiores espécies de faias do mundo. Este local está dividido em 15 propriedades, 6 delas estão localizadas na Ucrânia. 

domingo, 23 de dezembro de 2012

Uma troca da Ucrânia

Ultimamente as minhas trocas têm sido via site oficial e porque mas pedem. Ainda hoje, abri o mail e tinha mais um pedido para uma troca. Ainda não respondi.
Não respondi a essa mensagem e ainda não agradeci estes postais ucranianos enviados pela Kvitka.

Neste postal de Lviv temos a Catedral de S. Jorge, construída entre 1744-1760 em estilo barroco-rococó.

 Outra catedral, a Catedral dos Apóstolos Pedro e Paulo, em Kamianets-Podilskyi e construída nos séculos XVI-XVIII.

E da cidade de Ternopil, um jardim com neve.

UA-380919 & RU-1271685

E depois russos passo para ucranianos, embora um deles seja oficial da Rússia.

UA-380919, enviado pela Tanja.
Este é o meu 2º postal do Mosteiro de S. Miguel das Cúpulas Douradas em Kiev. O mosteiro remonta ao século XII mas foi destruído durante o período soviético, tendo muitas das suas obras de arte sido retiradas, algumas transferidas para museus em Moscovo e São Petersburgo.
O mosteiro tal como agora o conhecemos, foi resconstruído em 1997-98.


RU-1271685, enviado por Maxim & Ira.
Já é complicado quando os postais não trazem qualquer informação em inglês, e piora quando o postal é enviado de um país mas a imagem é de um outro e quem o envia não diz nada.
Lá recorri mais uma vez ao teclado virtual em cirílico mas não tinha a certeza de alguns caracteres porque tinha texto escrito em cima do nome da cidade. Mas depois de várias pesquisas cheguei a Sevastopol, uma cidade ucraniana e não russa. Situa-se no sul da Ucrânia.

sábado, 22 de dezembro de 2012

BY-561893

Este até é um postal bonito mas não faço ideia de onde seja. Já sabem que não gosto nada disso. Tanto pode ser da Bielorrússia como de outro sítio qualquer.

BY-561893, enviado pela Marina.

Edifícios Religiosos da Bielorrúsia

São de facto dois edifícios religiosos embora um deles não esteja aberto ao culto. O 1º, enviado pela Helen, trata-se de uma capela-mausoléu na cidade de Homel, o 2º, enviado pela Inna, é da cidade de  Polotsk e mostra a Catedral de Stª Sofia.

© Photo by A. Kliashchuk
 Neste mausoléu, neobizantino, estão os restos de Ivan Paskevich (1782-1856), líder militar ucraniano. Morreu em Varsóvia mas o seu filho levou os seus restos para o mausoléu, localizado no Palácio de Homel.

© Photo by S. Plytkevich
A 1ª Catedral de Stª Sofia em Polotsk (1044–1066) era o símbolo da mentalidade independete da cidade e rivalizava com outras igrejas do mesmo nome em Novgorod e Kiev. 
Esta 1ª catedral foi destruída pelas tropas de pedro I da Rússia. O edifício actual, em estilo barroco, data do século XVIII.  

Unescos da Rússia

Não recebi apenas postais oficiais da Rússia, recebi também estes dois de dois locais Unesco novos. Um deles, o dos Pilares do Lena, é não é só novo na minha colecção, é também novo na lista da Unesco uma vez que foi adicionado este ano.
Os dois postais foram enviados pela Galina.

A Bacia do lago Uvs Nuur é a mais setentrional das bacia fechadas da Ásia Central. Este é o maior lago da Mongólia mas a sua ponta nordeste está situada na República de Tuva, uma república da Rússia. É um lago pouco profundo e muito salgado e o último vestígio de um imenso mar salgado que recobria a área há milhões de anos.
O Uvs Nuur é o centro de uma bacia que cobre uma área de 70.000 km² e representa uma das zonas melhor conservadas da estepe eurasiática.
O local é composto por doze áreas protegidas que representam os principais biomas do leste da Eurásia.
O ecossistema da estepe suporta uma variedade muito grande de aves e no deserto habitam gerbilos, jerboas e doninhas. As montanhas são o refúgio de espécies globalmente ameaçadas como o leopardo das neves, o carneiro das montanhas e  íbex-siberiano.

O Parque Natural dos Pilares do Lena caracteriza-se pelas suas colunas de rocha de quase 100 metros de altura, situadas nas margens do rio Lena, no centro da República da Iacútia (Sibéria). As colunas formaram-se devido ao clima continental extremo na região, cujas temperaturas variam entre os 60º abaixo de zero no inverno e os 40º no verão.
Os pilares formam contrafortes rochosos afastados uns dos outros por sulcos abruptos e profundos que se formaram durante o período do degelo. A penetração da água desde a superfície deu lugar a processos criogénicos (congelação e descongelação) que foram alargando os sulcos e afastando os pilares.
O local contém restos fósseis do perído câmbrico, pertencentes a várias espécies, algumas de elas únicas.

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

RU-1355532 & RU-1359231

E depois dos postais oficiais da Finlândia, agora tenho dois da Rússia. Julgo que são os dois inéditos no que diz respeito aos edifícios apresentados. Se não me engano, esta é a minha 1ª mesquita e o 1º castelo da Rússia.

 RU-1355532, enviado pela Leka.
A Mesquita de São Petersburgo abriu em 1913 e na altura era a maior da Rússia. Situa-se na baixa da cidade e tem lugar para 5000 pessoas.
Aquando da sua construção, a comunidade muçulmana na Rússia tinha mais de 8000 pessoas e projecto incial da mesquita, previa que pudesse alberga a maioria delas.
Os fiéis são separados por sexos durante os serviços religiosos; as mulheres fica no 1º piso e os homens no rés-do-chão.
 
Foto: Kirill Sokolov
RU-1359231, enviado pela Natalia.
Na Rússia existem muitas igrejas, mosteiros fortificados, fortalezas militares e casas senhoriais da nobreza mas os castelos são raros. Contudo, na região de Vladimir podemos encontrar algo que se parece a um chateau medieval francês, o Castelo Muromtsevo.
Segundo consta Vladimir Khrapovitsky, um nobre russo, viajava pela França no século XIX e durante a viagem terá conhecido um lorde francês com quem apostou que conseguiria construir na Rússia um castelo tão grandioso como os franceses. 
Ao voltar para a Rússia comprou um pedaço de terra e contratou os melhores artesãos e arquitectos para construir o castelo. O castelo foi construído e o lorde francês até o foi ver. Durante as últimas décadas do século XIX  e início do século XX, o castelo era conhecido como um dos mais requintados do oeste da Rússia. Um lago, estábulos, um teatro e um pavilhão foram acrescentados ao longo dos anos.  
Com a chegada da Revolução Russa, os senhores dos castelos não eram bem vistos e os  Khrapovitskys fugiram e morreram na ruína.  O castelo passou a albergar uma universidade e um hospital durante a Grande Guerra Patriótica. O fim do período Soviético marcou a sua decadência. O único sinal de restauro foi um novo telhado colocado por uma empresa alemã, mas apenas isso e assim permanece no meio da floresta.

Oficiais da Finlândia

Nos últimos 2 meses recebi 5 postais oficiais da Finlândia. Hoje coloco aqui apenas 4 porque são todos relacionados com igrejas e o 5º é uma paisagem com neve. Não tem mesmo nada a ver e fica para um próximo post com oficiais finlandeses.

  © Photo Erkki Leppänen
FI-1559933, enviado pelo Keijo.
Esta é a Igreja Finlayson em Tampere. Foi construída em estilo neo-gótico em 1879 e na altura era a igreja da fábrica de algodão da cidade.
Actualmente pertence às congrecações Evangélico-Luteranas da cidade e é uma igreja muito procurada para celebrar casamentos.

Foto: Petter Martiskainen
 FI-1567313, enviado pela Tuija.
O Convento da Santíssima Trindade na aldeia de Palokin, distrito de Heinävesi Lintula é o único mosteiro para mulheres da Igreja Finlandesa. Foi inicialmente fundado em 1895 no istmo da Carélia e em 1946 foi transferido para Heinävesi.
 
 Foto: Valok. n ja Y Hulkkonen
 FI-1582135, enviado pela Seija.
Todos estas igrejas encontram-se em Suomussalmi, no leste da Finlândia, região de Kainuu.
Na imagem maior está a Igreja de Suomussalmi, consagrada em 1950. Na imagem mais pequena no lado esquerdo, encontra-se a Igreja de Ämmänsaari church, consagrada em 1967. No lado direito estão as igrejas de Vuokki, consagrada em 1954, Ruhtinansalmi, consagrada em 1968 e a de Näljänkä, consagrada em 1981.
 
Fotos: Esko Pärssinen
FI-1590479, enviado pela Maïja, uma avó com 76 anos.
Estas são 6 das igrejas em Turku.
No sentido dos ponteiros do relógio temos: a igreja de Martinho, fundada em 1921 e consagrada no dia do 450º aniver´sario do nascimento de Martinho Lutero, em 12 de Novembro de 1933;  
A igreja de Kakskerta, construída entre 1765–1769;
A Catedral de Turku, considerada o mais importate edifício religioso do país;  
A Igreja Ortodoxa de Turku, cuja construção foi ordenada por Nicolau I da Rússia em 1838, tendo começado em 1839 e terminado em 1845.  
A Igreja do Arcanjo Miguel, terminada em 1905. É a igreja mais popular da cidade para a realização de casamentos;
E a Igreja de Hirvensalo, que mal se vê ali no meio das árvores.

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Castelo Bunratty - Irlanda

Um belo postal da Irlanda e tal como o anterior, estava nos meus favoritos. Curiosamente chegou no mesmo dia que o postal anterior e também foi assinado pela Claudia. Este trata-se dum postal de um encontro que aconteceu em Dublin no dia 29 de Setembro. Foi enviado e assinado pelo Brian que conheci no encontro de Lisboa, como já disse, também foi assinado pela Claudia e também por uma outra postcrosser, cujo username é ned44440 e a quem já enviei um postal oficial.

© Real Ireland Design - Photo © Liam Blake
O castelo Bunratty situa-se na regioan de Shannon. Foi construído em 1425 e é a mais completa e autêntica fortaleza medieval construída na Irlanda. O seu interior contém mobiliário, tapeçarias e obras de arte daquela altura.
O castelo é conhecido pelos seus banquetes medievais noturnos que acontecem várias vezes por ano.

GB-377016 & GB-383429

Não é muito habitual receber postais oficiais do Reino Unido mas nas últimas semanas chegaram estes dois, o 1º de Inglaterra e o 2º de Gales e que é de um local Unesco novo!!

Storti Edizione - Photo by Oawel Libera
 GB-377016, enviado pela Nathalina.
Estes locais londrinos são facilmente identificavéis mas se alguém tiver dúvidas, aqui fica a respectiva identificação: o Palácio de Westminster ou Casas do Parlamento, como lhe quiserem chamar, a Catedral de São Paulo, a Tower Bridge, a praça Piccadilly Circus, a roda gigante London Eye, a Tower Bridge outra vez mais o edifício da Câmara Municipal de Londres e para terminar, o Palácio de Buckingham.

© Sheila Halsall
GB-383429, enviado pela Eileen.
A Eileen é membro do forum e já troquei com ela pelo menos uma vez. Dessa vez enviou-me um postal de Saltaire e agora este do Aqueduto Pontcysyllte, ambos locais Unesco.
Quando vi o postal pela 1ª vez, pensei que na imagem estava uma ponte ferroviária mas não tem nada a ver. Não é uma ponte mas sim um aqueduto e aquilo não é um comboio mas sim um barco.
O aqueduto  de situa-se no nordeste do País de Gales. Com 18 km's de extensão, é uma autêntica proeza da engenharia civil da época da Revolução Industrial. 
A sua construção, que remonta ao início do século XIX, teve de superar importantes obstáculos geográficos e realizar trabalhos de engenharia bastante audazes.
Desenhado por Thomas Telford, é uma obra pioneira tanto pela tecnología utilizada como pela monumental arquitectura metálica.
Foi inscrito na lista do Património Mundial em 2009 e é descrito como uma obra prima do génio criativo humano e uma síntese notável dos conhecimentos técnicos da Europa daquele tempo. A sua inscrição também o reconhece como um conjunto inovador que inspirou outros projectos de engenharia no mundo inteiro.

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Oficiais da Holanda

Nos últimos dois meses e pouco chegaram muitos postais oficiais e a maioria deles veio da Holanda. Há para todos os gostos e tamanhos.

 NL-1481208, enviado pela Bertha.
O castelo Verwolde é uma casa senhorial constuída por volta de 1770. Situa-se numa propriedade privada em Gemeente Lochem. 
Durante 200 anos foi habitado por várias gerações da mesma família até que em 1977, a casa e os jardins foram adquiridos e restaurados pela fundação ‘Vrienden der Geldersche Kasteelen’.

© Arnold Voordewind
 NL-1495898, enviado pelo Tom.
Este bonito pôr-do-sol foi fotografado no Parque Nacional de Dwingelderveld.

Opname Fotostudio Honing
 NL-1537694, enviado pela Ellen.
Este postal tem uma curiosidade. A Ellen é filha da Wilma que me enviou o postal de Delft :D Têm as duas bom gosto no que diz respeito a postais. Gostei do de Delft e também gostei muito deste de Naarden.
Situa-se na província da Holanda do Norte e é cohecida pelo seu forte abaluartado, construído após as tropas espanholas de Felipe II terem tomado a cidade e morto todos os seus habitantes em 1572. A nova fortificação foi construída seguindo um desenho mais moderno e foram introduzidas melhoras ao longo do século XVII. 

© Tjalf Sparnaay 1985
 NL-1554311, enviado pela Gerrie.
Duas coisas bem holandesas, túlipas e bicicletas.

© Uitgeverij van der Meulen bv Sneek
NL-1586954, enviado pelo Dennis e pela Linda.
Gostei tanto deste postal.
Veluwe é outros dos parques nacionais holandeses, este situa-se na província de Gelderland.