domingo, 30 de setembro de 2012

Touchnotes da Finlândia

 Para terminar as actualizações deste mês, ficam aqui dois touchnotes enviados da Finlândia, o 1º pela Heidi e o 2º pela Essi.

Foto: Heidi Manninen
A Heidi diz que quando eu for à Finlândia, me leva a este lugar em Korpilahti. Eu já lhe disse, que enquanto minha guia oficial da Finlândia, tem que me levar a algum lugar Unesco e este lugar faz parte da lista.
É em Korpilahti que se encontra a torre de triangulação Orovivuori, um dos seis pontos finlandeses onde se podem fazer triangulações Struve.

Foto: Essi Elomaa
Se algum dia for à Finlândia, para além de me encontrar outra vez com a Heidi, gostava de ir conhecer a Essi. Foi ela que enviou este postal de Lappeenranta, a cidade onde vive. Situa-se à beira do lago Saimaa no sudeste do país.


Museu da Energia - Finlândia

A Heidi não perde um encontro postcrossing. No passado dia 7 encontrou-se com 2 postcrossers finlandesas em Helsínquia, e passaram o dia com um(a) postcrosser da Polónia. Enviou-me este postal do Voimolamuseo, qualquer coisa como, Museu da Central Eléctrica ou da Energia.

 Foto: Eija Hiitunen
Este museu situa-se nas margens do rio Vantaa, no local onde Helsínquia foi fundada em 1550.
O poder da corrente dos rápidos deste rio, foi usado para produzir energia desde 1550 até ao início do século XX. 
O museu apresenta a evolução energética desde a utilização deste antigo moinho de água, até aos mais modernos sistemas de produção de energia e homenageia a herança industrial desta área, produzindo energia de forma ecológica.

Castelos irlandeses

Para quem gosta de casteos, a Irlanda é dos países a visitar. Por todo o país existem inúmeros castelos. A Liz contactou-me há algum tempo no FB e queria trocar canetas por postais. Enviei-lhe 5 canetas e ela enviou-me estes 2 postais e outros 2, que apesar de muito bonitos, são outro tipo de postais, do tipo que não colecciono :(

 © Liam Blake
O castelo de Athlone situa-se no centro da cidade de Athlone, no condado de Westmeath.
O 1º povoado em Athlone foi crescendo durante a época Anglo-Normanda, no século XIII, quando o castelo foi construído pelo Bispo John de Gray de Norwich para o Rei João de Inglaterra.

Foto: Peter Haskins
Até pode parecer que este postal sobreu algum tipo de acidente, mas não, estas nuvens brancas são supostamente... espíritos :D Este é o meu 1º postal de um castelo assombrado!! Diz na parte detrás do postal não foram usados efeitos especiais para alterar esta foto ou o seu negativo. A foto foi tirada em 2002.
Este castelo em Clifden, no condado de Galway, foi construído por John d'Arcy, em estilo neo-gótico, por volta de 1750. O castelo apenas foi habitado durante 90 anos, tendo sido abandonado em 1840.
Se calhar foram os espíritos que afugentaram os habitantes!

sábado, 29 de setembro de 2012

GB-358838 & BE-169699

Tenho mais 2 postais do Reino Unido, os 2 oficiais embora o 2º seja oficial da Bélgica e enviado de lá. Não faz mal nenhum :D

 © Colin Baxter
 GB-358838, enviado pela Lynney.
Edimburgo passou de repente a ser uma das minhas opções de viagens para o ano. Não é a 1ª opção mas é uma excelente 2ª escolha.
A Royal Mile é o nome popular para a sucessão de ruas que formam a principal via do centro histórico de Edimburgo.
Como o nome sugere, a Royal Mile é de aproximadamente uma milha escocesa, e se estende entre os dois pontos históricos da cidade: a partir do Castelo de Edimburgo até a Abadia de Holyrood. As ruas que compõem a Royal Mile são: Castle Esplanade, Castlehill, Lawnmarket, High Street, Canongate and Abbey Strand. A Royal Mile é uma das vias turísticas mais movimentadas de Edimburgo, superada apenas pela Princes Street.
Hoje, a Royal Mile é uma mistura eclética de lojas turísticas, bares e atracções históricas. - in: wikipédia

 Foto: Mark Staples
BE-169699, enviado pelo Jo.
Como se pode ver pelo selo, este postal foi enviado da Bélgica.
O Jo foi recentemente a Inglaterra a um encontro Postcrossing e comprou este postal de Woodbridge lá.
Woodbridge é uma cidade em Suffolk na região de East Anglia.
O postal mostra o moinho de maré da cidade. Este moinho foi construído em 1790 e ainda funciona. Encontra-se bem preservado e está aberto ao público.

Stratford-Upon-Avon - Inglaterra

Stratford-upon-Avon é uma cidade inglesa situada no condado de Warwickshire ao sul de Birmingham. Desconhecia, mas foi nesta cidade que nasceu William Shakespeare em 1564. Este facto faz da cidade um destino muito procurado em Inglaterra, chegando a receber  cerca de três milhões de visitantes anualmente.
Grande parte do turismo da cidade está associado a Shakespeare. Entre as atracções turísticas mais visitadas da cidade destacam-se a casa natal de Shakespeare, assim como as casas: Hall's Croft (casa de sua filha Susannah) e a casa nova New Place que foi de sua propriedade e onde viveu seus últimos anos até sua morte em 1616.
O postal foi enviado pela Kati.

 Foto: Irene Boston
Perto de Stratford-Upon-Avon, situa-se Shottery, a aldeia de Anne Hathaway, mulher de Shakespeare. Este postal mostra a casa que lhe pertenceu. A parte mais antiga da casa foi construída no século XIV e encontra-se tal qual era antes do casamento. Está aberta ao público e alberga um museu.

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Palácio de Westminster - Londres

Londres é uma sugestão da Paula para uma viagem em 2014. Talvez, talvez. Não sei porquê, não está no topo da minha lista, mas seja em 2014 ou depois, vou querer lá ir.
Para me ir entusiasmando com a ideia, a Paula enviou-me este touch com um dos ex-libris da cidade, o Palácio de Westminster, também conhecido como Casas do Parlamento.
O palácio situa-se na margem norte do Rio Tamisa. É neste palácio que estão instaladas as duas Câmaras do Parlamento do Reino Unido (a Câmara dos Lordes e a Câmara dos Comuns).

O palácio é um dos maiores Parlamentos do mundo, constituindo um dos ex-libris de Londres, o que faz dele um dos edifícios mais célebres do planeta.
O esquema do palácio é intrincado, com os edifícios existentes a conterem mais de 1000 salas, 100 escadarias, e 3 milhas (5 km.) de corredores. Apesar da maior parte da construção datar do século XIX, entre os edifícios originais do Palácio encontra-se o Westminster Hall, usado actualmente para importantes cerimónias públicas, tal como os Funerais de Estado, e a Torre da Jóia (Jewel Tower).
O controle do Palácio de Westminster e do seu recinto foi exercido durante séculos pelo representante da Rainha, o Grande Lord Camareiro (Lord Great Chamberlain). Por acordo com a Coroa, o controle passou para as duas Câmaras em 1965. Certas salas de cerimónia continuam a ser controladas pelo Grande Lord Camareiro.
Depois de um incêndio em 1834, as presentes Casas do Parlamento foram reconstruidas nos 30 anos seguintes. Foram obra do arquitecto Sir Charles Barry (1795-1860) e do seu assistente Augustus Welby Pugin (1812-1852). O desenho incorporou o Westminster Hall e o que restava da capela de St Stephen.
Todos os cidadãos britânicos têm o direito tradicional de pedir para verem os seus membros do Parlamento, encontrando-se no decoradíssimo Salão Central (Central Lobby). Durante as reuniões do Parlamento é possível assistir aos debates a partir da Galeria dos Estranhos (Strangers' Galleries). Até a Rainha está sujeita a restrições. Durante a Estado de Parlamento Aberto (State Opening of Parliament) a soberana deve sentar-se no trono entre os Lordes enquanto o Primeiro-Ministro e os membros do Gabinete são convidados a entrar pela Câmara dos Comuns - um costume que remonta à intrusão arbitrária de Carlos I para pedir a prisão de cinco membros do Parlamento, tendo, no entanto, falhado no seu propósito.
A UNESCO classificou o Palácio de Westminster, juntamente com a vizinha Abadia de Westminster e a Igreja de Santa Margarida, como Património Mundial. - in: wikipédia

DK-23307

Este é o meu 1º oficial da Dinamarca e para 1º não foi nada mal escolhido. Este era um dos postais que estava na minha galeria de favoritos.

 Foto: Skovfoged Bjorn Dossing
DK-23307, enviado pela Rita.
ESte veado, na verdade, um corço, é uma das espécies animais nativas da Dinamarca. O corço é mais pequeno que a maioria das espécies de veado.
Esta espécie tornou-se famosa graças à versão original de "Bambi" que incialmente era um corço.

terça-feira, 25 de setembro de 2012

NL-1358867, NL-1437510 & NL-1441117

Postais oficiais da Holanda que chegaram no último mês e meio. Até que não foram muitos .

 © Salko de Wolf
 NL-1358867, enviado pela Liesbeth.
O postal mostra o farol da Ilha de Texel, a maior das Ilhas Frísias, construído em 1864.

 NL-1437510, enviado pela Jacqueline.
Este moinho situa-se em Wolvega, uma vila na província da Frísia.

NL-1441117, enviado pela Jeannette.
Estes são alguns dos edifícios mais conhecido em Houten, na província de Utrecht.

Utrecht - Holanda

Mais um postal da Holanda mas este é de Utrecht, capital da província com o mesmo nome. O postal foi enviado pela Astrid que me enviou também um fotografia do Encontro Internacional Postcrossing em Lisboa.

HAMAR
A Torre Dom em estilo gótico, é o maior campanário da Holanda com 112.5 metros. É o símbolo da cidade de Utrecht. A torre fazia parte da Catedral de S. Martinho, construída entre 1321 e 1382. A catedral não chegou a ser inteiramente concluída devido à falta de dinheiro e quando a nave colapsou em 1674, a torre ficou separada da catedral.  
A torre ergue-se no local onde a cidade teve origem há 2000 anos.

Nieuwe-Tonge - Holanda

A Laura também aproveitou a aplicação touchnote para enviar uns postais. A mim enviou-me este de Nieuwe-Tonge, a localidade onde vive. Ela passa a vida a dizer que é um local muito aborrecido e onde não se passa nada.

A vila tem menos de 2000 habitantes e não parece ser muito grande, se calhar não há mesmo muito para fazer. De qualquer maneira, tem uns belos campos de túlipas.
Esta vila situa-se na província da Holanda do Sul.

Paisagem Cultural de Fertö/Neusiedlersee

A paisagem Cultural de Fertö/Neusiedlersee é um local Unesco conjunto entre a Áustria e Hungria. O conjunto formado pelo Parque Nacional do Lago de Neusiedl na Áustria e pelo Parque Nacional Fertő-Hanság na Hungria. Os dois parques foram colocados na lista do Património Mundial em 2001.  

 © Verlag Fasch
O Lago de Neusiedl também conhecido como Lago de Fert, situa-se na fronteira da Áustria com a Hungria.
O Lago Neusiedl é um dos poucos lagos na Europa que não é banhado por nenhum rio. É o segundo maior lago de estepe na Europa Central. A extensão do lago é de 315 km², dos quais 240 km² estão localizados no território austríaco e 75 km² no território húngaro. De norte a sul, o lago tem cerca de 36 km, e entre 6 e 12 km de leste a oeste. Na média o lago está a 115,45 m acima do nível do Mar Adriático e não tem mais de 1,80 m de profundidade. Chuvas e secas podem causar cheias significantes e decréscimos significantes no nível do lago, respectivamente. No passado, o lago desapareceu por completo muitas vezes, a última delas no início do século XX.
 
Photos by Pellinger Attila
O parque nacional de Neusiedler See-Seewinkel, o único parque nacional estepário da Europa Central é o lugar escolhido por numerosas aves em perigo de extinção para fazer seus ninhos e constitui uma zona de descanso imprescindível na longa travesia de outras tantas aves migratórias que descansam aqui de sua viagem do norte da Europa até a África e vice-versa.
O Lago Neusiedl é um verdadeiro paraíso para as aves, o que lhe outorga uma beleza especial. Observar os pássaros na impressionante desolação dessa paragem é muito impactante. Pode-se ouvir o som que produzem as asas da garça real púrpura ao voar, o salpicar da água que produzem os pelicanos ao pescar e os diferentes sons que entoam a avoceta com uma claridade perfeita. Mas existem muitas outras espécies que podem encontrar-se neste entorno, e cada uma com um encanto próprio. Para quem gosta de observar aves este é um dos melhores entornos para praticar este passatempo. - in: wikipédia

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Siena - Itália

Uma das cidades italianas que mais quero conhecer, é Siena. Uma próxima vez que vá a Itália, tenho que lá ir. Aliás, uma próxima viagem a Itália, terá que passar obrigatoriamente pela região da Toscana, onde há imensa coisa para ver, incluindo 6 locais Unesco, sendo um deles o centro histórico de Siena.
A Tjitske enviou-me este postal de lá há umas semanas, quando lá esteve a frequentar um curso de italiano. Uma cidade assim, é sem dúvida, um estímulo ao estudo.

 © Turbanti Fabio s.n.c.
No postal pode ver parte do centro histórico, com destaque para a catedral e a Piazza del Campo.
A catedral, iniciada em meados do século XII, é um representativo exemplo da arquitectura gótica italiana.
A praça principal, em forma de meia-lua, é a Piazza del Campo, e é onde se encontra o Palazzo Pubblico (câmara municipal ou prefeitura, século XIV). Nesta praça também está a alta Torre del Mangia. Na Piazza del Campo realiza-se a famosa e emotiva corrida de cavalos chamada Palio di Siena. O Palio é feito duas vezes por ano, a 2 de Julho e 16 de Agosto, com 10 cavalos e cavaleiros, e cada par representa um dos 17 bairros da cidade, designados contrade. - in: wikipédia

domingo, 23 de setembro de 2012

Castelo de Bari - Itália

A 1ª coisa que me vem à cabeça quando penso em Bari, é o Abel Xavier, isto porque ele jogou lá uns tempos. Não fazia ideia que existia um castelo na cidade. A Joaninha passou por lá em Maio e tirou esta foto que transformou num postal touchnote.

Foto: Joana Santos
O Castelo Norman-Hohenstaufen, localmente conhecido como Castello Svevo, foi construído por Rogério II da Sicília, por volta de 1131 e destruído pouco tempo depois, em 1156, devido a um incêndio. Foi reconstruído mais tarde por Frederico II de Hohenstaufen. 
Actualmente, a torre principal alberga uma galeria que recebe exposíções temporárias.  

Ópera do Margrave - Bayreuth

Este sim, é um postal de um novo local Unesco, "Ópera do Margrave em Bayreuth". Este edifício foi um dos locais que passou a fazer parte da lista do Património Mundial este ano.

Oberfränkischer Ansichtskartenverlag Bouillon
A Ópera do Margrave na cidade de Bayreuth, é um dos poucos teatros barrocos ainda existentes.
Construída entre 1744 e 1748 por Joseph Saint-Pierre, e o interior desenhado por Giuseppe Galli Bibiena e seu filho Carlo di Bologna para a Princesa Guilhermina da Prússia (Friederike Sophie Wilhelmine) (1709-1758), irmã de Frederico II da Prússia e esposa do Margrave Frederico. A princesa envolveu-se muito na ópera, chegando a participar como escritora, compositora, actriz e directora.

sábado, 22 de setembro de 2012

Locais Unesco da Alemanha

Há tempos, num grupo Unesco no facebook, uma rapariga alemã, a Änke, estava a oferecer para troca postais do novo local Unesco da Alemanha, Bayreuth e eu enviei-me uma mensagem para trocar com ela. Ela disse que trocava mas como lhe faltavam uns lugares portugueses, queria trocar uns 3 postais e assim fizemos.

Atelier Schumann
 Esta paisagem na ilha de Rügen, faz parte do Parque Nacional Jasmund, uma das propriedades incluída no local "Florestas Primárias de Faias nos Cárpatos e as Florestas Antigas de Faias na Alemanha".  
Neste postal podem ver-se os penhascos de giz, envoltos pelas faias. Os penhascos são as atracções mais famosas da ilha.

O Centro Histórico de Wismar e o Centro Histórico de Starlsund, formam um local conjunto, classificado pela Unesco desde 2002.
Wismar é uma cidade portuária que fazia parte da Liga Hanseática. Situa-se no norte da Alemanha no estado de Mecklenburg-Vorpommern. É um exemplo das cidades e igrejas construídas em tijolo, característica típica da Liga Hanseática.
Uma das igrejas da cidade construída em tijolo é a Igreja Heiligen Geist, que data do século XVI.  
Foi inicialmente construída como hospital ou asilo. Nas traseiras da nave, existem umas divisões que serviram como casa para os idosos pobres da freguesia.  

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Oficiais da Alemanha

No último mês e meio chegaram estes oficiais da Alemanha. Todos bem interessantes e bonitos mas o último é o meu preferido.

© 2011 KV&H Verlag GmbH, D-82008 Unterhaching © Getty Images/Heinz Wohner
 DE-1504995, enviado pela Marita.
Este é um daqueles postais cuja imagem pode ser de qualquer lugar, uma vez que não há nada que identifique a paisagem. Felizmente é uma imagem bonita.
A frase na frente do postal significa: desejo-te, onde quer que estejas, uma âncora para a tua alma. Ainda bem que a Marita traduziu a frase porque, com o meu alemão quase esquecido, não chegava lá.


© Schoning GmbH & Co. KG
 DE-1527117, enviado pela Melanie.
Aqui temos vários locais famosos de Berlin: a catedral, o bairro Nikolaiviertel, a Porta de Brandenburgo, a avenida Unter den Linden e o edifífio do parlamento da Alemanha, a Reichstag.

 © Schoning GmbH & Co. KG
DE-1548311, enviado pela Petra.
Schleswig é uma cidade no estado Schleswig-Holstein, no norte da Alemanha.
No postal pode ver-se a catedral da cidade. A catedral teve origem num edifício românico embora grande parte da estrutura assuma o estilo gótico. A torre foi adicionada no século XIX.

 © Citysights GmbH
 DE-1563221, enviado pelo Stefan.
Mais um postal da catedral de Colónia, como se eu já não tivesse uns quantos, mas este não é bem igual aos que eu já tinha.
Para além da catedral, o postal mostra o Musical Dome, um teatro.

 © Fotoverlag HUBER
DE-1568674, enviado pela Alexandra.
Gostei tanto de receber este postal. É dos que mais gostei de receber nos últimos tempos.
O Palácio Solitude, em Estugarda, foi mandado construir como pavilhão de caça entre 1764-1769 pelo Duque Karl Eugen de Wurtemberg.  Foi construído em estilo rococó.
Em 1770 albergou uma escola fundada pelo Duque Carlos Eugenio. Em 1775, a academia Karsschule mudou-se para o palácio. Funcionou também como academia de artes, academia militar e, mais tarde, como universidade para jovens das classes mais altas.  
Os gastos com a manutenção levaram ao fecho da escola, após a morte do duque nos finais do século XVIII.
O palácio foi restaurado pela República Federal da Alemanha entre 1972 e 1983. Desde 1990, uma das dependências do palácio alberga a Akademie Schloss Solitude, cuja missão é promover jovens artistas, e numa outra dependência construiu-se uma residência para estudantes.

6º Encontro Postcrossing na Suiça

No passado sábado teve lugar em Lugano, o 6º Encontro Postcrossing na Suiça. Dos 8 participantes, conheço 5 deles, incluindo a Grace "azzuri" e o Andy "masito", que me enviaram estes postais. Os outros participantes foram "s_unn_y", "carolisha", "giorgis", "elvirasimone",  "schneggisabrina" e Albrecht.


 Ticino é um dos 26 cantões suiços e situa-se no sul do país. A língua oficial deste cantão é o italiano.

 © Photoglog Zurich - Photo by steineggerpix.com
 Lugano é a maior cidade do cantão de Ticino e a 9ª maior da Suiça. É a cidade onde mais se fala italiano fora da Itália.
A cidade é banhada pelo Lago Lugano.

Pouco dias antes do encontro, o Andy já me tinha enviado este touchnote, também de Lugano.

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Balzers - Liechtenstein

Este é mais um touch com uma foto tirada por mim. Quando fui ao Liechtenstein estive apenas em Vaduz, esta foto do castelo Gutenberg, foi tirada de dentro de um autocarro no regresso à Suiça.

Foto: Marta Cairrão
Balzers é uma cidade localizada no sul do Liechtenstein. O castelo foi construído no século XIII em estilo gótico.

A Bélgica e as bicicletas

Quando parti para a Bélgica, não tinha a ideia que as bicicletas eram tão usadas lá. Há bicicletas por todo o lado, "parques de estacionamento" com centenas de bicicletas amontoadas. Nunca tinha visto tanta bicicleta junta.
Nunca tinha tirado fotografias a bicicletas, mas na Bélgica faz todo o sentido que também sejam fotografadas. Estas são mesmo duas das fotos que tirei lá, em Gent e Brugges, e de que mais gosto.

 Foto: Marta Cairrão
80% do território belga é plano, o que facilita em muito a vida aos ciclistas. Além disso quase todas as ruas oferecem uma faixa única para ciclistas e, quando essas não existem, os ciclistas podem circular na faixa para carros.

Foto: Marta Cairrão
No que diz respeito ao trânsito, os ciclistas têm prioridade, até quando vêm da esquerda, só têm de ceder passagem a autocarros, eléctricos e peões.

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Catedral de Bourges - França

Este postal já era bonito só pela catedral mas o facto de se tratar de um local Unesco que me faltava, torna-o ainda mais interessante!! Foi enviado pela Ulla "mirabelle".

M. G. Editions
A Catedral de Bourges, no centro da França, é uma catedral católica considerada uma obra-prima da arquitectura gótica. 
A sua construção iniciou-se em 1195 e foi consagrada em 1324. A sua  fachada de 40 metros da largura, terminada em 1250, é a maior deste tipo. 
Foi inscrita na lista do Património Mundial da Humanidade em 1992.

FR-230241

Um postal a sério e muito real, é este oficial da França com alguns castelos do chamado País Cátaro, situado na região de Languedoc -Roussilon, no sul da França.
No século XII, os habitantes do Languedoc, os Cátaros, foram considerados pela Igreja Católica os piores hereges da época, principalmente por causa da sua cultura singular, bem diferente do resto do país: era uma área praticamente independente do Rei da França; nela falava-se o dialeto provençal e não o francês.
Neste postal estão os castelos de Lastours, Quéribus, Montségur, Puilaurens e Peyrepertuse.

 Fotos: C. Nègre
FR-230241, enviado pela Barbara.
Os castelos cátaros são um um conjunto de castelos erguidos pela Coroa Francesa no final da Cruzada albigense. Alguns destes locais constituíram-se antes do período monárquico em povoações fortificadas capazes de defender os cátaros, tendo sido, após o esmagamento da heresia, transformadas em autênticas cidadelas.
Em 1659, os reis Luís XIV de França e Filipe IV de Espanha assinaram o Tratado dos Pirinéus, selado com o casamento da Infanta Maria Teresa de Espanha com o soberano francês. Esse tratado modificou as fronteiras, dando o Russilhão à França e movendo a fronteira para o Sul, para a crista dos Pirinéus, onde se encontra atualmente. As antigas fortalezas perderam a sua função estratégica. Algumas mantiveram guarnições por algum tempo, algumas até à Revolução Francesa, mas, progressivamente, todas entraram em decadência, algumas tendo-see tornado redis de ovelhas e outras esconderijo de malfeitores. - in:
wikipédia