sexta-feira, 29 de junho de 2012

RU-973163, RU-979952 & ES-167275

Ultimamente tenho enviado imensos postais para a Rússia e o forum tem imensos membros russos. Envio para lá e também recebo de lá, aqui ficam 2 oficiais russos e um espanhol embora o postal seja também russo.


 RU-973163, enviado pela Maria.
Não sou particularmente fã de pinturas mas esta até que é bonita. É uma pintura de Konstantin Pechurichko da Capela Alexander Nevsky em Krasnodar.


 RU-979952, enviado pela Anastasia.
Esta ponte encontra-se no Parque Tsaritsyno em Moscovo.
A propriedade é conhecida desde o século XVI quando pertenceu à Czarina Irina, irmã do Czar Boris Godunov. Em 1775 foi comprada Catarina a Grande e pediu a um arquitecto para aí construir uma residência de verão. Depois de pronta ela não gostou do resultado final e pediu  a outro arquitecto para refazer o projecto. Quando Catarina morreu tudo ficou abandonado e em ruínas durante um longo período. Só recentemente é que alguns edifícios foram comcluídos.
Para além do palácio, que é agora um museu, no parque existem também  vários pavilhões, pérgolas, grutas artificiais, um templo ortodoxo e algumas pontes.


ES-167275, enviado pela Anna.
Já troquei vários postais com a Anna Bogdanovskaya, uma russa a viver em Espanha, foi ela quem me enviou os meus primeiros postais de São Petersburgo. Tenho vários postais de lá mas este é o 1º da Catedral Naval de São Nicolau. O postal mostra mais propriamente o campanário.
A catedral foi construída entre 1753-1762 em estilo barroco isabelino. Foi fundada por marinheiros e pelos empregados do Almirantado, que viviam naquela zona.
O campanário foi construído entre 1755 e 1758.

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Faróis

Há dias resolvi abrir um tópico no forum PC para me ver livre de alguns postais que tenho vindo a acumular e que só me ocupam espaço na caixa dos postais para troca. Na sua maioria são postais publicitários ou pinturas e por terem pouca saída ofereci 3 desses postais por cada postal de um tema que coleccione. Assim, por estes 2 postais enviei 6 e valeu bem a pena. Foram enviados pela Annina da Finlândia. O 1º mostra o farol da ilha de Tylön na Suécia e o 2º é da Bretanha, na França e mostra o farol de la Vieille.  

Aquarupella © Inger Perron
A ilha de Tylön situa-se no munícipio de Halmstad, condado de Halland, na costa ocidental da Suécia.
Em 1870 foi aqui construído o farol e a casa para o faroleiro. O farol está inactivo desde 1968.

 Aquarupella © Yann Arthus-Bertrand - Altitude
Este já não é o meu 1º postal do farol de la Vieille. Situa-se no extremo ocidental da Bretanha e foi construído 1882-1887.

FI-1440064, FI-1446041, FI-1455404 & FI-1461326

E agora uma farturinha de postais oficiais da Finlândia. Quase que representam cada uma das estações do ano.

 Foto e publicação: Pentti Harala Ky, Espoo
 FI-1440064, enviado pela Margaretha.
O clima da Finlândia é extremamente diversificado devido à localização geográfica do país.

 RP Studio
 FI-1446041, enviado pela Minna.
 O inverno pode durar 180 dias de acordo com a região; o sul costuma ficar coberto de neve de 3 a 4 meses pro ano, e o norte até 7 meses.

 Foto: LKA / Lassi Rautiainen
 FI-1455404, enviado pela Niina.
O inverno é extremamente rigoroso que podem atingir temperaturas glaciais, com baixas de até -15 °C em janeiro e fevereiro no sul, mas que podem chegar a -30 °C no norte; nesta estação as temperaturas raramente passam de +10 °C.

 karto
FI-1461326, enviado pelo Esa.
Com a chegada do verão e as acções do Sol da meia-noite na Escandinávia a temperatura média fica entre +15 °C e +20 °C, mas dependente das actividades solares podem alcançar os +30 °C em algumas épocas.

Kortrijk - Bélgica

Este foi um dos postais que recebi hoje. Foi enviado pela Raquel, que assim me quis agradecer o postal que lhe enviei do encontro em Lisboa. Escolheu muito bem, é um postal muito bonito e que estava nos meus favoritos.

 © Uitg. Thill, N. V., Brussels
Kortrijk, ou Courtrai em português, é uma cidade belga na região flamenga, na província da Flandres Ocidental. Situa-se perto da fronteira com a França.
O postal mostra as  Torres Broel, construídas nos século XII e XIII para proteger a ponte Broeltorens sobre o Río Lys. São tudo o que resta das muralhas destruídas por Luís XIV da França em 1684.

quarta-feira, 27 de junho de 2012

NL-1278134 & NL-1282959

Hoje fui ao médico ver do meu pézinho e vou ficar de baixa até segunda-feira. Não pensei que ficasse tanto tempo mas acho que não vou esperar até segunda para voltar a enviar postais. Amanhã sou capaz de ir aos correios. Já estou farta de estar em casa e além disso o médico disse para ir mexendo o pé... e se o médico mandou, nada melhor que ir mexer a pé até aos correios :)

 Van Leers
 NL-1278134, enviado pela Minou.
Boxtel é uma vila no sul da Holanda. Foi nesta localidade que o Duque de Wellington travou a sua 1ª batalha.


NL-1282959, enviado pela Sanne.
No oeste da Holanda fica Strijen. O postal mostra parte da igreja local.

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Favoritos da Alemanha

Estes 2 postais também já chegaram há algum tempo mas estava à espera de um terceiro, também favorito, para os mostrar todos juntos. No entanto, e uma vez que é para ser enviado pela Bine, ele pode demorar imenso tenpo a chegar ou nem chegar. Vou esperar mais um tempinho e se não chegar vou lembrá-la que já me deve 4 postais.

 © Schöning GmbH & Co
 Este castelo, localizado na ilha de Rügen, foi construído entre 1837-1851, com o objectivo de servir como pavilhão de caça. O castelo serviu para alojar os nobres das redondezas e a partir de 1900, a família começou a permitir visitas pagas. 
Desde que foi restaurado, o Castelo Granitz, é um dos locais mais visitados da ilha. Do alto da torre com 144 metros, é possível disfrutar de uma bela vista sobre a ilha. 

© Herst . u. Verlag Schöning & Co + Gebr. Schmidt
Saarlouis é uma cidade no estado do Sarre, que se desenvolveu a partir de uma fortaleza que o rei francês Luís XIV mandou construir na região para defender as suas conquistas na parte ocidental da Alemanha.
A igreja,  Ludwigskirche (Igreja de S. Luís) passou por várias alterações e pouco resta da igreja barroca construída aquando da fundação da cidade.  A nave foi destruída pela 1ª vez em 1864 devido a instabilidade e foi substituída por uma nave neo-gótica.  Após um incêndio ter destruído grande parte da igreja em 1880, foi acrescentada uma torre neo-gótica para complementar o estilo da nave. Mas em 1965 a nave voltou a ser demolida devido à descida de um lençol freático que causou instabilidade á estrutura. A actual nave ficou terminada em 1970.
As únicas partes que restam da igreja barroca original, são as duas pequenas torres laterais.

DE-1378141

Já recebi este postal há mais de um mês mas tenho-me esquecido dele no meio do montinho de postais. Tem acontecido algo curioso quanto a postais recebidos e enviados para a Alemanha. O oficial que recebi de lá antes deste, mostrava um castelo no Vale do Reno que vi no passeio de barco, uma das actividades realizadas durante o Encontro Internacional em Colónia. Este oficial foi enviado pela Sonja, que conheci durante o encontro e o último oficial que enviei para a Alemanha foi para outra pessoa que também conheci durante o mesmo encontro.

 © Schöning GmbH & Co.
DE-1378141, enviado pela Sonja.
Este é um postal de Münster, uma cidade situada no norte da Renânia do Norte-Vestfália. A cidade de Münster tem uma percentagem elevada de população portuguesa. Dos 280.000 habitantes 2.000 têm a nacionalidade portuguesa.
O postal mostra o edifício histórico da Câmara Municipal. Trata-se de um edifício gótico datado dos meados do século XIV.
Em 1648 foi assinado, num dos salões da câmara, o Tratado Hispano-Holandês, que pôs fim à Guerra dos Oitenta Anos (de 1568 a 1648, foi a guerra de secessão na qual o território englobando aquilo que é hoje os Países Baixos se tornou um país independente frente à Espanha) .
O edifício foi destruído durante a Segunda Guerra Mundial e foi reconstruído entre 1950-1958.

domingo, 24 de junho de 2012

FR-215785 & FR-217023

Não é muito frequente receber postais oficiais da França mas nos últimos dias recebi estes dois.

 © Les Editions André - Grenoble / Photo: Patrick Blanc
 FR-215785, enviado pela Aliette.
Este é um postal de Lyon, onde eu estive em 2006 (acho) mas não me lembro desta fonte, a Fonte dos Jacobinos, construída em 1856.

Foto ML/RG Collomb
FR-217023, enviado pela Cynthia.
Um bela paisagem de montanha no inverno, algures na França ou noutro sítio qualquer.

Porto - Córsega

Este foi um dos postais que chegou na sexta feira passada. Foi enviado pela Telenn e mostra uma das torres de vigia de origem genovesa na Córsega. Esta situa-se no Golfo do Porto e foi construída em 1549.

 Foto: Pierre Dominique Natali
As torres genovesas da Córsega são uma série de torres e fortificações construídas durante a ocupação genovesa da ilha. Devido à grande quantidade de torres, converteram-se num símbolo da ilha e estão classificadas como Monumentos Históricos da França.
As primeiras torres foram construídas durante o século XVI como protecção contra ataques de piratas. No entanto as torres causaram alguns problemas à repúblicas, desde falta de armamento e defeitos de construção que causaram o colapso de algumas. Como consequência, a partir dos finais do século XVII as torres activas eram muito menos; em 1755 só se utilizam 22 e algumas foram utilizadas pela tropas francesas que conquistaram a Córsega em 1768.
Actualmente das 85 torres que existiam no começo do século XVIII, existem 67 e algumas são apenas ruínas.

Serra de Tramuntana - Espanha

Começaram hoje a ser escolhidos os novos locais a ser incluídos na lista do Património Mundial da Unesco. Espero que Elvas seja um dos locais escolhidos.
O ano passado a Espanha passou a contar com mais um local classificado, a Serra de Tramuntana de onde é este postal enviado pela Fabienne. Para ter todos os locais espanhóis, só me falta um postalito com um dos exemplos de Arte Rupestre da Bacia Mediterrânica da Península Ibérica.

Foto:  Laia Moreno
A Serra de Tramuntana está situada ao noroeste da Ilha de Maiorca.
A serra foi moldada durante séculos de agricultura num ambiente de recursos escassos mas que apresenta uma rede articulada de dispositvos de gestão de águas, ligada a explorações agrícolas de origem feudal.
A paisagem é marcada por terraços agrícolas e obras de regadio, incluíndo moinhos de água, construções de pedra e quintas.

Encontro Internacional em Lisboa

Já que falei no encontro de Lisboa, aqui fica o postal que enviei para mim assinado pelos participantes. Reparei há dias que não assinei o meu próprio postal :o Mas isso pode facilmente ser solucionado.
O encontro foi há duas semanas e foi um fim-de-semana muito bem passado, mesmo com greves, Presidente da República a roubar-nos o elétrico, comemorações do 10 Junho e regatas no Tejo.

 Edição Vistal
Os tugas que participaram foram, para além de mim: a Paula, o Miguel, a Rita, a Joaninha, a Ninocas & Dudu, a Vitória, o Zé "Piloto", o outro Miguel "maique", a Teresa e a amiga Carolina que agora é postcrosser, o Paulo e a Ana e outra Ana "animalsfriend".
Do resto da Europa vieram: a Heidi e a Kati da Finlândia, as holandesas Astrid, Tjitske, Jetske e Telenn, da Alemanha a Anja, da Suiça o Andy, da Bélgica a Lotty, da Espanha o Samuel, da Irlanda o Brian e a esposa e da Espanha o Samuel. Acho que estão todos.

sábado, 23 de junho de 2012

Santuário de Nª Srª dos Remédios

Ainda há pouco aqui deixei um postal do Santuário da Sª da Peneda e agora tenho o Santuário de Nª Sª dos Remédios em Lamego. Já fui umas poucas de vezes a este santuário, a última vez o ano passado. É de facto muito bonito e um dos belos locais do nosso país. Curiosamente, o postal foi enviado de um outro país, a Finlândia. Foi enviado pela Heidi que há umas semanas passou por lá. Veio uns dias antes do Encontro Internacional em Lisboa e andou a passear por Portugal com a Kati. Estiveram na Guarda e como iam seguir para Braga, sugeri-lhes que fizessem uma paragem em Lamego e elas assim fizeram.
Como disse, o postal foi enviado pela Heidi e foi assinado por alguns postcrossers o fim-de-semana passado durante um encontro em Jyväskylä.  

 © Objecto Anónimo, Lda

O santuário de Nossa Senhora dos Remédios, em Lamego, começou a ser construído em 1750, para ser terminado em 1905, ocupando o monte onde existiu desde o século XIV, uma capela dedicada a Santo Estêvão.
 No século XVI, esta capela ameaçava ruína e foi mandada construir uma nova igreja, pelo bispo da cidade, onde foi colocada também a imagem da virgem com o menino ao colo.
 Com o tempo, a devoção a Santo Estêvão foi decaindo e cresceu a dedicação à virgem, que era o alvo das preces de quem padecia de males e necessitava de ajuda, dando origem desta forma à devoção à Senhora dos Remédios.
 Este santuário, cujas festas principais de realizam nos dias seis a oito de Setembro, tem a fachada do templo com marcas de estilo barroco, é ladeada por torres sineiras, no interior, o altar-mor ostenta a imagem da Nossa Senhora dos Remédios, esculpida em madeira, e três vitrais com as imagens de Nossa Senhora da Conceição, do Sagrado Coração de Jesus e da Anunciação.
 Os altares laterais são dedicados aos pais da virgem, as paredes são cobertas por azulejos com imagens da vida da virgem. A escadaria de acesso ao santuário, com 686 degraus, tem vários patamares onde se encontram os reis de Israel, e na base da escadaria, quatro figuras representam as quatro estações do ano. - in: http://www.guiadacidade.pt/pt/poi-santuario-de-nossa-senhora-dos-remedios-15288

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Sé da Guarda

Para mim, a minha Sé, a linda Sé da Guarda é a mais bonita de Portugal. Alguém se atreve a discordar?? :) Assim que soube do lançamento dos selos da série Rota das Catedrais, decidi que tinha que enviar para mim um postal da Sé com um selo da Sé e assim fiz. A título de curiosidade, as outras catedrais homenageadas são a de Viana do Castelo, Santarém, Viseu, Vila Real, Braga, Silves, Lamego, Porto e Faro.

 Foto: A. Pinto
A Sé-Catedral da Guarda foi erguida no seguimento do pedido de D. Sancho I ao Papa Inocêncio III para transferir a diocese de Egitânia para a nova cidade da Guarda. Da original construção, de estilo românico, nada resta. Foram, no entanto, encontrados alguns vestígios que apontam para um edifício simples.
Seria mandada construir por D. Sancho II uma segunda catedral, no local onde se situa a actual Igreja da Misericórdia, concluída no século XIV, mas mais tarde destruída aquando da reforma fernandina das muralhas, por se situar fora delas.
A construção da actual Sé da Guarda remonta aos finais do século XIV, já no reinado de D. João I — D. Fernando teria falhado na promessa de erguer novo templo —, por iniciativa do bispo Vasco de Lamego, partidário da casa de Avis durante a crise dinástica. As obras arrastaram-se lentamente e só no reinado de D. João III seriam concluídas, já em pleno século XVI, sendo por isso um dos monumentos portugueses dos últimos tempos do gótico, com evidências claras da influência manuelina.
A história da catedral teve um período importante na sua conservação, na viragem para o século XIX: em 1898 coube ao arquitecto Rosendo Carvalheira o restauro do edifício, executando aqui um dos mais importantes projectos de restauro revivalista, pelo que é notável o estado de conservação da catedral.
Encerrada ao culto durante a Instauração da Républica, com a desculpa de garantir a sua restauração nunca realizada, reabriu de novo em 21 de Junho de 1921 para a sagração episcopal de D. José do Patrocínio Dias, bispo de Beja e natural da Covilhã, Diocese da Guarda. - in: wikipédia

PT RR - Grupo 72 * Igrejas

Esta semana chegou o último postal relativo a este grupo, assim já os posso mostrara a todos.

 Edição Casa das Estampas
 Descobri o Santuário da Srª da Peneda apenas há alguns anos durante um acampamento no Gerês. Gostei muito e é um daqueles lugares onde gostava de voltar. Agradeço à Tânea este postal.
O Santuário de Nossa Senhora da Peneda é um santuário localizado na freguesia de Gavieira, Arcos de Valdevez, Portugal, construído entre os finais do séc. XVIII e o terceiro quartel do séc. XIX.
A igreja foi terminada em 1875. Frente à igreja encontra-se o escadório das virtudes, com estátuas representando a Fé, Esperança, Caridade e Glória, datado de 1854, obra do mestre Francisco Luís Barreiros. - in: wikipédia

 © al-garbdistri
 A Vitória demorou a enviar os postais deste grupo mas valeu a pena a espera porque, no meu caso, enviou-me uma igreja nova para a minha colecção, a Igreja Nª Srª dos Navegantes em Armação de Pêra.
Esta igreja foi inaugurada em 24 de Julho de 1960. Foi erguida graças ao esforço e contribuições da população local.

 Foto: Sérgio Ricardo de Freitas
De Belo Horizonte, a Gisely enviou-me este postal com 3 das igrejas da cidade: a Igreja de Nª Srª de Lourdes, a Igreja de São José e Basílica de Nª Srª da Boa Viagem.
A Igreja Nossa Senhora de Lourdes, cuja construção terminou em 1923, apresenta  um estilo predominantemente gótico.
A Igreja São José é uma igreja em estilo manuelino com fortes influências holandesas, localizada no centro de Belo Horizonte, em Minas Gerais. Foi construída pela congregação dos redentoristas entre 1902 e 1910. , é um dos mais notáveis monumentos construídos em Belo Horizonte.
A Basílica da Boa Viagem foi construída em 1913 e 1932 e o estilo escolhido foi o neogótico.

US-1702603 & US-1708952

Estou lesionada :( Ontem fiz uma entorse no pé e durante uma semana tenho que lhe dar descanso. Isso quer dizer que durante uma semana não posso enviar postais. Não posso enviar mas posso recebê-los e nos últimos dias têm chegado bastantes. Agora ficam aqui dois oficiais dos Estados Unidos.

 Foto: Bill Daniels
 US-1702603, enviado pela Carol.
Mais um vulcão para a minha colecção. O Sunset Crater é um cone de cinza vulcânica localizada no norte de Flagstaff, no estado do Arizona. Para proteger o cone foi criado o Monumento Nacional do Vulcão Sunset Crater.

 Foto: Gail Atkinson
US-1708952, enviado pela Bekah.
Não sei bem o que está neste postal mas a Bekah disse que esta foi uma das fotos vencedoras num concurso de fotografia em Wheeling, no estado da Virgínia Ocidental.