segunda-feira, 30 de abril de 2012

Unescos do México

 Não foi só do Brasil que recebi postais de locais Unesco novos. Dos EUA, enviados pela Nan "ConEtoiles", chegaram estes dois do México, dos locais Cidade Histórica de Guanajuato e Minas Adjacentes e Cidade pré-hispânica e Parque Nacional de Palenque.
VISUALDI
A Cidade Histórica de Guanajuato e as Minas Adjacentes fazem parte da lista do Património Mnundial desde 1988.
Guanajuato é uma cidade mexicana, capital do estado de Guanajuato.
As minas de ouro e prata foram a principal riqueza da cidade e da região.
O postal mostra o Teatro Juarez, situado no centro da cidade e considerado um dos teatros mais bonitos do país. Foi construído em estilo neoclássico entre 1872-1903.

Foto: Vicente Kramsky
Palenque é um sítio arqueológico maia, Património Mundial desde 1987, situado próximo do rio Usumacinta, no estado mexicano de Chiapas, 130 quilómetros a sul de Ciudad del Carmen. Trata-se de um sítio de média dimensão que contem alguns dos melhores exemplos de arquitectura, escultura e baixos-relevos produzidos pelos maias.
As ruínas são formadas por um conjunto de cerca de 500 edifícios que ocupam uma extensão de mais de 15 km.
Acredita-se que a civilização maia de Palenque era originalmente liderada por mulheres. Estudos revelam que as ruínas do Templo de La Reina Roja são mais antigas que as do palácio do rei Pacal, o Grande, descoberto em 1950. Junto às ossadas de La Reina Roja foram encontrados anéis, colares, brincos e braceletes, além de uma máscara e uma tiara, ambas feitas de jade. - in : wikipédia
O postal mostra o Palácio e o Templo das Inscrições.

São Miguel das Missões - Brasil

Adoro este postal por duas razões. Por ser mesmo muito bonito, passou a um dos meus preferidos do Brasil (e eu tenho bastantes de lá), a foto é uma daquelas que eu gostaria de tirar. E a razão principal é que se trata de um postal de um local Unesco que que ainda não tinha, São Miguel das Missões. Ficam a faltar-me o Parque Nacional do Jaú e Reservas de Mata Atlântica da Costa do Descobrimento.
Este é mais um postal enviado pela Jusseli. Muito, muito obrigada.

 Foto: Paulo Rogério Magro
O Sítio Arqueológico de São Miguel Arcanjo é um conjunto de ruínas da antiga redução de São Miguel Ancanjo e um dos principais vestígios do período das Missões Jesuíticas dos Guarani em todo o mundo, localizado no pequeno município de São Miguel das Missões, no Noroeste do Rio Grande do Sul, Brasil.
O sítio, comumente chamado de ruínas de São Miguel das Missões, é considerado Património Mundial pela UNESCO, juntamente com as ruínas no lado argentino de San Ignacio Miní, Santa Ana, Nossa Senhora de Loreto e Santa María Mayor, desde 1983.
A construção foi edificada no século XVIII, entre 1735 e 1745. A Igreja foi pojectada por Primolli e construida inteiramente em pedra grês. Não foi finalizada, pois faltou ser construída a segunda torre, que seria o observatório astronómico.

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Igrejas da Colômbia

Recentemente recebi alguns postais da Colômbia. Um deles, o de Cali resultou de uma troca com a Katelin "thebluemorpho" e o 2º foi oferta do Claus.

 © copyright by Humberto Castaño de Narváez
Cali é a terceira cidade mais povoada da Colômbia. Situa-se no oeste do país no departamentp de Valle del Cauca do qual é capital. Foi fundada em 1536 pelos espanhóis.
Esta é a Igreja de São Francisco que faz parte do complexo religioso de São Francisco e que pertence à comunidade franciscana de Cali. A igreja foi construída entre 1803 e 1827 em estilo neoclássico.

 Foto: Omar Bechara
O Santuário das Lajas, localizado no sul da Colômbia, na aldeia de Las lajas, no Departamento de Nariño, é um lugar de culto, peregrinação e turismo desde o século XVIII.
O actual edifício, o quarto desde o século XVIII, é uma igreja de pedra cinza e branca ,de estilo gótico do final do século XIV, composta por três naves construídas numa ponte de dois arcos que se cruzam sobre o rio Guaitara. 
A altura do templo, desde sua base até a torre é de 100 metros, já a ponte tem de 50 metros de altura por 17 metros de largura e 20 metros de comprimento.

Doha - Qatar

Começo a semana com um postal de um país novo que chegou há dias. É um dos 8 postais enviados pela Sandra e tal como alguns dos outros, este também já é usado.
Doha é capital do Qatar. Localizada às margens do Golfo Pérsico, na costa leste do emirado.

O postal mostra um souq, um mercado tradicional nos países árabes. O souq Waqef é um mercado com mais de 100 anos em Doha onde se podem encontrar trajes típicos, especiarias, artesanato, lãs, jóias, perfumes e outro tipo de lembranças.

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Farol do Cabo Egmont - Nova Zelândia

Mais um postal da Nova Zelândia que também não foi enviado de lá. Foi enviado da Alemanha pela Sonja. E se o postal anterior mostrava uma igreja na Ilha Sul, este mostra um farol e um vulcão na Ilha Norte.

© Oliver Bolch

O Farol Egmont localiza-se na região Taranaki, na Ilha Norte da Nova Zelândia. Foi produzido em Londres em 1864 e erguido na Ilha Mana em 1865. Em 1877 foi desmontado e levado para o Cabo Egmont.

O vulcão é o Taranaki, um vulcão activo mas em repouso.

Devido à sua semelhança com o Mt. Fuji, o Taranaki serviu de cenário em algumas cenas do filme "O Último Samurai".

AU-194220

O Lago Tekapo é um lago na Nova Zelândia mas este postal foi enviado como oficial da Austrália.

É um dos três lagos situados a norte da bacia de Mackenzie na Ilha Sul. Ocupa uma área de 83 km² e encontra-se 700 metros acima do nível do mar.


Foto: Andrew Fear

AU-194220, enviado pela Aijing.

O postal mostra a Igreja do Bom Pastor, a 1ª igreja a ser construída na bacia de Mackenzie em 1935. Foi desenhada pelo arquitecto R.S.D. Harman que se baseou nos esboços da artista local, Esther Hope. É a igreja mais fotografada da Nova Zelândia.

Orangotangos de Sumatra

Estes bichos são tão, tão giros :D Já há algum tempo que andava a tentar conseguir este postal e hoje chegou à minha caixa de correio.

Estes simpáticos orangotangos vivem na reserva Bukit Lawang que se situa dentro do Parque Nacional Gunung Leuser, no norte da ilha de Sumatra. Este parque, juntamente com outros dois, está incluído na lista do Património Mundial, com o nome Património da Florestas Tropicais em Sumatra.
Com este postal, já tenho, finalmente, todos os locais Unesco da Indonésia.

Foto: Alain Compost

O orangotango é um animal quadrúpede da ordem dos primatas que vive nas florestas da Indonésia e da Malásia.

Tem entre 1,10 e 1,40 m de altura e pesa entre 35 e 100 kg, o que o faz a segunda maior espécie de primatas do mundo, superado apenas pelo gorila.

Não existem muitos interesses comerciais em caçar os orangotangos, entretanto a ocupação humana nas áreas florestais de Sumatra e Bornéu colocou os orangotangos na lista de animais ameaçados de extinção. Segundo os cientistas, restam pouco mais de 100 000 orangotangos no mundo, sendo que o rápido crescimento do ritmo de devastação permite fazer a previsão que a extinção da espécie ocorrerá em algumas décadas.

Orangotango-de-sumatra é uma das duas espécies de orangotangos. São encontrados apenas na ilha de Sumatra, sendo a mais rara das duas espécies. - in: wikipédia

KR-35233

Para além de postais muito grandes, também não gosto muito quando o postal não traz qualquer informação sobre o local que mostra. É o caso deste. O postal foi enviado da Coreia do Sul mas até pode nem ser de lá, não há nada no postal que identifique este local, nem mesmo o país.

KR-35233, enviado pela Jinee.

A Jinee vive numa cidade chamada Changwon e já fui investigar sobre ela na tentativa de perceber se este seria um edifício local mas não encontrei nada, aliás, parece uma cidade muito pouco turística e com poucos exemplos de arquitectura mais antiga.

RU-819713

Já tenho vários postais de São Petersburgo mas ainda não tinha um deste monumento dedicado a Pedro o Grande, o Cavaleiro de Bronze.


RU-819713, enviado pela Lena.
Este monumento está situado na Praça do Senado em São Petersburgo. Foi encomendada por Catarina a Grande ao escultor francês Étienne Maurice Falconet, que levou 12 anos, desde 1770 a 1782, a criar a estátua, incluindo o pedestal, o cavalo e o cavaleiro.


O pedestal onde se ergue o cavalo é um enorme bloco de pedra chamado "Pedra Trovão", com 1250 tonelas. Diz-se que é a maior pedra alguma vez movida pelo homem, sem ajuda de animais ou máquinas. Antes de ser esculpida pesava 1500 tonelas.

FI-1384507 & FI-1385769

Dizem que o tamanho não importa mas no caso dos postais, para mim importa. Aqui é bem pequeno, mas o 1º postal é metade de uma página A4 na vertical. Não dá jeitinho nenhum para arrumar, vai ter de ficar no fundo duma caixa!!

© Seppo J. J. Sirkka

FI-1384507, enviado pela Tiina.

Tirando o problema do tamanho, o postal até é bonito. Esta é uma paisagem algures no centro do país.

FI-1385769, enviado pela Sabrina.

Este é o meu 2º postal desta igreja, Património Mundial desde 1994.

Esta igreja em madeira em Petäjävesi, construída entre 1763-1765, é um exemplo típico uma arquitectura tradicional na Escandinávia.

terça-feira, 17 de abril de 2012

Connemara - Irlanda

Este é o meu 2º postal de Connemara, um distrito no oeste da Irlanda. Foi enviado pelo Emerich.



Foto: E. Nägele


É uma região de enorme beleza natural salpicada de lagos, pântanos, charnecas e montanhas escarpadas. Tem algumas das mais extensas áreas de charneca com turfa alagada da Europa e alberga uma grande diversidade de plantas. - in: http://www.rotasdovento.pt/viagem/19/

segunda-feira, 16 de abril de 2012

NL-1136511

Quem já foi a Amesterdão deve ter reparado nestas casinhas típicas, localizadas especialmente à beira dos canais.

© Grégoir Hoppenbrouwers

NL-1136511, enviado pela Liesbeth.

Estas casas têm algo curioso no exterior, um gancho para puxar a mobília. É que nestas casas tão estreitas não há espaço nas escadas para levar mobílias, assim, no topo da construção, neste caso, mesmo por cima das últimas janelas, existem ganchos para ajudar nessa tarefa.

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Rendsburg - Alemanha

Aqui fica mais 1 postal da Alemanha para terminar as actualizações num dia de sexta-feira 13. Por acaso não tive azar no correio, recebi 2 Unesco novos do México :D

© Herst. u. Verlag Schöning & Co. + Gebr. Schmidt

Estes foram mais 2 postais enviados pela Sandra e este de Rendsburg já é usado e foi enviado em 1998, com um selo ainda com valor em marcos.
Rendsburg é uma cidade da Alemanha e capital do distrito de Rendsburg-Eckernförde, localizada no estado de Schleswig-Holstein.
A Ponte de Rendsburg,construída entre 1911 e 1913 sobre o Canal de Kiel que une o Mar do Norte com o Mar Báltico, é o símbolo da cidade. - in: wikipédia

DE-1280014

Este está longe de ser um postal turístico, se entendermos por postal turístico aquele que mostra o que de melhor se pode encontrar e visitar num determinado lugar.

Contudo se alguém quiser visitar este lugar, é só ir ao bairro Scheunenviertel em Berlim.

Foto: Pierre Adenis / G. A. F. F.



DE-1280014, enviado pela Bianca.

Scheunenviertel, que significa "Bairro Celeiro), é um bairro no centro de Berlim. Até à Segunda Grande Guerra era considerado uma espécie de bairro de lata e tinha uma considerável população judaica.

O nome deriva dos vários celeiros que foram construídos fora das muralhas da cidade em 1672. Os celeiros eram usados para armazenar feno e que abasteciam um mercado de gado ali perto. Em 1737 o Rei Frederico Guilherme I da Prússia ordenou que os judeus de Berlim se estabelecessem aqui.

Após a reunificação da Alemanha, tornou-se num elegante bairro, muito procurado por jovens.
Olhando para o postal até custa a acreditar.

Sardenha II

Aqui estão os outros 3 postais enviados pela Selina. São ou não muito bonitos??

Fotoedizioni Enrico Spanu

Este postal estava nos meus favoritos e a Selina perguntou se queria que mo enviasse. Claro que sim. Trata-se do porto de Villasimius, uma aldeia no sul da ilha, a 35 km's de Cagliari.
A aldeia tem apenas 3000 habitantes mas nos meses de verão chega a receber 60000 visitantes por mês.

Ediz. R. Balzano

Golfo Aranci não é apenas um importe porto no noroeste da Sardenha, mas também um importante destino turístico, com destaque para as praias. No postal está a praia Cala Moresca.

R. Balzano Edizioni

Isola Rossa, por outras palavras, Ilha Vermelha, é uma aldeia costeira situada no nordeste da sardenha. O seu nome é devido à cor vermelha de uma pequena ilhota que se ergue do mar em frente à aldeia.

As cores da paisagem, com pedras de granito rosa, uma vegetação luxuriosa, praias de areia branca, águas calmas e rasas, justamente com uma vasta oferta hoteleira, fazem desta aldeia um destino de férias muito procurado.

O seu mar é ideal para surf, windsurf e mergulho.

Sardenha I

Há umas semanas a Selina contactou-me via FB e perguntou-me se gostaria de fazer uma troca com ela. Como tinha poucos postais da Sardenha disse-lhe que sim. O problema foi escolher os postais, eram todos muito bonito e acabei por escolher 6. Aqui ficam os primeiros 3.

A Sardenha é uma ilha do Mar Mediterrâneo ocidental e uma região autónoma da Itália meridional, com uma área de 24 090 km², 1,65 milhão de habitantes e cuja capital é Cagliari.

Ediz. R. Balzano
S. Tersa Gallura é uma vila na ponta norte da Sardenha.

No postal está a Torre de Longosardo, provavelmente construída em 1590, no reinado de Filipe II. Trata-se de uma das maiores construções erigidas na ilha pelos espanhóis.

R. Balzano Edizioni

Alghero localiza-se na costa noroeste da Sardenha. Em meados do século XIV, Pedro IV de Aragão assumiu o controlo da cidade, que passou a fazer parte do Reino de Aragão. Ainda hoje se senta a presença da influência catalã e uma parte da sua população é originária de conquistadores catalãos. Por isso, uma parcela expressiva da população local fala o alguerês, dialeto do catalão.

R. Balzano Edizioni

Tempio Pausania é um vive a Selina. É uma cidade com 14000 habitantes no norte da Sardenha.

Villa D'Este - Itália

Este postal resultou de uma pequena confusão mas tudo acabou por se resolver. Já tinha um postal de Villa D'Este mas nem tenho a certeza se aquilo era mesmo um postal e além disso este é mais bonito. Foi enviado pela Gisela "protea".

Villa d’Este é uma obra prima da arquitectura e especialmente do desenho de jardim. Foi incluída na lista do Património Mundial em 2001.


Com a sua impressionante concentração de fontes, ninfas, grutas, grutas, jogos de água e música, é um dos modelos mais copiados para jardins europeus nos estilos maneirista e barroco.


No postal estão as Cem Fontes, onde os jactos de água enchem um longo canal rústico.

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Versalhes - França

No último dia de Março teve lugar em Antuérpia, Bélgica, um encontro Postcrossing. A Raquel enviou-me este postal de Versalhes, parecido com um que tinha nos meus favoritos. Julgo que é o meu 1º postal com um exterior do palácio.

Esta estátua de bronze representa o Le Rhône, o guardião de Versalhes. Foi feita por Jean-Baptiste Tuby.

terça-feira, 10 de abril de 2012

Lanzarote - Espanha

Estes sim, foram 3 dos postais que recebi hoje. Juntamente com estes postais vieram mais 5, enviados pela Sandra. Ela pediu-me para trocar com ela e assim desfiz-me de uns postais usados que tinha e já não queria e mais uns que estavam a fazer monte.

Em troca também escolhi alguns usados mas que estão em muito bom estado e além disso, alguns vêm com selos e selos antes do euro, neste caso, são selos ainda do tempo das pesetas.

Lanzarote é a ilha mais oriental do arquipélago das Canárias. É formada por vulcões adormecidos, enormes crateras e rios de lava. Nesta ilha temos o Parque Nacional de Timanfaya.

© Edición, diseño y fotografia A. Murillo

Este postal foi enviado para a Alemanha em Setembro de 1989. Mostra a praia El Golfo, as salinas Janubio e Los Hervideros.
© A. Murillo, fotografia: German y A. Murillo



Este também foi enviado para a Alemanha mas uns aninhos mais tarde, em 1994.

Aqui temos Yaiza, que parece ser uma unidade hoteleira, o Parque Nacional de Timanfaya, a Praia do Papagaio e Haría.

© Brito & Manzano
Por fim, várias vistas da ilha, enviadas para a Alemanha também em 1994.

US-1601739 & US-1606304

Hoje pensei que não houvesse distribuição de correio mas houve e recebi muita coisa :D Assim é que eu gosto de começar a semana.

Estes dois oficiais dos EUA não chegaram hoje mas há uns dias atrás.

Wallis Collection/Published by Colourpicture Publications


US-1601739, enviado pela Michelle.

Sentados a apreciar a paisagem do Deserto Pintado, do estão dois índios Hopi, que vivem principalmente na Reserva Hopi, no noroeste do estado de Arizona.

US-1606304, enviado pela Sarah.

Esta é a Ponte Suspensa de Waco, que atravessa o rio Brazos, em Waco no estado do Texas. Foi aberta em 1869.

Todos os anos, no Dia da Independência (4 de Julho), os habitantes locais juntam-se na ponte para ver o fogo de artifício.

sábado, 7 de abril de 2012

12º Encontro PC em São Paulo

No passado mês de Março houve mais um encontro Postcrossing em São Paulo. Desta vez foram visitar a exposição Guerra e Paz no Memorial da América Latina e uma exposição sobre a Índia no Centro Cultural do Banco do Brasil.

Para além da Déa, que me enviou este postal, participaram no encontro, a Ana, a Gabi, a Helô, a Alessandra, o Renato, a Sabrina e a Adriana.


Esta pintura a óleo chama-se "Flautista" e foi pintada por Cândido Portinari em 1958.
Cândido Portinari é um dos artistas plásticos mais prestigiados no país e foi o pintor brasileiro a alcançar maior projeção internacional.
As suas pinturas aproximam-se do cubismo, surrealismo e dos pintores muralistas mexicanos, sem, contudo, se distanciar totalmente da arte figurativa e das tradições da pintura. O resultado é uma arte de características modernas.
Nasceu em 1903 e morreu em 1966, vítima de envenenamento causado pelo chumbo presente nas tintas que usava.