quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Pedras de Jelling - Dinamarca

Também já tenho todos os locais Unesco da Dinamarca. Foi graças à Steffi "Eeyore1974" que recebi este postal da pedra grande de Jelling, uma das duas pedras rúnicas que se encontram em Jelling.


Foi em 1994 que estas pedras passaram a figurar na lista do Património da Humanidade, assim como a igreja e os montes vizinhos, onde se encontram os túmulos do rei Gorm o velho da Dinamarca e da sua esposa, Thyra. São exemplos notáveis da transição da Dinamarca da era pagã para a era cristã.

Para além de inscrições rúnicas, uma das pedras ostenta desenhos com uma mistura de motivos pagãos com um cristo.

A pedra grande de Jelling é uma pedra rúnica erigida por Haroldo Dente-Azul por volta de 965, em Jelling, na Dinamarca.

Ao lado da pedra grande, encontra-se a pedra pequena de Jelling, erigida por Gorm o Velho, por volta de 955.

Fábrica Fagus - Alemanha

Este é um daqueles postais que à partida não é nada de especial mas trata-se de um local Unesco, o último que me faltava para completar a Alemanha (outra vez). O postal foi enviado pela Joanna.


Fábrica Fagus é uma fábrica de sapatos em Alfeld, Alemanha. É um importante exemplo de arquitetura moderna. Foi construída por Carl Benscheidt e projectada pelo arquitecto Eduard Werner, com fachadas desenhadas por Walter Gropius e Adolf Meyer. Foi construída entre 1911 e 1913, tendo o seu interior e outros pontos sido terminados em 1925.

Com os seus inovadores painéis de vidro e estética funcionalista, o complexo de 10 edifícios, prenunciava o trabalho da escola Bauhaus e é um marco no desenvolvimento da arquitectura na Europa e América do Norte.

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Serra de Atapuerca - Espanha

A semana passada chegou mais um postal de um local Unesco novo da Espanha. Trata-se do Sítio Arqueológico de Atapuerca, na lista do Património Mundial desde 2000.

O postal foi enviado pela Fabienne "famalubel".


A Serra de Atapuerca é um relevo cárstico na província de Burgos. Lá existem várias cavernas onde foram encontrados fósseis e ferramentas de pedras dos primeiros Hominídeos conhecidos na Europa Ocidental. Estes vestígios são uma fonte excepcional de dados, cujo estudo científico proporciona informação inestimável sobre o aspecto e modo de vida dos antepassados da nossa espécie que viveram na Europa há cerca de um milhão de anos atrás.

Mosteiro Real de Santa Maria de Guadalupe - Espanha

Mais um mosteiro espanhol e também enviado por uma amiga que foi até Espanha, a Susana. Não é o meu 1º postal deste mosteiro e não é preciso um 3º para me convencer de que este deve ser um belo lugar para se visitar. O facto de se tratar de um local Unesco já era incentivo que bastasse.



O Real Mosteiro de Santa Maria de Guadalupe é um mosteiro situado em Guadalupe, na província de Cáceres.

Este mosteiro ilustra quatro séculos de arquitectura religiosa espanhola e recorda os acontecimentos históricos de 1492: o final da reconquista na Península Ibérica pelos Reis Católicos e a chegada de Cristóvão Colombo à América.


Mosteiro de Montserrat

O Mosteiro de Montserrat foi um dos locais que a Déa visitou em Espanha. Eu só soube da existência deste lugar há pouco tempo, quando li o livro "501 must visit destinations". Este mosteiro é um desses 501 lugares que devemos visitar.



Este mosteiro beneditino, situa-se no Monte Montserrat, perto de Barcelona. É lá que se encontra a imagem de Nossa Senhora do Monte Serreado, a padroeira da Catalunha.

O mosteiro foi construído na Idade Média ao redor da gruta onde havia sido encontrada a imagem de Nossa Senhora de Monte Serreado, em 880. Foi destruído por tropas francesas em 1811, por ocasião da Guerra Peninsular. Foi reconstruído em 1844. Durante a ditadura de Francisco Franco, que reprimiu o nacionalismo catalão, em meados do século XX, o mosteiro foi um reduto da cultura catalã. - in: wikipédia

5 postais Unesco RR - Grupo 82 (Simona)

A Simona "lunanai" enviou postais da Eslovénia, Alemanha, México e China. Nenhum deles é de um local novo mas são todos bonitos e de locais ou vistas diferentes dos postais que já tinha, excepto o da China, que vai ficar para trocas.


Até Junho deste ano, as Grutas de Škocjan eram o único local Unesco da Eslovénia.

Esta vista é mesmo bonita. Aquela é a ponte Cerkvenik's, na gruta Šumeča e está erguida a 60 metros da água.

Estão grutas são um sistema de grutas e passagens subterrâneas com mais de 6 km de comprimento e atingindo mais de 200 m de profundidade. São Património Mundial desde 1986.
Este é o meu 2º postal de Regensburg. Mostra a Ponte de Pedra e respectiva torre. Foi construída entre 1135–1146. Os cavaleiros da 2ª e 3ª cruzadas usaram-na para atravessar o rio Danúbio a caminho da Terra Santa.

As ruínas de Chichen Itza são um dos melhores lugares para apreciar o equinócio da primavera. Este é um fenómeno em que a Terra é iluminada pelo sol da mesma maneira, quer no hemisfério norte que no sul.
No dia 21 de Março juntam-se à volta da grande pirâmide cerca de 30000 pessoas para participar na Festa do Equinócio da Primavera.

Uma vista do complexo do Palácio de Verão em Pequim.

domingo, 28 de agosto de 2011

5 postais Unesco RR - Grupo 82 (Christa)

A Christa enviou-me postais de locais novos do Uzbequistão e Egipto. Foi uma boa surpresa. Para além destes, enviou 2 da Croácia e 1 da Dinamarca.


Bucara é a quinta cidade mais povoada do Uzbequistão. É uma cidade com mais de 2.000 anos, considerada o mais completo exemplo de uma cidade medieval na ásia Central, com um fabrico urbano que permaneceu quase intacto. Monumentos de particular interesse são o famoso túmulo de Ismail Samani, uma obra-prima da arquitectura islâmica do século X, e um grande número de madraçais do século XVII. No postal está a Mesquita Bolo-Hauz, construída entre 1711-1747.

O centro histórico da cidade foi declarado Património Mundial da UNESCO em 1993.

O Mosteiro de Stª Catarina, um dos locais incluídos na Área de Stª Catarina enquanto Património Mundial, foi construído no sopé do Monte Sinai, no Egipto, por ordem do imperador Justiniano I, entre os anos 527 e 565, à volta do local onde se pensa que existiria a sarça ardente, onde Moisés teria recebido as Tábuas da Lei. É actualmente o mosteiro cristão mais antigo ainda em uso para a sua função inicial. A sua localização numa região desértica é característica da antiga tradição do ascetismo.

As suas características arquitectónicas são típicas da arte bizantina e, no seu interior, podem observar-se importantes peças de arte, incluíndo mosaicos árabes, ícones gregos e russos, pinturas ocidentais a óleo e em cera, mármores, esmaltes e ornamentos sacerdotais, incluíndo um relicário doado pela Czarina Catarina I da Rússia no século XVII, e outro pelo Czar Alexandre II no século XIX. - in: wikipédia

Este postal é tão, tão bonito.
Dubrovnik é uma cidade costeira da Croácia localizada no extremo sul da Dalmácia, na ponta do istmo do mesmo nome. É um dos destinos turísticos mais concorridos do Mar Adriático.

Pela sua beleza natural e urbanística, e pelo que representa para a história, Dubrovnik é conhecida como "a pérola do Adriático" e "Atenas eslava", devido aos seus antigos habitantes a distinguirem como única numa região onde imperava a barbárie e por nela terem proliferado grandes figuras das humanidades e das artes.

Capital do condado de Dubrovnik-Neretva, Dubrovnik é uma cidade rodeada de muralhas e fortificações, no sopé do monte de São Sérgio, que cai a pique sobre as águas do Mediterrâneo. Desde 1979 que o recinto muralhado está classificado como Património Mundial pela UNESCO. As imponentes e bem conservadas muralhas, a arquitetura medieval, renascentista e barroca, a paisagem do Adriático, os cafés e restaurantes fazem de Dubrovnik um destino turístico singular. A parte antiga é dividida ao meio pela Placa ou Stradun, o passeio público, com cafés e restaurantes, além de diversos monumentos e edifícios históricos. - in: wikipédia

Já tinha 3 postais de Split mas nenhum deles do Palácio de Diocleciano.
Este palácio foi a residência imperial fortificada construída pelo imperador Diocleciano na costa da Dalmácia com o fim de para ali se retirar após a sua abdicação voluntária em 305. É um dos edifícios mais bem conservados da Antiguidade tardia e os seus vestígios estão preservados no coração histórico da cidade.
O complexo histórico da cidade, incluíndo o palácio, são Património Mundial desde 1979.

Já tenho um postal muito parecido a este, por isso é possível que este fique guardado para trocas.
A Catedral de Roskilde, na cidade de Roskilde na ilha de Zelândia no leste da Dinamarca, foi a primeira catedral gótica construída em tijolo, e a sua edificação encorajou a expansão deste estilo Gótico de Tijolo por todo o Norte da Europa. Foi construída durante os séculos XII e XIII, e incorpora conceitos arquitectónicos tanto góticos como românicos. Foi a única catedral na Zelândia até ao século XX.
A Catedral de Roskilde tem sido desde o século XV o principal mausoléu dos monarcas da Dinamarca, o que levou a diversos acrescentos e alterações, sobretudo de capelas fúnebres. De
É uma das maiores atracções turísticas da Dinamarca, contando anualmente com mais de 125.000 visitantes. Ainda em funções como igreja, é igualmente palco de diversos concertos durante o ano. - in: wikipédia

5 postais Unesco RR - Grupo 82 (Joanna)

Há tempos a Violet enviou-me um u2u para dar conhecimento de um RR de postais Unesco que ela estava a organizar e passado algum tempo inscrevi-me. No caso deste grupo tinha de enviar 5 postais unesco a três pessoas, a Joanna, a Christa e a Simona. No total recebi 15 postais, fiquei com 13 e 3 deles são de locais Unesco novos.

Estes são os da Joanna que enviou postais da Noruega, Áustria, Hungria, Canadá e EUA, de um local novo.


Bergen é a segunda maior cidade da Noruega.

A parte antiga da cidade ligada à baía, chamada Bryggen, circundada por casas datando do tempo da Liga Hanseática, passou a integrar a lista do património da humanidade da Unesco, em 1979.


Wachau é uma região austríaca, composta de uma paisagem montanhosa atravessada pelo vale do rio Danúbio. Possui aproximadamente 30 km de comprimento, ficando compreendida entre as cidades de Melk e Krems no estado da Baixa Áustria, situado a aproximadamente 80 km de Viena. É um dos principais destinos turísticos da Áustria, sendo reconhecido como Património Mundial pela UNESCO.
Neste postal estão imagens da Abadia de Göttweig, a Torre Steiner em Krems, outra vez a Abadia de Göttweig, Dürnstein e as ruínas do castelo de Aggstein.


A Joanna já me tinha enviado outro postal da Abadia de Pannonhalma na Hungria. Foi construída em 996 e está classificada como Património da Humanidade desde 1996.

O lago Louise é um lago na província de Alberta, Canadá, inserido no Parque Nacional de Banff, um dos parques localizados nas Montanhas Rochosas e que são Património Mundial. A cor esmeralda da água vem das partículas de rochas conduzidas até ao lago pelas águas derretidas dos glaciares próximos do lago.
O lago Louise recebeu este nome em homenagem a Princesa Louise Caroline Alberta (1848-1939), a quarta filha da Rainha Victoria e esposa de Sir John Campbell, Governador Geral do Canadá de 1878 a 1883. A província de Alberta também é nomeada a partir da princesa.
Na costa leste do lago está o Chateau Lake Louise, um elegante hotel quatro estrelas, que foi construído gradualmente no fim do século XIX e nos princípios do século XX pela Canadian Pacific Railway.

As Grutas de Carlsbad são o meu novo local Unesco dos EUA. Estão classificadas como Património Mundial desde 1995.
Estas grutas localizam-se no estado do Novo México, nos Estados Unidos e trata-se de rede cárstica composta por cerca de 80 cavernas. Uma dessas cavernas, e a que se pode ver no postal, é a Grande Sala, uma câmara de calcário natural com quase 1220 metros de comprimento, 191 de largura e 110 metros de altura no ponto mais alto. É a 3ª maior gruta da América do Norte e a 7ª maior em todo o mundo.

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Ponte Golden Gate - EUA

Este postal da Ponte Golden Gate em São Francisco era um dos meus favoritos. Foi enviado pela Victoria "vejoyce".


A Golden Gate Bridge é a ponte localizada no estado da Califórnia, nos Estados Unidos, que liga a cidade de São Francisco a Sausalito, na região metropolitana de São Francisco, sobre o estreito de Golden Gate. A ponte é o principal cartão postal da cidade, uma das mais conhecidas construções dos Estados Unidos, e é considerada uma das Sete maravilhas do Mundo Moderno pela Sociedade Americana de Engenheiros Civis.
O nome da ponte foi escolhido em 1927, quando MM O'Shaughnessy, importante engenheiro de São Francisco mencionou a ponte como Golden Gate Bridge, referindo-se ao estreito. A dificílima tarefa de projetar tal estrutura ficou a cargo do alemão Joseph Strauss. Embora não tivesse nenhuma experiência com pontes suspensas, Strauss fechou contrato com a prefeitura e projetou a ponte que começou a ser construída em Janeiro de 1933 e concluída em 1937. - in:
wikipédia

US-1250513 (?)

Ainda não registei este postal porque o ID está errado. Para complicar mais, a pessoa não assinou nem com o nome nem com o username. Já pedi ao sistema para tentar encontrar mas até agora nada.

US-1250153
"Virginia is for lovers" é o slogan de turismo e viagens do estado da Virginia. É usado desde 1969.

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

AU-149657

Este é um postal bem curioso. Estas palavrinhas e expressões são exemplos do calão australiano.



AU-149657, enviado pela Linda.


O significado de algumas destas expressões: g'day mate - bom dia companheiro; amber fluid - cerveja; dinky di - honesto, verdadeiro; kark it - morrer; chuck a wobbly - fazer birra; bloke - uma caixa de cerveja; flat out like a lizzard drinking - extremamente ocupado; fair crack of the whip - pedir um tratamento adequado; barbie - churrasco; strewth - expressão de surpresa; fair dinkum - genuíno; tinnie - lata de cerveja; dog's breakfast - estado de caos.


FI-1172366

Tenho recebido uns postais oficiais não muito condizentes com aquilo que colecciono, um até foi para a caixa dos rejeitados. Este aqui não se tratar de um desses, até tem 2 elementos de que gosto bastante, uma igreja e neve. O postal é da cidade de Seinäjoki, na Finlândia.



FI-1172366, enviado pela Pirjo.

Esta é a Igreja Törnävä em Seinäjoki. Foi construída em 1828 para servir de paiol e foi transformada na primeira igreja da cidade em 1864.

JP-190833

Não peço oficiais há mais de um mês mas continuo a receber. Não tenho pedido porque tnho 3 a viajar há imenso tempo, incluindo um para Portugal, e nunca mais chegam. Talvez as pessoas estejam de férias. Vamos acreditar que sim.



JP-190833, enviado por Yoshio.

O postal não trazia qualquer informação que identificasse a imagem, por isso quando o agradeci pedi que o Yoshio me dissesse de onde é o postal. Ele disse e fiquei esclarecida. O local na imagem tratasse do Cabo Nosappu, na península de Nemuro, na ilha de Hokkaido.

O farol que ali se vê é o mais antigo da ilha, foi construído em 1872.

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Pinguins-Emperador

Não costumo escolher postais de animais nas minhas trocas, mas não resisti a este pinguins quando os vi nos albuns da Lydia. Tinha vários e muito bonitos mas acabei por escolher este.


Pinguim-imperador (Aptenodytes forsteri) é a maior ave da família Spheniscidae (pinguins). Os adultos podem medir até 1,22 metros de altura e pesar até 37 kg. Os machos desta espécie são um dos poucos animais que passam o inverno na Antártida.


O pinguim-imperador caracteriza-se pela plumagem multicolorida: cinza-azulado nas costas, branco no abdómen, preto na cabeça e barbatanas. Esta espécie apresenta também uma faixa alaranjada em torno dos ouvidos. Sua alimentação baseia-se em pequenos peixes, krill e lulas, que pescam em profundidades de até 250 metros. O pinguim-imperador pode ficar submerso por cerca de vinte minutos sem respirar. Os seus predadores naturais incluem a orca, foca-leopardo e tubarões.

O padrão reprodutivo é bastante característico. As fêmeas põem um único ovo em maio/junho, no final do outuno, que abandonam imediatamente para passar o inverno no mar. O ovo é incubado pelo macho durante cerca de 65 dias, que correspondem ao iverno antártico. Para superar temperaturas de -40 ºC e ventos de 200 km/h, os machos amontoam-se e passam a maior parte do tempo dormindo para poupar energia. Eles nunca abandonam o ovo, que congelaria, e sobrevivem à base da camada de gordura acumulada durante o verão. A fêmea substitui o macho apenas quando regressa no princípio da primavera. Se a cria choca antes do regresso da mãe, o macho do pinguim-imperador alimenta o filho com secreções de uma glândula especial existente no seu esófago. - in: wikipédia

Lago do Oeste - China

O Lago do Oeste é o novo local Unesco da China! Foi um dos candidatos incluídos na lista do Património Mundial no passado mês de Junho.

O Lago do Oeste é um famoso lago de água doce no centro histórico de Hangzhou, onde existem vários templos, pagodes, jardins e ilhas artificiais .
A Unesco descreve-o como tendo influenciado, durante séculos, o design dos jardins em toda a China, assim como no Japão e na Coreia e reflecte a fusão ideal entre humanos e natureza.
Aqui há dias a Lydia "lydiaxu" estava a oferecer postais da China e depois de espreitar os albuns dela, vi que tinha uns do novo local unesco chinês. Propûs uma troca e recebi, para além do postal unesco, este 2 postais e outro com pinguins.


Esta é a Catedral católica da Imaculada Conceição em Pequin. A fundação original desta catedral data de 1605, o que a torna a catedral católica mais antiga do país. O edifício actual, em estilo barroco, é de 1904.



Esta é uma imagem do Jardins dos Leões, um dos Jardins Clássicos de Suzhou, incluídos na lista de Património Mundial.

Este jardim em particular, foi construído em 1342 durante a Dinastia Yuan.

São Petersburgo

A Rússia não me diz grande coisa mas a cada postal que recebo de São Petersburgo, fico com mais vontade de conhecer a cidade. Moscovo também tem o seu quê de interessante mas São Petersburgo chama-me mais a atenção.

Hoje chegaram mais estes 2 postais, enviados pela Dasha "devana".



Tsarskoye Selo é uma antiga residência imperial dos Romanov, localizada 26 quilómetros ao sul da cidade de São Petersburgo. Faz parte, assim como todo o Centro Histórico de São Petersburgo e o Peterhof, do Património Mundial da UNESCO.

No postal pode ver-se o Parque de Alexandre com o Arsenal e o Palácio de Alexandre lá ao fundo.

O Arsenal, é um edifício semelhante a um castelo cuja construção começou em 1819 e terminou em 1834. Até 1883 era lá que estavam guardadas as colecções de armas e armaduras de Nicolau I. Algumas dessas colecções estão agora no Hermitage após terem sido transferidas para lá por Alexandre III.

O edifício foi muito danificado durante a Segunda Guerra Mundial e está a ser considerado o seu restauro.

E este é o Convento de São João de Rila, fundado em 1900. É o maior convento da cidade.

domingo, 21 de agosto de 2011

Turku - Finlândia

Este postal até nem tem nada a ver com as coisas que gosto mas era um dos meus favoritos. Acho que gostei dos patos.

O postal foi enviado pela Marita "MaHaKo".



A cidade Turku localiza-se no sudoeste do país nas margens do rio Aura. Uma das melhores maneiras de atravessar o rio é utilizar a embarcação que se vê no postal, conhecida por Föri. Transporta pessoas e bicicletas de Turku para Abo e é de graça!!

O lago de Taizé

Nos últimos anos tenho recebido sempre postais de Taizé. Os outros foram enviados pela Cristina mas este foi enviado pela Celina, que lá esteve há dias.


Entre ir Taizé ou ir a encontros, os encontros chamam-me mais a atenção. De qualquer maneira gostava de lá ir só para matar curiosidade.

Valência - Espanha

Tenho carradas de postais de Espanha mas de Valência apenas uns 3. Este chegou há dias e foi enviado pela Ana da Macedónia que foi passar férias a Espanha.

É curioso que na noite anterior a receber este postal, sonhei com uma largada de touros e depois quando recebi o correio, tinha este postal com uma praça de touros :o Para além da praça, pode identificar-se no postal a estação de caminhos de ferro.



Valência é a capital e a maior cidade da Comunidade Valenciana e terceira maior da Espanha. Localiza-se na costa do Mediterrâneo, no leste do país. É uma cidade muito antiga, sendo referenciada já no século II a.C.. Com uma longa história, diversos museus, tradições populares como as Fallas e a proximidade ao Mar Mediterrâneo, é uma das cidades mais conhecidas e visitadas em Espanha. - in: wikipédia

sábado, 20 de agosto de 2011

Castelo Ortahisar - Turquia

As pessoas que conheço que já foram à Turquia dizem que gostaram muito. Talvez a Relie tenha ouvido opiniões semelhantes e isso tenha contribuído na decisão de escolher a Turquia para passar a sua lua-de-mel. No postal diz que gostou muito de Ortahisar. Eu acho que também iria gostar.



Ortahisar é um município da região histórica e turística Capadócia, pertencente ao distrito de Ürgüp, na província de Nevşehir, na região administrativa da Anatólia Central, Turquia. Está situado nos limite sudeste do Parque Nacional de Göreme (que é Unesco).
A principal atração da vila é o seu "castelo", na realidade um enorme rochedo natural, com cerca de 90 m de altura, com grutas naturais e artificiais, que algumas delas ainda usadas para habitação humana.

À semelhança desta parte da Capadócia, as numerosas cavernas naturais e artificiais usadas como casas não se limitam ao rochedo do castelo. Essas construções trogloditas foram usados pelo menos desde os primeiros tempos do Cristianismo para refúgio das frequentes perseguições e invasões a que a região esteve sujeita, e supõe-se que possam remontar ao período hitita, no 1º ou 2º milénio a.C.. - in: wikipédia

Gdansk - Polónia

Nos últimos dias andei muitos atenta às tags e favoritos e unesco e à conta disso estou para receber uns postais bem interessantes. Este era um dos favoritos e foi enviado pela Ewelina "ewejka". Mostra o antigo edifício dos Paços do Concelho e a Fonte de Neptuno em Gdansk.



O edifício original foi construído entre in 1379 - 1492 mas foi quase totalmente destruído durante a Segunda Guerra Mundial, tendo sido depois recosntruído. A torre tem 80 metros e no topo está uma réplica, em tamanho real, da estátua de ouro do rei Sigismundo, que data de 1561.

Hoje em dia, o edifício alberta o Museu de História da cidade.

Eyjafjallajökull - Islândia

Eu já tinha um postal com um selo feito com cinzas deste vulcão, agora tenho um postal com o vulcão, para ser perfeito era que o postal do vulcão tivesse o selo com as cinzas do vulcão. Mas isso não foi possível uma vez que o postal foi enviado da Estónia pela Ella.

Toda a gente já ouvir falar dele mas ninguém consegue dizer o nome dele.



Na verdade o Eyjafjallajökull é um glaciar, um dos mais pequenos da Islândia. É a bacia deste glaciar cobre o vulcão (1666 m de altura), cuja cratera tem de diâmetro 3 a 4 km. O glaciar estende-se por cerca de 107 km².

A última e muldialmente famosa erupção, foi em 21 de março de 2010; o tráfego aéreo de boa parte do norte da Europa foi prejudicado pela enorme coluna de cinza expelida. Em 15 de abril o espaço aéreo foi fechado em diversos países do norte e oeste da Europa para voos comerciais[ devido à precipitação de cinzas na atmosfera.