sábado, 26 de fevereiro de 2011

Aquileia - Itália

Esta semana não rendeu muitos postais unesco mas para a próxima estou à espera de uns quantos, assim que me lembre, serão uns 6.
O Sítio Arqueológico e a Basílica Patriacal de Aquileia, é um local Unesco desde 1998.
No postal está o Sepolcreto, um antigo cemitério com os túmulos de 5 famílias romanas.


Aquileia, uma pequena cidade italiana localizada na regiao de Friuli -Venezia Giulia, fundada pelos romanos como uma colónia militar no ano 181 a.C.. Foi uma das cidades mais importantes e prósperas da época do Alto Império Romano, até que foi destruída por Átila em meados do século V. Existe uma lenda na cidade que diz que muitos habitantes, antes de fugir de Átila, enterraram seus tesouros em Aquileia. Esses tesouros nunca foram encontrados e, até hoje, os contratos de compra e venda de imovéis na cidade possuem uma cláusula que, caso algum tesouro seja encontrado, ele seja restituído ao antigo proprietário.
Para além do Sepolcreto, este local arqueológico inclui o Forum, que era a praça principal da cidade e maravilhosa Basílica.

Dragões de Komodo - Indonésia

Não tenho nada contra répteis, até gosto bastante, mas estes animais são mesmo feios. É só por se tratar de um postal unesco que estes bichos vieram parar à minha caixa de correio. Os dragões de Komodo são protegidos pela lei da Indonésia, e o Parque Nacional de Komodo foi fundado para ajudar os esforços de protecção. Este parque é Património Mundial da Humanidade desde 1991.


"O Dragão de Komodo é uma espécie de largarto que vive nas ilhas de komodo, Rinca, Gili Motang e Flores, na Indonésia. Pertence à família de lagartos-monitores varanidae, e é a maior espécie de lagarto conhecida, chegando a atingir 2–3 m de comprimento e 70 kg de peso. O seu tamanho invulgar é atribuído ao gigantismo insular, uma vez que não há outros animais carnívoros para preencher o nicho ecológico nas ilhas onde ele vive, e também ao seu baixo metabolismo. Como resultado deste gigantismo, estes lagartos dominam o ecossistema onde vivem. Apesar dos dragões de komodo comerem principalmente carniça, eles também caçam e fazem emboscadas a presas incluindo invertebrados, aves e mamíferos.
A época de reprodução começa entre maio e agosto, e os ovos são postos em setembro. Cerca de vinte ovos são depositados em ninhos de megapodiidae abandonados e ficam a incubar durante sete a oito meses, e a eclosão ocorre em abril, quando há abundância de insectos. Os dragões de komodo juvenis são vulneráveis e, por isso, abrigam-se em árvores, protegidos de predadores e de adultos canibais. Demoram cerca de três a cinco anos até chegarem à idade de reprodução, e podem viver até aos cinquenta anos. São capazes de se reproduzir por partenogénese, no qual ovos viáveis são postos sem serem fertilizados por machos.
Os dragões de komodo foram descobertos por cientistas ocidentais em 1910. O seu grande tamanho e reputação feroz fazem deles uma exibição popular em zoológicos." - in: wikipédia

8º Encontro Postcrossing em São Paulo

O 8º Encontro Poscrossing em São Paulo teve lugar no passado dia 13 e o lugar escolhido para os 10 postcrossers se reunirem, foi o Museu do Ipiranga. Para além da Déa, que foi quem me enviou o postal, estiveram presentes o Daniel, a Heloísa, a Adriana, a Cinthia, a Paula, a Alessandra, o Renato, Valéria e a Karina.


No verso do postal: "São Paulo - Museu do Ipiranga - Célebre em decorrência do famoso "grito da independência" proclamado por D. Pedro I em 1822, a região em torno do rio Ipiranga, hoje bairro do Ipiranga, sempre foi vista como um local que retrata essa parte da história do Brasil. O edifício museu em estilo neoclássico renascentista, foi construído em 10 anos (1885-1895) e montado principalmente com a colecção pessoal de um coronel paulista (Joaquim Sertório). Junto a uma estátua em homenagem ao "grito", em cujo subsolo se encontram os despojos de D. Pedro I e suas duas esposas, o Monumento da Independência e o Museu do Ipiranga, fazem parte do conjunto denominado Parque da Independência."

NL-565695

Não sei bem o que fazer com este postal. Apesar de não sei um postal feio não é o tipo de postal que colecciono. Acho que vai ficar guardado até decidir o que fazer com ele.


NL-565695, enviado pela Astrid.
Este é um postal nouvelles images, cujo o título é "Je t'aime".

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

RU-324784

Este oficial russo é mais um daqueles postais que não tem qualquer informação em inglês e além disso quem o enviou também não escreveu nada em inglês, escreveu em russo :o Claro que eu não sei ler russo e por isso não faço ideia do que está escrito. Bem, há uma frase que em percebi, uma frase que escreveu em português. Perguntei à moça se sabia português e ela disse que não, daí vou partir do princípio que foi à net e limitou-se a copiar algo em português.
Consegui descobrir de onde é o postal porque ela escreveu a morada, também em russo, mas através do código postal consegui saber que se trata de um postal de Tiumén.


RU-324784
Tiumén é o centro administrativo do oblast de Tiumén na Sibéria Ocidental, a 2144 kms de Moscovo. Foi a 1ª cidade russa na Sibéria. Foi fundada en 1586.

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

DE-837148

Os meus 3 últimos postais oficiais vieram da Alemanha. Na sexta chegou este de Dortmund.



DE-837148, enviado pelo Martin.
Dortmund é uma cidade alemã localizada no estado da Renânia do Norte-Vestfália.
Este é o 1º postal da cidade que recebo pelo postcrossing mas já tinha outros que uma amiga me enviou e trouxe de lá.

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Portugal x Outros Países RR - Grupo 11

Estes são mais 3 postais que recebi pelo RR Portugal x Outros Países. Este foi o grupo 11 Portugal x Países Eslavos e os países eslavos eram a Polónia, a Eslovénia mas o postal é chinês e a Ucrânia.

A Sylwia "sylwiail" enviou-me mais um postal do Castelo de Malbork, construído pela Ordem dos Cavaleiros Teutónicos e classificado como Património Mundial da Humanidade desde 1997.

Uma vista nocturna do rio Jialing.
O postal foi enviado pela Polona "copacanaba" que foi à China recentemente.


Este foi o 1º postal do grupo a chegar e foi enviado pela Liudmyla "tari". Mostra o farol Tarkhankutskyi no Mar Negro.

Pico de Cagire - França

Tal como os postais da Venezuela, este de França, também foi enviado pelo Paulo.

Este é o Pico de Cagire, um pico de 1.912 metros nos Pirinéus franceses na região de Midi-Pyrénées, no departamento de Haute-Garonne.

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Um surpresa Unesco

Já recebi estes postais há uns dias mas só ontem é que descobri que o 1º postal é unesco e do único local unesco que me faltava da Venezuela, Parque Nacional de Canaima. Há tempos combinei uma troca para conseguir um postal de lá mas ainda não chegou.

As cataratas Ángel são as cataratas mais altas do mundo, com 979 metros de altura (807 metros de queda sem interrupção), gerada pela queda do rio Churún desde o Auyantepuy, no Estado de Bolívar, no sudeste da Venezuela. O seu nome é alusivo ao aviador americano James Crawford Angel.
As cataratas fazem parte do Parque Nacional de Canaima, constituído em 1962 e declarado Património Mundial da Humanidade pela Unesco em 1994. É o sexto maior parque do mundo.

O Arquipélago de Los Roques é um conjunto de ilhas e cayos nas Antilhas menores pertencentes à Venezuela. Possui uma superfície estimada em 40,61 km² e está aproximadamente a 176 km ao norte da cidade de Caracas. É uma das principais atracções turísticas do país. O arquipélago é um parque nacional e é considerado o maior parque marinho da América Latina.

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Anfiteatro de El Jem - Tunísia

Ontem estive a rever as minhas listas unesco e fazer contas para perceber quantos locais unesco tenho na minha colecção. Finalmente bate tudo certo e deu-me uma soma de 507 locais, sendo o 507, este postal com o Anfiteatro de El Jem na Tunísia, enviado pelo Boguslaw "bodexs".

"O Anfiteatro de El Jem é o maior coliseu do norte de África, e o maior do mundo a seguir ao de Roma. Situa-se a cerca de 200 km a sudeste de Tunes, na Tunísia.

O enorme anfiteatro construído no século III (mais concretamente entre 230-238) por ordem do oficial Gordian, que podia acomodar 35 mil espectadores, ilustra a grandeza da Roma Imperial e foi inscrito pela Unesco, em 1979, na lista dos locais ou monumentos que são Património da Humanidade.

O coliseu tem um comprimento de 148 metros por 122 metros de largura, com uma altura de cerca de 35 metros. Parte da sua muralha desapareceu em 1695, para pôr a descoberto os lugares de abrigo dos dissidentes contra os otomanos. As pedras usadas para construir o coliseu foram transportadas de Salakta, a 30 quilómetros. Em 238 a construção do colioseu parou devido à morte de Gordian." - in: wikipédia

Unescos da Bulgária

Chegaram os últimos postais da Bulgária de que estava à espera. Graças à Lilia "childish", tenho quase todos os locais unesco da Bulgária, só me fica a faltar um, mas esse nem a Lilia tem.

"O Mosteiro de São João de Rila é o maior e mais famoso mosteiro da Igreja Ortodoxa na Bulgária. Está situado a noroeste dos montes Rila, a 117 km a sul de Sófia.
Fundado no século X pelo eremita João de Rila (Ivan Rilski), o mosteiro de Rila é considerado o maior tesouro cultural, histórico e arquitectónico da Bulgária. É também uma das mais importantes atrações turísticas da Bulgária e de toda Europa balcânica." - in: wikipédia
O mosteiro está classificado como Património Mundial desde 1983.

"As Igrejas Rupestres de Ivanovo são um grupo de igrejas monolíticas, capelas e mosteiros rupestres de rocha sólida e completamente diferente de outros complexos monásticos na Bulgária, localizado próximo à cidade de Ivanovo, a 20 kms ao Sul de Rousse, nos bancos rochosos de Rusenski Lom, 32 metros acima do rio. O complexo é famoso por seus belos e bem preservados frescos.
As cavernas da região foram habitadas por monges desde os anos 1220, quando foram encontradas pelo futuro Patriarca da Bulgária, Joaquim, até o século XVII, onde as células rupestres, capelas e igrejas eram feitas de rocha sólida. No cume do complexo monástico, o número de igrejas era de cerca de 40, enquanto que em outras regiões chegam a um número próximo de 300, sendo a maioria não preservada.
O complexo monástico é muito famoso graças a seus frescos dos séculos XIII e XIV, preservados em 5 igrejas, sendo considerados exemplos maravilhosos de arte medieval búlgara. As rochas usadas pelos monges incluem a Capela do Arcanjo Miguel, o Batistério, a Capela Gospoved Dol, a Igreja de São Teodoro e a igreja principal. Muitas inscrições seculares também foram preservadas nos mosteiros, incluindo as famosas inscrições do monge Ivo Gramatik que datam entre 1308 e 1309.
As igrejas rupestres de Ivanovo foram adicionadas à lista de Património Mundial da Unesco em 1979." - in: wikipédia

"A Igreja de Boyana é uma Igreja Ortodoxa Búlgara medieval situada a sul de Sófia, no bairro de Boyana.

O edifício, de dois pisos, está formado por três alas. A ala leste foi construída aos finais do século X ou princípios do XI. No século XIII, durante o Segundo Império Búlgaro, acrescentou-se a ala central. A igreja ficou completa com a ala oeste a meados do século XIX. A igreja é célebre por seus frescos, realizados em 1259 sobre outros mais antigos.

Representam um dos exemplos mais completos e melhor conservados da arte medieval da Europa Oriental. No total, são oitenta e nove cenas com duzentos e quarenta figuras humanas. O autor é desconhecido, mas provavelmente pertencia a escola de Tarnovo.

Dezoito cenas do nártex, que ilustram a vida de São Nicolau, contém detalhes da sociedade da época: Em O milagre no mar, o barco e os chapéus dos marinheiros recordam para a frota veneziana. Os retratos do sebastocrator Kaloyan, construtor da ala central, e sua esposa Desislava, assim como os do czar Constantino I e a czarina Irina, considerados entre os mais impressionantes e logrados da igreja, encontram-se no muro norte.

Além da primeira capa de frescos, dos séculos XI e XII, do que se conservam poucos fragmentos, e da segunda, a mais famosa, de 1259, a igreja tem uns poucos frescos mais recentes, dos séculos XIV, XVI e XVII, assim como de 1882.

Os frescos tem sido restaurados sucessivamente entre 1912 e 1915, em 1934, em 1944 e entre 1977 e 2000.

O monumento foi declarado Património da Humanidade em 1979." - in: wikipédia

"O Túmulo Trácio de Kazanluk é uma sepultura em formato de "colmeia" abobadada de tijolos próxima à cidade de Kazanluk na Bulgária.
O túmulo é parte de uma grande necrópole Trácia. Compreende um corredor estreito e uma câmara mortuária circular, ambas decoradas com murais representando trácios em um ritual funerário. O monumento data de antes do século IV e está prtegido pela Unesco como Património Mundial desde 1979.
As paredes são memoráveis pelos esplêndidos cavalos e especialmente pelos gestos de adeus, nos quais uma dupla sentada segura o pulso um do outro em um momento de ternura e igualdade. As pinturas são as obras artísticas búlgaras mais preservadas do período Helenista." - in: wikipédia

"O túmulo trácio de Svechtari encontra-se a 2,5 km a sudoeste da povoação de Vechtari, na região nordeste da Bulgária.
Este túmulo trácio descoberto em 1982 pertence ao século III a.C. e reflete os princípios estruturais básicos correspondentes às construções religiosas trácias. A decoração arquitectónica do túmulo é considerada única devido às suas cariátides policromadas metade humanas, metade plantas e os seus murais pintados. Os altos-relevos das dez figuras femininas esculpidas nas paredes da recâmara central e os decorados da luneta na abóbada são os únicos exemplos deste tipo que se têm encontrado por enquanto em território trácio. O túmulo é um testemunho excepcional da cultura dos getas, uma tribo trácia que, segundo os geógrafos da Antiguidade, esteve em contacto com as civilizações helenística e hiperbórea.
Em 1985, a Unesco designou o túmulo trácio de Svechtari Património da Humanidade." - in: wikipédia

"O Cavaleiro de Madara é uma escultura esculpida em pedra, do início da Idade Média, fica a leste do Planalto Madara Shumen, a leste da cidade de Sumen, no nordeste da Bulgária, perto da aldeia de Madara.
A imagem é o símbolo da Bulgária.
A 23 metros sobre o solo numa falésia quase vertical de cem metros de altura, o relevo representa um cavaleiro cravando uma lança a um leão que jaze aos pés do seu cavalo. Uma águia voa frente do cavaleiro, e um cão corre atrás dele. A cena é uma representação simbólica de um triunfo militar.
O relevo foi talhado, segundo as datações realizadas, por volta de 710, durante o reinado do khan protobúlgaro Tervel, o que apoia a tesse de que se trata de um retrato do próprio khan e é obra dos Protobúlgaros, uma tribo nómada de guerreiros que se estabeleceu ao nordeste da Bulgária em finais do século VII e, após misturar-se com os Eslavos locais deu origem aos modernos Búlgaros. Outras teorias propõem uma origem trácia para o relevo, que nesse caso representaria um deus." - in: wikipédia

"O Parque Nacional Pirin é um parque nacional da Bulgária, com uma área de 274 km² e com uma altitude que vai de 1.008 to 2.914 metros, que abrange grande parte das Montanhas Pirin. Foi estabelecido em 8 de Novembro de 1962 e no ano de 1983 foi reconhecido como Património Mundial pela Unesco." - in: wikipédia

Choirokoitia - Chipre

Este postal é suposto ser um unesco de Chipre e seria o meu último deste país, contudo não tenho a certeza se realmente esta figurinha pertence ao Sítio Arqueológico de Choirokoitia.
"O sítio neolítico de Choirokoitia localiza-se a 32 km de Laraca, Chipre. Ocupado do sétimo milénio a.C. ao quarto milénio a.C., é um dos locais pré-históricos mais importantes do mediterrâneo oriental. Os restos e achados das escavações lançaram uma luz na evolução da sociedade humana nesta região fundamental. Apenas uma parte do local foi escavada, e assim forma uma reserva arqueológica excepcional para estudo futuro." - in: wikipédia

Segundo esta descrição, este local trata-se de um sítio arqueológico da época do Neolítico e esta figura é já da época da Idade do Cobre.
Vou ficar na dúvida. Pode ser que entretanto consigo outro postal deste local.

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Unescos da China

Mais dois postais de dois locais unesco chineses novos na minha colecção, o Monte Tai ou Taishan e as Grutas de Mogao. Os dois foram enviados pela Vicky "metroandro".
Ah, um dos selos tem uma marta ;).


"Situado a sul da cidade de Jinan, no centro da província de Shandong, o Monte Tai estende-se por mais de 200 km na direção leste-oeste com uma superfície de 426 km². No leste da planície do Huabei, o pico do Monte Tai, Yuhuangding, apesar de ter uma altura de apenas 1545 metros, sobressai, entretanto, das baixas colinas e planícies que se encontram a seu redor num raio de várias centenas de quilómetros quadrados. Monte Tai foi um local de peregrinação imperial durante quase dois mil anos, e as obras-primas artísticas contidas lá estão em harmonia perfeita com a paisagem natural. Sempre foi uma fonte de inspiração aos artistas e estudantes chineses e simbolizou as antigas civilizações e crenças chinesas." - in: wikipédia
O Monte Tai foi inscrito na lista do Património Mundial da Humanidade em 1987.

"Situadas num ponto estratégico ao longo da Rota da Seda, um local importantíssimo para o comércio assim como de influências intelectuais, culturais e religiosas, os 492 santuários nas cavernas e grutas em Mogao são famosos pelas suas estátuas e pinturas rupestres, abrangendo cerca de 1000 anos de arte budista.
As Grutas de Mogao, situadas nos arredores da cidade de Dunhuang (no noroeste da China), contém 735 covas com mais de 45.000 metros quadrados de pinturas murais, o que as tornam o maior conjunto de arte budista do mundo.
Também conhecidas como as "Cavernas dos Mil Budas", as Grutas de Mogao foram escavadas no ano de 366, na encosta da montanha Mingshashan, e estendem-se, de norte a sul, por quase dois kms. Ao mesmo tempo em que se esculpiam as esculturas exteriores, as covas interiores iam sendo preenchidas com as estátuas de budas.
Os murais com temas budistas, mostram narrações dos sutras e representações de budas e personagens mitológicos oriundos da Índia, Ásia Central e outras partes da China.
As Grutas de Mogao, consideradas pelos peritos como uma “Enciclopédia da Idade Média”, foram incluídas na lista do Património Mundial pela Unesco em 1987." - in: wikipédia

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Mosteiro de Studenica - Sérvia

Agora é tempo para mais um unesco, este é da Sérvia. Este é um dos seis postais que troquei com a Lilia "childish", cinco da Bulgária e este da Sérvia. Ainda estou para receber mais dois da Bulgária, quando chegarem terão o seu próprio post :)

O Mosteiro de Studenica é um mosteiro ortodoxo sérvia situado a 39 km de Kraljevo, na parte central da Sérvia. Foi fundado em 1190 por Stefan Nemanja. Dentro das muralhas existem duas igrejas, a Igreja da Virgem e a Igreja do Rei, ambas construídas com mármore branco.
O mosteiro é conhecido pelos seus frescos de arte bizantina dos séculos XIII e XIV.
Em 1986 a Unesco incluiu-o na lista do Património Mundial da Humanidade, salientando a sua arquitectura e as obras que alberga.

Ceuta

Continuo com postais de Espanha, estes de Ceuta e também enviados pelo Paulo.
Não são os meus primeiros postais de Ceuta mas são bem mais bonitos que o outro que tenho.

"Ceuta é uma cidade autónoma de Espanha situada no extremo norte de Marrocos, frente a Gibraltar; juntamente com Melilla, é um enclave espanhol há mais de 500 anos.
Sob domínio árabe e berbere, Ceuta foi também utilizada como plataforma para invadir a Espanha, em 711; em 1415, foi tomada pelos Portugueses sob pretexto de promoverem o Cristianismo e minarem a influência muçulmana na zona.
Em 1580, quando Filipe II de Espanha ocupou o trono português, Ceuta também se tornou território espanhol; depois de Portugal ter restaurado a independência, um tratado assinado em 1668 entre os dois países cedia definitivamente a região à Coroa espanhola, situação que se mantém até hoje, apesar das reivindicações de Marrocos." - in:
http://biztravels.net/biztravels/geo.php?r=18&lg=pt

O edifício da Autoridade Portuária data de 1929 e é um exemplo de arquitectura modernista.

Este é o Monumento aos Heróis de África, localizado na Praça de África. Foi projectado em 1892, pelo engenheiro militar José Madrid Ruiz, em estilo neo-gótico. Trata-se de um monumento cripta em cujo interior estão sepultados os restos de alguns dos heróis da Guerra de África de 1859-60.

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Castilla y Leon

Estes dois postais de Castilla y Leon são mais dois dos postais enviados pelo Paulo. O 1º é da cidade de Zamora e o 2º mostra a Ermida de S. Bartolomeu em Sória.

Zamora é uma cidade espanhola na província com o mesmo nome, na comunidade de Castela e Leão. Foi aqui decorreu a conferência que reuniu Afondo Henriques e Afonso VII de Leão e Castela para discutirem a independência de Portugal e estabelecer a Paz entre os reinos de Portugal e Leão.
Esta é a cidade com mais igrejas românicas em toda a Europa.

A igreja da Ermida de São Bartolomeu localiza-se no interior do Parque Natural do Rio Lobos. Foi construída no início do século XIII, em estilo românico já em transição para gótico.

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Portugal x Outros Países RR - Grupo 9

Ainda do mesmo RR, recebi estes postais espanhóis do grupo 9 Portugal x Espanha. Gosto muito de postais espanhóis e já me inscrevi noutro grupo.

A Aurora "cucutrashhh" enviou este postal da Plaza Mayor de Almagro, uma cidade na província de Ciudad Real em Castilla-La Mancha.
A Plaza Mayor foi concebida inicialmente como praça de armas. É nesta praça que se encontra o edifício do Ayuntamiento, a Câmara Municipal, cuja construção remonta ao século XVI.

Agora um postal de Santander enviado pela Rosa "earwen" com o Palácio da Magdalena. Este palácio foi construído entre 1909 e 1911 para servir como residência da família real espanhola. Entre 1913 e 1931 foi a residência de verão do Rei AFonso III.
Em 1932 foi declarado monumento histórico-artístico. Entre 1993 e 1995 foi restaurado e hoje em dia é o monumento mais visitado da cidade.

Para terminar, tenho um postal da famosíssima Sagrada Família em Barcelona. Estive lá em 2005. O postal foi enviado pela Clara "klayreh". Coincidência das coincidências, estou neste momento a ouvir na RFM "Barcelona" de Freddy Mercury com Montserrat Caballe.
Sagrada Família, é um grande templo católico em Barcelona, desenhado pelo arquitecto catalão Antoni Gaudí. O projecto foi iniciado em 1882, em estilo neo-gótico, e assumido por Gaudí em 1883, quando tinha 31 anos de idade, dedicando-lhe os seus últimos 40 anos de vida, os últimos quinze de forma exclusiva. A construção foi suspensa em 1936 devido à Guerra Civil Espanhola. Continua em construção desde então e não se estima que esteja terminada antes de 2026, centenário da morte de Gaudí.
Em 2005 foi incluída pela UNESCO na lista do Património Mundial com o título "Obras de Antoni Gaudí".
O templo foi consagrado e declarado Basílica menor a 7 de Novembro de 2010 pelo Papa Bento XVI.

Portugal x Outros Países RR - Grupo 6

Mais postais portugueses mas estes não resultaram de uma oferta nem de uma troca. Participei mais uma vez no RR da Ninocas e estes são os postais do grupo 6 Portugal x Portugal.


Pronto Manú, aqui está o postal.
O ano passado visitei pela 2ª vez a cidade de Guimarães e devo dizer que gostei mesmo muito. Adoro cidades históricas, com centros históricos bem preservados e Guimarães é um belo exemplo disso mesmo. Não é à toa que a Unesco a classifica como Património Mundial da Humanidade.
"A cidade histórica de Guimarães encontra-se associada à emergência da identidade nacional portuguesa no século XII. Constitui um exemplo excepcionalmente bem conservado da evolução de uma localidade medieval para uma cidade moderna, com a rica tipologia edificativa a mostrar o desenvolvimento da arquitectura portuguesa entre os séculos XV e XIX com o uso continuado de técnicas e materiais de construção tradicionais." - in: wikipédia

A Ribeira do Porto vista do lado de Gaia, é um dos meus locais preferidos no país. Nos próximos meses devo ir ao Porto pelo menos 2 vezes e é sempre um prazer lá voltar.
O postal foi enviado pela Marília "tripeira".

A Teresa "caracolinho" disse que escolher um postal para mim foi uma das tarefas mais difíceis dos últimos tempos. Foi difícil porque tenho muitos postais de Portugal mas depois de muito pensar, decidiu enviar este mapa geológico que ela sabia que eu não tinha. E não tinha mesmo.
Tenho mesmo muitos postais de Portugal mas muitos deles estão em branco, o que quer dizer que mesmo que receba um postal repetido, é possível que tenha outro em branco. Foi, aliás, o que aconteceu com o postal do Manú. Guardei o postal dele e o que está em branco fica para possíveis trocas.