sexta-feira, 12 de agosto de 2011

FI-1166115

Este postal quase não cabia no scanner. São quase 30 cms de postal que não sei onde arrumar, acho que não cabe na caixa onde guardo os postais! Mas ok, o postal é de Helsínquia e mostra a Temppeliaukio kirkko, uma igreja luterana.



FI-116615, enviado pela Britta.

Trata-se de uma obra arquitectónica moderna, idealizada pelos irmãos Timo e Tuomo Suomalainen. A sua construção teve início em 1968, tendo sido terminada e inaugurada em 1969. Situada num bairro residencial, a maior parte da igreja é subterrânea. Foi construída a partir de uma rocha maciça de granito, cujo interior foi extraído, para dar forma às paredes. A cúpula de cobre é praticamente a única parte da estrutura que é visível a partir do exterior.

No interior, a igreja é circular, sendo as suas paredes de pedra despida. A iluminação é facultada por 180 pequenas janelas, que ligam a cúpula às paredes. Existe ainda uma varanda acobreada, que permite observar a igreja de cima para baixo.

O contraste entre os materiais naturais e os materiais feitos pelo homem e a configuração invulgar têm-na tornado um ponto turístico muito visitado. - in: wikipédia

Sem comentários: