quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Catedral de Hertogenbosch - Holanda

Este postal da Catedral de S. João em Hertogenbosch, foi enviado pela Marieke que me fez tagou numa tag de favoritos. Não fiquei contente com esta tag porque mostrou-me o postal que me enviar enviar e não era nenhum dos meus favoritos e nem sequer parecido. Era um postal desta mesma catedral mas não este. Disse-lhe que podia enviar a postal mas que para a próxima devia perguntar 1º se podia enviar o postal. Felizmente, decidiu enviar um postal diferente e bem mais bonito que o que me mostrou inicialmente. Deste gostei mesmo.


A Catedral de São João é uma catedral católica em estilo gótico, na cidade de 's-Hertogenbosch. É considerada o ponto alto do gótico da região de Brabante. Impressiona pela sua enorme dimensão e ricas esculturas. É única na Holanda com arcobotantes duplos e única no mundo a ter sobre eles 96 figuras esculpidas inspiradas nas obras do pintor do século XV e XVI, Jeroen Bosch. A actual catedral foi originalmente uma igreja paroquial, em 1366 tornou-se capitular e em 1559 foi elevada a condição de catedral da nova Diocese de 's-Hertogenbosch. A catedral recebeu em 22 de Junho de 1929 o título de Basílica Menor.

Sem comentários: