sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Recife de Tubbataha - Filipinas

E este pode muito bem ter sido o último postal unesco de 2010 e com ele completei os locais unesco das Filipinas. Já pensava que não ia chegar porque combinei a troca com a Jan "janbonivic" quase há 2 meses, mas hoje chegou finalmente.

O recife de Tubbataha está inserido num parque nacional com uma superfície protegida de quase 100.000 hectares de habitats marinhos que contêm 3 atóis e uma zona de alto mar.
A biodiversidade marinha é muito elevada, na qual se incluem baleias, golfinhos, tubarões, tartarugas e peixes Napoleão. Os ecosistemas do recife contêm mais de 350 espécies de corais e quase 500 de peixes.
A reserva também protege uma das últimas colónias de nidificação de aves marinhas na região.

US-944750

Se não chegar mais nenhum oficial, este será o último de 2010. O meu último oficial enviado chegou hoje ao Japão.


US-944750, enviado pela Michelle.
Já tenho não sei quantos postais com faróis do Michigan, mas acho que os faróis deste postal nunca foram mencionados em nenhum outro. Os faróis são: Whitefish Point, Point Betsie, Grand Traverse, White Shoal, Presque Isle, Tawas Point e Round Island.

Midelburgo - Holanda

Este postal era suposto ser um dos meus favoritos. Tinha um outro postal com este difício nos meus favoritos e a Linda "calinnero" disse que tinha outro postal com o mesmo edifício mas com uma vista diferente. Perguntou-me se podia tagar-me e enviar o postal e eu disse que sim sem o ver. Devia tê-lo visto primeiro. Não é que não goste dele mas o outro é muito mais bonito e neste falta-lhe um pormenor que para mim é importante, o nome da localidade na frente do postal. Lição aprendida.
E o edifício que tanto me interessava é a Câmara Municipal de Midelburgo.

Midelburgo é uma cidade no sudoeste da Holanda. Com uma população de cerca de 46000 habitantes, é a capital da província da Zelândia.
O edifício da Câmara foi construído entre 1452 - 1458 e é um dos edifícios góticos mais bonitos do país.
Durante a Segunda Guerra Mundial foi bombardeado e destruído por completo mas após terminada a guerra, foi reconstruído no estilo original.

Montanhas de gelo

Ainda há poucos dias falavam de um grande nevão no Canadá e este postal mostra que por aqueles lados, quando neva, neva a sério. Vejam só o tamanho destes blocos de gelo!!!

Tal como anterior, este também era um dos meus favoritos e foi enviado por uma das minhas favoritas, a Marie "renegade_cavalcade". Ela diz que iria ter medo de estar perto destes blocos de gelo, já eu iria achar muita piada :P

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Mosteiro de S. Miguel das Cúpulas Douradas

Este postal da Ucrânia também estava nos meus favoritos e chegou há dias enviado pela Katya "katkz".
O postal é da capital ucraniana, Kiev, e mostra o Mosteiro de São Miguel das Cúpulas Douradas.


O Mosteiro de São Miguel das Cúpulas Douradas situa-se na parte ocidental do rio Dniepre, a Nordeste da Catedral de Stª Sofia, em Kiev. É situado na cidade alta, o núcleo histórico e bairro administrativo de Kiev, com vistas à parte comercial da cidade, o bairro de Podil.
Originalmente construído na Idade Média, é composto pela catedral, do refeitório de São João o Divino, construído em 1713, a Porta Económica,construída em 1760, e o campanário que foi acrescentado entre 1716 e 1719. O exterior da estrutura foi reconstruído no século XVIII ao jeito do barroco ucraniano, enquanto o interior continua com o seu estilo bizantino original.A catedral foi destruída na década de 1930 pelas autoridades soviéticas, sendo reconstruída após a independência da Ucrânia.

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Mesquita Jumeirah - Dubai

Juntamento com o postal de Omã, o Zé enviou também este com a Mesquita Jumeirah no Dubai. Era suposto já ter recebido este postal há uns meses atrás, uma moça da Alemanha ficou de mo enviar mas o postal nunca chegou. Estava no meu album de favoritos e por lá continuou, até que o Zé o viu e decidiu enviar-mo.

Esta mesquita é uma das atracções do Dubai e é possível aos não muçulmanos visitá-la, no entanto é necessário respeitar algumas regras. As senhoras devem ter a cabeça coberta com um lenço ao chapéu, usar uma saia comprida ou calças. Os senhores usar calças, camisa ou t-shirt. Antes de entrar é preciso tirar os sapatos.

Falaj em Salalah - Omã

Em época natalícia foram alguns os que quiseram desejar um feliz Natal enviado um ou mais postais. O Zé enviou 2, este de Omã e outro do Dubai.
Este é um postal de Salalah, a segunda maior cidade de Omã. Na imagem está um falaj (no plural Aflaj), ou seja, um sistema de irrigação através de uma rede de canais de distribuição de água a jusante de uma nascente.

Cinco zonas de aflaj, representando cerca de três milhares de sistemas de irrigação, estão classificados pela UNESCO. "As origens deste sistema de irrigação datam provavelmente do século VI, embora prova arqueológica sugira que já existiam sistemas precursores em 2500 a.C.
Usando a gravidade, a água é canalizada de fontes subterrâneas ou nascentes para a agricultura e usos domésticos, muitas vezes ao longo de muitos quilómetros. A justa e efectiva gestão e partilha da água em aldeias e vilas é ainda orientada pela dependência mútua, valores comunais e observações astronómicas. Numerosas torres de vigia foram construídas para observar e defender os sistemas de regadio e condução de água. Outros edifícios listados pela UNESCO são as mesquitas, casas e locais de leilão de direitos de água. O sistema encontra-se actualmente ameaçado devido ao baixo nível dos caudais provenientes dos aquíferos subterrâneos." - in: wikipedia

Praia da Vitória - Açores

Este postal foi enviado pela Lurdes para desejar um Feliz Natal e um bom ano de 2011. Se 2011 começar como 2010 está a acabar, estão não vai ser um mau ano ;) Obrigada Lurdes.


Praia da Vitória é uma cidade na parte leste da ilha Terceira, no grupo central dos Açores.
Na imagem está a Praça Francisco Ornelas da Câmara onde se situa o edifício da Câmara Municipal.
"Francisco Ornelas da Câmara foi um político açoriano que se destacou à época da Restauração da Independência Portuguesa, proclamando-a nos Açores, e como líder da campanha militar que conduziu à submissão da Fortaleza de S. João Baptista da Ilha Terceira.
A praça ostenta uma estátua em honra deste ilustre cidadão da autoria de Abraam Abohotot inaugurada no dia do 1.º centenário da Batalha da Praia da Vitória (...).
Este monumento procura homenagear além de Francisco Ornelas da Câmara, os heróis desta batalha pela liberdade." - in: wikipédia

Fiona

A Fiona não é só uma princesa na história do Shrek. Esta Fiona era uma princesa na casa da Leninha, uma princesa que ela foi buscar a um canil. Foi adoptada pela Helena e família na Páscoa passada e morreu no princípio deste mês.


Este postal é a forma da Helena homenagear a Fiona e ao mesmo tempo, penso que posso dizê-lo, todos os animais que são abandonados.
Na parte de trás do postal, a Helena, colocou esta frase de Gandhi "A Grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo como os seus animais são tratados!".
Concordo e tenho a certeza que a Fiona foi muito bem tratada enquando esteve com a Helena.

domingo, 19 de dezembro de 2010

DE-778398

Deste postal gostei mesmo muito. É um 2 em 1, um postal turístico e ao mesmo tempo um postal de Natal.
O postal é de Hamburgo e mostra o mercado de Natal em frente à Câmara Municipal.


DE-778398, enviado pela Stephanie.
Hamburgo é uma cidade localizada no norte da Alemanha, nas margens do Rio Elba. É a segunda maior do país e a oitava da UE. O porto é um dos maiores do mundo e, segundo estimativas, ultrapassará Roterdão como o principal da Europa.

US-928275

Este é um postal um bocadinho estranho, abóboras no meio de dunas não é algo normal. As abóboras não estão realmente lá, não fazem parte deste monumento, deve tratar-se de uma fotomontagem ou qualquer coisa do género.


US-928275, enviado pela Belinda.
O Monumento das Dunas Brancas situa-se no estado do Novo México nos EUA. As dunas são formadas por gesso.

FI-964437

Nos últimos dias recebi uns oficiais de que não gostei muito e foram, obviamente, para a caixa dos rejeitados.
Dos 5 que recebi, fiquei com 3. Esta é da Finlândia e mostra o farol Rönnskär.


FI-964437, enviado pela Kirsi.
O farol Rönnskär, em Kirkkonummi, é o segundo mais antigo da Finlândia. Foi construído em 1800 e já não está em funcionamento.

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

2º Encontro de Natal - Santarém

Recebo postais de encontros mas também vou a encontros. No passado fim-de-semana fui até Santarém para o 2º Encontro de Natal. Não foi tão grande como o de Bielefeld mas foi um bom encontro. E para o ano espero ir ao 3º encontro seja ele onde for.

Este postal, da R. de São Martinho em Santarém, enviei-o para mim.


E este, do Ferragudo, foi enviado pelo José "pilotOne".
No tal erámos 14 pessoas, 9 delas postcrossers. E os postcrossers eram, para além de mim: a Susana "susanaportugal"; Teresa "caracolinho"; Joana "joaninha; Helena "leninha"; Miguel "leugim" e a irmã Margarida "miajeanne", o Zé "pilotOne" e Luís "ludovico".

1º Encontro Internacional em Bielefeld

No início do mês ocorreu um grande encontro postcrossing em Bielefeld, Alemanha. Pelo que li, foi mesmo um grande encontro, com cerca de 45 participantes de 13 países diferentes.
E quem é que esteve neste encontro e me enviou um postal?? A Heidi "dollart"!! Esta rapariga não perde um encontro. A Tjitske também foi e também enviou um postal.

Bielefeld é uma cidade do estado da Renânia do Norte-Vestfália, na Alemanha. Foi fundada em 1214 e possui uma população de aprox. 320.000. É a 18° maior cidade da Alemanha.

Participantes. Da Alemanha: Nordbaer; Anjaaustel; Goyesca; Xtlera; Nordia e Nordia2; Dogma7911; Nephrotranz; Willi; Violanie59; Zimtschnecke; Mausbaer47; Abuarrak; Nearlyperfect; Weltenbummler; Midnatsol; Midnatsol2; Bidi e Isagv . Da Holanda: MissMaple; Tjitske; Jetske; Dandilion; Diashaliz; Astrid197 e MarianneJS. Da Bélgica: Lotty. Da França: Thaddee_Calisson. Da Áustria: Oldieoma. Da Finlândia: Dollart e Erjamaarit. Da Dinamarca: Gforp. Da Suiça: Masito; Jamie1972; Zasa e Giorgis. Da Rússia: Synnin e Bidi2. Do Reino Unido: Duplevista e Mojiwa. E da Eslovénia os portugueses Paulo e Ana.

Meteora - Grécia

Já não esperava receber este postal porque ficaram de mo enviar em Setembro. Como foi enviado da Macedónia, sabia que ia demorar mas afinal foi a Anja que teve uns problemas e demorou a enviá-lo.
Ela tagou-me numa tag de favoritos e apesar do postal não ser igual ao que eu queria, quis que o enviasse porque se trata de um local unesco novo na minha colecção.


"Meteora é o segundo maior complexo de mosteiros na Grécia. Fica próximo de Kalabáka, no centro-norte da Grécia.
Os mosteiros estão construídos no topo de espectaculares rochedos de arenito que ficam a nordeste da planície da Tessália, perto do rio Peneios e dos montes Pindo, na Grécia central. Em Metéora existem ainda seis mosteiros. O maior pico em que se localiza um mosteiro tem 549 metros. O menor, 305 metros.
Apesar de ser desconhecida a data de fundação de Meteora, crê-se que os primeiros eremitas se estabeleceram em cavernas no século XI. No final deste e início do século XII, formou-se um estado monástico rudimentar centrado à volta da Igreja de Theotakos (mão de Deus, que ainda hoje existe). Os monges eremitas, procurando um refúgio seguro à ocupação otomana, encontraram nos rochedos inacessíveis de Meteora um refúgio ideal. Foram construídos mais de 20 mosteiros, mas hoje em dia apenas existem 6; os seis mosteiros são: Megalos Meteoros (Grande Meteoro ou Mosteiro da Transfiguração), Varlaam, Agios Stephanos (Santo Estêvão), Haguia Triada (Santíssima Trindade), São Nicolau Anapausas e Roussanou.
O acesso aos mosteiros era feito por guindastes e apenas em 1920 foram construídas escadas de acesso. Dos seis mosteiros, cinco são masculinos e um é feminino.
Em 1988, este monumento com montes e vales revestidos com florestas que têm a presença de animais selvagens como o lobo e a víbora foi classificado Património Mundial pela Unesco." - in: wikipédia

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Unescos da Síria

No início da semana passada não tinha nenhum postal da Síria, no fim da semana e num espaço de 24 horas, recebi 2 sendo um deles uma surpresa do Gilles.
O 1º postal, enviado pelo Gilles, é do Sítio Arqueológico de Palmira e o 2º é da Cidade Antiga de Damasco e foi enviado pela Doris "swissmiss".
Palmira (hoje, chamada de Tadmor) era uma antiga cidade na Síria central, localizada num oásis a cerca de 210 km a nordeste de Damasco.
A localização estratégica da cidade, aproximadamente a meio da distância que vai do
Mar Mediterrâneo até ao rio Eufrates, tornou-a num ponto de paragem obrigatório para muitas das caravanas que seguiam aí a sua rota comercial.
Este local alberga as ruínas monumentais de uma grande cidade que foi um dos centros culturais mais importantes da Antiguidade.
A arquitectura e arte de Palmira foram influenciadas por várias civilizações nos séculos I e II, fundindo as técnicas greco-romanas com as tradições artísticas locais e persas.

A Cidade Antiga de Damasco foi declarada Património Mundial da humanidade em 1979. Ocupa uma superfície de 135 hectáres e estava rodeada por uma muralha romana, de que restam os lados norte e este, e parte do lado sul.
Apesar de a cidade ainda conservar vestígios romano e bizantinos, a maior parte dos 125 edifícios e monumentos incluídos na declaração da Unesco, correspondem a arte islâmica.

Petit Piton - St. Lúcia

O postal que combinei trocar com o Gilles foi este de St. Lúcia. Este é mais um país na minha coleccção e ao mesmo tempo, um novo local Unesco. A Área de Gestão Ambiental das Pitons é o único local unesco do país.
Santa Lúcia é um país insular das Pequenas Antilhas nas Caraíbas.

Os Pitons, chamados Gros Piton e Petit Piton (com 770 e 743m de altitude respectivamente), são dois picos vulcânicos no sudoeste da ilha de Santa Lúcia, que foram incluídos numa área de conservação multi-uso para proteger, não só a floresta que os cobre e que, para além da beleza visual, tem grande importância ecológica, mas também a área marinha próxima, com recifes de coral muito saudáveis.

Esta área de conservação foi declarada Património Mundial da Humanidade em 2004.

Catedral de Tournai - Bélgica

Volto aos postais unesco porque na semana passada recebi uns quantos bem valiosos. Este da Bélgica, da Catedral de Tournai, é um RAS enviado pelo Gilles. Combinamos uma troca mas ele não enviou só o postal da troca, enviou mais 2 extras ;) e fantásticos!! Que maravilha gente assim.

A Catedral de Nossa Senhora de Tournai é um dos monumentos arquitectónicos mais importantes da Bélgica. A estrutura, localizada na região da Valónia, foi feita com pedra giz-azulada presente na região. A sua construção começou no século XII. O edifício combina três correntes arquitctónicas distintas que se sucederam através da historia: a nave corresponde ao período românico, de linhas severas e pesadas. O coro é de estilo gótico e o transepto, por sua vez, é de um estilo transitório entre ambos. Esta convergência de correntes e estilos dão ao edifício uma aparência única e deslumbrante.
Em reconhecimento do valor cultural da Catedral de Tournai, a Unesco inseriu-a na lista do Património Mundial da Humanidade em 2000.

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Palácio Amelienborg - Dinamarca

Nos meus favoritos tenho alguns postais da Dinamarca e finalmente consegui um deles. Espero que o Genek "Gforp" me tague mais vezes para conseguir os outros.

O Palácio Amalienborg, em Copenhaga, é a residência de inverno da família real dinamarquesa. Na verdade, tratam-se de 4 edifícios de estilo rococó, realizados pelo arquitecto N. Eigtved entre 1750 e 1768, para servirem de residência a diferentes famílias da nobreza dinamarquesa. Passou a ser residêncial real em 1794 quando um incêndio destruiu o Palácio real de Copenhaga.
O postal mostra o momento do render da guarda que se dá ao meio-dia.

Ciudad Rodrigo - Espanha

No comunidade em português do forum há um jogo que se chama "Se estivesse neste postal, onde estaria?" O objectivo é simples, adivinhar de onde é o postal apresentado. Este de Ciudad Rodrigo foi apresentado pela Joana "joaninha" e foi-me fácil adivinhar porque como o cidade é aqui perto, já lá estive algumas vezes.

Na imagem está a Praça Caudillo.

Postais da Polónia

E estes são os postais polacos também enviados pelo Emerich.

Este castelo, Ogrodzieniec, situa-se entre Czestochowa e Cracóvia. Foi construído no século XIV e reconstruído no século XVI. A última família que o habitou abandonou-o no início do século XIX.

Jelenia Góra é uma cidade no sul da Polónia.

Gubin também se situa no sul do país.
No postal pode ver-se a Câmara Municipal e a torre de uma igreja. Ambos os edifícios sofreram incêndios quando a parte central da cidade foi seriamente danificada durante a Segunda Guerra Mundial. A Câmara foi restaurada mas igreja permanece em ruínas.

A Basílica de Stª Maria em Cracóvia é uma igreja em estilo gótico, junto à praça do mercado principal. A sua construção iniciou-se em 1355.
Da torre mais alta, todos os dias, a cada hora, um trompetista toca a Hejnal mariacki, una melodia tradicional polaca. Esta tradição lembra o assassinato de um trompetista que no século XVIII foi morto através de um disparo na gargarta enquanto dava o alarme antes da invasão mongol. A torre mais baixa funciona como campanário da igreja.

Este é mais um postal de Poznan.
A Câmara Municipal de Poznan serviu como edifício admistrativo da cidade até 1939 e actualmente é um museu.
O edifício original foi construído no fins do século XIII mas a actual construção data de 1550-1560.
Uma das principais atracções da cidade é que a luta mecânica de cabras que acontece todos os dias, quando o relógio da fachada bate o meio-dia.

Castelo Helfenburk - Rep. Checa

Um postal do Castelo Helfenburk também foram enviados pelo Emerich.

As ruínas do Castelo Helfenburk situam-se a 2 km's da cidade de Bavorov.
A construção é de 1355. O castelo teve vários proprietários mas os fundadores, os Rožmberks, foram os últimos ocupantes. No final do século XVI construíram uma nova residência e o castelo Helfenburk foi abandonado.

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

DE-771817

De bem mais perto é este oficial da Alemanha com uma paisagem dos Alpes Ammergauer.

DE-771817, enviado pela Ariene.
Os Alpes Ammergauer situam-se entre a montanha mais alta da Alemanha, Zugspitze e o castelo de Neuschwanstein.

AU-110188

E da Austrália chegou este official.

AU-110188, enviado pela Barbara.
No postal podem ver-se os Montes Flinders no sul da Austrália, um coala e a Ilha Heron em Queensland.

US-919518

E depois dos unesco, seguem-se os oficiais que recebi a semana passada. Esta semana ainda não chegou nenhum. Este é dos EUA, com uma ponte coberta na Pennsylvania.


US-919518, enviado pelo Dan.
Esta ponte coberta situa-se em Forksville na Pennsylvania e foi construída em 1850.