terça-feira, 26 de outubro de 2010

DE-732770

Esta vai ser a última actualização da semana porque amanhã vou para a Madeira e volto domingo. Espero ter uns quantos postais à minha espera quando voltar.

DE-732770, enviado pelo Clemens.
Esta bonita paisagem fica em St. Märgen na Floresta Negra, no sudoeste da Alemanha.

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Unescos da Suécia

Na semana passada a lista do unescos em falta da Suécia ficou mais curta com a chegada destes 3 postais enviados pela Merja "merjade". São eles da Lapónia, Minas de Cobre em Falun e as gravuras rupestres em Tanum.
A região da Lapónia no norte da Suécia foi incluída na lista do Património Mundial com base em critérios naturais e culturais. Foi considerado que o local possui um valor universal excepcional já que nele existem exemplos vários processos evolutivos, tanto geológicos como biológicos e ecológicos, uma grande variedade de fenómenos naturais de extraordinária beleza e uma significativa fauna e flora.
O local tem sido ocupado pelos Saami desde a pré-história e é um dos últimos e mais bem preservados exemplos de transumânsia.
A imensa escavação mineira conhecida pela nome de "Grande Poço" é o traço mais notável da paisagem de Falun, ilustrativo da produção de cobre nesta região desde o século XIII. Esta mina foi fundada no século XVII e possui vários edifícios históricos. A cidade de Falun, assim como outros vestígios industriais e domésticos dos povoados espalhados em grande parte da região de Dalecarlia, oferecem uma clara imagem de como foi a vida durante séculos numa das mais importantes zonas mineiras do mundo.

As gravuras rupestres de Tanum localizam-se no norte da região de Bohuslän. Este conjunto de gravuras é de uma importância excepcional não só pela sua variedade – estão representados seres humanos, animais, armas, embarcações e objectos diversos– mas também sua unidade cultural e cronológica. Estas gravuras rupestres são ilustrativas do modo de vida e crenças dos povos europeus da Idade do Bronze e destacam-se pela sua quantidade e qualidade.

Yaroslavl - Rússia

Este deste o postal de Yaroslavl, enviado pela Tatyana, que estava à espera antes de receber um enviado pela Sarah.
Diz a Tatyana que a cidade foi fundada em 1010 e este ano celebra o seu 1000 aniversário.
No postal está uma das muitas igrejas da cidade, a Capela Alexander Nevsky.


Yaroslavl situa-se na confluência dos rios Volga e Kotorosl, a cerca de 250 km a nordeste de Moscovo. Esta cidade histórica tornou-se um importante centro comercial logo a partir do século XI. São famosas as suas numerosas igrejas seiscentistas, e constitui um exemplo notável da reforma urbanística ordenada pela Imperatriz Catarina, a Grande para toda a Rússia em 1763. Mantendo algumas das suas estruturas históricas mais significativas, a cidade foi renovada em estilo neoclássico num plano urbano radial.
O centro histórico da cidade está classificado como Património Mundial desde 2005.

Um encontro em Toronto

Outubro está a ser um mês rico em encontro, assim que eu tenha conhecimento e me lembro, já houve 2 em Portugal, 1 na Turquia, este do Canadá e vai haver um na Alemanha. Com certeza que devo ter havido mais.
Este teve lugar no Toronto, Canadá no passado dia 16. Como sempre, o postal foi enviado pela Marie e para além dela, foi assinado por: blind_melonette; roz1025; sugarbooger; scrapbookartist e lindah.


O postal mostra o Centro Rogers e diz no postal que este centro, mais conhecido por Skydome (o SLB já lá ganhou um torneio) é um estádio multi-usos e aqui jogam a equipa de basebol Blue Jays e a equipa de futebol Toronto Argonauts.
As versatibilidade das instalações permite que se possam realizar aqui uma larga variedade de eventos que requeiram uma arena, um estádio coberto ou um espaço ao ar livre.
Este centro é famoso por ter sido o 1º estádio a ter uma cobertura retráctil motorizada e também um hotel com 348 quartos, 70 delas com vista para o estádio. A cobertura demora 20 minutos a abir e fechar e tem a altura de 85 metros.
O estádio recebe vários eventos durante todo o ano incluindo grandes concertos de rock.

Ainda o Encontro na Exposição Mundial de Filatelia

A notícia da chegada deste postal foi uma boa notícia para a Susana que o enviou. Ela e outros deixaram uns quantos postais lá da feira para serem carimbados no dia 10-10-10. Não se sabe ao certo o que aconteceu mas demoraram a chegar ao destino e já começavam a duvidar que chegassem aos seus destinos.


Finalmente a semana passada começaram a chegar e todos puderam respirar de alívio.
Este chegou em perfeitas condições e com este carimbo e selos especiais, bem visíveis.
Obrigada Susana.

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Postais dos EUA

Os postais que eu não quero continuam a render-me bonitos postais. Esta troca é um excelente exemplo disso mesmo. O Tim pediu-me alguns daqueles postais de que me quero desfazer e em troca recebi estes postais. Fui eu que os escolhi mas não estava à espera que fossem tão bonitos. Gostei muito deles. Seis são do estado a Pennsylvania e um do New Hampshire.

O Grand Canyon da Pennsylvania pode não ser tão conhecido como o outro Grand Canyon, mas é igualmente merecedor de uma visita.
Estas árvores todas formam a Floresta Estadual de Tioga.

Esta é outra floresta, a Floresta Estadual Sproul que se encontra no Parque Estadual Hyner View.

Uma paisagem captada no outuno no centro da Pennsylvania.

Este é o Lago Little Pine, na Floresta Estadual Tiadaghton.

Este é um belo exemplo de paisagem humanizada.
A indústria da agricultura na Pennsylvania é uma das maiores em todo o país. Desde modestas plantações familiares até grande explorações comerciais, a Pennsylvania oferece uma grande variedade de produtos agrícolas.

Penn State é uma universidade na Pennsylvania. O postal mostra o Old Main, o edifício dos serviços administrativos da universidade.

Completamente perdido entre este postais da Pennsylvania, aparece este do New Hampshire, com o Mt. Washington ao fundo visto desde o Lago Conway.

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Cidadela de Derbent - Rússia

Ontem chegou mais um postal de um local unesco novo da Rússia. Este foi enviado pelo Ivan "JoyM" e é da cidade de Derbent, uma cidade russa na república do Daguestão, perto da fronteira com o Azerbaijão.


A cidadela, a parte antiga da cidade e a fortaleza de Derbent faziam parte do sistema defensivo da fronteira norte do Império Persa dos Sassânidas, que se estendia a este e oeste do Mar Cáspio. As fortificações de pedra consistiam em duas muralhas que formavam uma barreira desde a costa marítima até à montanha. A cidade de Derbent foi construída entre essas duas muralhas e ainda conserva uma parte da sua estrutura medieval.

Castelo de Cashel - Irlanda

Não tenho muitos postais da Irelanda, por isso é sempre receber mais um e melhor ainda quando é dos meus favoritos. Foi a Lotti que o enviou.


O Castelo de Cashel também conhecido como Cashel dos Reis, localiza-se em Cashel, no Condado de Tipperary, na Província de Munster, na República da Irlanda.

Erguido sobre o rochedo de Cashel, serviu como base para os reis de Munster durante centenas de anos até à Invasão Normanda, embora muito pouco das primitivas estruturas tenha sobrevivido até aos nossos dias. A maioria das edificações no actual sítio histórico, data dos séculos XII e XIII.

Cashel é conhecida por ser o local da conversão do rei de Munster por São Patrício no século V.

O complexo tem um caráter próprio, único, e constitui-se numa das colecções mais notáveis de Arte Celta e arquitectura militar medieval na Europa.

Neues Rathaus - Leipzig

Neues Rathaus em alemão quer dizer qualquer coisa como, nova câmara municipal. O Detlef "stadtschreiber" propôs-me uma troca e eu escolhi este postal.


Então, esta Nova Câmara Municipal, foi construída entre 1899-1905 sob as ruínas de um castelo que em 1519 foi palco de um debate entre Johann Eck e Martinho Lutero.

Cradle Mountain - Austrália

Já estou de férias. Hummm, que bom! Amanhã acordo e vou logo ver a caixa do correio, não vou ter de esperar pelas 4 e tal da tarde.
Falando em férias, esta montanha na Austrália parece um local bem interessante para passar uns dias descansados. O postal foi enviado pela Kimberley.


A Cradle Mountain situa-se no extremo norte do Parque Nacional Mt Cradle - Lago St. Clair que faz parte do local classificado pela Unesco "Tasmânia Wilderness". Os contornos irregulares de Cradle Mountain traduzem a sensação de uma paisagem selvagem, enquanto a antiga floresta tropical, as charnecas alpinas e as faias coloridas fornecem uma variedade de ambientes para explorar. Os fluxos gelados em forma de cascatas, os pinheiros antigos reflectidos nas águas ainda dos lagos glaciais e uma grande variedade de vida selvagem, asseguram que um qualquer turista se sinta sempre cativado pelo lugar.
A área é uma das mais populares áreas naturais na Tasmânia e o ponto de partida para o mundialmente famoso Overland Track, uma caminhada magnífica 6 dias que atravessa o coração de um dos melhores terrenos de montanha.

Encontro Exposição Mundial de Filatelia III

Não há mesmo 2 sem 3 e neste caso até 4. A Gracinha também foi ao encontro da Exposição de Filatelia e também resolveu enviar uns postais.


"O NRP Sagres ou NE Sagres é o principal navio-escola da Marinha Portuguesa.
O actual Sagres é o terceiro navio com esse nome a desempenhar funções de instrução náutica na Marinha Portuguesa, sendo por isso, também conhecido por "Sagres III". É o navio mais conhecido desta componente das Forças Armadas Portuguesas, identificado pelas suas velas ostentando a cruz da Ordem de Cristo. Tem como missão permitir o treino e o contacto com a vida no mar aos cadetes da Escola Naval, futuros oficiais da Marinha Portuguesa. Complementarmente, é utilizado na representação nacional e internacional da Marinha e de Portugal." - in: wikipédia
Neste momento o navio encontra-se a fazer a 3.ª Viagem de Circum-Navegação. Se o calendário estiver a ser cumprido, hoje terão chegado a Singapura e por lá ficarão até dia 23, depois seguem para Malaca na Malásia.

Esta exposição comemorou os 100 anos da República Portuguesa. Foram exibidos cerca de um milhão de selos de todo o mundo, incluindo uma série dedicada ao Centenário da República. Aproveitação a ocasião a graça fez este postal para comemorar os 100 anos da República e o encontro. Ficou bonito, não ficou??
Obrigada Graça.

domingo, 17 de outubro de 2010

Encontro Exposição Mundial de Filatelia II

Poucos dias passaram desde este encontro e está prestes a haver outro, espero. Era para ser no Alentejo mas parece que vai ser para os lados de Palmela, Setúbal e a este eu vou. Perdi os últimos 2, a este tenho que ir.
E este postal também foi assinado pela maltinha que foi ao encontro de dia 9. Este foi enviado pelo José "piloteOne" e para além dos mencionados no post atrás, também foi assinado pela Gracinha, pelo Luís "ludovico" e pelo Dudu.

Esta bonita paisagem localiza-se em Peniche e aquele rochedo chama-se "Nau do Corvos". Li algures que é o único local da Europa onde existem corvos-marinhos. Lá ao fundo estão as Berlengas.

Encontro Exposição Mundial de Filatelia

A exposição Mundial de Filatelia, em Lisboa, nos primeiros 10 dias de Outubro foi a desculpa perfeita para mais um encontro postcrossing. Pelo que li foi bem interessante e alguns deles fizeram umas aquisições valiosas, quer em selos, quer em postais.

Encontro que é encontro, implica enviar postais aos ausentes. Como eu fui uma das ausentes, com muita pena minha, recebi alguns postais. Este foi enviado pela Ninocas e assinado por ela, pelo José "pilotOne", pela Leninha, pela Susana, pela Joana, a 122, pela outra Joana, a joaninha, pela Sofia "csofiatorpes" e pela "nelinha".

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Postais da Maria

Esta semana quase só recebi postais portugueses, só hoje recebi estes 5 enviados pela Maria, cujo passatempo preferido é coleccionar coisas e colecciona várias coisas: velharias e antiguidades, postais e calendários de bolso, selos e moedas. Também ela tem um blog onde vai mostra o que vai coleccionando http://tesourinhosdados.blogspot.com/


Este é umpostal de Pessegueiro do Vouga, uma freguesia do concelho de Sever do Vouga. A ponte é a Ponte do Poço de Santiago. Esta ponte ferroviária foi inaugurada em 1913, tem uma altura de 28 metros, o que faz dela a ponte de pedra mais alta do país. Foi encerrada em 1990.

A Praça Deu-la-Deu situa-se no centro de Monção. Nesta praça encontra-se a estátua de Deu-la-Deu Martins, uma personagem lendária da história da cidade. É lhe atribuído o feito de ter enganado os castelhados na época das Guerras Fernandinas.

Estes são os espigueiros na Serra da Peneda. Esta serra é a quinta maior elevação de Portugal Continental, com 1.416 metros de altitude no ponto mais elevado. Situa-se no Alto Minho, perto de Castro Laboreiro, fazendo parte do sistema montanhoso da Peneda-Gerês. Está incluída no Parque Nacional da Peneda Gerês.

Alguns aspectos de Paredes de Coura, uma vila pertencente ao distrito de Viana do Castelo, e imagens da pesca da truta.

Por último, um postal de Barcelos com a sua conhecida cerâmica, incluíndo, é claro, o galo de Barcelos.

Gatos de Washington

De vez enquando apaixono-me por certos postais de animais, como é o caso deste. Estava nos meus favoritos e foi enviado pela "fire.maggie". Gosto imenso de gatos, quer sejam domésticos ou selvagens, por isso adoro este postal.


Estes lindos gatitos são um lince pardo, um puma e outro lince.

Mesquita As Syakirin - Kuala Lumpur

Há umas semanas recebi uma mensagem de alguém da Malásia a perguntar se estaria interessada em participar num projecto que consistia em enviar um postal a crianças com necessidades especiais. Este projecto conta com 30 crianças e o objectivo era conseguir representantes de 30 países diferentes, ou seja, 1 país para cada criança. Eu fiquei de enviar o postal português. Esta semana recebi este postal de uma das crianças, a Aina.

A Aina escolheu este postal da Mesquita As Syakirin, construída em 1998 e localizada no centro de Kuala Lumpur, perto das Torres Petronas.

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

DE-699741

Quando vi este postal pensei que viesse de algum país tropical, de algum lugar algures no Pacífico, mas estava enganada, o país é a Alemanha e o mar é o Mar do Wadden.
DE-699741, enviado pelo Udo.
"O mar de Wadden ou mar Frísio é um mar situado entre as ilhas Frísias e o mar do Norte por um lado e as costas holandesa, alemã e dinamarquesa por outro. Formado por planícies marítimas, é muito pouco profundo, inclusivamente durante a maré baixa, quando consiste em grandes planícies arenosas interrompidas por canais de drenagem que evacuam a água (de facto, é possível atravessá-lo a pé, do continente às ilhas ou vice-versa). Há também grandes correntes. Tem cerca de 450 km de comprimento e entre 5 e 30 km de largura, com uma área de cerca de 10.000 km².
Em 2009 foi declarado Património Mundial pela Unesco." - in: wikipédia

US-848796

Mais um postal dos Estados Unidos mas este é um oficial e vem do estado da Vírginia.


US-848796, enviado pela Barrett.
Newport News é uma cidade que se situa no extremo sudoeste da Península da Vírginia, na margem norte do rio James.
Muitos dos seus habitantes trabalham na Northrop Grummman Newport News Shipbuilding, uma base do exército norte-americano no Forte Eustis, e e noutras bases militares, pelo que a economia da cidade está muito ligada ao exército.

domingo, 10 de outubro de 2010

Grand Canyon

Há dias recebi este postal enviado pela Carol que foi acampar para o Grand Canyon. Deve ser uma verdadeira maravilha acampar num lugar destes!!

Gosto de acampar, este ano acampei, já acampei outras vezes mas nunca num lugar assim.

sábado, 9 de outubro de 2010

Postais da Sarah II

Estes ainda são os postais enviados pela Sarah, agora da Macedónia, Hungria, Rússia e EUA.

Esta é uma rua na parte antiga na capital da Macedónia, Skopje.


A Igreja Matias situa-se na Praça da Santíssima Trindade em Budapeste. É consagrada à Nossa Santíssima Senhora e foi construída no século XIII em estilo gótico. Na época medieval servia como igreja principal de Buda, aqui se proclamaram as guerras. O famoso rei Matias decidiu construir uma torre e casar-se nesta igreja – até duas vezes! Por isso é que a igreja se chama Matias (a não confundir com São Matias, o apóstolo).
O templo foi lugar de importantes acontecimentos como a coroação de Franz Josef e Elisabeth (Sissi) ou do último rei húngaro, Karl IV.

Há dias combinei uma troca com uma rapariga russa para ter um postal de Yaroslavl, um unesco que me faltava da Rússia. No dia em que lhe enviei o meu postal, recebi este enviado pela Sarah. Se eu tivesse adivinhado tinha poupado um postal e um selo ;)
Esta é a torre da igreja do Mosteiro da Transfiguração do Salvador, o edifício mais antigo da cidade, construído entre 1506-1516.

Este também é um postal unesco da Rússia mas já tinha este local. O postal é de Kolomenskoye e mostra a Torre da Água (2ª medate do século XVII) e o Torre do Relógio de S. Jorge (1ª metade do século XVI).

Por último, um postal dos EUA com o capitólio do Maine, localizado na capital do estado Augusta, construído em 1832.