sexta-feira, 30 de julho de 2010

Igreja do Salvador sobre o Sangue Derramado

Ao contrário de outros postais russos, este nem precisava de qualquer identificação sobre esta igreja em São Petersburgo.
Este era um dos postais na minha galeria de favoritos e gosto realmente dele.


Foi enviado pela Mia "irishkirche".
Gostei dele porque a igreja em si já é muito bonita mas o facto de ser uma vista com neve, torna a imagem realmente bonita. Ah, também gosto imenso do candeeiro. Gosto de fotos ou postais com este tipo de candeeiros.

New Travelling RR - Grupo 113 * Unesco

No início da semana recebi um envelope da Estónia com 10 postais unesco, infelizmente nenhum era de um local novo. Aqui ficam 2 dos 3 que tirei, 1 da Letónia e outro da Estónia. 

Ainda não há muito tempo recebi um postal oficial da Letónia e agora decidi ficar com este. No postal podem ver-se alguns dos edifícios da cidade, como a Casa dos Cabeças Pretas, a Câmara Municipal, a Casa dos Três Irmãos, a Catedral, o edifício da União dos Arquitectos da Letória e a Rua Klostera.

Para terminar, um postal da capital estónia, Tallinn.
O postal mostra a Igreja de Santo Olavo que entre 1549 e 1625 foi o edifício mais alto do mundo.
Numa cidade com muitas torres, há uma com um nome muito curioso a "Torre Margaret Gorda". Trata-se da torre no centro da imagem. Foi construída no séc. XIV e actualmente alberta o Museu Marítimo Estónio.

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Unescos suecos

Há dias combinei mais uma troca unesco, desta vez com a Marie "vykorstfantast" que ficou de me enviar 2 postais unesco da Suécia, o Porto Naval de Karlskrona e Paisagem Agrícola do Sul de Öland.


Karskrona é uma cidade no arquipélago de Blekinge, Suécia. Foi fundada em 1680 por Carlos XI como base naval, e é conhecida como "a cidade barroca da Suécia".
As suas instalações navais fora, declaradas Património Mundial da Humanidade em 1998.

A Paisagem Agrícola do Sul de Öland (Stora Alvaret) é uma planície calcária, na ilha de Öland, que devido à fina camada de solo e altos níveis de pH, resultou na existência de uma grande variedade de vegetação, incluindo algumas espécies raras.
Foi designada como Património da Humanidade em 2000 graças à sua extraordinária biodiversidade e pré-história.
A superfície desta formação supera os 260 km², tornando-a na maior extensão deste tipo na Europa.

Lugo - Espanha

A Joana "joaninha" tinha falado na possibilidade de vir à Guarda depois do encontro em Braga. De facto era só uma possibilidade porque não chegou a vir, isto porque partiu para parte incerta e o mistério só se desfez quando recebi este postal de Lugo. Como ela própria disse, decidiu fazer uma escapadinha não planeada a esta cidade espanhola, Património Mundial da Humanidade.
É claro que entre Guarda e Lugo pesaram mais os postais unesco que ela poderia comprar em Lugo.
Como se trata de um local unesco e como me enviou um postal de lá, a rapariga está desculpada por não me ter vindo visitar :D Obrigada Joana.


Já tinha um postal de Lugo mas só com uma imagem das muralhas, este tem as muralhas e a catedral.
A cosntrução desta igreja românica começou em 1129 e foi dedicada a Santa Maria, chamada Virgem dos Olhos Grandes.
A destruição do terramato de Lisboa de 1755 não se fez sentir só em Portugal, esta catedral também foi danificada, em particular o retábulo renascentista que se partiu. Em consequência destes danos foi decidido dividi-lo em vários fragmentos, os dois maiores encontram-se actualmente nos extremos da nave.

Encontro do 5º Aniversário do Postcrossing

O postcrossing fez 5 aninhos a semana passada e claro que tal acontecimento teve de ser comemorado pelos postcrossers tugas. No passado fim-de-semana, rumaram a Braga, a cidade natal dos "pais" do postcrossing e tiveram mais um encontro. Digo rumaram e não rumámos e tiveram e não tivémos porque eu não fui :( que tristeza. Equacionei vários cenários para poder ir mas as coisas no trabalham complicaram-se e não deu mesmo para ir a Braga.
Não fui eu mas foram alguns "suspeitos do costume" e uns novatos nestas andanças. Foram então a Ana "ninocas" e família; a Paula "geminiscp"; o Joaquim "kosta28", a Joana "joaninha"; o Francisco "ribossoma", o João "diabo_cb", o Miguel "leugim" e a Margarida "miajeanne".
Muito obrigada a todos pelo postal.
O postal foi muito bem escolhido porque ainda não tinha nenhum desta Igreja de Santa Cruz, o templo barroco maneirista construído no século XVII.

Salinas de Aveiro

Acho que foi ontem que também recebi este postal das salinas de Aveiro enviado pela Helena "leninha" que aproveitou uma ida à Feira do Sal para enviar uns postais.
As salinas ocupam um terreno de cerca de 1300 hectares a oeste e norte de Aveiro. Nos anos 40 existiam 253 salinas, em 1994 eram já só 49 e hoje em dia são pouco mais de 20.


Para além das salinas, no postal podem ver-se as estátuas de figuras tradicionais da cidade, sendo duas do meio laboral, a salineira e o marnoto, e as restantes características dos dias de festa, a parceira do ramo e o fogueteiro. Estas estátuas estão colocadas nas quatro extremidades da ponte sobre o Canal Central.

US-756822

Ontem chegou este oficial dos EUA do estado do Missouri. O postal é da capital do estado e era uma das que ainda não tinha na colecção de capitais dos EUA.


US-756822, enviado pela Jenn.
Jefferson City é a capital do estado do Missouri e chama-se assim em honra de Thomas Jefferson, o 3º presidente dos Estados Unidos.
A construção do Capitólio ficou concluída em 1917.

BY-73654

Hoje chegou apenas este postal, um oficial da Bielorrússia, da cidade de Nesvizh.
Mais uma vez tive problemas em perceber de onde era o postal, já que no verso do postal apenas diz que esta é uma igreja católica mas não diz o nome da cidade. O que fazer?? Primeira tentativa: procurar imagens de igrejas católicas em Minsk, de onde foi enviado o postal, e ver se há alguma igreja igual a esta. Não deu resultado. Segunda tentativa: usar um teclado virtual em cirílico e depois colocar no google e traduzir para inglês. Também não deu resultado. Terceira tentativa: procurar uma lista das cidades bielorrussas em que o nome esteja em cirílico e inglês. Finalmente deu resultado. Na wikipédia há essa lista e lá encontrei Нясвіж, o cirílico para Nesvizh.


BY-73654, enviado pela Ekaterina e Siarhei, escrito em português!!
Esta é a Igreja Corpus Christi, a estrutura mais importante em Nesvizh e que faz parte do Complexo Cultural, Arquitectónico e Residencial da Família Radziwill em Nesvizh, Património Mundial desde 2005.
A igreja foi construída entre 1587 e 1603 e contém os túmulos de 72 membros da família Radziwill.
Foi desenhada pelo arquitecto italiano Gian Maria Bernardoni e é considerada o 1º templo jesuíta a seguir o modelo da Igreja de Jesus em Roma, a primeira basílica com cúpula e fachada barroca no mundo e a primeira peça barroca na Europa Oriental.

segunda-feira, 19 de julho de 2010

July Alternative RR (1) - VI

Mais postalinhos do RR alternativo do mês de Julho. Hoje chegaram mais 2 e eu enviei mais uns quantos.


Este veio do Brazil e foi enviado pelo Sérgio "xiru". O postal mostra a Basílica do Carmo em Campinas.
O aspecto desta absílica sofreu várias alterações ao longo dos anos. O edifício actual resulta de uma demolição em 1929 e reconstrução em estilo neogótico.

A Veronika "nickey" da Bielorrússia também enviou um postal com uma igreja, nesta caso a Catedral Ortodoxa da cidade de Baranovichi. Esta catedral foi construída em 1924-1931 em estilo neoclássico. Na sua construção foram usados mosaicos que sobreviveram à demolição da Catedral Alexander Nevsky em Varsóvia, Polónia.

Do Canadá chegou uma construção diferente, um moinho.
O Moinho Cornell em Stanbridge, foi construído em 1830 e funcionou até 1963. Actualmente é um museu.
O postal foi enviado pela Rose "phuleshouse".

Castelo Imperial de Poznan

A semana começou bem com a chegada de 3 postais, entre eles este da Polónia que estava no meu album de favoritos. Tal como o último favorito, este também foi enviado pelo Rafal.


O Castelo Imperial de Poznan, é um palácio de estilo neorromânico na cidade de Poznan, Polónia. Foi construído entre 1905 e 1913 pelo arquitecto alemão Franz Schwechten a pedido do imperador Gulherme II.
Desde a sua fundação até 1939 o castelo chama-se Castelo Real, uma vez que a cidade estava sob a soberania alemã. Durante a Ocupação alemã, Hitler planeou a reconstrução do castelo para o tornar sua residência oficial. Quando a Polónia recuperou a sua independência, o nome do castelo foi mudado para o actual, passando de castelo real para castelo imperial.

domingo, 18 de julho de 2010

US-742564

Um postal oficial dos EUA com a Biblioteca do Congresso em Washington D.C.



US-742564, enviado pela Meg.

"A Biblioteca do Congresso é a biblioteca de pesquisa do Congresso dos Estados Unidos, sendo a biblioteca nacional de facto e instituição cultural mais antiga dos EUA.

Localizada em três edifícios na capital dos Estados Unidos, Washington D.C., a Biblioteca do Congresso possui mais de 144 milhões de itens, incluindo materiais disponíveis em 470 idiomas, configurando a maior biblioteca do mundo em espaço de armazenagem e número de livros." - in: wikipédia

July Alternative RR (1) - V

Estes são uns postais muito a meu gosto. Dá para perceber que se deram ao trabalho de ler que tipo de postais gosto.
O Wesley enviou o postal de Amesterdão, a Rita "sirelid" enviou o Castelo Toompea em Tallinn, Estónia e o último postal de Inglaterra, foi enviado pela Alicia "sassyreader".


Este postal de Amesterdão mostra uma pequena imagem do rio Amstel com a ponte Magere. Na imagem maior está o Museu Marítimo e o navio V.O.C.

O Castelo de Toompea está situado numa colina no centro histórico de Tallinn, a capital da Estónia. Um primeiro castelo de madeira terá sido construído nesta mesma colina nos séculos X e XI.

O castelo foi reconstruído várias vezes. Actualmente alberga o Parlamento da Estónia.


"Osborne House é um antigo palácio Real da Inglaterra localizado em East Cowes, Ilha de Wight.
A Rainha Vitória e o seu marido, o Príncipe Alberto, compraram Osborne House, na Ilha de Wight, em Outubro de 1844. O casal Real procurava um lar afastado das pressões da vida da Corte. A Rainha Vitória havia passado duas férias na Ilha quando era jovem. O cenário da existente casa georgiana de três andares atraiu a Rainha Vitória e o Príncipe Alberto; em particular, as vistas para o Solent lembraram a Alberto a Baía de Nápoles, na Itália. Tornou-se óbvio, rapidamente, que o edifício era demasiado pequeno para as suas necessidades. Derrubar a casa e construir uma nova foi considerado o curso de acção apropriado.

A nova Osborne House foi construída ao estilo dos palácios da renascença italiana, e completada com duas torres pseudo-campanário, entre 1845-1851. O Príncipe Alberto desenhou a casa, ele próprio, em conjunto com o construtor foi Thomas Cubitt, o arquitecto londrino cuja empresa também construíu a principal fachada do Buckingham Palace.
Imediatamente após a morte da Rainha Victoria, os apartamentos Reais, nos andares superiores da ala do pavilhão, foram transformados num museu privado para uso exclusivo da Família Real. Estes aposentos permaneceram exactamente como ela os deixou. Parte do andar térreo foi aberto ao público no início do século XX, e, em 1954, o quarto de Vitória e os apartamentos privados poderam ser vistos pela primeira vez pelo público, seguidos dos quartos de criança, em 1989. Actualmente, a casa tem sido restaurada de acordo com o seu antigo esplendor como palácio de verão da Rainha Imperatriz." -in:
wikipédia


quinta-feira, 15 de julho de 2010

July Alternative RR (1) - IV

Este é um post só com postais americanos e são todos de estados diferentes. Dois dos postais são de locais que estava na minha wishlist dos EUA.


Providence era uma das capitais americanas na minha wishlist e creio que este é o meu 1º postal do estado de Rhode Island.
Este postal enviado pela Melissa "elemenopy", mostra o capitólio de Rhode Island. Este edifício é o 7º capitólio do estado e o 2º em Providence. Foi construído entre 1895-1904 em estilo neoclássico.


No RR de Maio, a Whitney "beachyblonde" tinha enviado um postal com uma montanha, agora enviou uma praia.
New Smyrna Beach é uma cidade localizada na Flórida.

Hoje chegou este postal do Vale da Morte enviado pela "cardiffgal". Tal como Providence, o Vale da Morte esta na minha wishlist.
Grande parte do Vale da Morte faz parte do Parque Nacional do Vale da Morte, criado em 1994.
No postal pode ver-se o Salt Creek, um dos poucos locais do Vale onde corre água durante todo o ano.
O Vale da Morte é uma depressão árida localizada ao norte do Deserto de Mojave e estende-se aproximadamente 225 km, ao longo da fronteira da Califórnia com o estado de Nevada.
O Vale da Morte é famoso pelo seu clima extremamente quente. O seu ponto mais baixo está localizado a 86 metros abaixo do nível do mar.
O Vale da Morte consiste num deserto orográfico formado devido a sua localização. Por estar situado a sotavento das montanhas “Sierra Nevada”, observa-se a existência de uma zona de sombra de chuva sobre esse vale, o que explica os baixos totais pluviométricos do local.
A temperatura mais alta das Américas, e a segunda mais alta já registrada no planeta, foi registrada no Vale da Morte em 10 de julho de 1913. A temperatura máxima foi de 56,6°C.
É o ponto mais baixo dos EUA.
Este é outro postal de um parque nacional americano mas do Grand Canyon já tenho outro postal apesar de não estar aqui no blog. Foi enviado pela Colleen "gardengnome".
"O Grand Canyon encontra-se no território dos EUA. O seu vale foi moldado pelo rio Colorado durante milhares de anos à medida que suas águas percorriam o leito, aprofundando-o ao longo de 446 km. Chega a medir entre 6 e 29 km de largura e atinge profundidades de 1600 metros. Cerca de 2 bilhões de anos da história geológica da Terra foram expostos pelo rio, à medida que este e os seus afluentes vão expondo camada após camada de sedimentos.
O Grand Canyon foi visto pela primeira vez por um europeu em 1540, o espanhol Garcia Lopez de Cardenas. A primeira expedição científica ao desfiladeiro foi dirigida pelo Major John Wesley P no final da década de 1870. Powell referiu-se às rochas sedimentares expostas no desfiladeiro como "páginas de um belo livro de histórias". No entanto, a área era já ocupada por nativos americanos que estabeleciam povoados ao longo do desfiladeiro, como os hopi.
É considerado uma das sete maravilhas naturais do mundo e um ponto turístico visitado por milhares de turistas anualmente, gerando receita para as cidades e populações ribeirinhas ao desfiladeiro." - in: wikipedia

July Alternative RR (1) - III

Depois dos oficiais, seguem-se mais uns postais do RR Alternativo de Julho. Desta vez tenho 1 postal dos Emirados Árabes Unidos enviado pela Lila "hagaki", 1 da China enviado pelo PRO e a Erja "erjamaarit" da Finlândia enviou o farol.

Já tinha um postal dos EAU mas era do emirado do Dubai, este é de Abu Dhabi.
Abu Dhabi é a capital dos Emirados Árabes Unidos e também o maior de todos os Emirados.
A cidade também tem vários espaços culturais e desportivos. A nível arquitectónico a cidade éum lugar fascinante onde foram preservados edifícios mais velhos como mesquitas pequenas pequenas, que se situam confortavelmente na sombra de arranha-céus modernos futurísticos.


Uma vista de Yunqing em Wulingyuan, uma região de interesse paisagístico e histórico na província na China, declarada património Mundial em 1992. O local é conhecido pelos mais de 3.000 pilares de arenito, gargantas e cumes, muitos com mais de 200 metros de altura.


Este postal foi enviado da Finlândia mas como não trás qualquer informação sobre o local, o farol pode ser finlandês ou sueco, uma vez que a empresa que publicou o postal é sueca.

RU-183299

Este postal está a dar-me luta, pelo simples facto de não trazer qualquer informação numa língua que em entenda. Depois de umas tentativas em entender círilico, lá descobri que este é um postal de Irkutsk, só ainda não tenho a certeza quando ao nome da igreja.


RU-183299, enviado pela Svetlana.
Irkutsk é a capital do óblast de Irkutsk na Rússia. É umas das cidades mais importantes da Sibéria, sendo um importante centro comercial, base militar e sede de uma diocesa da Igreja Ortodoxa Russa.

DE-637693

Parece-me que já há algum tempo que não recebia postais oficiais da Alemanha.


DE-637693, enviado pela Martina.
Estas são as ruínas da Abadia de Eldena na cidade de Greifwald. Foi fundada em 1199.