segunda-feira, 28 de junho de 2010

Mosteiro Real de Santa Maria de Guadalupe

Só mais umas actualização e com mais postais unesco, neste caso um unesco de Espanha enviado pela Joaninha.

"O Real Mosteiro de Santa Maria de Guadalupe é um mosteiro situado em Guadalupe, na província de Caáceres, Espanha. Mistura os estilos gótico, mudéjar, renascentista, barroco e neoclássico, dos séculos XIII ao XVIII.

Foi declarado Património da Humanidade em 1993.


A sua história remonta a 1389 quando o rei João I de Castela outorga um privilégio pelo qual entrega à Ordem dos Jerónimos a igreja do santuário de Nossas Srª de Guadalupe, lugar no qual fora achada uma imagem da Virgem em finais do século XIII ou princípios do XIV por um camponês de nome Gil Cordero. A imagem estivera séculos atrás junto ao corpo de São Lucas, exposta em Roma e em Sevilha, até que em 714, em plena invasão muçulmana, a imagem foi escondida junto ao rio Guadalupe, que quer dizer "rio escondido", onde permaneceu até ao seu achado por Gil Cordero.
A construção do mosteiro por parte dos jerônimos prolongar-se-ia desde o século XIV até ao XVIII através de sucessivas ampliações, o que o dotou de um traçado irregular com aspecto de fortificação. Na sua construção utilizou-se preferentemente a alvenaria e o tijolo. - in: wikipédia

domingo, 27 de junho de 2010

Vamos lá continuar com as actualizações antes que os postais se acumulem e no próximo mês devem chegar bastantes porque me inscrevi no July Alternative RR. Ultimamente não surgem trocas interressantes e sinto falta de enviar postais, vai daí inscrevi-me no RR.
Há algum tempo participei numa tag onde devo ter participado muito poucas vezes, a "portuguese speaking countries tag". Taguei uma pessoa da Finlândia e foi tagada pelo Claus "elbe" da Alemanha. Aquele rapaz não se contenta em enviar apenas um postal, o que era suposto fazer nesta tag, enviou 3, 3 postais de 3 locais unesco novos. São eles de Israel, Austrália e Japão.

Este postal de Haifa em Israel mostra os jardins suspensos do Centro Mundial Bahá'í.
A Fé Bahá'í é uma religião monoteísta fundada por Baháu'lláh, na Pérsia durante o século XIX, que enfatiza a unidade espiritual da humanidade.
No cimo dos jardins fica o Santuário do Báb, um monumento onde está enterrado o Báb, precursor da Fé Bahá'í; é considerado o segundo lugar mais sagrado na Terra para os Bahá'ís. A localização precisa no Monte Carmelo foi designado por Bahá'ulláh e seu filho mais velho, 'Abdu'l-Bahá em 1891. Abdu'l-Bahá planeou a estrutura, na qual foi desenhada e terminada vários anos depois por seu neto, Shoghi Effendi.
Os Lugares Sagrados Bahaístas em Haifa e na Galileia Ocidental fazem parte da lista do Património Mundial desde 2008.

Apesar de estar no postcrossing há uns 3 ou 4 anos, ainda não tinha um postal da Casa da Ópera de Sidney. Tenho alguns postais multivistas onde aparece mas não tinha nenhum só com a Casa da Ópera.
A Casa da Ópera de Sidney foi classificada como Património Mundial em 2007. Foi desenhada pelo arquitecto dinamarquês Jorn Utzon em 1957 e foi inaugurada em 1973.
No edifício realizam-se obras de teatro, ballet, ópera e outras produções musicais. É a sede da companhia Ópera Austrália, da Companhia de Teatro de Sidney e da Orquesta Sinfónica de Sidney.

O Horyu-ji, juntamente com o templo Hokki-ji, é um complexo de templos japoneses classificados como Património Mundial desde 1993, com o nome de Templos Budistas na Região de Horyu-ji.
Os templos do compelxo Horyu-ji, em Ikaruga na cidade de Nara, foram construídos pelo príncipe Shotoku, sendo o primeiro templo inaugurado no ano de 607. Escavações em 1939 descobriram o templo original que foi destruído por um incêndio causado por um raio em 670. Um novo templo foi construído sobre o original, usando partes que sobraram de sua construção e foi finalizado em 711. Hoje apenas 20% da construção do templo possui madeiras originais do primeiro templo.
Há 3 templos no complexo Horyu-ji. O primeiro é um tecto em forma de pagode de 5 níveis, com 32.45m de altura que é considerado a mais antiga construção de madeira do mundo. A sua construção foi completada no ano de 700. A entrada de pessoas é proíbida pois dizem que contém tesouros enterrados na sua fundação que nunca poderão ser revelados. O segundo é o templo Kondo, medindo 18.50x15.2m. E o terceiro é o Yumedono.

Vaticano

Já que fui ao Vaticano aproveitei e enviei um postal de lá.
Gostei imenso deste postal, talvez por ser diferente dos que se costumam ver de lá.

Ainda não tinha nenhum postal enviado directamento do Vaticano. Agora para além de um postal enviado do Vaticano, tenho montes de outros postais de lá. Com postais a 15 e 20 cêntimos não há postcrosser que resista.

sábado, 26 de junho de 2010

Elevador de Stª Justa

No dia que cheguei de Roma não vim logo para a Guarda como seria de esperar, fiquei em Lisboa para um encontro com alguns postcrossers tugas. A Carla foi buscar-me ao aeroporto, depois fomos almoçar com a Joaninha, entretanto apareceram a Susana e a Paula e lá fomos dar uma volta por Lisboa. Algures em Lisboa a Ana e o Ricardo juntaram-se a nós e lá andámos nós, quais manjericos, a festejar o St. António.
O melhor da noite, o bife na Trindade. O pior da noite, apertões, encontrões e sangria entornada na roupa.


"O Elevador de Santa Justa, também conhecido como Elevador do Carmo, liga a Rua do Ouro e a Rua do Carmo ao Largo do Carmo e constitui-se num dos monumentos mais interessantes da Baixa, centro histórico lisboeta. Os passageiros podem subir ou descer pelo elevador dentro de duas elegantes cabinas de madeira com acessórios de latão.
A estrutura em estilo neogótico foi construída na viragem do século XIX para o XX pelo engenheiro Raoul Mesnier du Ponsard.
As obras do Elevador de Santa Justa ter-se-ão iniciado em 1898 e a sua inauguração deu-se a 10 de Julho de 1902 tendo, na altura, sido apelidado de Ascensor Ouro-Carmo. Nos primeiros anos do seu funcionamento era movido a vapor, passando a 6 de Novembro de 1907 a ser accionado por energia eléctrica. A diferença de nível entre o piso da estação inferior (Rua de Santa Justa, na Baixa) e o da superior (Rua do Carmo) é de trinta metros.
Para a época (final do século XIX) foi considerada uma obra arrojada, atendendo ao desnível vencido, materiais utilizados e viadutos construídos, que possibilitaram os acessos à estação superior do Carmo. Hoje é uma das edificações mais visitadas em Lisboa não apenas por portugueses mas, fundamentalmente, por turistas estrangeiros que procuram recordar ambientes passados (madeiras e latão) e processos mecânicos de transporte. As vistas do piso superior sobre a cidade de Lisboa são deveras impressionantes.
O dramático incêndio que destruiu alguns dos edifícios da zona comercial do Chiado em 1988 não afectou este elevador." - in: wikipédia

Delfos - Grécia

Este postal não chegou através do postcrossing, fui eu que o comprei em Guimarães a semana passada. Não, não é um postal de Guimarães, mas sim de Delfos na Grécia. Comprei-o por ser unesco e com esta aquisição cheguei aos 400 postais de locais unesco.

Delfos é uma moderna cidade grega muito conhecida pelo seu sítio arqueológico, declarado Património Mundial da Humanidade em 1987.
Em épocas antigas, era o local dos Jogos Píticos e do famoso oráculo de Delfos que ficava dentro de um templo dedicado ao deus Apolo. Delfos era reverenciado por todo o mundo grego como o omphalos, o centro do universo.
A maior parte das ruínas do sítio arqueológico datam dos séculos VI a IV a.C. No postal pode ver-se o Tholos, no santuário de Atena Pronaia, foi erguido entre 380 e 360 a.C. na ordem dórica, com 20 colunas em uma planta circular de 14,7 m de diâmetro, com 10 colunas coríntias no interior. Está a cerca de 800 m do grupo principal de ruínas.

sexta-feira, 25 de junho de 2010

May Overflow IX

Estes talvez sejam os últimos postais do May Overflow. Ainda faltam chegar 3 postais mas um deles já está dado como perdido porque quem ficou se o enviar não enviou a ninguém, uma típica batoteira. Os outros 2 talvez estejam apenas atrasados.
Já estou farta de ver estes dois desarrumados, por isso aqui ficam eles e os outros ficam para depois se algum dia chegarem.


Este veio de Shangai, na China, e foi enviado pelo PRO.
O postal mostra o templo Wen Mian, um templo que homenageia Confúcio, um pensador chinês. Foi a figura histórica mais conhecida na China como mestre, filósofo e teórico político.

Ao início não achei muita piada a este postal mas depois percebi que era unesco e um unesco novo. Ser unesco ou não ser unesco...... Neste caso trata-se da Ilha Wrangel na Rússia, classificada desde 2004 com o nome "Sistema Natural da Reserva da Ilha de Wrangel".
A ilha é rochosa e está coberta por permafrost (solo constituído por terra, gelo e rochas permanentemente congelados). Nela encontra-se uma estação meteorológica e uma localidade permanente. Está habitada por ursos-polares, focas e lemingues. No Verão nidifica na ilha uma importante colónia de aves.

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Hrodna - Bielorrússia

Este postal da Bielorrúsia resultou de uma troca com a Helena "helka". Ela queria um dos meus postais e eu escolhi este em troca.

Hrodna é a terceira maior cidade da Bielorrúsia, com cerca de 317 mil habitantes. Está localizada próxima da fronteira com a Polónia e a Lituânia e a cerca de 300 km's da capital Minsk.




"A mais antiga estrutura existente em Hrodna é a igreja Kolozhskaya de São Boris e São Gleb. É o único monumento que restou da antiga arquitetura da Ruténia Negra, que difere das outras igrejas ortodoxas pelo uso de pedras facetadas policromadas de azul, verde ou tons de vermelho, dispostas para formarem cruzes ou outros símbolos nas paredes.
Como a nave central nunca foi pintada, o interior foi coberto com inúmeras estruturas cônicas embutidas, que normalmente são utilizadas nas igrejas ortodoxas orientais como ressonadores, mas neste caso foram usadas para produzirem efeitos decorativos. A igreja foi construída antes de 1183 e permaneceu intacta até 1853, quando a parede sul desabou." - in: wikipédia

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Suzdal - Rússia

Este é outro postal russo e também é unesco, Monumentos Brancos de Vladimir e Suzdal. Já tinha um postal de Vladimir mas não tinha nenhum de Suzdal.
O postal foi uma forma da Polina "poncha" dizer obrigada por lhe ter reenviado um envelope com 3 ou 4 postais unesco. O 1º envelope que enviei perdeu-se pelo caminho e voltei a enviar-lhe outro envelope. Esse chegou ao destino.


Neste postal pode ver-se a Igreja da Natividade, um dos 8 monumentos classificados como Património Mundial sob o nome de Monumentos Brancos de Vladimir e Suzdal.
É uma igreja ortodoxa e foi construída por ordem de Vladimir II Monómaco nos finais do século XI e princípio do século XII.

Mosteiro Ferapontov - Russia

Este é mais um novo unesco da Rússia, Mosteiro de Ferapontov e foi enviado pela Natalia "mirrora".


O Mosteiro de Ferapontov, no oblast de Vólogda, é considerado um dos mais belos exemplos da arte e arquitectura medieval russa, razão pela qual está inscrito na lista da Unesco como Património Mundial. Foi fundado em 1398 por São Ferapont.
O mosteiro foi protegido e favorecido pelos membros da família de Ivan II.
O edifício mais antigo, a Catedral da Natividade da Virgem data de 1490. Em 1530 foi adicionada uma tesouraria, um refeitório e a Igreja da Anunciação.
Durante o Tempo de Dificuldades, foi um período da história russa entre 1598 e 1613, os polacos saquearam o mosteiro. Durante a reconstrução construíram-se as Igrejas de São Marciano, uma igreja barbacã e um campanário. Os sinos do campanário, que datam de 1638, e diz-se que são os mais antigos da Rússia.
Ao longo dos anos foi perderndo a sua importância religiosa e transformou-se num lugar de retiro para o clero. Depois disso já foi convento, foi encerrado pelos Bolcheviques e desde 1975 é um museu.

US-688540

Mais um oficial dos EUA mas este tem a particularidade ser um postal Amish. Neste caso, é um postal do estado do Illinois com uma carroça Amish.


US-688540, enviado pela Tara.
Os Amish são um grupo religioso cristão anabaptista que conta com cerca de 230.000 praticantes, especialmente em 22 estados dos EUA e no Ontário, Canadá. São conhecidos por seus costumes conservadores, estilo de vida simples, roupa modesta e tradicional e resistência a adoptar as comodidades modernas. Acreditam no Novo Testamento de uma forma muito literal e isolam-se do mundo exterior. Defendem o pacifismo e uma vida calma.
São um grupo cultural e étnico muito unido, descendente de imigrantes suiços de língua alemã. A maioria fala em casa um dialecto a que chamam "dialecto da Pensilvânia", embora os chamados "amish suiços" falem um dialecto alemão que chamam de "suiço". Os Beachy Amish, mais «progresistas», especialmente aqueles nascidos depois da década de 1960, tendem a falar predominantemente inglês em casa.

TR-36930

Este é o meu 1º oficial da Turquia e nunca enviei nenhum oficial para lá.


TR-36930, enviado pela Zeynep.
"A Capadócia é uma região histórica e turística da Anatólia central, na Turquia.
As características mais distintivas da região são as formações geológicas únicas, resultado de fenómenos vulcânicos e da erosão, e o seu rico património histórico e cultural, nomeadamente cidades subterrâneas e inúmeras habitações e igrejas escavadas em rocha, muitas destas com admiráveis frescos. Em 1985, o Parque Nacional de Göreme, uma das áreas mais famosas da região, com 9 576 ha, foi declarada Petrimónio Mundial pela Unesco." - in:
wikipédia

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Unescos da China

Para além destes 2 unesco chineses, estou à espera de mais 6 e já estou à espera há algum tempo... isso não é bom. Espero que não tenha sido uma troca falhada.
Troca falhada não foi esta que fiz com o Fabrice. Enviou-me um postal de Hongcun que juntamente com Xidi é uma das Cidades históricas do Sul do Anhui, e Os Túmulos Imperiais das Dinastias Ming e Qing.


"Hongcun é uma aldeia em Anhui, na China que conserva, de forma intacta e completa, antigas residências das dinastias Ming e Qing.
A Residência Chengzhitang, construída há 150 anos, é a mais conhecida em Hongcun. Era a residência do então maior comerciante de sal local, Wang Dinggui. Ela ocupa uma superfície superior de 3000 metros quadrados e foi construída totalmente em madeira. As suas decorações, marcadas pelas esculturas de madeira, são grandiosas e complexas, facto que a leva a ser designada de "Cidade Proíbida Popular".
No início da formação de Hongcun, os habitantes costumavam construir casas ao longo de um riacho. À medida que aumentava a população, o terreno à beira da água apertou. Se houvesse um incêndio, ninguém sobreviveria. Para evitar o perigo, os aldeãos decidiram conduzir água para cada família.
Aproveitando as quedas geográficas, os aldeões instalaram comportas no curso superior do riacho para controlar a corrente da água e fazê-la voltar ao curso inferior. A singular rede hidroviária vem despertando atenção de arquitectos do Japão, Alemanha e EUA que elogiaram a inteligência dos antepassados além de ficar impressionados com o design." - in: wikipédia

Os Túmulos Imperiais das Dinastias Ming e Qing são um conjunto de vários túmulos inscritos na lista de Património Mundial da Unesco desde 2000 com extensões em 2003 e 2004. Estes túmulos datam das dinastias Ming e Qing.
Estão localizados a 140km de Pequeim na província de Hebei, perto da localidade de Yixian.
Este postal mostra o mausoléu Tailing onde foi enterrado o Imperador Yongheng. É o maior dos túmulos ocidentais da dinastia Qing.
Os túmulos ocidentais incorporam 4 mausoléus reais onde estão enterrados 70 membros reais, incluindo 4 emperadores e suas emperatrizes, concubinas reais, princípes e princesas e outros membros reais.
A cosntrução destes túmulos deve-se ao Imperador Yongheng e rompeu com a tradição e não quis ser enterrado nos túmulos de leste.

Guimarães

Amanhã vou voltar a passear mas desta vez é cá dentro e volto rápido. Vou até Guimarães com uma amiga. A última vez que lá estive foi há mais de 10 anos e já estava cheia de vontade de lá voltar. Estes postais, enviados pelo Emanuel, serviram para acentuar ainda mais essa vontade.

Este local é conhecido como Campo da Feira. Ao fundo do jardim, vê-se a Igreja dos Santos Passos (ou Igreja de Nossa Senhora da Consolação). Este templo foi construído na segunda metade do século XVIII, no mesmo sítio onde já existia uma pequena capela desde o século XVI.

O Santuário da Penha, situa-se no Monte da Penha em Guimarães. As obras iniciaram-se em 6 de Agosto de 1930, segundo o projecto do arquitecto Marques da Silva e terminaram em 1947 sem a presença do arquitecto, falecido 3 meses antes.

O Teleférico da Penha liga a baixa da cidade de Guimarães ao Monte da Penha. Foi o primeiro teleférico de Portugal, inaugurado em 1995.

"A citânia de Briteiros está situada no alto do monte de São Romão, no concelho de Guimarães, apresenta características da cultura celta, remonta à Idade do Ferro e deve ter sido habitada até ao século III.

À semelhança dos castros do noroeste da Península Ibérica, é uma povoação fortificada, defendida, neste caso, com três linhas de muralhas, que apontam para uma altura de cerca de cinco metros e dois metros de largura.

Apesar de apresentar evidências da presença romana, este povoado tem a sua maior importância pelas características da cultura anterior à romanização, como é o caso do um balneário, com câmaras para tomarem banhos de vapor e para banhos de água fria.

Outras características desta cultura são o traçado das muralhas, ou a planta circular das casas, mas no Museu da Cultura Castreja, podem ser apreciados artefactos em ouro, com decorações muito elaboradas, trabalhos em pedra e instrumentos usados em diversas actividades." - in: http://www.guiadacidade.pt/portugal/poi/15839/03/citania-de-briteiros

Outras Línguas RR - Grupo 138 * Países *

Voltei a participar neste RR do Andy e desta vez juntei-me ao grupo dos países, ou seja, tínhamos que escrever o nome de alguns países na nossa língua. Assim sendo, aprendi o nome de alguns países em vietnamita, espanhol e checo.

A Jo "joinHanoi" enviou-me este lindo postal de um velho bairro em Hanói, capital do país.
Não é fácil escrever vietnamita porque faltam alguns dos acentos, mas fica aqui, mais ou menos a ideia.
Portugal - Bô-Dào Nha
EUA - Nuoc My
Reino Unido - Nuoc Anh Vê Ba Ái Nhi han

Também gostei muito desde postal das Dunas Maspalomas na Gran Canária, enviado pela Ave "madeincanarias".
É claro que com este postal não aprendi nada que não soubesse já antes ;)
Espanha - España
Holanda - Países Bajos
Escócia - Escocia
EUA - Estados Unidos
Costa do Marfim - Costa de Marfil


A Michaela enviou esta postal de Karlovy Vary, uma cidade termal situada na parte ocidental da Rep. Checa. Karlovy Vary é assim chamada depois que o imperador Carlos IV fundou a cidade na década de 1370.
É assim que se escrevem alguns países em checo. Tal como em vietnamita, também aqui faltam alguns acentos.
Alemanha - Nemecko
França - Francie
Itália - Itálie
Espanha - Spanelsko
Portugal - Portugalsko
Eslovénia - Slovinsko
Eslováquia - Slovensko
Croácia - Chorvatsko
Rep. Checa - Ceská Republika
Hungria - Madarsko
Reino Unido - Velká Británie
Polónia - Polsko

Capitólios dos EUA

Os outros 3 postais que recebi do Ron foram estes Capitólios do estados do Kansas, do Alabama e da Pennsylvania.


Este é o edifício do capitólio do estado do Kansas na cidade de Topeka. Foi construído em 3 etapas, a ala lest entre 1866–1873, a ala oeste entre 1879–1881, e a ala central entre 1884–1906.
Para além de ser um dos maiores capitólios do país, é o único em que se pode visitar a cúpula, isto se se quiser subir os 296 degraus desde o 5º andar até ao topo da cúpula.

O primeiro capitólio do Alabama na cidade de Montgomery foi construído em 1847 mas foi destruído por um incêndio em 1849. O actual edifício foi construído nas fundações do 1º e foi concluíd0 em 1851.

Situado na baixa de Harrisburg, o edifício do capitólio do estado da Pennsylvania, foi construído entre 1902 e 1906 em estilo Beaux-Arts e Neorrenascimento.
Este edifício é muitas vezes chamado de "palácio da arte" devido ás várias esculturas, murais e vitrais que decoram o seu interior. Muitas dessas obras retratam temas do estado ou foram feitas por artistas da Pennsylvania.

Natureza dos EUA

Se algum dia for aos EUA vai ser mais pela natureza do que pelas grandes cidades. Acho que com tanto estado deve haver uma grande diversidade de cenários do que diz respeito a natureza.
Troquei este 3 postais com o Ron "captainSoul" e são de 3 estados diferentes, Michigan, Oregon e Alaska.

A quedas de água Tahquamenon no Michigan situam-se perto do Lago Superior, na Península Superior do estado.

A Cordilheira das Cascatas é uma importante cordilheira norte-americana, que se estende desde o norte da Califórnia até o sul da Colúmbia Britânica, em território canadiano. Ela inclui tanto vulcões quanto montanhas de orogenia não-vulcânia.
Neste postal podem ver-se as montanhas das Três Irmãs.

O Parque Nacional e Reserva da Baía dos Glaciares é um parque nacional dos EUA localizado nas costas do oceano Pacífico do Alaska.
A area envolvente das Baía dos Glaciares, no sul do Alaska, foi proclamada Monumento Nacional em Fevereiro de 1925. Mais tarde, em 1980 recebeu a denominação de Parque Nacional e Reserva da Baía dos Glaciares mediante a aprovação pelo Congresso da "lei de conservação de lugares de interesse nacional do Alaska".
Em 1986, a Unesco declarou a área como Reserva da Biosfera e em 1991 foi incorporada na lista de Património Mundial da Humanidade que inclui um local transfronteiriço denominado de Kluane / Wrangell-St Elias / Glacier Bay / Tatsenshini-Alsek.

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Igreja da Paz de Swidnica - Polónia

Com este postal, também enviado pela Joanna, terminei os locais unesco da Polónia. Este local está inscrito na lista da Unesco como "Igrejas da Paz de Jawor e Swidnica", o postal em baixo é de Swidnica.
As Igrejas da Paz, situadas na região da Silésia, foram assim chamadas depois da Paz de Vestfália (uma série de tratados que terminou a Guerra dos 30 anos) em 1648 e que permitiu aos Luteranos das partes católicas da Silésia, construir 3 Igrejas Evangélicas em madeira, com barro e palha fora dos limites da cidade e sem campanário. O tempo de construção dessas igrejas foi limitado a um ano.

As igrejas de Jawor e Swidnica permanecem intactas e estão classificadas como Património Mundial desde 2001. A 3ª igreja em Glogow foi destruída por um incêndio em 1758.
Esta igreja de Swidnica foi construída em 1656-1657.

Ilha Fraser - Austrália

Este postal da Ilha Fraser na Austrália é outro dos postais enviados pela Joanna.

Esta ilha está situada na costa oriental da Austrália. Com 122 km's é a maior ilha de areia do mundo e metade dos lagos de água doce em dunas, encontram-se aqui. Nas suas dunas existen vestígios de de grandes florestas tropicais.
Este conjunto de bosques, lagos e dunas em movimento, fazer do Ilha Fraser um local excepcional e por isso, classificada como Património Mundial desde 1992.

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Unescos da Eslováquia

No secção para troca de postais unesco no forum do PC, tenho um tópico em que ofereço alguns postais unesco e em troca peço outros postais unesco que faltam na minha colecção. Já fiz algumas boas trocas mas a melhor foi uma troca de 5 postais com a Joanna da Polónia.
Três desses postais foram estes da Eslováquia, os meus primeiros unesco deste país.


O 1º postal é da cidade de Bradejov, uma cidade no noroeste da Eslováquia. Esta cidade termal é mencionada pela 1ª vez em 1241 e foi declarada Património Mundial em 2000, devido aos seus monumentos culturais e um centro urbano medieval completamente intacto.
No postal pode ver-se a Igreja de St. Egídio.


O Castelo de Spiš é um dos maiores castelos em ruínas da Europa Central.
Localiza-se no distrito de Spisská Nová Ves, no município de Zehra, região de Kosice.
Construído entre os séculos XII e XIV, em estilo românico e gótico, o castelo faz parte da lista do Património Mundial desde 1993.

As Igrejas de Madeira dos Montes Cárpatos é o nome com o que a Unesco define a nove igrejas de madeira construídas entre o século XVI e o século XVIII em oito localidades diferentes da Eslováquia. Incluem-se duas igrejas católicas, três protestantes e três ortodoxas gregas além de um campanário em Hronsek.