sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Unescos da Argentina

Adorei estes postais, os meus primeiros unesco da Argentina. São lindos não são?? :) Também foram enviados pelo Claus.

O Parque Nacional Iguazú é uma área protegida na Argentina criada em 1934 com o objectivo de conservar as Cataratas do Iguazú bem com a biodiversidade à sua volta. Situa-se no extremo norte da porvíncia de Misiones e conta com uma superfície de 67.720 ha. Em frente situa-se o Parque Nacional do Iguaçu, no Brasil, formando entre ambos uma área conjunta protegida de mais de 2.000 km².
O Parque foi inscrito na lista do Património Mundial em 1984.

"O Glaciar Perito Moreno localiza-se na Aregntina e estende-se desde o Campo de Gelo Patagónico Sul, na fronteira entre a Argentina e o Chile, até o braço sul do Lago Argentino, possuindo cinco km'sde largura e 60 metros de altura. Seu nome é uma homenagem a Francisco Pascasio Moreno, criador da Socieddae Científica Argentina e um renomado pesquisador da região austral daquele país. O glaciar é considerado uma das reservas de água doce mais importantes do mundo.
É um dos glaciares mais imponentes e já foi chamado de a "oitava maravilha do mundo", devido à vista que se tem de seu topo. Localizada numa zona rodeada por bosques e montanhas, está dentro do Parque Nacional Los Glaciares, criado em 1937. Esse parque, de 724.000 hectares possui um total de 356 glaciares.
Em diversos pontos de sua extensão, o glaciar represa as águas do Lago Argentino, fazendo com que esse atinja uma altura de até 30 metros. Neste ponto a água começa a fazer pressão sobre o gelo. Essa pressão cria um túnel com uma abertura de mais de 50 metros, por onde as águas do Rio Braço acabam descendo até o Lago Argentino. A pressão da água provoca um desabamento na borda do glaciar, formando um espectáculo incrível. Esse processo repete-se ao longo de intervalos irregulares: o último desabamento ocorreu em 9 de julho de 2008. Os anteriores em 2006, dois anos após o desabamento ocorrido em 2004, sendo que o anterior ocorreu somente 16 anos antes, em fevereiro de 1988." - in: wikipédia

Sem comentários: