sábado, 31 de outubro de 2009

Postais da Rita

Ontem já estava cansada de tanto postal, por isso deixei estes postais da Rita para hoje. Três deles são de uma lotaria que eu já não me lembrava de ter ganho, e o último postal é do concurso de fotografia.

Apesar de ter alguns postais de Peniche, acho que aqui ainda não há nenhum, é por isso, este o primeiro.
"A cidade de Peniche, no distrito de leiria, está implantada numa península com cerca de dez quilómetros de perímetro criada por um tômbolo. O extremo ocidental da península é o Cabo Carvoeiro. A costa, que tem aspectos surpreendentes e deslumbrantes, é formada por imponentes rochedos, extensas e belas praias de banhos. A oeste da península de Peniche, no meio do Atlântico, ergue-se o arquipélago da Berlenga.
Peniche é conhecida internacionalmente pelas condições excepcionais que possui para a prática de desportos náuticos tais como Surf, Bodyboard ou o mergulho.
A praia dos Supertubos, palco de inúmeros eventos internacionais relacionados com estas modalidades, é um ex-libris para surfistas de todo o mundo. As suas condições naturais criam ondas perfeitas para essas práticas, independentemente da direcção das ondas e ventos. Outras praias do concelho são, também elas, excelentes para os amantes destas modalidades." - in: wikipédia


Acho que este também é o 1º postal do Castelo de S. Jorge aqui.
"Declarado Monumento Nacional em 1910, pouco antes da implantação da República, o Castelo de São Jorge ergue-se na mais alta colina de Lisboa e foi desde muito cedo um espaço aprazível para a ocupação humana, datando do século II a.C. a primeira fortificação conhecida.
Intervenções arqueológicas permitiram registar testemunhos de ocupação desde pelo menos o século VI a.C.. Fenícios, Gregos, Cartaginenses, Romanos e Muçulmanos por aqui passaram.
O Castelo sofreu importantes intervenções de restauro na década de 1940 e no final da década de 1990, que tiveram o mérito de reabilitar o monumento, actualmente um dos locais mais visitados pelo turista na cidade de Lisboa.
O monumento oferece aos visitantes os jardins e miradouros de onde se pode observar a cidade em todo o seu esplendor, um espectáculo multimédia (Olisipónia), uma câmara escura (Torre de Ulisses – viagem de 360º sobre Lisboa), espaço de exposições, sala de reuniões/recepções (Casa do Governador) e loja temática." - in:
www.guiadacidade.pt

Um postal de Cascais.

Outro postal de Cascais, este com o Palácio do Conde Castro de Guimarães.
Construção do início do século XX onde ctualmente funciona um museu, que alberga uma variada colecção de mobiliário, pintura, peças de ourivesaria, bem como uma biblioteca.

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Países e unesco novos

Sem contar com isso consegui estes 2 postais de dois países novos. Como se isso não fosse suficientemente bom, são também 2 locais unesco novos. E os países são o Zimbabwe e a Mauritânia.
Os postais foram enviados dos EUA pela Sherri e valem bem os 4 postais que lhe enviei. Foi um bom negócio :D

Este é o postal do Zimbabwe.
"O Monumento Nacional de Khami, 15km a oeste de Bulawayo, capital da província de Matebeleland, no sul do Zimbabwe, corresponde às ruínas duma cidade real que se desenvolveu depois do Grande Zimbabwe ter sido abandonado em meados do século XVI. A descoberta de objectos da Europa e da China revelam que Khami foi um importante centro comercial durante um longo período. Pelo seu grande significado para a história do homem, este local foi inscrito pela UNESCO em 1986 na lista dos locais que são Património da Humanidade.

Khami era a capital do Estado Torwa entre os séculos XV e XVII, formado por “refugiados” do colapso do Primeiro Estado do Zimbabwe.

As ruínas do sul de Khami contêm várias estruturas interessantes: plataformas de terra batida que se pensa terem servido como currais; muito perto, o “mujejeje”, uma pedra ressonante que toca como um sino; e a lindamente decorada muralha com seis metros de altura e 60 de comprimento da Plataforma do Precipício, com um desenho em xadrês ao longo de toda a sua extensão." - in: wikipédia

Oualata é uma cidade no sul da Mauritânia na região de Hodh el Charqui. A cidade actual foi fundada no século XI quando fazia parte do Império do Gana. Foi destruída em 1076 e refundada mais tarde em 1224.

As suas construções típicas com tijolo adobe obtido através de uma mistura de barros, excrementos de vaca, água e pigmento de hematita, fizeram com que a cidade fosse declarada Património da Humanidade em 1996.

Puerto Princesa - Filipinas

Hoje chegou mais um unesco novo, este também é da Ásia, mais concretamente das Filipinas. O postal foi enviado pela Jan "janbonivic".

"O Parque Nacional do rio subterrâneo de Puerto Princesa localiza-se em Palawan, Filipinas. Este parque mistura uma fantástica paisagem de carste calcário com um rio subterrâneo. Uma das características do rio é que ele emerge directamente para o mar, e a sua parcela mais baixa é influenciada pelas marés. O sítio é uma das mais importantes florestas na Ásia.

O parque ocupa 3.900 hectares e abriga onze ecossistemas diferentes - de uma floresta musgosa das altitudes montanhosas ao oceano para lá dos recifes. Aqui existe também grande variedade de animais endémicos ameaçados, incluindo o faisão-esporeiro, o morcego-raposa, a lontra Aonyx cinerea, os pequenos pandas, as civetas e os texugos Mydaus javanensis.

Foi declarado Património Mundial da Unesco em 1999." - in: wikipédia


Hoi An - Vietname

Estes últimos dias chegaram 4 novos locais unesco. Este é da Cidade Antiga de Hoi An no Vietname. O postal foi enviado pela minha francesa preferida, a Valerie, que depois de viajar pela Europa foi até à Ásia e visitou o Vietname e o Camboja.

Hoi An é uma pequena cidade na costa do Mar da China Meridional, no litoral centro do Vietname.
Em 1999, a cidade antiga foi declarada Património da Humanidade pela Unesco, devido ao seu bem conservado porto comercial, exemplo dos portos comerciais do sudueste asiático entre os séculos XV e XIX, cujos edifícios mostram uma mistura de influências locais e estrangeiras.

Loulé II

A Celina enviou-me mais um postal de Loulé :)


Neste postal temos uma fonte luminosa, uma ruínha com o castelo lá ao fundo, uma igreja e duas imagens do Carnaval.
O Carnaval em Loulé teve início em 1906.

Oficiais

Estive fora uns dias e na minha ausência chegaram estes 4 postais oficiais. Um de Espanha, um do Uzbequistão e dois da Finlândia.

ES-56962, enviado pela Adriana.
Este é um postal de uma localidade na Comunidade Valenciana e que se chama Grao de Castellón.
UZ-662, enviado pelo Vitaly.
Este é o meu 1º oficial do Uzbequistão e o 2º postal deste país.
Neste postal pode ver-se o Arco da Independência, numa praça central em Tashkent, a capital do país.

FI-669301, enviado pela Marika.
Apesar de gostar muito de neve e de postais com neve, raramente recebo postais com neve da Finlândia.
Diz a Marika que este postal é da Lapónia.

FI-626523, enviado pela Erika.
Também da Finlândia chegou este pôr-do-sol em Kuhmo.

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Postais do Américo

Hoje o carteiro tocou-me à campainha às 9.45 da manhã, se não suspeitasse quer era ele, nunca me teria levantado. Bem, para além duma encomenda para o meu irmão, deu-me um envelope com estes 3 postais enviado pelo Américo.


Não me lembro de tenho outros postais de Lagos mas este não tenho de certeza e é muito bonito.
"Lagos foi uma aldeia de pescadores e que se tornou importante sob o domínio dos árabes, que construiram várias fortalerzas. Transformou-se, depois, num importante centro naval durante a época dos Descobrimentos, no século XV; foi capital do Algarve entre 1576 e 1756, e foi severamente atingido pelo terramoto de 1755: daí as suas belas casas dos séculos XVIII e XIX. Uma bela e recente marina dá as boas-vindas às embarcações que chegam do Atlântico." - in: www.portugalvirtual.pt/_tourism/algarve/lagos/ptindex.html

Confundo sempre Ferragudo, de onde é este postal, com Furadouro.
O Américo esmerou-se, o postal é lindo.

Este é um dos palácios do nosso país que eu gostava mesmo de visitar e fotografar.
Já aqui tenho outro postal do palácio, deixo aqui apenas duas curiosidades.
"O Palácio de Monserrate foi visitado por Lord Byron, poeta anglo-escocês e figura do movimento Romântico. Visitou a quinta em 1809 e cantou a sua beleza no poema "Childe Harold's Pilgrimage".
O Palácio de Monserrate tem uma breve aparição nas miniséries de TV As Viagens de Gulliver, de 1996." - in: wikipédia

FI-666277

Este é o postal oficial finlandês que recebi ontem, do Parque Nacional Koli.
Com este postal recebi finalmente um selo holográfico, acho que é assim que se chama. Já tinha ouvido falar mas ainda não tinha recebido nenhum postal com um destes selos.

Este parque nacional foi criado em 1991 e situa-se na Finlândia Oriental.
Já foi um local de sacrifício mas agora é utilizado para a agricultura corte-e-queima, ou seja, o corte e queima de florestas para criar terrenos para agricultura e pastos para gado. O objectivo do Parque Nacional Koli não é a preservação de natureza selvagem, mas o património agrícola tradicional da região Koli.

Oficiais de Paris

Ontem recebi 3 oficiais, 1 da Finlândia e estes 2 de França, mais concretamente de Paris. O curioso deste postais é que foram os 2 enviados por 2 alemães. O 1º foi enviado por uma alemã que actualmente vive e estuda em Paris e o 2º foi enviado da Alemanha por um alemão que visitou Paris há uns dias.


FR-68125, enviado pela Steffi.
Outra curiosidade. Disse que a Steffi que uma hora te pedir novas moradas e lhe sair a minha, tinha estado a meu o meu blog de postais em inglês :) Agora também o postal dela vai estar no blog.
Neste postal de Paris à noite pode ser-se a Torre Eiffel, a Basílica do Sagrado Coração (em francês Basilique du Sacré-Cœur), o Moulin Rouge e uma vista da cidade.


DE-445714
Não, não coloquei o postal ao contrário, a imagem é mesmo assim.
É suposto este ser um postal engraçado mas, sinceramente, não acho muita piada e preferia que a Torre estivesse na sua posição normal!!

Loulé

Aqui está o meu 1º postal de Loulé que resulta da minha 1ª troca com a Celina, a 1ª de muitas, assim espero.


"Afastada do vasto oceano e rodeada de pomares de frutos sumarentos, a cidade que hoje se apresenta aos nossos olhos é produto do forte surto turístico que a fez crescer económica e urbanisticamente nos últimos anos. Loulé, é, nos dias de hoje, um dos principais centros urbanos do Algarve, ao lado de Faro e Portimão." - in: www.portugalvirtual.pt/_tourism/algarve/loule/ptloule.html

"O terramoto de 1755 destruiu, tal como em muitas outras cidades algarvias, a maior parte dos edifícios históricos. Hoje em dia apenas restam as ruínas do castelo árabe e a igreja gótica de S.Clemente. Vale a pena visitar esta cidade, especialmente a zona antiga e os seus arredores. - in: www.algarve-portal.com/pt/cities/loule

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Castelo de Palmela

Hoje recebi um envelope enviado pela Graça "gracinha" com estes bonitos e novos postais do Castelo de Palmela.

"O Castelo de Palmela, tem origem árabe, com a primeira fortificação, provavelmente, edificada por volta do século IX, depois da conquista desta região aos visigodos, mas onde os testemunhos arqueológicos, apontam para uma ocupação humana desde o período neolítico.

D. Afonso Henriques conquistou Palmela em 1147, mas voltaria a cair na mão dos muçulmanos e só por volta de 1190, passaria definitivamente para a posse portuguesa. D. Sancho I, mandou fazer reparações na fortaleza e doou-a à Ordem de Santiago, que fizeram de Palmela a sede da Ordem.

É já no reinado de D. João I que se inicia a construção do convento onde esta ordem se instala, a partir de 1443. D. Pedro II, por volta de 1670, modernizou as suas defesas, adaptando-as ao uso de artilharia, mas as suas estruturas viriam a ser seriamente danificadas com o terramoto de 1755.


Este acontecimento e a extinção das ordens religioas, lançou esta fortaleza no abandono, até à sua classificação como Monumento Nacional e à execução de obras de restauro iniciadas em 1945, que também recuperaram o antigo convento, onde funciona uma pousada." - in: http://www.guiadacidade.pt/


Oficiais dos EUA

Os 2 últimos postais oficiais que recebi vieram dos Estados Unidos.


US-526029, enviado pela Ann.
Esta é uma das muitas praias da Florida, o postal não a identifica.

US - 521646, enviado pela Elenie.
"O monte Santa Helena é um vulcão activo que fica no sudoeste do estado norte-americano de Washington, 160 km's ao sul de Seattle.
Após 127 anos de inactividade o vulcão entrou violentamente em erupção no dia 18 de Maio de 1980, às 8h30min, matando 57 pessoas.
Após um tremor de 5,1 na escala richter, o lado norte do monte entrou em violenta erupção provocando danos ambientais numa área de 550 Km2. A cinza emanada da erupção provocou problemas respiratórios nos habitantes até 1500 km's de distância do vulcão.
Como resultado da explosão a altura da cratera do vulcão diminuiu cerca de 400 metros, passou de 2.950 para 2.549 metros e, aumentou cerca de 2 km a sua largura." - in: wikipédia

Don Benito - Espanha

Conheci a Mari Angeles em Salamanca durante a 1ª Road Trip Portuguesa e a semana passada ela enviou-me este postal da cidade onde vive.


Don Benito é uma cidade na Extremadura.
No postal está o Teatro Avé Maria, um teatro ao livre e foi construída em 1927.

Igreja da Santíssima Trindade

Hoje recebi mais um postal relacionado ao concurso de fotografia. Este foi enviado pelo Zé "zepombal".
Estive em Fátima em Janeiro e fui à Igreja da Santíssima Trindade. Não gostei!! Não gostei do exterior, não gostei do interior. Sempre que lá voltar, vou continuar a ir à Basílica.
Não gostei da igreja mas gosto do postal e novo na colecção. Tenho vários postais de Fátima mas inda nao tinha nenhum com esta igreja.


"A chamada Nova Igreja, dedicada à Santíssima Trindade com 8.633 lugares sentados e 40 mil metros quadrados, uma obra da autoria do arquitecto grego Alexandros Tombazis. Foi inaugurada em 12 de Outubro de 2007, por ocasião do 90.º aniversário das aparições.

Trata-se do quarto maior templo católico do mundo em capacidade, tendo sido integralmente pago com dádivas dos peregrinos ao longo dos anos. A decoração é inspirada na arte bizantina e ortodoxa. A planta é circular por fora e quadrangular por dentro, existindo 12 portas laterais (uma dedicada a cada um dos Apóstolos e uma grande porta central, a Porta de Cristo." - in: wikipédia

Castel dell'Ovo - Itália

Já há algum tempo que não participava nas tags e a semana passada resolvi participar na "castle tag". Taguei o Domenico "domenicoIT" e ele tagou-me a mim. Enviou-me este castelo de Nápoles.

"O Castel dell'Ovo é o mais antigo castelo da cidade de Nápoles depois do Castel Capuano, tendo desempenhado, até ao início do século XVI, as funções de palácio real dos soberanos de Nápoles. É um dos elementos que mais se destacam no célebre panorama do Golfo de Nápoles, localizando-se na ilha de Megaride, ao largo da cidade de Nápoles.

O seu nome deriva duma antiga lenda, segundo a qual o poeta latino Virgílio - que na Idade Média também era considerado como um mago - escondeu no segredo do edifício um ovo mágico que manteria em pé toda a fortaleza. A sua quebra provocaria não só o colapso do castelo, mas também uma série de ruinosas catástrofes na cidade de Nápoles." - in: wikipédia

sábado, 17 de outubro de 2009

Postais do Piauí

Esta semana voltei a receber postais do Mauro de Água Branca, mais dois do seu estado, Piauí.


Também há uma Oeiras no Brasil :)
"Oeiras teve origem numa capela fundada em 1695 e dedicada a Nossa Senhora da Vitória. O povoado foi elevado a vila e sede de concelho em 1712. Tornou-se capital do Piauí em 1759, sendo elevada a município em 1761. Foi capital até 1851.
Oeiras é uma das cidades mais religiosas do Estado, onde ocorre uma densa manifestação religiosa. Destacam-se as festas da Padroeira Nossa Senhora da Vitória, em 15/08, de Nossa Senhora da Conceição, em 08/12 e a Semana Santa, talvez a mais movimentada do Piauí, que inclui Procissões como a do Domingo de Ramos, do Fogaréu (quinta-feira) e do Senhor Morto (sexta-feira da Paixão)." - in: wikipédia

Este 2º postal é de Parnaíba e mostra várias imagens da cidade: Monumento da Águia, Lagoa do Portinho, Igreja da Nª Srª da Graça, Cajueiro Humberto de Campo, Delta do rio parnaíba, Centro Cívico e o Porto das Barcas.
"Além das belezas naturais, Parnaíba apresenta um grande valor histórico para o Piauí, apresentando principalmente nas proximidades do Porto das Barcas inúmeros imóveis históricos que traduzem o quanto Parnaíba já foi importante, chegando a ser mais importante do que a ex-capital Oeiras e tendo até mesmo referências na Europa.

Hoje apesar da falta de valorização, Parnaíba vem despontando como pólo turistico principalmente com base de apoio para quem quer conhecer o litoral do Piauí e o Delta do Parnaíba." - in: wikipédia

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Mais postais oficiais

Aqui ficam mais uns postais oficiais que recebi estes dias. Vieram da Inglaterra, da Rússia e a Finlândia.


GB-100340, enviado pela Sophie.
Esta é a Catedral de Truro ma Cornualha, Inglaterra. O postal mostra em pormenor um vitral e um painel do Calvário de Cristo.
A catedral foi construída entre 1880 e 1910 em estilo neogótico.

RU-70576, enviado pela Anna.
Ao ver este mar tão azul pensei que o postal fosse algures do Pacífico, mas afinal este mar é o Mar Negro perto da cidade de Tuapse na Rússia.

FI-656082, enviado pela Mervi.
Este é um postal da cidade finlandesa de Otaniemi, onde se pode ver o Centro de Congressos Dipoli.