quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Portugal & Espanha

Em dia folga não há nada melhor do que acordar lá para as 11 da manhã e depois ir ver a caixa de correio :P Assim fiz e hoje tinha lá estes 2 postais.

A Graça tem viajado bastante e depois do nordeste transmontano foi até Góis, bem no centro do país. Diz ela que os postais não abundam por lá e este da Igreja da Misericórdia foi o único que encontrou. Esta é uma igreja de construção quinhentista, mas profundamente alterada por vários restauros no século XIX. Segundo documentos da época, o processo para a construção da Misericórdia de Góis foi iniciado em 1596 e, com o contributo e ajuda do povo, é criada em 1598.

Sabe-se que em 1867 se procedeu ao início das obras para lá se colocar o relógio, onde ainda hoje se encontra, obras essas que se prolongaram até 1887.

Mais um postal de Espanha. Este troquei-o com a Sónia "soniasadin".
O castelo de Olite foi a residência oficial dos Reis de Navarra até à união do reino com Castela. Foi mandado construir por Carlos III "O Nobre" em finais do século XIV.

GB-91160

Este é um dos oficiais recebidos esta semana. Recebi um da Holanda ontem mas não gostei dele, nem sequer vou contabilizá-lo.

GB-91160, enviado pelo James.
Manchester é uma cidade do Reino Unido, no noroeste da Inglaterra. A cidade teve um papel muito importante na Revolução Industrial. Em 1789 foi aqui aplicada a máquina a vapor à industrial têxtil. A 1ª linha férrea de passageiros também foi aqui construída, ligando a cidade a Liverpool.
No postal pode ver-se o Canal Bridgewater, os Jardins Piccadilly, Castlefield, a Catedral de Manchester e a Biblioteca Central.

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Postais surpresa

E dos postais unesco passamos aos surpresa. Estes 2 chegaram ontem. O 1º é um daqueles postais que eu queria muito ter e o 2º é de um encontro postcrossing em Toronto.

Vi este postal pela 1ª vez no album de alguém e gostei imenso dele, depois disso estive no Mosteiro da Batalha, vi-o lá e não o comprei.... dahhh, mas ontem estava na minha caixinha. A Raquel "kel" viu que eu o gostava de o ter e enviou-o. Obrigada Raquel :)
A Ponta de Sagres é um promontório localizado a sudoeste de Sagres no Algarve. Este promontório foi desde sempre importante para os navegadores porque oferece abrigo às embarcações antes da perigosa navegação na zona do Cabo de S. Vicente. Devido ao risco de serem empurradas pelas ondas para as falésias do cabo, os mestres e capitães preferiam esperar condições favoráveis de vento e mar nas enseadas junto à Ponta de Sagres.


Há uma semana houve um encontro, um mini-encontro em Toronto, Canadá. Participaram a Marie "renegade_cavalcade", a Carole "taxingwoman" e a Karen "blind_melonette".
Nesta vista aérea da cidade, pode ver-se por exemplo a Torre CN, uma torre de comunicações e o Centro Rogers, também chamado de Skydome. O Skydome é um estádio de desportos, casa da equipa de basebol Toronto Blue Jays e da equipa de futebol Toronto Argonauts.

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Mais unescos

Nestes últimos dias a minha colecção tem aumentado bastante. Tenho recebido bastantes postais mas também tenho comprado alguns. Entre os que têm chegado, vários são os unesco. Aqui ficam mais dois, um da Noruega e outro de Macau.

A Valérie empenhou-se mesmo em ajudar-me com a colecção unesco. Depois dos dois postais que recebi a semana passada, hoje recebi mais este do Fiorde Geiranger que juntamente com o Fiorde Naeroy, é Património Mundial desde 2005.
Este é um dos locais mais visitados da Noruega e a Valérie diz que é um lugar fantástico. Situa-se em Sunnmore, na região de More og Romsdal.

Realmente as meninas gtky viajam muito, a Relie é mais uma delas. Foi até Hong Kong e de lá foi passar um dia a Macau. Sabendo que colecciono postais unesco, enviou-me este bonito postal de lá.

As Ruínas de São Paulo são o que resta da antiga Igreja da Madre de Deus e do Colégio de São Paulo, destruídos por um incêndio em 1835. A antiga Igreja da Madre de Deus, o Colégio de São Paulo e a Fortaleza do Monte, foram construídas pelos jesuítas e este conjunto era conhecido como a "Acrópole de Macau". Até aos nossos dias chegou esta imponente fachada e a escadaria de 68 degraus, consideradas o símbolo máximo da cultura ocidental-cristã em Macau.
Estas ruínas são umas da Sete Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo e são Património Mundial desde 2005.

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Unescos da Noruega

A Valérie "octabis" foi trabalhar para a Dinamarca estas férias e está a aproveitar para viajar para outros países. Estes são 2 postais da sua passagem pela Noruega. Antes de viajar pediu a lista de unesco que me faltavam de lá e como me faltavam todos enviou-me estes.

Bergen é a 2ª maior cidade da Noruega. Foi fundada em 1070 e foi capital até 1299 quando Oslo passou a ser capital. Entre 1350 - 1750 pertenceu à Liga Hanseática.
A cidade está cercada por sete montanhas, o que lhe confere uma bela paisagem mas também o título de cidade mais chuvosa da Europa.
É uma cidade muito popular entre os turistas, sendo um dos pontos de paragem dos cruzeiros do mares do norte da Europa.
A parte antiga da cidade ligada à baía, chamada de Bryggen, circundada por casas datando do tempo da Liga Hanseática, passou a integrar a lista do Património Mundial em 1979.

Já tinha uma das igrejas de madeira da Noruega e agora tenho esta que é unesco, a Urnes. Apesar de ser unesco e a julgar pelo que diz a Valérie, não é a mais bonita destas igrejas de madeira.
A igreja foi construída por volta de 1130, como igreja privada de uma poderosa família da região. É considerada a mais antiga igreja do seu tipo, fornecendo um elo de ligação entre os métodos de construção da era viking, com ornamentos ilustrando animais, e a arquitectura cristã. Os artesãoes da época estavam conscientes das tendências arquitectónicas e transpuseram o que outros países faziam em pedra para a madeira.
Foram executadas escavações arqueológicas que revelaram vestígios de uma ou duas igrejas no local, possivelmente mais antigas que a actual. O pórtico e outros pormenores da parede norte da actual igreja estão decorados com animais, no que se pode classificar como o estilo clássico de Urnes. É provável que sejam relíquias de uma das igrejas anteriores.

A Igreja de Madeira de Urnes é Património Mundial da Humanidade, também, desde 1979.

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Butrint - Albânia

Nos últimos tempos tenho recebido postais de locais não muito facéis de conseguir, exemplo disso foram os postais que recebi do Montenegro, Bósnia, Turquemenistão e agora.... Albânia. Acho que não me posso queixar. Além disso, este postal é também o meu 1º da Albânia. Sendo assim e se as contas estão certas, este é o meu país nº 103. Consegui-o numa tag e foi enviado pelo "willempie".


Butrint é o nome moderno da cidade romana de Buthrotum, uma cidade e um sítio arqueológico na Albânia perto da fronteira grega.
Foi consquistada pela República de Roma em 176 a.C.. Passou mais tarde pelo Império Bizantino
e República de Veneza antes de ser abandonada na Idade Média.
As ruínas, escavadas após a Segunda Guerra Mundial, incluem um anfiteatro (a imagem do postal), banhos públicos romanos, uma capela do século V, uma basílica do século VI, uma porta da cidade, e um castelo medieval veneziano do século XIV, hoje usado como museu.

1º Não Encontro Postcrossing

Hoje voltei a receber uns quantos postalinhos e um deles é este enviado pela Cristina.
No domingo passado realizou-se em Sintra o 1º Não Encontro Postcrossing. No Encontro de Leiria ficou decidido que por ano haveria um Encontro Nacional e os outros seriam Não Encontros. Encontros ou não encontros, o essencial é que uns quantos doidos por postais de juntam e passam um belo dia juntos. Desta vez eu não fui mas a minha manita enviou-me este postal feito por ela e assinado por eles.

Neste Não Encontro, estiveram para além da Cristina "kryx87"; a família "ninocas", ou seja, Ana, Duarte e Ricardo, a Rita Simões e o namorado, a Susana "susanaportugal" e o Diogo; a Diana "patzow"; a Carla; a Joana "joana122" e o Luís "ludovico".
Obrigada a todos e em especial à Cris.

Castelos de Montalegre e Miranda do Douro

E estes são os postais dos castelos de Montalegre e Mirando do Douro também enviados pela Graça.


"O castelo de Montalegre tem o início da sua construção atribuída ao rei D. Afonso III, por volta de 1270, mas as obras continuaram nos reinados seguintes e ainda no reinado de D. Afonso IV, por volta de 1330, há referências a obras, nomeadamente à construção da Torre de Menagem.

As preocupações com esta fortificação justificavam-se com a necessidade de defesa da fronteira, do reino de Portugal, de que esta região fez parte a partir da independência e que ao longo de séculos foi ameaçada por Castela.

Durante a crise de 1383, devido à morte do rei D. Fernando, sem herdeiros masculinos, com sua filha D. Beatriz, casada com o rei de Castela, a reclamar o trono português, o que não interessava por significar a perda da independência, este castelo tomou o partido de D. Beatriz.

A resolução da crise passava pela possibilidade de subir ao trono, ou o filho do Rei Pedro I e Inês de Castro, a viver em Castela, ou João, Grão-Mestre de Aviz, filho de D. Pedro I e da aia de Inês de Castro, Teresa Lourenço, optou-se então pelo segundo, e uma guerra com Castela, que estava ao lado de D. Beatriz.

Já no final desta guerra, por volta de 1385, o castelo foi submetido pelas forças de D. João I, que o doou ao Condestável, D. Nuno Álvares Pereira. Depois de 1640, com a Guerra da Restauração da independência portuguesa a estrutura defensiva foi modernizada para utilizar artilharia.

Classificado como Monumento Nacional, recebeu já no século XX, obras restauro e nele foi instalado um núcleo museológico." - in: www.getportugal.pt/portugal/index.php?G=monumentos.ver&artid=15822&distritoid=17

Do castelo de Miranda do Douro, do século XIII, restam ainda as muralhas que cercam o núcleo antigo da cidade. Em 1760 foi parcialmente destruído após a explosão de um paiol.

Castelo de Bragança

Há uns dias a Graça "gracinha" ofereceu-se para enviar postais da sua viagem ao nordeste transmontano com passagem por Bragança, Miranda Douro, Montalegre, Fig. de Castelo Rodrigo, Marialva, etc. Eu pedi-lhe para me arranjar postais dos castelos de Bragança e Montalegre. Ela vez mais que isso, enviou-me estes 3 de Bragança, 2 de Montalegre e 1 de Miranda do Douro. Mas não ficou por aqui, ontem recebi mais um :P Aqui ficam os de Bragança.

"Uma primitiva fortificação de Bragança, poderá ter sido edificada no reinado de D. Afonso Henriques, quando esta região pertencia a seu cunhado, Fernão Mendes, sendo esta estrutura defensiva melhorada no reinado de D. Sancho I, que também concedeu foral à povoação em 1187.

Na crise de 1383-1385, aberta pela sucessão de D. Fernando, o alcaide de Bragança, João Afonso, oscilou entre Portugal e Castela, obrigando à intervenção do D. Nuno Álvares Pereira, que o levou ao reconhecimento de D. João I.

Em 1409, no reinado de D. João I, as defesas do castelo são melhoradas e é construída a imponente Torre de Menagem. Voltaria a ter alterações, a seguir a 1640, durante a Guerra da Restauração, com adaptações para a instalação de peças de artilharia.

Bragança foi também palco das invasões francesas, mas a sua guarnição repeliu as tropas napoleónicas. Classificado como Monumento Nacional, tem beneficiado de obras de consolidação e restauro, assim como a libertação das muralhas de construções a elas anexadas.

O castelo tem uma cerca que envolve o núcleo histórico da cidade, com uma área de cerca de três hectares, a cidadela é marcada pela de Torre de Menagem, com 17 metros de lado e 34 metros de altura. No lado norte da cerca existe a chamada Torre da Princesa, a que está ligada uma lenda.

Diz a lenda, que quando Bragança ainda se chamava, Benquerença, ali vivia com o seu tio, uma bela princesa. Pretendida por um nobre cavaleiro, mas pobre, este viu-se na necessidade de partir em busca de fortuna, prometendo-lhe a princesa esperar pelo seu regresso, para pedir a sua mão a seu tio.

Durante vários anos a princesa recusou todos os seus pretendentes, até que o seu tio a prometeu a um amigo, tentando força-la ao compromisso, mas a princesa confessou que o seu coração pertencia a outro homem, cujo regresso aguardava.

O tio decidiu usar um estratagema, e uma noite, disfarçado de fantasma, penetrou por uma das portas nos aposentos da princesa, simulando ser o fantasma do jovem, disse-lhe, que se não aceitasse casar-se com o novo pretendente, seria uma alma condenada, mas apesar de ser noite, um raio de sol entrou pela segunda porta e desmascarou o tio. As portas passaram a ser conhecidas como Porta da Traição e Porta do Sol." - in: www.getportugal.com/portugal/index.php?G=monumentos.ver&artid=15080&distritoid=04

Torre de Hércules - Espanha

Continuam a chegar novos postais unesco. Este o novíssimo local unesco em Espanha, Torre de Hércules, adicionado à lista em Junho passado.
O postal foi enviado pela Alba "belessita".


A Torre de Hércules localiza-se no extremo norte de um península, a 1600 metros do centro da cidade da Corunha na Galiza.
Este é o único farol romano no mundo ainda em funcionamento.
A torre farol foi construída durante os mandatos dos imperadores Trajano e Adriano, no século II na cidade de Brigantium.
Durante a Idade Média perdeu a sua função de foral e foi convertido numa fortificação. Em 1682 foi iniciado um processo de restauro que só terminou em 1791.
Há algumas lendas associadas à Torre de Hércules uma delas diz que Hércules chegou uma dia de barco àquela área de foi ali que enterrou a cabeça do gigante Gerión depois de o vencer num combate.
Outra lenda diz que Gerión, rei de Brigantium era um tirado e obrigava os seus súbditos a entregar metade dos seus bens, incluindo os seus filhos. Um dia pediram ajuda a Hércules, que o matou e enterrou, tendo construído a torre para servir de túmulo. Esta lenda está representada no escudo de Corunha.
Uma outra lenda, esta com origem irlandesa, aponta Breogam como líder do Povo Milenesiano, que colonizou a Irlanda, como construtor da torre. De acordo com esta lenda, o filho de Breogam terá avistado a Irlanda pela 1ª vez do alto da torre Hércules, nesta lenda chamada de Torre de Breogam.

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Postais oficiais

Ontem, acho que foi ontem, recebi estes 3 postais oficiais, Rep. Checa, Canadá e EUA. Gostei de todos mas especialmente do primeiro!

CZ-32252, enviado pelo Milan.
Gostei mesmo deste postal.
No centro do postal está o Castelo Karlstejn, situado numa vila com o mesmo nome a 30 km's de Praga. Este é um castelo gótico e foi fundado em 1348. Era lá que se guardavam os tesouros do Sagrado Império Romano, jóias das coroações na Boémia, relíquias sagradas e outros tesouros reais.
Este é um dos mais famosos e mais visitados castelos da Rep. Checa.

CA-71375, enviado pela Anna.
Este é o meu 1º oficial do Canadá.
Edmonton é a capital da província de Alberta. A cidade foi fundada em 1795 e actualmente é um grande centro industrial, onde se destacam as indústrias ligadas ao petróleo.

US-475082, enviado pela Mandy.
Neste postal de Chicago temos 2 edifícios construídos na década de 20. Diz a Mandy que no edifício de trás, funciona um jornal já há mais de 80 anos, o Chicago Tribune.

domingo, 16 de agosto de 2009

Kunya Urgench - Turquemenistão

Na passada sexta-feira recebi este fantástico postal, não só é de um país novo, como é também de um local unesco, Kunya Urgench no.... Turquemenistão :D Demorei algum tempo até perceber de onde era realmente e de que postal se tratava. Primeiro pensei que fosse um oficial mas afinal era um RAS, depois pensei que era do Uzbequistão mas ao ler melhor, a surpresa foi ainda melhor.
O postal foi enviado pela Claus "elbe" a pedido da Wendy "wendzefx".

O postal mostra o mausoléu de Tyurabek-Khanym, uma princesa mongol que foi canonizada e declarada santa, cujo nome sempre esteve associado a várias lendas. Segundo uma delas, terá prometido casar com o mestre Gulgardan se ele lhe construísse o edifício mais bonito do mundo. O mestre esforçou-se e construiu o mausoléu fantástico que viria a ser a morada final dos reis Sufi e dela própria. Ainda hoje impressiona pela perfeição das linhas, riqueza das decorações interiores e beleza dos ornamentos multi-coloridos.
Contudo a princesa não cumpriu a promessa e preferur casar-se com outro. Gulgardan não suportou a desilução e suicidou-se atirando-se to topo do mausoléu.
O mausoléu tornou-se o edifício mais deslumbrante do país. Surpreendente em beleza e graça, a sua estrutura está coberta de mosaicos. A sua cupula, a mais perfeita da Ásia Central, está pintada, no exterior, de acordo com a tradição da altura e no interior, está coberta com um painel mosaicos cujos motivos são estrelas e flores. Este painel é considerado uma obra prima da arte oriental.

Taizé II

Lá mais para trás há um outro post sobre Taizé, hoje volto a fazer outro porque há dias recebi um postal de lá enviado pela Cristina. Ela foi lá mais uma vez e enviou-me este postal para me animar um pouco depois da morte da minha avó.

Eu e ela participá-mos no Encontro Europeu de Lisboa e foi lá que nos conhecemos, daí que Taizé seja especial para as duas. Numa altura destas, este postal foi muito bem vindo.
Obrigada manita.

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Unescos da Finlândia e Inglaterra

E a senda dos postais unesco continua, desta vez com um de Inglaterra e o outro da Finlândia.


A Garganta ou desfiladeiro de Ironbridge é um desfiladeiro profundo formado pelo rio Severn em Shropshire na Inglaterra.
Originalmente chamada de Garganta Severn, passou a ser chamada de Ironbridge após a construção da Ponte de Ferro (Ironbridge), a 1ª ponte de ferro do seu tipo no mundo e um monumento à indústria que ali começou. A ponte foi construída em 1779 para unir a cidade industrial de Broseley à pequena aldeia mineira de Madeley e ao crescente centro indutrial de Coalbrookedale.
Duas razões fizeram com que esta garganta fosse tão procurada pelos industriais da altura, a existência de materiais extractivos como por exemplo, ferro, calcário, argila, carvão para o fabrico de ferro, telhas e porcelanas e o facto do rio facilitar o transporte destes materiais até ao mar.
O postal foi enviado pela "ichabodhides".

Esta é a Fortaleza de Suomenlinna localizada na entrada do porto de Helsínquia. O postal foi enviado pela Anne "aj-person".
A fortaleza foi construída entre 1747-1772 por ordem de Frederico I da Suécia com o objectivo de preteger as províncias suecas na Finlândia e o próprio país do avanço russo.
Na sequência da Revolução de Outubro em 1917 na Rússia, os finlandeses alcançaram a independência e rebaptizaram a fortaleza de Suomenlinna. As suas instalações foram convertidas num centro artístico e cultural. A Escola Naval Finlandesa também se encontra em função na fortaleza.

Unescos da Holanda

Fiz uma troca com a Lisan "menasil" da Holanda e ela enviou-me estes 2 postais unesco, Schokland e Beemsterpolder.


Schokland é uma antiga ilha no golfo holandês de Zuiderzee. Deixou de ser considerada ilha em 1942.
Schokland é um conhecido local arqueológico e foi o 1º local holandês a ser classificado como Património Mundial.

Para falar de Beemsterpolder é necessário compreender primeiro o conceito de polder. Um polder é uma porção de terrenos baixos e planos ganhos ao mar que constituem uma entidade hidrológica artificial, utilizados para a agricultura ou habitação.
Beemster é o 1º polder holandês a ser ganho a um lago, cuja água foi extraída com a ajuda de moinhos de vento. Este polder foi sendo seco entre 1609 e 1612.

Pingyao - China

Tenho mais um unesco novo da China, a Cidade Antiga de Pingyao. O postal foi enviado pela Irene "irexe".


A Cidade Antiga de Pingyao é Património Mundial desde 1997.
A cidade de Pingyao é um exemplo bem preservado das cidades chinesa tradicional da dinastia Han. Foi fundada no século XIV e o seu tecido urbano resume em si a evolução dos estilos arquitectónicos e urbanísticos da China Imperial durante 5 séculos.