quinta-feira, 30 de abril de 2009

Postais de terça

São quase 3 da manhã e eu de volta dos postais. Antes de me deixar dormir, aqui ficam os 2 postais que recebi na terça-feira.
O 1º é da Turquia e foi enviado pela Gokçe. O 2º é da Floresta Petrificada, um dos parques nacionais dos EUA. o postal foi enviado pela Carol.

Perge é um local arqueológico na província de Antália. No postal pode ver-se o teatro, uma vista aérea do local, uma torre e o estádio.

O Parque Nacional da Floresta Petrificada localiza-se no estado do Arizona. É aqui que se encontra a mais colorida e maior quantidade de madeira petrificada do mundo.

segunda-feira, 27 de abril de 2009

Primeiros postais da semana

Comecei bem a semana com estes dois postais, 1 da Roménia e outro da Malásia.

Este é só o meu 3º postal da Roménia e é um postal com efeitos especiais ;) que foi enviado pela Alexandra "alexiatego". Ao movê-lo a imagem muda de nocturna para um bonito céu azul. É o meu 1º postal deste tipo.
"O Castelo de Peleş localiza-se em Sinaia, na Roménia.
Construído em estilo romântico, entre 1873 e 1883, é considerado um dos mais belos castelos da Europa." -in:
wikipédia

Este da Malásia das plantações de chá em Cameron Highlands foi enviado pela Lyan "imajica".

Situada a 214 km's norte de Kuala Lumpur, esta é a região mais alta do país. Esta é a região que mais produz chá no país e um dos principais destinos turísticos da Malásia.

domingo, 26 de abril de 2009

Toledo - Espanha

No 2º ano do meu curso, fizemos uma visita a algumas cidades espanholas, entre elas Salamanca, Ávila, Madrid, Aranjuez e Toledo. Para conseguir dinheiro para esta viagem fartei-me de vender uns conversores escudo/euro que alguém do curso fez. Por turma só iriam umas 2 pessoas que seriam escolhidas num sorteio. Fui uma das escolhidas e lá fui eu para Espanha com a minha amiga Célinha.
O problema de ir com um grupo grande é que não estamos à vontade para ver o que queremos, temos que cumprir horários e por isso não me lembro de muita coisa de Toledo. Lembro-me que quando cheguei a Toledo a minha máquina deixou de funcionar e não consegui tirar fotografias, felizmente encontrei estes belos postais.

"Toledo é um município da Espanha na comunidade autónoma de Castilla-La Mancha.
Cervantes descreveu Toledo como a "glória da Espanha". A parte antiga da cidade está situada no topo de uma montanha, cercada em três lados por uma curva no rio Tejo, e tem muitos sítios históricos, incluindo o Alcázar, a catedral (a igreja primaz da Espanha), e o Zocodover, seu mercado central.

Do que melhor me lembro de Toledo é atravessar esta ponte medieval, a ponte de San Martín situada na zona oeste da cidade e de onde se tem uma bela vista da cidade. Foi construída no século XIV.

Lembro-me também de ter entrado na catedral mas não me lembro de grandes pormenores.

A Catedral de Toledo é uma das três catedrais góticas espanholas do século XIII, sede da Arquidiocese de Toledo, sendo considerada a obra magna desse estilo no país. Foi construída de 1226 a 1493 e foi projetada a partir da Catedral de Bourges. Combina também algumas características do estilo mudéjar, principalmente no claustro. Uma de suas partes mais magníficas é o altar Barroco chamado El Transparente, construído por Narciso Tomé. O banho de luz que vem de uma apropriada fenda no teto, faz com que o altar, por alguns minutos, pareça estar se elevando aos céus, o que originou seu apelido. A Catedral têm também mais de 750 vitrais." - in: wikipédia

sábado, 25 de abril de 2009

Dresden - Alemanha

Ontem voltei a não receber postais, hoje e amanhã obviamente que não há postais a menos que os compre. Por isso e enquando não chegam novos postais à caixinha do correio, aqui ficam estes 3 postais da cidade de Dresden na Alemanha que um amigo me ofereceu há tempos.

Dresden é a capital do estado da Saxónia, na Alemanha. Localiza-se nas margens do rio Elbe.
Durante a Segunda Guerra Mundial, a cidade foi duramente bombardeada, cerca de 35 mil pessoas morreram e mais de 90% do centro da cidade foi destruído.

O centro da cidade e as margens do rio Elbe são classificados como Património Mundial da Humanidade, sob o nome de Vale do Elbe em Dresden. Este vale desenvolveu-se nos séculos XVIII e XIX, e estende-se por cerca de 20 km, do palácio de Übigau, a nordeste, até a residência de Pillnitz e a ilha do rio Elbe, a sudeste, localizando-se no centro da linha do horizonte da cidade antiga de Dresden.

A inscrição na lista da unesco deu-se em 2004 e em 2006 passou para outra lista, a lista do património mundial em perigo devido aos planos para a construção de uma ponte sobre o rio. O comité da unesco afirma que tal construção poria em risco a integridade da paisagem protegida.

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Catedral de Canterbury

Esta semana só ainda recebi postais ontem. Recebi 3 mas só um entra para a colecção porque um deles é para trocar e o outro é repetido.
Este de Inglaterra foi enviado pela Charlotte "purple_girl". Há algum tempo enviou-me um postal surpresa de Bath e ontem enviou mais este surpresa da Catedral de Canterbury, tal como Bath, é unesco e novo na colecção.

"A Catedral da Cantuária ou Catedral de Canterbury é um dos mais antigos e mais conhecidos templos do cristianismo em Inglaterra. É a catedral do arcebisp anglicano de Cantuária, o primaz da Inglaterra e líder religioso da Igreja de Inglaterra. Esta igreja-mãe da Diocese de Cantuária (a leste de Kent) é o foco do anglicanismo. O seu título formal em inglês é Cathedral and Metropolitical Church of Christ at Canterbury. Fica em Cantuária, no condado de Kent. Foi construída em pedra de Caen e está classificada como Património da Humanidade pela UNESCO, englobada no sítio com o nome Catedral, Abadia de Santo Agostinho e Igreja de São Martinho em Cantuária." - in: wikipédia

terça-feira, 21 de abril de 2009

Valença

Ontem e hoje não recebi qualquer postal mas já há alguns dias que não mostrava nada, por isso, hoje decidi-me por 2 postais de Valença. Comprei estes postais há mais de 10 anos aquando de um passeio ao Minho com a família. Foi um passeio muito divertido e fomos a várias cidades. Para além de Valença fomos também a Braga, Guimarães, Viana do Castelo e Monção e comprei, obviamente, vários postais.

Em ambos os postais pode ver-se a Praça Forte de Valença, considerada uma das principais fortificações militares da Europa, com cerca de 5 km de perímetro amuralhado, sobranceira ao rio Minho, frente a Tui. Um espaço de convivência galaico-minhoto, comercial e turístico por excelência.

Trata-se de uma obra de arquitectura militar gótica e barroca cujos primeiros muros foram construídos no século XIII e que actualmente possui um sistema abaluartado, tipo Vauban, edificado nos séculos XVII e XVIII." http://www.cm-valenca.pt/portal/page/valenca/portal_municipal/municipio/Caracterizacao_Geral

sexta-feira, 17 de abril de 2009

Postais da Raquel

Hoje recebi estes 2 bonitos postais da Raquel, "ferro" no postcrossing e Ruca para os amigos ;) Há tempos disse-me que queria ter um postal da Sé da Guarda e em troca escolhi este de Brugge. Entretanto disse-me que durante a Páscoa ia passar uns dias à Holanda e ofereceu-se para enviar um postal de lá e enviou o de Amesterdão.

Já tinha visto este postal no album de postais para troca dela e até pensei propor uma troca à Raquel. O tempo foi passando e eu esqueci-me e entretanto foi ela que propôs uma troca.
Bruges é uma cidade belga, capital da província de Flandres Ocidental, na região de Flandres. Bruges é chamada de "Veneza do Norte", por causa de seus inúmeros canais. O seu centro histórico é Património Mundial da Humanidade desde 2000.
No postal pode ver-se a Igreja de Nossa Senhora que data dos séculos XIII, XIV e XV. A sua torre tem 1223 metros de altura, é a estrutura mais alta da cidade e é a 2ª maior torre em tijolo da Europa.

Este é o o 1º postal de Amesterdão que recebo pelo postcrossing, o outro que tenho fui eu que o comprei numa feira em Coimbra.
Esta é a Praça Rembrandt, um dos principais centros de diversão da cidade. Aqui podem encontrar-se vários cafés e restaurantes mas também bares e clubes de striptease.
Neste local funcionou o mercado de manteiga e já nessa altura era muito procurado por quem se queria divertir. O mercado acabou no século XIX. Posteriormente foi construída uma estátua em homenagem a Rembrandt e a praça ganhou o nome actual.

Templo Shore - India

Este é mais um unesco novo da Índia. O postal foi enviado da Alemanha pelo Claus "elbe" que já me enviou outros unescos da Índia anteriormente.

Este é o Templo Shore, um dos templos que pertence ao Grupo de Monumentos de Mahabalipuram classificados como Património Mundial.
É um templo feito com blocos de granito que data do século VIIII.

CN-61989

Ontem recebi este oficial da China que é de Macau, o meu 1º postal de Macau. Preferia um postal com um edíficio ou paisagem local mas como mostra um festival ainda escapa ;)


Este é o Festival do Dragão Embriagado, a mais estranha das festividades chinesas, tendo possivelmente as suas origens num qualquer ritual exorcista. É uma festividade originária da Dinastia Qing, que só se comemora em algumas localidades Macau.
Tudo começa bem de manhã no templo do Kuan Tai junto ao Mercado de S.Domingos (perto do Largo do Senado) com os membros das associações de pescadores a levarem a cabo uma dança com uma cabeça de madeira, patas e cauda de dragão. Os participantes na dança começam a ingerir álcool em grandes quantidades (aguardente de arroz ou cerveja), antes de darem início a dança, para que possam executa-la com êxito. Dirigem-se em grande movimento e alarido para a zona do Porto Interior, visitando os seus moradores e as lojas que se situam à borda de água. Em cada uma das paragens ingerem ainda mais bebidas alcoólicas até não poderem avançar mais e serem substituídos por colegas seus que continuam com este curioso desfile.
"Na origem desta celebração parecem existir várias versões de uma mesma lenda. Segundo uma destas versões, um homem terá caído ao rio onde vivia uma serpente enorme que molestava constantemente as populações ribeirinhas. Os habitantes destas povoações socorreram o malogrado homem, retirando-o da água. Na tentativa de o reanimar e tentando aquecê-lo, deram-lhe de beber aguardente, levando-o a um estado de embriaguez tal que, completamente fora do seu estado de sobriedade, desafiou a serpente e venceu-a, cortando-a aos pedaços.
No entanto, a mais popular das versões, conta que terá sido o próprio Buddha quem terá cortado o dragão em três partes enquanto o animal se encontrava a banhar no rio, ficando as duas extremidades separadas do corpo. Mais tarde, um pescador embriagado, apanhou nas sua redes, durante a sua faina diária, a cabeça e a cauda do dragão: as únicas partes que sobraram do corpo do animal." - in: http://existiremmacau.blogspot.com/2007/05/festa-do-drago-embriagado.html

quinta-feira, 16 de abril de 2009

Novos postais de novos lugares

Terça foi um grande dia. Chegaram estes 2 postais enviados da Tailândia pela Tham e um deles é um unesco novo e o outro é de um país novo.

Este é o meu 2º unesco da Tailândia.
A Cidade Histórica de Sukhothai e outras 2 cidades são Património Mundial desde 1991. A cidade foi capital do primeiro reino de Sião, possui belos monumentos que ilustram o principio da arquitectura tailandesa. A grande civilização que envolveu o reino de Sukhothai absorveu numerosas influências e antigas tradições locais; a rápida assimilação de todos esses elementos forjou o que é conhecido actualmente como "estilo Sukhothai".
A Tham disse que existem lá vários templos budistas mas muitos deles são ruínas após terem sido destruídos pelo exército birmanês.

Laos, país nº 97 da colecção :)
Este é um postal da capital, Vientiane que mostra budistas locais a prestar tributo a Phra Thad Luang durante o Festival Thad Luang. O Phra Thad Luang é um stupa, um tipo de mausoléu onde se guardam relíquias budistas. O Phra Thad Luang em Vientiane, construído no século XVI, é considerado um símbolo nacional.

Postal RAS de Veneza

Estes últimos dias não tenho tido muito tempo para internet e postais mas hoje e apesar da constipação com que estou, resolvi fazer uma actualização com os postais que recebi esta semana.
A semana começou com este bonito postal de Veneza. Não estava à espera de nenhum postal de Itália e pensei que fosse um postal oficial, mas afinal era um RAS card enviado pela Irene "iside82". Aqui há tempos fizemos uma troca mas o 1º postal que lhe enviei não chegou ao destino e por isso reenviei-o, então ela enviou este postal para agradecer.

E neste postal pode ver-se o Grande Canal e a Basílica Santa Maria della Salute. Foi construída entre 1631 e 1687 como ex-voto dos habitantes venezianos por causa da peste que em 1630 dizimou a população. Graças às sua arquitectura e localização, é uma das igrejas mais fotografadas de Itália.

sexta-feira, 10 de abril de 2009

Taizé - França

Esta semana só recebi um postal. Depois da fartura das últimas semanas, teria que chegar uma altura assim outra vez. Como não vão chegar postais nos próximos dias, decidi fazer uma actualização dedicado a um lugar que já mencionei várias vezes aqui mas sobre o qual nunca falei: Taizé.
Ouvi falar sobre Taizé pela 1ª vez em 2004 quando no meu grupo de jovens se falou que Lisboa ia receber o encontro europeu do fim de ano. Depois de ficar a saber um pouco mais sobre esta comunidade, decidi participar no Encontro de Lisboa e depois desse participei em mais 2. Espero poder ir a Taizé numa ocasião futura.
"A Comunidade de Taizé é uma comunidade ecuménica Cristã em Taizé, Borgonha, França. A Comunidade foi fundada em 1940 pelo Irmão Roger, e é dedicada à reconciliação. A comunidade ecuménica é constituída por mais de cem homens de várias nacionalidades, representando ramos Protestantes e Católicos da Cristandade. A vida na comunidade foca a oração e a meditação cristã. Jovens de todo o mundo visitam Taizé todas as semanas para integrar na vida da comunidade.
A comunidade de Taizé tornou-se um importante destino de peregrinação Cristã com milhares de pessoas que a visitam cada ano, e grupos até seis mil pessoas por semana, especialmente durante o verão. Os encontros de uma semana com jovens de várias nacionalidades (para jovens dos 17 aos 30 anos de idade) são a prioridade da comunidade." - in: wikipédia

No final de cada ano uma cidade europeia recebe o Encontro Europeu de Taizé, integrado numa peregrinação de confiança sobre a terra. Em 2004 fui até Lisboa com a minha amiga Liliana e a Rute participar no encontro.
Aqui está uma fotita minha no Parque das Nações onde se passaram algumas das actividades que decorreram durante esses dias.

Durante os dias em que decorre o encontro, ficamos alojados em casas de famílias de paróquias próximas da cidade que acolhe o encontro. Eu fui parar à Póvoa da Isenta, já no distrito de Santarém.
Para 1º encontro, a experiência foi fantástica, por isso mesmo fui até Itália no ano seguinte.

Em 2005 o encontro decorreu em Milão. Fui até Itália com a Cristina que foi minha companheira de casa no encontro de Lisboa. Este encontro não foi tão animado como o de Lisboa mas tive uns companheiros de viagem muito simpáticos.
Aqui nesta foto estou eu e a Cristina mais a família que nos acolheu.

E em 2006 fui até à Croácia. Que saudades. Foi uma grande viagem até lá chegar mas valeu cada km percorrido. Pelo caminho fui a vários países, comprei montes de postais, conheci um postcrosser, o André, e juntos convertemos a Cristina ao postcrossing.
Nesta foto temos os meus companheiros de viagem: A Inês, o Hugo, o Tiago, o André, o João (que já conhecia do encontro em Milão), o Filipe, a Cristina, o Paulo e o Valtér (que também já conhecia de Milão).

Em Zagreb, fiquei com a família Akrap. Apesar de não falar croata e eles não falarem nenhuma língua que eu entendesse, foi fantástico ter ficado com eles. Aquele cachecol da Croácia foi um amigo deles que me ofereceu juntamente com um boné e que eu guardo religiosamente.
Estes encontros são experiências fantásticas. Não fui ao encontro de 2007 na Suiça nem ao do ano passado na Bélgica e talvez não possa ir ao de este ano na Polónia, mas irei com certeza a outros.
Para mais informações sobre a Comunidade de Taizé, podem consultar este site: http://www.taize.fr/pt

quarta-feira, 8 de abril de 2009

Tower Bridge - Inglaterra

Recebi este bonito postal na passada segunda-feira mas só hoje tive disposição para o digitalizar e mostrar.

O postal é lindo e foi enviado pela Laura "laurarual" que há umas semanas foi a Londres juntamente com outra postcrosser a Robyn "color_conspiracy". O curioso é que a Laura é da Holanda e a Robyn é dos EUA e conheceram-se através do postcrossing trocando várias cartas. Há algum tempo a Robyn foi para a Holanda e então conheceram-se pessoalmente. Deram-se tão bem que foram a Londres juntas :D

domingo, 5 de abril de 2009

Lago Erhai - China

Já li em vários foruns queixas de que os postais da China não são dos mais bonitos e a qualidade do papel e de impressão não são das melhores. Bem, já recebi postais chineses nessas condições mas este que aqui mostro hoje não pode ser incluído nessa categoria.

Este é talvez o primeiro postal chinês que recebi pelo postcrossing e é um dos meus favoritos. Foi enviado de Inglaterra pelo(a) Morag "soffita1".
Este é um belo amanhecer no Lago Erhai, situado na província de Yunnan, no sudoeste da China.
O lago está situado a uma altitude de 1.972 metros e possui várias ilhas muito procuradas por turistas.
Este lago é uma importante fonte de alimentos para os Bai, uma minoria que habita na região. Os Bai treinam e utilizam corvos-marinhos para apanhar peixe. Os pássaros são treinados para capturar os peixes e entregá-los aos pescadores.

sexta-feira, 3 de abril de 2009

Para terminar a semana...

Recebi hoje estes dois postais muito bonitos. O 1º é do Brasil e o 2º de Itália.

Este é mais um postal-prémio do concurso de fotografia. Foi enviado pela Lilian "mizlilian". Este edíficio em São José dos Campos, no estado de São Paulo, é a antiga Câmara Municipal, onde funciona hoje o Conselho Municipal de Turismo.

A Valérie gosta mesmo de mimar as amigas do gang GTKY. Esta semana tinha recebido um postal enviado por ela e hoje voltei a receber outro, desta vez um de Itália, onde ela esteve a passar uns dias com uma amiga.
Aqui pode ver-se a Ponte S. Ângelo e a Basílica de S. Pedro.
"Ponte Sant'Angelo é uma ponte localizada em Roma, construída entre 134 e 199 pelo imperador Adriano.A ponte se localiza sobre o rio Tibre, ligando o centro da cidade com o Castelo de Santo Ângelo.A ponte era utilizada para que pedestres alcançassem a Basílica de São Pedro, o que originou o nome de "ponte de São Pedro" usado até o século VII. O Papa Gregório I alterou o nome da ponte para "Sant'Angelo", devido à lenda de um anjo ter aparecido no topo do Castelo de Santo Ângelo.Em 1450, devido ao grande influxo de peregrinos, a ponte ruiu, passando por um período de restauração.No século XVI, a ponte era usada para exibir corpos de executados. Durante o reinado do Papa Paulo III, foram adicionados 14 estátuas de anjos, criadas por Raffaello da Montelupo. Em 1535, o Papa Clemente VII usou o pedágio arrecadado para a construção de estátuas de São Pedro e São Paulo. Tempos depois, foram adicionadas estátuas dos quatro evangelistas e dos patriarcas (Adão, Noé, Abraão e Moisés).Em 1669 o Papa Clemente IX encomendou a Gian Lorenzo Bernini novas esculturas de anjos, representando a Paixão de Cristo." - in: wikipédia

quarta-feira, 1 de abril de 2009

Mais postais do concurso de fotografia

Não há dúvida que valeu mesmo a pena ter ganho o concurso de fotografia. Até agora, só tenho recebido postais lindos. Ontem recebi mais estes 2, um de Portugal e um do Brasil.

A parte de trás do postal só faz referência ao Mosteiro dos Jerónimos, mas acho que o destaque maior vai para o Twix :P Falando nisso, estava capaz de comer um agora.
Este postal foi enviado pela Ana "subtleLens".

A Karina "kazinhabueno" foi o máximo porque me enviou um dos meus postais favoritos. Gosto muito deste postal e estava no album dos postais que gostaria de ter :D
O Pelourinho é um bairro localizado no Centro Histórico de Salvador que possui um conjunto arquitectónico colonial (barroco português) e é classificado pela Unesco como Património Mundial.
"A história do bairro está intimamente ligada à história da própria cidade, fundada em 1549 por Tomé de Sousa, primeiro governador-geral do Brasil que escolheu o lugar onde se localiza o Pelourinho por sua localização estratégica.
Era um bairro eminentemente residencial, onde se concentravam as melhores moradias, até o início do século XX.
A partir dos anos 1960, o Pelourinho sofreu um forte processo de degradação, com a modernização da cidade e a transferência de actividades económicas para outras regiões da capital baiana, o que tranformou a região do Centro Histórico num antro de prostituição e marginalidade.
Somente a partir dos anos 1980 (com o reconhecimento do casario como património da humanidade pela UNESCO) e dos anos 1990 (com a revitalização da região) é que o Pelourinho se transformou no que é hoje: um centro de "efervescência" cultural.
Nas últimas décadas, o Pelourinho passou a atrair artistas de todos os géneros: cinema, música, pintura, tornando-o um importante centro cultural de Salvador." - in:
wikipédia

Mais postais oficiais

Ontem recebi um postal oficial do Japão e um da Finlândia. Hoje recebi um dos EUA.

JP-61855 - Este é o meu 1º postal oficial do Japão. Mostra uma paisagem de Nagano no inverno. A cidade fica na ilha Honshu e em 1998, recebeu os XVIII Jogos Olímpicos de Inverno.

FI-509474. Já algum tempo que não recebia postais oficiais da Finlândia mas ontem chegou um. Esta é uma sala do castelo de Turku.

US-365676 - Hoje chegou este dos EUA.
Tehachapi Loop é uma linha férrea no sul da Califórnia construída em 1876. Ganhou um prémio em engenharia civil e é uma das 7 maravilhas dos caminhos de ferro.