segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

MAC - Brasil

Não, isto não é um disco voador e tão pouco foi enviado por um extra-terrestre. Este é o arrojado Museu de Arte Antiga em Niterói e foi enviado pela Karina "kazinhabueno".

Este museu foi projectado pelo arquitecto Oscar Niemeyer e foi edificado em 1996.
"O acervo permanente do MAC é constituído pela Colecção João Sattamini, um conjunto de mais de mil peças, reunidas desde a década de 1950 pelo colecionador João Sattamini, constituindo a segunda maior coleção de arte contemporânea do Brasil." - in: wikipédia

Unescos da Índia

Durante muito tempo só tive 2 postais da Índia mas de há uns tempos para cá, os postais indianos foram aparecendo na caixa de correio com mais frequência. Hoje chegaram estes 3 que são unesco. Foram enviados pelo Abhishek "abhishek_b4u".

Começamos com um postal de Goa, que foi a capital do Estado Português da Índia desde 1510 até ser integrada na União Indiana em 1961. As suas igrejas e conventos encontram-se classificadas como Património da Humanidade pela UNESCO desde 1986. Estas igrejas e conventos ilustram a evangelização da Ásia. Estes monumentos foram ajudaram na divulgação do Manuelino, do Maneirismo e do Barroco em todos os países da Ásia onde foram estabelecidas missões.
No postal podemos ver a "Basilica do Bom Jesus - chamada por alguns “ o Taj Mahal de Goa” – é onde se encontra desde 1655 o túmulo de S. Francisco Xavier em prata finamente trabalhada por artistas locais. O altar mor, dominado pela figura de Santo Inácio de Loyola e todo em talha dourada ricamente trabalhada, é de tal forma imponente que depressa nos faz entender a designação de Goa Dourada que foi dada a Goa." - in: wikipédia

Este é o Templo Visvanatha que faz parte do Complexo de Monumentos de Khajuraho, classificados como Património Mundial desde 1986.
"Khajuraho é hoje um dos mais populares destinos turísticos na Índia, provavelmente pela presença do maior grupo de templos Hindus medievais, famosos pelas suas esculturas eróticas.
O conjunto de templos foi construído ao longo de cem anos, desde o ano 950 até ao ano 1050, dotado de uma área central protegida por uma muralha com oito portões, cada um dos quais com duas palmeiras de ouro. Na época áurea da cidade, contavam-se mais de 80 templos Hindus, dos quais apenas 22 se encontram em estado razoável de conservação, espalhados numa área de cerca de 21 km².
São um exemplo da ligação entre a religião e o erotismo, sendo excelentes demonstrações dos estilos arquitectónicos da Índia que ganharam popularidade devido à representação lascíva de alguns aspectos da forma de vida tradicional durante a época medieval naquela região. Viriam a ser redescobertos somente durante o século 20, tendo sofrido bastante com o crescimento das selvas circundantes que causaram prejuízos a alguns dos monumentos." - in
: wikipédia

"O Túmulo de Humayun é o mais antigo mausoléu mongol de Deli e uma das mais extraordinárias construções históricas da cidade. Foi a primeira das grandes construções do período mongol. O mausoléu foi mandado construir pela viúva de Humayun no século XVI em honra do seu marido. É declarado pela Unesco como parte do Património Mundial desde 1993.
A sua importância arquitectónica-paisagística é vista sobretudo no facto de ter fundamentado a concepção que une mausoléus a jardins. Assim, seria também modelo do Taj Mahal, em Agra." - in:
wikipédia

sábado, 21 de fevereiro de 2009

Bath - Reino Unido

Ontem, após 3 dias de folhetes publicitários, recebi um postal..., no entanto, este de hoje é um que recebi há dias juntamente com um dos postais do dia dos namorados. Foi enviado pela Charlotte e é um unesco novo uma vez que Bath é Património Mundial da Humanidade desde 1987.
"Bath é uma cidade do sudoeste de Inglaterra, muito conhecida pelos seus banhos termais que provém de três nascentes. Diz-se que a cidade foi criada devido aos romanos terem alí descoberto uma água com propriedades milagrosas (curativas), no qual o Império Romano construiu umas termas. Só que a tradição oral indica que já era conhecida antes. Ainda hoje esta água proveniente dos seus nascentes é considerada curativa para muitos males. Desde a época Elizabetana até a época Georgiana, foi um complexo termal para os ricos." - in: wikipédia

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Novo México - EUA

Pelo 3º dia consecutivo não recebi postais. Em vez disso recebi uns quantos folhetos de publicidade que irão para reciclar. Espero que amanhã o dia seja mais produtivo.
Enquanto não chegam mais postais, ficam aqui dois do estado no Novo México, nos EUA, enviados pela Jocelyn "nowaglas".
O Novo México fica localizado na região sudoeste dos EUA e é o quinto maior estado em área do país. "O Novo México possui a maior percentagem de hispânicos do país. 42,1% da população possui origem hispânica, e os dois maiores grupos étnicos - espanhóis e mexicanos. A forte presença hispânica no Estado faz do espanhol, bem como o inglês, idiomas oficiais do Estado. Prevê-se que os hispânicos tornar-se-ão maioria no Estado em 2020. O Estado também possui a segunda maior percentagem de nativos americanos." - in: wikipédia

A antiga cidade espanhola de Albuquerque foi fundada em 1706 e é actualmente a maior cidade do Novo México. Em 2005 era considerada a 33ª maior cidade dos EUA.


Todos os estados dos EUA têm uma série de símbolos que os identificam, desde flores, animais, árvores, canções, etc. No caso do Novo México, desde 1949, a ave símbolo é o papa-léguas. Esta ave prefere correr a voar e pode alcançar uma velocidade de até 30 km/h em terra. Alimenta-se principalmente de insectos, pequenos répteis, aranhas, escorpiões, pequenos pássaros e roedores.

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Reims - França

Este é o meu postal mais antigo. Comprei-o há alguns anos numa feira em Coimbra.
O postal mostra a catedral de Reims incendiada e bombardeada pelos alemães durante a 1 Guerra Mundial.

A catedral de Reims juntamente com a catedral de Chartres formam a dupla de catedrais góticas mais importantes da França.
Foi em 1211 que se iniciou a construção que só viria a terminar em 1516.
Em 1917, durante a 1ª Guerra Mundial, a catedral foi duramente atingida. Cerca de 300 bombas incendiarias foram propositadamente lançadas sobre Reims, danificando gravemente sua abóbada. Após a guerra é iniciada uma extensa recuperação da catedral, que só estaria totalmente concluída em 1937.
A Catedral de Reims juntamente com a antiga Abadia de Saint-Remi e o Palácio de Tau são Património Mundial da Humanidade, segundo a UNESCO.

sábado, 14 de fevereiro de 2009

Dia dos Namorados - Parte I

Apesar de eu não ter namorado, recebi uns quantos postais do Dia dos Namorados. Isto porque no tópico GTKY do forum do postcrossing, decidimos voltar a fazer postais e enviar umas às outras. Depois do Natal seguiu-se o Dia dos Namorados e agora, quem sabe, postais para a Páscoa. Ainda não recebi os postais todos mas assim que os tiver, mostro-os.

E o 1º postal não teve de viajar muito, veio de Portugal. O postal foi enviado pela Ana "ninocas". Ela queixou-se da falta de jeito, mas eu acho que o postal está simples e bonito. Ana, podes continuar a fazer postais :)
Cada postal tem uma frase alusiva ao amor, amizade... vêm todas em inglês mas vou traduzir para português. A Ana escreveu uma benção dos índios Apache. "Que o sol te traga todos os dias novas energias. Que a lua te restabeleça suavemente durante a noite. Que a chuva leve todas as preocupações. Que a brisa sopre novas forças para o teu ser. Que possas andar pelo mundo e apreciar a sua beleza todos os dias da tua vida!"

Este foi enviado pela Katy "katts1985" da Estónia. Para além deste pinguim enamorado ela também enviou um postal de Tallinn.
A frase da Katy tem de ficar mesmo em inglês porque em português não faz sentido. "There are big ships, there are small ships, but the best ship is friendship".

Este veio do país dos postais, a Finlândia e foi enviado pela Essi "hadassah". O postal é feito com papel reciclado e por dentro ainda tem mais uns enfeites. Esta é a frase dela. "Acima de tudo, vê o mundo à tua volta com olhos cintilantes, porque os segredos estão sempre escondidos nos locais mais improváveis. Aqueles que não acreditam na magia nunca irão encontrá-la."

De Singapura veio este postal da Relie. Os postais dela são sempre muito simples mas muito bonitos. Para além do postal enviou um marcador de livros e um porta-moedas. "Nesta vida não podemos fazer grandes coisas. Podemos apenas fazer pequenas coisas com um grande amor!"

Diz a Ula "ulpa", da Polónia, que o amor tem sempre diferentes sabores e inspirou-se nesta afirmação para fazer o postal. Cada coração está coberto por uma especiaria/ingrediente. Só consegui descobrir as coberturas de 3 corações, sal, açucar e café (acho eu). E a frase dela é: "às vezes esperar já é amor".

Tal como no projecto do Natal, desta vez a Carol "adobe", dos EUA, também enviou um postal para além do postal feito à mão. Estes postais irei mostrá-los numa outra ocasião.
"A vida não é nada sem amizade".

No dia que recebi o postal da Carol, recebi também este postal da Charlotte "purple_girl" de Inglaterra. Os corações não são exactamente desta cor, com a digitalização é que ficaram assim. Também ela enviou um postal extra e ainda por cima é um unesco novo para a colecção.
A frase dela é parte de uma letra da Avril Lavigne. "Leva-me pela mão, leva-me a um lugar novo, não sei quem és mas estou contigo."
Faltam chegar 4 postais, assim que chegarem haverá mais um post dedicado ao dia dos namorados.

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Negril - Jamaica

Hoje recebi apenas este lindo postal da Jamaica e como não poderia deixar de ser, foi enviado pela Wendy. Uma bela surpresa para terminar esta semana.

Diz-se que em Negril se pode ver dos pôr-do-sol mais bonitos do mundo, pelo que se vê no postal, parece ser verdade. Também se diz que o povo de lá trata os turistas como família, isso só indo lá confirmar.
A Jamaica nunca esteve na minha lista de países que gostava de visitar mas depois de ter alguns postais de lá e especialmente por causa desta amizade, ainda que à distância, com a Wendy, até gostava de lá ir.

Locais Unesco da Bielorrúsia

Ontem recebi estes postais Unesco da Bielorrússia, mas tive um problema com o editor de imagens e não deu para os mostrar. Hoje como estou de folga e o problema foi resolvido, posso mostrá-los.

Este postal e o seguinte vieram da Bielorússia e foram enviados pela Yanina "yanechka". Este 1º é da cidade de Nesvizh e mostra o palácio incluído na lista de Património Mundial da Humanidade em 2005 sob o nome Complexo Arquitectónico, Residencial e Cultural da Família Radziwill em Nesvizh.
A propriedade pertencia à família Radziwill desde 1533 e em 1582 começou a construção do palácio. Os trabalhos de construção tiveram como base um antigo castelo medieval ali existente mas foi transformado num edifício de estilo barroco-renascentista.
Em 1770 o palácio foi cercado pelas forças russas e a família Radziwill foi expulsa. Com a expulsão da família e o abandono por parte dos russos, palácio foi caindo em degradação. Contudo entre 1881 e 1886, o Príncipe Anton Radizwill e a sua mulher Marie de Castellane procederam à renovação do palácio acrescentando-lhe ainda um parque ao estilo inglês, tornando-o num dos maiores da Europa.
Em 1939, os Radziwill foram novamente expulsos, desta vez pelo Exército Vermelho. Durante a era soviética, o palácio foi usado como sanatório enquanto que o parque foi sendo neglicenciado.
Nos dias de hoje continua em reconstrução.

A floresta Belovezhskaya Pushcha faz parte de um Parque Nacional partilhado pela Polónia e pela Bielorússia. A parte bielorussa é classificada como Património Mundial da Humanidade desde 1992.
A maior parte desta floresta não tem sido cortada o que permite que as árvores vivam até ao limite da sua idade. Existem aqui várias árvores com centenas de anos, como por exemplo, carvalhos com idades entre os 400-600 anos, freixos e pinheiros com 250-350 anos e abetos com com 200-250 anos.
A árvore que se vê no postal é um carvalho com 550 anos e é considerado o patriarca da floresta.

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Genova - Itália

Recebi este postal de Genova ontem mas já não tive tempo para o mostrar. Tal como os postais do Arizona, este também foi enviado pela Peggy e é um novo unesco.

Este é o Palácio Real um dos "Palazzi dei Rolli", palácios maneiristas do dos séculos XVI e XVII. Representam um exemplo muito original de uma rede pública de residências destinadas a receber visitas de estado.
Os Palazzi dei Rolli e a Strada Nuova, no centro histórico da cidades, são classificados como Património Mundial da Humanidade desde 2006.

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Arizona - EUA

Também recebi estes bonitos postais do Arizona hoje. Eu tinha escolhido os 2 primeiros e agora que os recebi, parecem-me bem mais bonitos do que quando os escolhi. O último postal foi uma oferta da Peggy "ravenartsong" em agradecimento por ter aceite fazer uma troca com ela.
"O Arizona é um dos 50 Estados dos EUA, localizado na Região Sudoeste do país. Muito do Arizona possui um clima árido ou semi-árido. Estas regiões recebem menos de 40 centímetros de chuva por ano, sendo muito quentes no verão e amenos no inverno. Muito do Estado é escassamente habitado. A maior parte da população do Arizona concentra-se ao redor de dois centros urbanos: Phoenix, a maior cidade e capital do Estado, e Tucson." - in: wikipédia

Este é um postal de Sedona, cuja principal atracção turística são as formações rochasos de arenito vermelho, "The Red Rocks of Sedona". No postal pode ver-se a "Cathedral Rock" em Oak Creek.

Neste bonito pôr-do-sol, o destaque vai para os saguaros, a maior espécie de cactos nos EUA. Necessitam de pequenas quantidades de água e são muito resistentes ao frio e ao calor, o que os torna perfeitos para o clima de deserto em que vivem.

E mais cactos ainda numa paisagem de primavera no deserto.
Na imagem não dá para perceber, mas a palavra Arizona e a linha fina em volta da imagem têm purpurinas ;)

Other Languages RR - Grupo 27

Hoje recebi o último postal que faltava para completar este RR. O tema deste grupo foi os meses do ano escrito na respectiva língua.

Este é um postal da Península de Pakri na Estónia. O postal foi enviado pela(o) Janel "ulvikaru". Esta península termina no mar numa ravina de calcário com 25 metros de altura. O farol que se vê no postal é o mal alto da Estónia com 52 metros.

Como digo no meu perfil que gosto de vulcões, a Ziga "Krepki", que é da Eslovénia, enviou-me este postal do Vesúvio na Itália.
"O Vesúvio é um vulcão activo que se localiza em Nápoles, atingindo uma altura de 1281 metros. Antes da tragédia de Pompéia em 79, o Vesúvio encontrava-se inactivo há 1500 anos.
Não entra em erupção desde 1944. Em 1968, chegou a entrar em actividade, mas não expeliu lava. A suspeita levantada por especialistas diz que se ele entrar em actividade novamente mataria milhões de pessoas em apenas alguns minutos.
Os vulcanólogos italianos descobriram que existe uma rocha enorme a obstruir a boca do vulcão, como se fosse uma rolha de garrafa de champanhe.
A sua erupção mais intensa ocorreu no dia 24 de agosto do ano de 79, quando o vulcão entrou em erupção e a lava quente cobriu as cidades de Pompéia e Herculano com uma camada de dois metros de espessura. Em seguida, o vulcão lançou cinzas e pedras que formaram outra camada de dez a quinze metros. Entre 20 mil e 30 mil habitantes morreram sufocados pelas cinzas ou sob os tectos das casas que desabavam.
Os documentos históricos dizem que a tragédia do ano 79 aconteceu num tempo relativamente curto. A erupção começou às 13h de 24 de Agosto, quando o Vesúvio expeliu uma nuvem super aquecida. Doze horas depois, a erupção já teria matado milhares de pessoas." - in
: wikipédia

Este foi o postal que recebi hoje. Foi enviado da Sérvia pela Ana "BraveJ". O Templo ou Igreja de São Sava em Belgrado, é a maior igreja ortodoxa da Sérvia e uma das maiores do mundo. A igreja é dedicada a São Sava, fundador da Igreja Ortodoxa Sérvia e uma figura importante na história medieval Sérvia. Foi construída no munícipio de Vračar, no lugar onde supostamente os restos de São Sava foram incinerados em 1595 pelos turcos otomanos. A sua construção começou em 1985 e ainda não foi terminada.

sábado, 7 de fevereiro de 2009

Estátuas

Em dia de folga tinha de mostrar alguns postais. Pensei, pensei no que mostrar desta vez e decidi-me por postais de estátuas de algumas figuras da história do nosso país.

E para começar nada melhor do que com uma estátua de D. Afonso Henriques, em Guimarães. Esta estátua é uma obra de Soares dos Reis.
"D. Afonso Henriques, primeiro rei de Portugal, nasceu em 1110 tendo falecido em Lisboa, a 1185. Era filho do Conde D.Henrique de Borgonha e de D.Teresa, filha do rei de Leão. Após a morte do seu pai e a posterior sucessão da sua mãe, com a ajuda de populares defrontou-se contra ela a Batalha de S.Mamede, em 1128. Proclamou-se rei do Condado Portucalense, separando-o dos reis castelhanos, culminando com a independência do reino em 1143, em Portugal, prosseguindo as suas conquistas até ao Algarve, em 1185." - in: http://www.lifecooler.com/Portugal/patrimonio/EstatuadeDomAfonsoHenriques@2

Quem sucedeu ao trono após D. Afonso Henriques foi D. Sancho I que aqui vemos numa estátua na Guarda. Esta estátua homenageia o rei por ter mandado povoar a cidade e edificar a Sé Catedral. Em 1199 concedeu foral e regalias à Guarda, transferindo para a cidade a sede da diocese. Em 1217 e 1229, o mesmo rei, confirma o foral.
D. Sancho I, filho de D. Afonso Henriques e D. Mafalda, nasceu a 11 de Novembro de 1154 e faleceu a 26 de Março de 1211. Cognominado o Povoador (pelo estímulo com que apadrinhou o povoamento dos territórios do país - destacando-se, como já referido, a fundação da cidade da Guarda.
E da Guarda vamos até ao Porto onde se encontra a estátua de Vímara Peres. Esta estátua de bronze em pedestal de pedra, foi criada por Barata Feyo em 1968 e encontra-se colocada na Calçada de Vandoma, junto da Sé.
"Conde de Vímara Peres, natural da Galiza, tomou em 868 Portugal aos Mouros e teria sido morto, no ano de 873, na localidade de Guimarães, cujo nome derivou de Vimanaris, designação anterior desta povoação. Vímara Peres iniciou a época do domínio cristão definitivo da região do Porto que foi sempre parte integrante do reino de Portugal. Vímara Peres deslocara-se a Guimarães, quando ocorreu a sua morte, porque o Rei Astur-Leonês Afonso III, aí entendeu reunir a cúria régia para tratar do repovoamento do território conquistado." - in: http://www.portoxxi.com/cultura/ver_edificio.php?id=104

Para finalizar,a estátua de Viriato, um dos líderes da tribo lusitana que confrontou os romanos na Península Ibérica, que se ergue à beira da Cava de Viriato em Viseu. Esta estátua é da autoria de Mariano Benliure que soube interpretar a alma e o vigor do valente guerreiro, que personificou a luta contra o invasor romano e que Viseu adoptou como personagem do seu imaginário na construção da imponência da cidade.

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Château de Chillon - Suiça

Já tinha mostrado um destes postais num dos primeiros posts deste blog mas como tinha mais postais, achei que também mereciam ser vistos e por isso coloco aqui os 5 postais que tenho do Château de Chillon.

"O Castelo de Chillon (Château de Chillon) é um dos monumentos mais conhecidos da Suíça em todo o mundo e um dos mais bem preservados da Europa. Situa-se numa das margens do lago de Genebra, a três km's de Montreux. Foi construído sobre um rochedo, um ponto de protecção natural e estratégico para controlar a passagem entre o sul e o norte da Europa. De um lado, é uma magnífica residência a beira do lago e do outro, uma imponente fortaleza em frente às montanhas.


O arqueólogo Albert Naef descobriu que o castelo foi ocupado desde a Idade de Bronze e que, actualmente é resultado de muitos séculos de construções e restaurações. Não é possível datar com exactidão seu ano de construção, mas os primeiros registros escritos do castelo são de 1150.

Segundo o Swissinfo, no passado, personalidades como Goethe e Hemingway visitaram o Castelo na Suiça, outras, como Rousseau, Victor Hugo e Lord Byron o enalteceram. O mais famoso de seus prisioneiros foi Fançois Bonivard, um monge e político genebrês, que incitou o povo a se rebelar contra Savóia e ficou preso por quatro anos. Sua história inspirou o poeta Lord Byron a escrever “O prisioneiro de Chillon” de 1816.

As partes mais visitadas do local são a famosa prisão de Bonivard, que fica no subsolo e como as outras salas subterrâneas, lembra as catedrais góticas do sec. XIII, a Camera Domini, uma sala extraordinária pintada com símbolos medievais, a capela, uma belíssima construção religiosa com pinturas do sec. XIV, as quatro principais salas com janelas voltadas para o lago de Genebra, três pátios na entrada que hoje são usados para eventos, entre outros. Ao todo, o castelo tem 25 prédios unidos por corredores e passarelas. Apresenta ainda colecções de mobiliário, objectos de estanho e armas antigas." -in: http://lugareseviagens.com/montreux-castelo-de-chillon-chateau-du-chillon/
Ao visitar este castelo com mais de 1000 anos, o turista tem acesso a um livro explicativo em vários idiomas, incluindo o português (eu tenho um desses livrinhos).
Este último postal é um postal oficial, o meu único oficial da Suiça. Os outros foram dados pelo meu irmão e pelo meu primo.

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Toscana - Itália

Que bom chegar a casa e encontrar um envelope cheio de postais bonitos. Estes 8 postais vieram de Itália e foram enviados pelo Riccardo. Todos os postais são de locais na região da Toscana.

A região da Toscana fica no centro da Itália e a sua capital é Florença. 6 localidades da Toscana são classificadas pela Unesco como Património Mundial: Siena, Florença, San Gimignano, Pisa, Vale d'Orcia e Pienza. O património deste região engloba a arquitectura, a pintura e escultura. Esta é também uma região famosa pelos seus vinhos.


E falando de vinho, damos um salto até Greve in Chianti. O nome original desta cidade era Greve mas em 1972 passou a chamar-se Greve in Chianti uma vez que a localidade foi incluída na área de produção do vinho Chianti.

Esta é a catedral de Massa Maritima. Foi construída no século XIII e é dedicada a Santo Cerbone.

"A Basílica di Santa Maria del Fiore é a catedral, ou Duomo, da Arquidiocese da Igreja Católica Romana de Florença. Notabilizada por seu monumental domo (ou cúpula) - obra do celebrado arquiteto renascentista Brunelleschi - e pelo campanário, de Giotto, é uma das obras da arte gótica e da primeira renascença italiana, considerada de fundamenal importância para a História da Arquitetura, registro da riqueza e do poder da capital da Toscana nos séculos XIII e XIV." - in: wikipédia
E agora um postal de Siena, novo unesco na colecção. Esta é a Piazza del Campo onde se encontra o Palazzo Pubblico e a Torre del Mangia. "A construção do Palazzo Pubblico começou em 1297 e seu propósito original era abrigar o governo republicano, consistindo da Podesta e do Conselho dos Nove.
O exterior da estrutura é um exemplo da arquitetura medieval com influências góticas. O campanário, chamada de Torre del Mangia, foi construído entre 1325 e 1344 com sua coroa projetada pelo pintor Lippo Memmi. A torre tinha sido projectada para ser maior que aquela da cidade rival, Florença, na época a maior da Itália. Foi embutido um relógio mecânico no século XIV." - in:
wikipédia

Vista aérea da Piazza dell'Anfiteatro em Lucca.

Alguns dos principais locais de interesse em Volterra.

Livorno foi definida como uma "cidade ideal" durante a Renascença Italiana. Hoje em dia, mostra a sua história através da estrutura dos seus bairros e canais rodeados por muralhas, através dos labirintos das suas ruas e pelo Porto Médici.
O farol que se vê no postal foi construído em 1304 e é o mais antigo farol em funcionamento na costa italiana. Ficou completamente destruído durante a II Guerra Mundial e foi reconstruído em 1956. Foi declarado monumento nacional.