sábado, 31 de janeiro de 2009

Veliko Tarnovo - Bulgária

Quinta e ontem não recebi postais :( e na quarta recebi um feito à mão para o dia dos namorados. Quando chegar a altura, hei-de mostrar estes fantásticos postais ;) Enquanto esse dia não chega, fica aqui mais um postal da Bulgária.

O postal mostra a fortaleza Tsarevets na cidade de Veliko Tarnovo. Esta cidade situa-se no norte do país e é conhecida por "Cidade dos Czars". Foi capital do país durante o Segundo Império Búlgaro e a sua arquitectura típica atrai muitos turistas.

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Postais da mana Déa

Comecei muito bem a semana. Para além de estar de folga :P recebi 6 bonitos postais, e deles da minha querida mana Déa. Eu já sabia que ela me ía enviar 2 destes postais mas o outro foi uma surpresa. Maninha, mais uma vez, muito obrigada.


A surpresa foi dupla ao ver este postal do Paço Imperial no Rio. Aqui há dias a Karina "kazinhabueno" pediu-me para trocar um postal e eu pedi para ela me enviar 1 igual a este. Coincidência, das coincidências, acabei por receber o mesmo postal mas enviado pela Déa. Entretanto já falei com a Karina e como ela ainda não tinha enviado o postal, vai enviar-me 1 diferente :P
E quanto ao Paço. "O Paço Imperial é um edifício colonial localizado na atual Praça XV, no centro histórico do Rio de Janeiro.
Construído no século XVIII para residência dos Governadores da Capitania do Rio de Janeiro, passou a ser a casa de despachos, sucessivamente, do Vice-Rei do Brasil, do Rei de Portugal D. João VI e dos Imperadores do Brasil. Atualmente é um Centro Cultural. Pela sua importância histórica e estética, o Paço Imperial é o mais importante dos edifícios civis coloniais do Brasil." - in:
wikipédia
Este eu sabia que ia receber. É um unesco novo do Brasil e assim ficam-me a faltar 4 locais.
"O Centro Histórico de Goiás abrange a área histórica do município brasileiro de Goiás, antiga capital do estado de Goiás. A cidade tem um traçado irregular, de influência medieval, adaptando-se à forma do terreno e sendo influenciada pela arquitetura religiosa.
A arquitetura civil, diferente da religiosa, é simples, sem exuberância como em outras cidades. Recebeu influência da arquitectura portuguesa, como fachadas contínuas e grandes quintais, adaptada ao clima tropical do local." - in:
wikipédia
"O Palácio Conde dos Arcos foi a primeira sede dos governadores da Província (1748). O prédio conta a história dos governantes de Goiás, foi construído em 1751 pelo primeiro governador privativo de Goiás, Dom Marcos de Noronha (1749-1755), conhecido como "Conde dos Arcos". A partir daí, sofreu várias reformas, restaurações, remodelações e ampliações, mas conservou suas características originais e importância histórica. Hoje funciona como centro de atividades culturais. Possui mais de 30 cômodos, três pátios com jardins sendo o maior deles em estilo português. Mantém ainda um rico acervo de mobiliário e peças antigas." - in: http://www.overmundo.com.br/guia/palacio-conde-dos-arcos.

E para terminar em beleza, temos um postal de um país novo, o Paraguai. No postal pode ver-se uma igreja da cidade.
"O postal é da cidade Presidente Strossner, actual Ciudad del Este. Situada no extremo leste do país, a cidade foi fundada em 1957, com o nome de Puerto Flor de Lís; depois, durante a ditadura, foi renomeada Puerto Stroessner; ganhou o nome actual após a queda do regime ditatorial do general Strossner. Com mais de 320 mil habitantes, Ciudad del Este é a segunda cidade mais populosa do Paraguai." - in: wikipédia

Convento de S. Galo - Suiça

Mais um unesco novo para a colecção. Este é da Suiça e foi enviado pela Doris "theswissmiss".

" A Abadia de São Galo (em alemão Fürstabtei St. Gallen) foi, durante um longo período de tempo, na Idade Média, uma das principais abadias Beneditinas da Europa. Está localizada na cidade de São Galo, na Suíça.
O mosteiro foi fundado em 613, e foi nomeado em honra de São Galo, santo irlandês que aqui morreu em 646.
O convento de São Galo (abadia e biblioteca) foi nomeado, em 1983, como Património Mundial da UNESCO, pela sua importância histórica e civilizacional, desde o momento em que foi construído, no século VIII, até à sua secularização em 1805.
A sua biblioteca é, de facto, reconhecida como uma das mais ricas e antigas do Mundo, dispondo da maior colecção de livros do início da Idade Média, na parte germânica da Europa. Contém cerca de 160 mil livros, dos quais 2.200 são manuscritos e 500 têm mais de mil anos." - in:
wikipédia

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Other Languages RR - Grupo 22

Há umas semanas decidi experimentar um novo RR e inscrevi-me no Other Languages RR, no grupo 22 para ditados populares. Estes foram os 3 postais que recebi. Já me inscrevi noutro grupo e talvez que inscreva noutros no futuro.

Este é um postal do Castelo de Lews enviado pela Sarah "asgerd".
O Castelo de Lews é um castelo aa era victoriana localizado aoeste de Stornoway, na Ilha de Lewis, na Escócia. Foi construído entre 1847 e 1857 como casa de campo para Sir James Matheson, que alguns anos antes tinha comprado a ilha com a sua fortuna feita através do comércio de ópio chinês.
Em 1918, toda a ilha, incluíndo o castelo, foi comprada pelo industrial Lord Leverhulme à família Matheson. Em 1923 ofereceu o castelo à paróquia de Stornoway.
Actualmente o castelo pertence ao conselho local, Comhairle nan Eilean Siar.

Esté é o segundo postal que recebi deste RR e foi enviado pela Judit "panarea" da Hungria. Neste postal com coisas tipicamente húngaras, consigo identificar a Ponte Széchenyi Lánchíd e o goulash. "A Ponte Széchenyi Lánchíd é uma ponte pênsil que atravessa o rio Danúbio entre Buda e Peste, os lados ocidental e oriental de Budapeste, capital da Hungria. Possui 375 metros de extensão. Ela foi inaugurada em 20 de novembro de 1849.
O goulash é um guisado de carne de vaca, a que por vezes se adiciona carne de porco, cortada em cubos e rapidamente alourada em gordura quente, juntando-se-lhe então farinha, cebola e especiarias, sendo depois o conjunto cozido em água.
O autêntico goulash (significando em húngaro, comida de vaqueiros) era preparado pelos pastores húngaros com carne de vaca cozida, cebolas, banha de porco, pimentão (variante paprica), cominhos, sal e água, sem adição de farinha.
Com origem na Hungria, o goulash é hoje popular também na Áustria e, em geral, em toda a extensão do antigo império austro-húngaro." - in:
wikipédia

E hoje chegou este lindo postal de Taiwan, enviado pela Ariel e que mostra o Edifício Presidencial.
O Edifício Presidencial alberga o Gabinete do Presidente da República da China (Taiwan). O edifício está localizado em Taipé e foi desenhado pelo arquitecto Uheiji Nagano durante o período de governação japonesa (1895-1945). Foi danificado pelos bombardeamento dos Aliados durante a Segunda Guerra Mundial e restaurado pelo Governador-geral da Província de Taiwan Chen Yi, depois da Guerra. É o o Edifício Presidencial desde 1950.

Prambanan - Indonésia

Estava à espera deste postal já há algum tempo e pelo carimbo dos selos, parece que andou a viajar bastante tempo. Felizmente chegou hoje e em perfeitas condições. è mais um postal unesco, o 1º unesco da Indonésia.

"O Conjunto de Prambanan é um conjunto de templos situados no centro da ilha de Java (Indonésia). Formado por dois complexos, o Loro Jonggrang hindu e o Sewu, budista, a sua construção data do ano de 856.
À parte o interesse arquitectónico, destacam-se as esculturas e relevos das fachadas que relatam passagens épicas. Em 1991, foram incluídos pela UNESCO na lista do património Mundial da Humanidade." - in:
wikipédia

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Parque Nacional Brijuni - Croácia

Este é um postal que recebi de uma troca com a Mia "migrica" há muito tempo atrás. Continuo com muitas saudades da Croácia. Não sabia que era possível ter tantas saudades de um lugar.

O Parque Nacional Brijuni fica nas costa oeste da Península Ístria na Croácia. O parque foi criado em 1999 e é formado por várias ilhas e ilhotas. A principal característica do parque é a sua extraordinária diversidade biológica graças à sua localização geográfica, a geologia e geomorfologia do local, a diversidade de habitats e o isolamento das ilhas.

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Turquia, Egipto

Hoje recebi 2 postalinhos e não estava propriamente à espera deles. O dia de trabalho não começou lá muito bem, só me apetecia voltar para casa, por isso foi muito agradável encontrar estes 2 postais na caixinha.

Este postal da Mesquita Azul foi enviado pela Gokçe, a minha postcard pal. Não sabia se ela tinha recebido um postal que lhe enviei há tempos mas com este postal, fiquei a saber que sim.
Numa outra ocasião já falei sobre a mesquita mas deixo aqui algumas indicações que precisam saber se algum dia a quiserem visitar.
Antes de entrar na mesquita têm que se tirar os sapatos, não se deve usar calções, mini-saias e decotes acentuados. O pessoal da mesquita fornecerá roupa adequada caso ache que o vestuário dos turistas não é adequado.

Este postal do Nilo foi uma completa surpresa. Foi enviado pela Alice que aparentemente fez um cruzeiro e passou pelo Egipto. Que inveja, adora ir lá.
"O rio Nilo é um grande rio do nordeste do continente africano que nasce a sul da linha do Equador e desagua no Mar Mediterrâneo.
A sua bacia hidrográfica ocupa uma área de 3 349 000 km² abrangendo o Uganda, Tanzânia, Ruanda, Quénia, República Democrática do Congo, Burundi, Sudão, Etiópia e Egipto. A partir da sua fonte mais remota, no Burundi, o Nilo apresenta um comprimento de 6 627,15 km.
É formado pela confluência de três outros rios, o Nilo Branco (Bahr-el-Abiad), o Nilo Azul (Bahr-el-Azrak) e o rio Atbara. O Nilo Azul (Bahr-el-Azrak) nasce no Lago Tana (Etiópia), confluindo com o Nilo Branco em Cartum, capital do Sudão.
Muitos geógrafos deixaram de o considerar como o maior rio do mundo, perdendo o posto para o rio Amazonas, com cerca de 6.992,06 km de extensão." - in:
wikipédia

sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Surprise Trade - Round 7

Recebi hoje o último postal da Surprise Trade e é de um país novo :P Finalmente tenho um postal da África do Sul.

O postal foi enviado pela Gisela "Protea" e mostra os faróis do Cabo Point, no extremo sul do continente Africano.

Este é da Lituânia e foi enviado pela Vilmante "wavycactus". O postal mostra as dunas de areia em Nida, uma cidade localizada no istmo Curonian (não faço ideia de como isto se diz em português), no município de Neringa. Neringa está separado do continente pela Lagoa Curonian e a única maneira de lá chegar é através de um ferry.


Este é um postal de Taiwan, o 1º que recebi desta troca. Mostra um Templo Wu, segundo o Reiner, é um templo de guerra mas não consegui encontrar informação sobre ele.

Postais oficiais

Mais 2 postais oficiais inesperados. O 1º é da Malásia e o 2º dos Estados Unidos.

MY-14655. Este é um postal para comemorar o Jubileu de Prata do reinado do Sultão Ismail Petra.

US-316197. Um postal do estado da Geórgia, mais propriamente da Capela da Fé na Ilha de Jekyll. Esta capela foi desenhada por Howard Constable e construída em 1904 misturando os estilo gótico e colonial.

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Palmela

Para além do envelope do Mauro, recebi um envelope do Américo. O Mauro tinha medo que o envelope dele se tivesse perdido, no caso do Américo, o envelope que me enviou em Dezembro, perdeu-se mesmo e ele reenviou os postais.
Este 1º postal é do edifício dos Paços do Concelho que é como quem diz Câmara Municipal. "Edifício presumivelmente do século XVII sofreu ao longo dos anos várias intervenções. O Salão Nobre serviu como Tribunal no século XVIII e, poucos anos após o terramoto de 1755, funcionariam no edifício conjugadamente o Tribunal, a Câmara, o Açougue e a Prisão. O Salão Nobre ostenta uma galeria de retratos de reis de Portugal – do Conde D. Henrique a D. Manuel. Encontra-se em estudo um programa de recuperação destas pinturas murais." - in: http://www.cm-palmela.pt/pt

Este é o Jardim Joaquim José de Carvalho.

Para terminar, o Chafariz D. Maria I que é do século XVIII.

Ah, estes foram os primeiros postais de Portugal de 2009.

Postais surpresa

Hoje fui eu quem tirou os postais da caixinha. Quando chego a casa à tarde confirmo sempre se há ou não correspondência na caixa de correio e hoje, de facto, havia. Recebi dois envelopes, um deles com estes 2 postais surpresa. Ok, ok, não eram assim tão surpresa, eu já sabia que vinham a caminho. Foram enviados pelo Mauro de Água Branca, no estado do Piauí, Brasil. Ele já estava com receio de que o envelope se tivesse perdido, mas felizmente e depois de um mês de viagem, chegou inteiro ao destino. Obrigada mais uma vez Mauro.

"O Estádio Jornalista Mário Filho, mais conhecido como Maracanã, é um estádio de futebol localizado no Rio de Janeiro e inaugurado em 1950, tendo sido utilizado no Campeonato do Mundo de Futebol daquele ano.
Ao longo do tempo, no entanto, o estádio também passou a assumir carácter de espaço multiuso ao receber outros eventos como espectáculos e partidas de outros desportos. Após diversas obras de modernização, a capacidade actual do estádio é de 92 mil espectadores, sendo o maior estádio do Brasil." - in:
wikipédia

E o último postal enviado pelo Mauro é da Bolívia. Aqui não se vê, mas naquele rectângulo preto está escrito Sucre. Pareceu-me que já tinha visto este nome em algum lugar, e não, não é por causa do Sucre do Prison Preak, reconheci o nome de já o ter visto na lista do Património Mundial da Unesco. O postal, para além da cidade de Sucre, mostra uma dança da etnia tarabuquenha.
"Sucre foi fundada em 1538 com o nome de Ciudad de la Plata de la Nueva Toledo por Pedro de Anzures, marquês de Campo Redondo.
Em 1839, depois de tornar-se a capital da Bolívia, a cidade teve seu nome alterado em homenagem ao líder revolucionário Antonio José de Sucre. Após o declínio económico de Potosí, Sucre viu a sede do governo boliviano, em 1898, mudar-se para La Paz. Em 1991, Sucre tornou-se Património da Humanidade, segundo a UNESCO.
A cidade atrai milhares de turistas todos os anos graças ao seu centro histórico bem conservado, com construções dos séculos XVIII e XIX." - in:
wikipédia

terça-feira, 13 de janeiro de 2009

GTKY Postais de Natal RR IX

Hoje recebi mais um postal da Ana da Macedónia, desta vez foi o postal de Natal. Não demorou 2 meses para chegar como o postal de aniversário mas demorou quase 1.

Quando abri o envelope aconteceu um pequeno acidente porque aquela parte que fecha o envelope estava colada ao postal.Mas ainda assim, continua a ser um bonito postal.
Para este RR ficar completo, falta receber 1 postal que há-de vir da Jamaica.

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Castelo Fenis - Itália

Agora por causa do trabalho só vejo a caixa do correio à tarde e hoje quando cheguei a casa tinha 3 postais. Um deles é um postal de aniversário (faço anos em novembro) que viajou 2 meses :o, por onde terá andado?? Também recebi 1 postal da Lituânia da surprise trade, que fica para mais tarde e este lindo postal da Itália.
Tinha um postal deste castelo na minha wishlist, a Irene "iside82" não consegui encontrar esse tal postal mas encontrou este que é tão bonito como o outro.

O castelo Fenis, na cidade de Aosta, data de 1242. Foi mandado construir pelo Princípe Challant que era dono da região do Vale de Aosta e queia usá-lo para controlar o comércio do ferro na região. Embora o castelo nunca tenha sido atacado, foi reforçado com altas torres de pedra.
O castelo demorou cerca de 100 anos a ser construído, é o mais bem preservado do Vale de Aosta e actualmente é um museu.

sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

TW-28330

Hoje aconteceram várias coisas boas, muito boas, a melhor de todas é que finalmente arranjei trabalho :) Não tem nada a ver com a minha área e tal mas a conta bancária também não quer saber disso :P Começo segunda-feira. Trabalho igual a mais dinheiro para postais ihih!! Mas dinheiro também para uma viagem que tenciono fazer no final de ano à Polónia.
Para além disso hoje nevou imenso aqui, uma das minhas melhores amigas veio cá a casa entregar-me um convite para ir ao casamento dela e recebi este postal. Estou feliz :D

Em 2 anos de postcrossing nunca tinha recebido postais de Taiwan até ontem, agora em 24 horas recebi 3, isto porque hoje recebi mais 2... Este também é oficial. TW - 28330 e foi enviado pelo Aaron, o 1º postal dele registado. O postal é de um lugar que se chama Alishan. Alishan é um local muito famoso pelas sua bonitas paisagens e é formado pela Montanha Dawu, Montanha Jian, a Montanha Zhu e a Montanha Ta.
O outro postal de Taiwan, que recebi pela surprise trade, mostro quando chegarem os outros 2 postais.

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Danshuei - Taiwan

Esta semana ando a receber postais a conta gotas, 1 postal por dia, mas mais vale 1 por dia do que vários dias sem nenhum. Hoje também só recebi um. Este é o 1º oficial de 2009 e o 1º postal de Taiwan.

"A República da China, Formosa ou Taiwan é um país insular do Extremo Oriente, reivindicado pela República Popular da China, que a considera uma província rebelde. Compreende a ilha de Taiwan e outras adjacentes: as Ilhas Pescadores, a Ilha de Pratas e várias ilhas situadas perto da costa chinesa, no Estreito de Taiwan. A ilha de Taiwan foi descoberta pelos portugueses, que a nomearam Formosa." - in: wikipedia

TW - 28016. Este é um postal de Danshuei, uma cidade do litoral, cujo nome advém do rio que significa "água fresca". Danshuei tem vários locais de interesse, como por exemplo a Rua Tradicional, o porto de abrigo, a Ponte dos Amantes e algumas áreas de pântanos onde se podem fazer passeios turísticos.

quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Primeiros Unesco de 2009

Ontem não me estava a sentir bem e não tive disposição para fazer a actualização com o postal que recebi, de maneira que actualizo hoje com o postal de ontem e o de hoje. Estes são os primeiros postais unesco de 2009.

Este é o lindo postal que recebi hoje da Índia. Chegou bem rápido. Foi enviado pelo Abhishek "abhishek_b4u".
"Fatehpur Sikri é uma cidade indiana abandonada com aproximadamente 500 anos, e que permanece em óptimo estado de conservação. Fatehpur Sikri foi construída no século XVI em estilo indo-islâmico. Apenas catorze anos depois da sua construção foi abandonada por falta de água. A cidade foi matematicamente construída, em granito vermelho e permanece totalmente preservada." - in: wikipédia
O edifício do postal chama-se Buland Darwaza e é conhecido como "O Portão da Magnificência" e foi construído em 1602.

Este é o postal que recebi ontem. Veio da Rússia e foi enviado pela Anasty. O postal mostra a Torre Piatnitskaya, parte do Conjunto Arquitectónico do Mosteiro de S. Sergius em Sergiev Posad.
O mosteiro foi fundado em 1345 e é o mais importante da Rússia, sendo o centro espiritual da igreja Ortodoxa Russa.

sábado, 3 de janeiro de 2009

Gstaad - Suiça

Estes postais foram-me oferecidos pela minha amiga Liliana que esteve na Suiça em Outubro. Em Dezembro voltou para lá com a intenção de lá ficar a trabalhar, mas entretanto já voltou.

Gstaad é uma aldeia com cerca de 2500 habitantes localizado a 1050 m acima do nível do mar, na parte alemã do cantão Berna, no sudoeste da Suíça. Gstaad, é conhecida por ser uma das mais famosas e exclusivas estações de esqui do mundo.

É um lugar muito procurado pelos famosos e alguns deles até lá têm ou tiveram casa, por exemplo: Julie Andrews, Elizabeth Taylor, Roger Moore, Princípe Rainier e Grace Kelly.

O edifício que aparece nos 3 postais e parece um castelo, é o Gstaad Palace Hotel, um hotel 5 estrelas construído em 1913.