quarta-feira, 1 de abril de 2009

Castelo Haut-Kœnigsbourg - França

Este é apenas 1 dos 5 postais que recebi ontem. Este foi enviado pela Valérie "octabis" que há dias foi passar um fim-de-semana à Alsácia. Como nunca se esquece do gang GTKY, enviou-me este postal do Castelo Haut-Kœnigsbourg.

Este castelo é um dos monumentos mais visitados de França, sendo visitado anualmente por cerca de 600,000 visitantes.
O castelo ocupava uma posição estratégica quando foi construído no século XII e tinha como objectivo, proteger as rotas do vinho, do trigo e do ouro. Durante a Guerra dos 30 anos, foi reduzido a escombros e posteriormente abandonado. Em 1899, o Kaiser Wilhelm II decidiu reconstruir-lo com a intenção de o converter num museu e um símbolo da anexação da Alsácia pela Alemanha (em 1919 o Tratado de Versalhes restitui a Alsácia à França) .
Apesar de ser uma construção relativamente recente, o castelo permanece fiel ao espírito da arquitectura medieval. No seu interior as suas salas e quartos impressionam pela decoração, paredes pintadas, mobílias renascentistas e enormes fogões de lenha. Na cave encontra-se uma colecção de armas medievais que inclui bestas, espadas e várias armaduras.

Sem comentários: