terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Praia da Concha - Brasil

A Karina "kazinhabueno" casou-se em Novembro e para celebrar organizou uma lotaria na comunidade em português. O prémio era um postal que ela ficaria de comprar durante a sua de mel que foi em Itacaré, estado da Bahía. Eu fui umas das vencedoras e este foi o meu prémio.

A Praia da Concha fica situada perto do centro de Itacaré. É uma praia com água calmas e sem ondas, muito coqueiros e várias barraquinhas onde se pode petiscar. No fim da praia, a Ponta do Xaréu, é o melhor lugar para se apreciar o pôr-do-sol.

Unescos das Filipinas

Estes são os meus primeiros postais unesco das Filipinas. Foram enviados pela(o) Ritzval "ritz".

Esta é a Igreja Paoay, uma das igrejas barrocas das Filipinas classificadas como Património Mundial da Humanidade.
A sua construção foi iniciada em 1704 e terminou em 1894. A igreja apresenta uma combinação única dos estilos gótico, barroco e oriental. A torre serviu como ponto de observação dos “Katipuneros” durante a Revolução Filipinas em 1896 e também das guerilhas durante a ocupação japonesa.

"Estabelecida no século XVI, Vigan é o melhor preservado exemplo de uma cidade colonial espanhola na Ásia. A sua arquitectura reflecte a junção dos elementos culturais vindos das Filipinas, da China e da Europa, resultando numa cidade e numa cultura sem paralelo na Ásia Oriental e no Sudeste Asiático." - in: wikipédia

"Os Arrozais em terraços das Cordilheiras das Filipinas são um Património Mundial da Unesco em Ifugao, nas Filipinas.
Os terraços têm cerca de 2000 anos. Estes terraços foram esculpidos na província de Ifugao nas Filipinas pelos antepassados dos indígenas de Batad. Pensa-se que os terraços foram construídos com equipamento mínimo, em grande parte pela mão dos povos locais. Os terraços estão a aproximadamente 1500 metros de altura acima do nível médio das águas do mar e cobrem 10.360 km² de montanha. São alimentados por um sistema de irrigação antigo, presente na floresta tropical por cima dos terraços.
Os povos locais ainda cultivam arroz e vegetais nestes terraços." - in:
wikipédia

segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

6 postais do Brasil

Dos muitos postais que recebi hoje, 7 eram do Brasil e 6 deles foram enviados pela Luana. Tinha combinado uma troca com ela, ela enviou os postais mas infelizmente perderam-se pelo caminho. Ela voltou a reenviar e para além dos 5 combinados, enviou mais um e ainda um folheto sobre fortes.

Um desses fortes é este Forte de Santa Cruz que foi a 1ª fortaleza a ser erguida na Baía de Guanabara. A sua origem data de 1555 mas a actual construção é de 1870. O Forte é constituído por 41 casamatas, distribuídas por 2 andares onde podem ser visto canhões seculares. Existe também a Capela de Santa Bárbara, um relógio de sol de 1820 construído em mármore, as prisões coloniais, um local de fuzilamento e um antigo paiol.

A Barra da Tijuca é um bairro da região homónima, na zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro. O bairro é cortado por lagoas, rios e canais, sendo seu acesso feito por pontes. As montanhas da serra da Pedra Branca e da floresta da Tijuca cercam o bairro e fazem parte de sua paisagem, sendo a mais conhecida a Pedra da Gávea.
O bairro possui extenso litoral, sendo quase metade área de reserva ambiental, a Reserva Ambiental da Barra.

Entardecer em Copacabana.

Já tinha alguns postais do Cristo Redentor, agora tenho mais 3.

Curiosidades: tem 38 metros de altura, 30 de estátuta e 8 de pedestal; cada mão tem 3,40 metros e pesa 8 toneladas; é feito de pedra sabão que resiste ao tempo e não deforma nem racha com variações de temperatura.

A distância entre os extremos dos dedos é de 30 metros; a cabeça pesa 30 toneladas; uma tela de titânio reveste o interior da estátua; a tecnologia de protecção é a mesma utilizada nos navios e protege principalmente contra o sal.

GTKY Postais de Natal RR VIII

Apesar do Natal já ter passado, hoje recebi mais um postal de Natal do RR do grupinho GTKY. Este, ou melhor, estes foram enviados pela Relie de Singapura.


Não sei bem porquê mas gostei muito deste postal. Não sei como é que ela o fez mas está muito bonito, muito artístico.

Este foi um postal que ela fez no photoshop. Também está muito bonito, mas gosto mais do outro.
A tradução do verso.
"Sugestões de prendas de Natal:
Para o teu inimigo, perdão,
Para um opositor, tolerância;
Para um amigo, o teu coração,
Para um cliente, serviço,
Para todos, caridade,
Para todas as crianças, um bom exemplo,
Para ti, respeito."


Há algumas semanas ela foi até ao sul da Tailândia e trouxe de lá este postal.

Wat Phra Mahathat é o templo mais importante em Nakhon Si Thammarat e em todo o sul do país. Foi construído aquando da fundação da cidade e um dos dentes de Buda está lá guardado. O templo é formado por um mausoléu em forma de torre com 78 m e rodeado por 173 mais pequenos.

domingo, 28 de dezembro de 2008

Castelo Frydek - Rep. Checa

Tenho vários postais da Rep. Checa e a maioria são de Praga. Desta vez quis mostrar um postal de outro local. Assim sendo, aqui fica um postal do Castelo Frydek, um dos primeiros postais que recebi pelo forum do postcrossing e que foi enviado pela Sabina.

Este é um antigo castelo gótico do século XIV, que foi reconstruído e transformado num palácio renascentista e barroco. Actualmente alberga o Museu da região de Beskydy, cuja exposição representa o modo de vida da nobreza e burguesia nos séculos XVIII – XX. É também um lugar de peregrinação de culto mariano.

sábado, 27 de dezembro de 2008

Postais de Malta

Depois de alguns meses sem notícias, a Jackie voltou a escrever e para além do postal de Natal, enviou também este 3 postais de Malta.
A esta hora já não me está a apetecer procurar informações na net, por isso deixo apenas aquilo que está escrito na parte de trás dos postais.

Cidade histórica de Vittoriosa, também chamada de Birgu, no Grande Porto a sul de Valletta.

Igreja de Mosta "A Rotunda". A imponente e bonita Igreja de Mosta com a sua enorme cúpula, com 37 metros de diâmetro, foi construída entre 1833-1863 e foi dedicada a Nossa Senhora da Assunção.

Uma ruínha com velharias na ilha de Gozo.

Templo do Céu - China

Este foi um dos postais que recebi na quarta-feira passada, é mais um unesco novo. É da China e foi enviado pelo Zhuang "zhuangyt".

Esta é a Sala das Orações pelas Boas Colheitas, uma das estruturas que formam o Templo do Céu.
"O Templo do Céu é um complexo de templos taoístas em Pequim, o maior do seu género em toda a República Popular da China. Foi construído no ano 1420 e tanto a Dinastia Ming como a Dinastia Qing o utilizaram para pedir a intercessão celestial para as colheitas (na Primavera) e dar graças ao Céu pelos frutos obtidos (no Outono). Desde 1998 que é considerado Património da Humanidade pela UNESCO.
Está situado no parque Tiantan Gongyuan, a sul de Pequim. O Templo do Céu inclui a norte a Sala de Oração pelas Boas Colheitas; a sul, o Altar Circular e a Abóbada Imperial Celestial.
O conjunto está rodeado de uma muralha interior e outra exterior formadas por uma base rectangular que simboliza a Terra, rematadas com formas arredondadas para simbolizar o Céu. As muralhas dividem o recinto em duas zonas: a interior e a exterior.
A Sala das Orações pelas Boas Colheitas é talvez o edifício mais conhecido de todo o conjunto e um dos mais representativos da cidade de Pequim. Trata-se de uma construção circular, de diâmetro de 30 metros e altura de 38 metros. Construído sobre três terraços circulares de mármore branco, o edifício ergue-se sobre 28 pilares de madeira e muros de ladrilho. Não tem nenhuma viga.
A sala tem um triplo telhado construído com telhas de cor azul e está rematado por uma bola dourada na sua cúpula. Este edifício foi destruído por um incêndio em 1899 e reconstruído no ano seguinte." - in -
wikipédia

Postais de Natal

Depois de uns dias de ausência por causa do Natal, estou de volta aos posts e esté é dedicado aos postais de Natal.

Este é o postal enviado pela Ana "ninocas", um postal da Unicef.

E este postal super fofo foi enviado pela Américo "valdagua". Este é um postal da Cruz Vermelha. Quando tinha por hábito enviar postais de Natal aos meus amigos, também costuma enviar postais da Cruz Vermelha.
Agora enviam-se e recebem-se dezenas sms de Natal, não tem tanta piada. Se não fosse pelo postcrossing, não haveria postais de Natal na minha caixinha.

Este foi o último postal que recebi e foi enviado pela Jackie de Malta.

segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Postais vindos do Brasil

O dia não teve 1 mas sim 2 surpresas. Recebi 2 postais enviados do Brasil e 1 deles é um RAS card to Tito. O outro é da minha maninha Déa :P

Em Novembro o Tito foi até ao estado do Paraíba e lembrou-se de me enviar um postal da Praia de Carapibús, no município do Conde. É uma praia tranquila onde as piscinas naturais formadas por corais, as falésias e vegetação ressaltam a beleza do local.

E da América do Sul damos um saltinho até à Ásia. Desta vez a Déa enviou-me um postal lindo da Tailândia. Eu até nem gosto de praia mas está baía convida mesmo a um mergulho.
Esta é a Baía Maya nas Ilhas Phi Phi. Estas ilhas estão integradas ao Parque Nacional Phi Phi-Hat Nopparat. São formadas pelas ilhas Phi Phi Don e Phi Phi Ley. São um dos destinos mais populares da Tailândia, muito procuradas alpinistas, que consideram os seus enormes paredões rochosos como um desafio e tanto e por mergulhadores que se deixam encantar pela enorme variedade flora e fauna aquáticas.
Talvez a imagem vos pareça familiar, é que foi exactamente neste local que foi filmado o filme "A Praia" com Leonardo DeCaprio.

Postais da Índia

2 dos 4 postais que recebi hoje. Estava à espera de 1, não dos 2, o 2º foi uma surpresa do Claus "elbe". São os 2 unesco mas só cheguei a essa conclusão acerca do 2º após muita investigação. São 2 novos unesco para juntar à colecção.

"O Qutb Minar é o minarete de tijolo mais alto do mundo, e um importante exemplo de arquitectura indo-islâmica. Fica em Deli, Índia. Foi declarado Património Mundial da Unesco em 1993.
O Qutb Minar mede 72.5 metros de altura. O diâmetro da base mede 14.3 metros enquanto que o diâmetro do chão do topo mede 2.75 metros.
Rodeando o minarete existem vários exemplos de arquitectura indiana do tempo em que foi construído, em 1193." - in:
wikipédia

Como disse, só depois de muita investigação é que cheguei à conclusão que este postal também é de um local unesco, isto porque no postal o local e nome do templo, estão escritos de uma maneira e na internet aparecem escritos de outra maneira.
O postal mostra um santuário a Nandi. Nandi é um boi montado por Shiva, um deus Hindu, e que guarda os seus portões. Este é um dos santuários do Templo de Brihadisvara em Thanjavur, um dos 3 Grandes Templos Vivos de Chola fora constridos pelos reis do Império Chola, que se estenderam por toda a Índia sul e pelas ilhas vizinhas. Os templos, declarados Património Mundial da Unesco em 1987, são um testemunho dos grandes progressos que os Chola alcançaram na arquitectura, escultura, pintura e na fundição de bronze.

sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

GTKY Postais de Natal RR VII

Para acabar esta semana quase toda dedicada aos postais de natal, aqui fica mais um que recebi hoje.

Este veio do Reino Unido, mais propriamente da Inglaterra e foi enviado pela Charlotte "purple_girl". Está tão bem feito que nem parece que foi feito à mão. Tal como os outros, este também é muito bonito e gostei muito dele.

quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

GTKY Postais de Natal RR V & VI

Hoje foi o dia dos postais de Natal, 3 ao todo. 2 do RR da "getting to know thread" e 1 da Ana "ninocas" que tal como o do Américo que recebi ontem, vou mostrar depois.
Este veio da França e foi feito e enviado pela Valerie "octabis". Está muito bonito e muito profissional.

Ela também enviou este bonito postal de Paris onde se vê a Ponte Neuf e a Conciergerie. A Conciergerie é um edifício histórico de Paris que foi sede do poder dos reis de França do século X ao XIV, e quando Carlos V abandonou o edifício, foi convertido em prisão. A rainha Maria Antonieta esteve aqui presa em 1793. A Ponte Neuf (Ponte Nova), apesar do nome, é a ponte mais antiga da cidade e foi construída entre 1578-1607.

E este veio do outro lado do Atlântico, mais precisamente dos EUA e foi enviado pela Carol "adobe". Estes selos são muito bonitos e totalmente dedicados ao Natal. Dentro do envelope está ainda uma carta, uma fotografia do Monte Graham e mais umas coisinhas :P

quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

GTKY RR Postais de Natal IV

Hoje recebi o meu 4º postal de Natal do RR da "gtky thread". Este veio da Polónia e foi enviado pela Ula "ulpa".
Também recebi um outro postal de Natal do Américo "valdagua" mas esse fica para mostrar depois.

Este é o postal feito pela Ula. Na parte de trás tem uma folha A4 dobrada ao meio com mais umas decorações e quando se abre tem lá escrito uma frase de uma poeta polaca que ganhou o Prémio Nobel da Literatura em 1996, Wislawa Szymborska.
Todos estes postais de Natal, os que já recebi e os que vou receber, têm uma frase, um verso alusivo ao Natal.



Para além do postal de Natal, a Ula, também enviou este postal de Borowice. Esta aldeia fica no sudoeste da Polónia e é lá que ela passa as férias do inverno.

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Aranjuez - Espanha

Numa viagem que fiz a Espanha há uns anos, numa viagem do meu curso, passei por Aranjuez mas só visitei a praça de touros :o Com esta coisa dos postais, fiquei a saber que Aranjuez tem muito mais para ver que a praça, mas acho que as professoras que organizaram a viagem, não sabiam disso!! 
Como não comprei lá postais, pedi à Rita que me enviasse um, caso os encontrasse durante a sua recente visita a Madrid. 




"O Palácio Real de Aranjuez é uma das residências do Rei de Espanha. Fica situado no Real Sítio e Vila de Aranjuez, na Comunidade de Madrid, a cerca de 20 km da capital espanhola, sendo gerido e mantido pelo Património Nacional. O complexo é constituído, para além do palácio, por um vasto conjunto de parques integrados na cidade que se desenvolvem em volta dele Está situado nas margens do rio Tejo.
Em 2001 este ambiente foi declarado Paisagem Cultural Património da Humanidade pela UNESCO, integrado no sítio Paisagem Cultural de Aranjuez.

As origens do Palácio Real de Aranjuez remontam ao reinado de Filipe II, que o mandou edificar, em 1561." - in: wikipédia

sábado, 13 de dezembro de 2008

Fotografias vs postais VI

Hoje acordei e fui à janela com a esperança de ver neve mas nem sinais dela. Com certeza que na Serra é o que não falta nesta altura. Quero ir à Serra um dia destes, apesar de agora não ser uma altura muito boa, quero dizer, é boa altura para ver neve mas há muitos turistas, prefiro lá ir quando estiver mais calmo.

"A Serra da Estrela é a maior elevação de Portugal Continental, e a segunda maior em território da República Portuguesa (apenas o Pico, nos Açores, a supera). Tem 1993 metros de altitude e está situada entre os municípios de Seia e da Covilhã.
O ponto mais alto, a Torre, situa-se no concelho de Seia, distrito da Guarda.
As temperaturas mais baixas de Portugal são registadas no cume da Serra, com mínimas que atingem a marca de -20°C no Inverno.
Na Serra da Estrela situa-se o Parque Natural da Serra da Estrela." - in:
wikipédia

O postal foi comprado este ano no Inatel de Manteigas mas a foto foi tirada há já uns anos quando fui à Serra fazer uma caminhada. Eu fazia parte de um grupo de jovens e adorávamos fazer caminhadas. Estas caminhadas eram uma boa oportunidade para tirar fotos.

Esta é a Barragem do Covão de Ferro também chamada Barragem do Padre Alfredo. Foi mandada construir, em 1940, pelo Padre Alfredo com o objectivo de fornecer energia eléctrica à Penteadora, grande unidade de lanifícios na Covilhã.

Esta foto foi tirada quase há 2 anos e naquela altura, apesar de estarmos em pleno inverno, havia pouca neve na Serra, acho que só havia na Torre.
Mas nesse dia o que me chamou a atenção foram as nuvens. Quando estávamos a subir para a Serra estava nevoeiro mas a uma dada altura deixou de estar. Quando chegámos à Torre parecia estávamos acima das nuvens, só se via nuvens à volta, parecia que podíamos andar sobre elas. O melhor mesmo é mostrar uma foto ;)

Uma imagem vale mais que mil palavras. Achei isto muito curioso e dava vontade de ir tocar nas nuvens :P

sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Mais 3 unescos novos

Para além do postal de Natal da Katy, recebi também um envelope da Alemanha enviado pela Sabine "bine" com estes 3 fantásticos postais unesco, os 3 novos, 1 da Rússia e 2 da Alemanha.
Adoro, adoro este postal, por isso fiquei muito contente quando o vi. Para além de ser um unesco novo, é também um dos postais que tinha como favoritos e gostaria de receber.
Este é o vulcão Maliy Semyachik, (1563 metros), um dos 160 vulcões da Península de Kamchatka, na região oriental da Rússia. 29 desses vulcões estão ainda activos e 19 deles são classificados como Património Mundial da Humanidade desde 2001.

Também gostei muito deste postal de Quedlinburg, uma cidade alemã no estado da Saxónia-Anhalt e que desde 2004, é Património Mundial da Humanidade.
Na imagem maior pode ver-se o castelo, fundado em 936.

A parte antiga da cidade apresenta um conjunto único de cerca de 1200 casas construídas com a técnica de enxaimel, uma técnica que consiste em paredes montadas com hastes de madeira encaixadas entre si em posições horizontais, verticais ou inclinadas, cujos espaços são preenchidos geralmente por pedras ou tijolos. Ainda na parte antiga, encontram-se também, vários edifícios de Arte Nova que datam do início do séc. XX. Quedlinburg é uma das mais bem preservadas cidades medievais da Europa, que escapou sem grande danos à Segunda Guerra Mundial.

E termino com mais um bonito castelo alemão.
"O Castelo de Wartburg é um castelo da Turíngia, situado numa colina sobre Eisenach, no extremo noroeste das florestas daquele estado alemão, onde se ergue a 411 metros acima do nível médio do mar. foi fundado por volta de 1067 por Ludwig der Springer e está classificado, desde 1999, como Património da Humanidade como um "Monumento Excepcional do Período Feudal na Europa Central", estando ainda ligado a "Valores Culturais de Importância Universal"." - in: wikipédia