sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Wroclaw - Polónia

Hoje na caixa de correio tinha este postal da Polónia mas mais tarde recebi em mãos, 14 postais da Alemanha e 4 da Suiça que a minha melhor amiga me trouxe. Ela esteve a trabalhar na Alemanha, veio agora passar cá um mês e depois vai para a Suiça. Pelo menos temos um mês para matar saudades.

Este postal é um unesco novo da Polónia e foi enviado pela Ksenia "orange_dreamer".

"O Salão do Centenário é uma construção histórica em Wrocław erigida em 1913 quando a cidade fazia parte do Império Alemão. O salão está classificado pela Unesco como Património Mundial da Humanidade desde 2006.
O salão foi construído no Império Alemão em 1911-1913 sob os planos do arquitecto Max Berg, durante a preparação de uma exposição para comemorar os 100 anos da batalha das nações." - in:
wikipédia

quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Postais oficiais

Estes são 2 postais oficiais que recebi o ano passado. O 1º é do País de Gales, Reino Unido e o 2º da Malásia.

GB-17390. Vale Senni - País de Gales, enviado pela Barbara "tigerlilly". Este vale está localizado no Parque Nacional de Brecon Beacons, 1 dos 3 parques nacionais de Gales.


MY- 2317. Pulau Langkawi - Kedah, enviado "jaja". Pulau Langkawi é uma das 99 ilhas do arquipélago Langkawi, pertencente ao estado de Kedah. No fundo está a Mesquita Kuah.

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Bamberg - Alemanha

Hoje recebi 2 postais mas hoje só mostro este, o outro fica para quando receber os outros 2 do RR. Este é um novo unesco para a colecção e foi enviado pela Gabriela "zimtschnecke".

"Bamberg é uma cidade no estado da Baviera, Alemanha. Está localizada na região administrativa de Oberfranken. A cidade é um importante centro económico e cultural na região da Francónia.
A cidade de Bamberg, uma das poucas que não foi destruída durante a 2ª Guerra Mundial, tem vários pontos turísticos, não só pelo facto da Cidade Histórica de Bamberg ter sido reconhecida pela UNESCO como Património Mundial, mas também porque a cidade conseguiu preservar seu carácter medieval ao longo do tempo." - in
: wikipédia

terça-feira, 28 de outubro de 2008

Ouchy - Suiça

Ontem e hoje não recebi postais, mas para compensar, acho que na sexta vou receber uns quantos de amiga minha, incluindo alguns da Suiça. Estes aqui foi o meu irmão que os trouxe da Suiça há uns anos.


Ouchy já foi uma aldeia piscatória mas no século XIX foi incorporada na cidade de Lausanne para servir de porto.

A vista para o Lago Léman e para os Alpes, assim como o ar fresco durante o verão, fazem de Ouchy um lugar muito apreciado pelos turistas.

Para além de turistas, Ouchy também é um local muito procurado por desportistas, especialmente skaters e adeptos dos patins.

sábado, 25 de outubro de 2008

Fotos vs postais II

E cá estamos com o 2º post de fotos vs postais. O 1º foi dedicado aos castelos, este é dedicado às câmaras municipais.

Este Paço, conhecido por Paço dos Távoras, é actualmente a Câmara Municipal de Mirandela. Foi edificado no século XVII. Na sua bela fachada destacam-se as portas e janelas de cantaria. Este edifício é classificado como Imóvel de Interesse Público.


Tentei tirar a foto como estava no postal. Ficou mais ou menos.


Já tenho este postal há alguns anos e foi enviado por uma correspondente. Esta é Câmara Municipal de Vila Real e depois de muito procurar, lá encontrei informção sobre o edifício. Este foi inicialmente o Hospital da Divina Providência de Vila Real, administrado pela Santa Casa da Misericórdia. Foi construído em 1817 em estilo barroco tardio e funcionou até 1915.

A foto está bem diferente do postal e a diferença maior, é que na foto não aparece o pelourinho. Este pelourinho de 1515, já esteve em vários locais e actualmente está no Largo do Pelourinho, na freguesia de São Dinis.

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Rio de Janeiro - Brasil

Voltou a ser dia sim. Recebi 3 postais do Brasil enviados pelo Jefferson.

"Quando os portugueses entraram na Baía de Guanabara, durante a primeira expedição de reconhecimento da costa brasileira, confundiram o mar com rio e, espantados, deram ao que viram o nome de Rio de Janeiro. Rio porque pensavam estar na foz de um; Janeiro porque a expedição começara a 1 de Janeiro de 1502. A designação ficou e os portugueses também, pelo menos por mais uns séculos e até D. Pedro declarar a independência no século XIX. Hoje, o modesto lugarejo fundado por portugueses, é a terceira maior cidade da América do Sul, logo a seguir de São Paulo e Buenos Aires. Apesar dos 6 milhões de habitantes, não perdeu o encanto e dizem que é maravilhosa. Conhecida pelas praias de Copacabana, Leblon e Ipamena, pelo Cristo Rei, pelo Pão de Açúcar e o Carnaval, é lugar de artistas e do Rock in Rio." - in: http://www.portobay.com/DestinationNew.aspx?areaId=507&contentId=1603

"O Pão de Açúcar é uma montanha sem vegetação em sua quase totalidade, sendo um bloco único de granito que sofreu alterações por pressão e temperatura, emergindo com o choque entre os continentes sul-americano e africano. Possui mais de 600 milhões de anos e 395 metros de altura. É circundado por um resquício de mata Atlântica.
Possui como atracção complementar o passeio de teleférico, interligando a Praia Vermelha e o Morro da Urca ao Pão de Açúcar. Conhecido como Bondinho do Pão de Açúcar, o teleférico foi inaugurado em 1912, tornando-se o primeiro teleférico instalado no país e o terceiro do mundo. Nesses mais de noventa anos de existência, já transportou mais de trinta milhões de pessoas." in: wikipédia

"O Leblon é um bairro da Zona Sul da cidade do Rio de Janeiro. A vizinhança é eminentemente de classes alta e média alta, incluindo alguns dos nomes mais tradicionais da elite e do jet set carioca. É um dos bairros mais cobiçados da cidade e o que mais valoriza por ano e tem o metro quadrado mais caro do país. O Leblon é conhecido por sua vida noturna agitada com muitos bares, restaurantes, boates e até uma livraria 24 horas. Nas novelas da Rede Globo, o bairro é constantemente retratado pelo autor paulista Manoel Carlos morador do local. Algumas das últimas são Páginas da Vida, Mulheres Apaixonadas e Laços de Família.
A praia de Ipanema localiza-se no bairro de Ipanema, também na zona Sul do Rio de Janeiro. É uma das praias mais conhecidas da cidade e inspirou o compositor Vinícius de Moraes quando lançou a canção Garota de Ipanema, da qual Tom Jobim foi responsável pela melodia." - in:
wikipédia

"O Mosteiro de São Bento do Rio de Janeiro é um histórico mosteiro localizado na cidade do Rio de Janeiro. Erguido no morro de São Bento, no centro histórico da cidade, é um dos principais monumentos de arte colonial da cidade e do país.
O Mosteiro de São Bento do Rio de Janeiro foi fundado por monges beneditinos vindos da Bahia em 1590. O mosteiro ainda funciona como tal, existindo a seu lado um dos estabelecimentos educacionais mais importantes e tradicionais do Rio de Janeiro: o Colégio de São Bento, fundado em 1858, que formou uma parte considerável de personalidades brasileiras." - in:
wikpédia

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Unescos dos EUA

Esta semana ando a receber postais dia sim dia não, hoje foi dia sim. Não estava à espera destes postais mas adorei. Foram enviados pela Carol "adobe" e são fantásticos. Para além dos postais ainda enviou uma foto do Parque Nacional Mesa Verde tirada por ela e que mais parece um postal... ah, e uma carta bem simpática a que vou responder dentro de dias.

Este é um postal de Pueblo Bonito, um antigo complexo habitacional dos antigos indios Pueblo. Pueblo Bonito é a maior estrutura conhecida em Chaco Canyon no Parque Nacional Histórico da Cultura Chaco, no norte do estado do Novo México. Esta estrutura foi ocupada entre 828 e 1126 D.C. No final da sua construção possuía cerca de 600 quartos, 40 kivas (estruturas cerimoniais) e tinha a altura de 4 andares. Este local é classificado como Património Mundial da Humanidade desde 1987.

E este é o Parque Nacional Glacier. "Situa-se no estado de Montana, Estados Unidos da América, ao longo da fronteira com as províncias canadianas de Alberta e Colúmbia Britânica. Neste parque podem encontrar-se duas cadeias montanhosas, mais de 130 lagos, mais de mil espécies de plantas e centenas de espécies de animais. Trata-se de uma zona de ecossistema praticamente virgem que se estende por 4 101 km². Faz fronteira com o Parque Nacional Lagos Waterton e os dois parques constituem o Parque Internacional da Paz Waterton-Glacier, o primeiro parque internacional criado em 1932. Ambos os parques foram designados reservas da biosfera em 1976 e Património da Humanidade em 1995." - in: wikipédia

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Ilawa - Polónia

A semana começou sem postais, mas durante o fim-de-semana não postei nada, deixo aqui mais 2 postais da Polónia enviados pela Sylwia já há algum tempo atrás.

Ilawa fica localizada no noroeste da Polónia e é a capital do condado de Ilawa. Foi fundada na antiga região da Prússia em 1305. Foi construída junto ao rio Eylenz e entre 2 lagos, o que torna esta cidade muito procurada pelos turistas.
Neste postal pode ver-se parte do lago Jeziorak, uma igreja gótica, um café e uma rua comercial.

Neste aqui, no canto superior esquerdo é um complexo desportivo, no canto direito a Câmara Municipal e as outras imagens são do lago Jeziorak, o mais longo da Polónia.

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Cabo Frio - Brasil

Estava à espera de receber mais postais mas só chegou este. É de Cabo Frio e foi enviado pela Jucielly "jucy" e é muito bonito. No postal pode ver-se, do lado esquerdo, a Praia do Forte com a Duna do Chocolate ao fundo. Do lado direito está a Ilha do Japonês.

"Cabo Frio é a principal cidade da Região dos Lagos no Estado do Rio. Está situada a 150 Km do centro do Rio de Janeiro, com uma população de aproximadamente 150 mil habitantes.
Devido ao seu cenário indescritível, composto por belas praias de águas límpidas, areia branca e fina, dunas maravilhosas e ilhas de rara beleza, a cidade é considerada um dos principais pólos turísticos do Brasil, sendo uma das mais procuradas por brasileiros e estrangeiros.
Além de toda sua beleza natural a cidade oferece amplas e diversificadas opções de hospedagem, gastronomia, lazer e entretenimento, garantindo uma intensa actividade cultural e social durante todo o ano." - in:
http://www.cabofrio.com/

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Saudações de Malta

Hoje não recebi nada mas como tenho que passar o tempo, aqui ficam mais 2 postais de Malta enviados pela Jackie.

No sentido dos ponteiros do relógio: Baía Tuffieha Ghajn, Aldeia Marsaxlokk, Jardin San Anton em Attard, Portes des Bombes, Igreja St. Lawrence em Birgu e o Grande Porto com o Forte St. Angelo.

No sentido dos ponteiros do relógio: Museu Marítimo de Malta, barcos típicos de Marsaxlokk, Igreja de Marsaxlokk e Baía Paraíso.

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Portugal + Bulgária

Hoje recebi estes 2 postais. O de Seteais foi enviado pela Ana "ninocas" e é de mais um local mencionado na minha wishlist de locais portugueses. O da Bulgária é oficial.
É actualmente um dos mais luxuosos hotéis de Portugal, mas a sua história remonta ao século XVIII, quando foi mandado construir por Daniel Gildemeester, na altura cônsul da Holanda em Portugal. O acesso ao palácio está limitado por agora aí funcionar o hotel, mas o exterior e parte dos jardins podem ser visitados.
Lenda de Seteais!
"Esta lenda remonta a 1147, data em que D. Afonso Henriques conquistou Lisboa aos Mouros. Destacado para ocupar o castelo de Sintra, D. Mendo de Paiva surpreendeu a princesa moura Anasir, que fugia com a sua aia Zuleima. A jovem assustada gritou um "Ai!" e quando D. Mendo mostrou intenção de não a deixar sair, outro "Ai!" lhe saiu da garganta.
Zuleima, sem lhe explicar a razão, pediu-lhe para nunca mais soltar nenhum grito do género, mas ao ver aproximar-se o exército cristão a jovem soltou o terceiro "Ai!".
D. Mendo decidiu esconder a princesa e a sua aia numa casa que tinha na região e querendo levar a jovem no seu cavalo, ameaçou-a de a separar da sua aia se ela não acedesse e Anasir deixou escapar o quarto "Ai!".
Pouco depois de se instalar na casa, a princesa moura apaixonou-se por D. Mendo de Paiva, retribuindo o amor do cavaleiro cristão que em segredo a mantinha longe de todos.
Um dia, a casa começou a ser rondada por mouros e Zuleima receava que fosse o antigo noivo de Anasir, Aben-Abed, que apesar de na fuga se ter esquecido da sua noiva, voltava agora para castigar a sua traição.
Zuleima contou a D. Mendo que uma feiticeira lhe tinha dito que a princesa morreria ao pronunciar o sétimo "Ai!".
Entretanto, Anasir curiosa pela preocupação da aia em relação aos seus "Ais", exprimiu o quinto e o sexto consecutivamente, desesperando a sua aia que continuou a não lhe revelar o segredo.
D. Mendo partiu para uma batalha e passados sete dias foi Aben-Abed que surpreendeu Anasir, que soltou o sétimo "Ai!", ao mesmo tempo que o punhal do mouro a feria no peito. Enlouquecido pela dor, D. Mendo de Paiva tornou-se no mais feroz caçador de mouros do seu tempo." - in:
http://blackcrowes.blogs.sapo.pt/11967.html
BG - 2239. Este é o meu 1º postal oficial da Bulgária, contudo não estava à espera de nenhum oficial. Foi enviado pela Ani e demorou 37 dias a chegar.
Nassebar é Património Mundial da Humanidade e é conhecida como a cidade das cem igrejas, mas tal como diz a Ani, não existem mais de quarenta.
Algures num post mais antigo, já falei de Nassebar, por isso não acrescento mais informação.

terça-feira, 14 de outubro de 2008

Fotos vs postais

Tenho a mania dos postais mas também tenho a mania das fotos e ando sempre com a máquina atrás. Quando vou para qualquer lado procuro sempre postais e tento tirar umas fotos. Às vezes acontece que acabo por tirar fotos parecidas com postais que tenho. Geralmente só descubro isso muito tempo depois. A partir de agora vou inciar uma série de posts onde mostro, simultaneamente, postais e fotos. Para começar temos 2 das 12 Aldeias Históricas de Portugal.

Marialva fica no concelho da Mêda, distrito da Guarda. Situa-se num cabeço rochoso a 580 metros de altitude e foi conquistada aos mouros por Fernando Magno de Leão, que lhe atribuiu o topónimo que ainda hoje conserva.

Neste postal pode ver-se parte do interior do recinto amuralhado e aqui se encontra o edifício que serviu como Câmara Municipal, tribunal, cadeia e talvez escola, o pelourinho, cisterna e a torre de menagem.
Este oferece boa vista panorâmica, reconhecendo-se para nascente a serra da Marofa e para sul, em dias de boa visibilidade, a serra da Estrela.

Esta foi a foto que tirei. Tive sorte porque tive oportunidade de visitar o recinto do castelo completamente sozinha. Deu para eu andar ali à vontade sem ninguém a atrapalhar. O céu é que não estava grande coisa, cinzento mas quando estava quase a sair, lá apareceu um bocadinho de azul e algumas nuvens.

Sortelha também fica no distrito da Guarda, mais concretamente no concelho do Sabugal.
A aldeia de Sortelha fica situada a 760 m de altitude, distando 14 km do Sabugal. É uma aldeia de granito tipicamente medieval, cercada por um anel de muralhas e vigiada pelo seu castelo do séc. XIII.

Esta é a foto correspondente. Nesse dia o tempo também não estava grande coisa, mas esta foto até ficou decente. Ficou tão decente que a semana passada foi publicada num site de turismo. O site é este: http://www.feriasemportugal.pt/ e a foto está aqui: http://www.feriasemportugal.pt/fotos/editor2/camaras/sabugal2.pdf

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Castelo de Moritzburg - Alemanha

Este foi o único postal do dia mas era um dos que estava no meu album de favoritos. Foi enviado pela Jenny "mondfalke".

"Castelo de Moritzburg é um castelo barroco alemão na pequena cidade de Moritzburg no Estado alemão da Saxónia. Localiza-se próximo à cidade de Dresden.
Foi construído de 1542 a 1546 como um alojamento de caça para Duque Maurício da Saxónia. A capela foi adicionada entre 1661 e 1671 e é um belo exemplo do estilo barroco. Entre 1723 e 1733, o castelo foi remodelado por ordem de Augustus II, o Forte, Rei da Polónia, pelos arquitectos Matthäus Daniel Pöppelmann e Longeloune." - in:
wikipédia

domingo, 12 de outubro de 2008

Florença - Itália

"Florença é um município italiano, capital da região da Toscana e da província homônima. Florença foi durante muito tempo considerada a capital da moda. É considerada o berço do Renascimento italiano, e uma das cidades mais belas do mundo." - in: wikipédia


O Palazzo Vecchio (Palácio Velho) é um palácio, localizado na Praça da Senhoria (Piazza della Signoria) em florença, construído entre 1299 e 1302 com o objectivo de proteger os magistrados da altura. Actualmente é a sede do município florentino e no seu interior acolhe um museu que expõe, entre outras, obras de Agnolo Bronzino, Michelangelo Buonarroti e Giorgio Vasari.


"A Ponte Vecchio (Ponte Velha) é uma ponte medieval sobre o Rio Arno, famosa por ter uma quantidade de lojas (principalmente ourivesarias e joalharias) ao longo de todo o tabuleiro.
Acredita-se que tenha sido construída ainda na Roma Antiga e era feita originalmente de madeira. Foi destruída pelas cheias de 1333 e reconstruída em 1345, com projecto da autoria de Taddeo Gaddi. Consiste em três arcos, o maior deles com 30 metros de diâmetro. Desde sempre alberga lojas e mercadores, que mostravam as mercadorias sobre bancas, sempre com a autorização do Bargello, a autoridade municipal de então. Diz-se que a palavra bancarrota teve ali origem. Quando um mercador não conseguia pagar as dívidas, a mesa (banco) era quebrada (rotto) pelos soldados. Essa prática era chamada bancorotto.
Durante a Segunda Guerra Mundial, a ponte não foi danificada pelos alemães. Acredita-se que tenha sido uma ordem directa de Hitler.
Ao longo da ponte, há vários cadeados, especialmente no gradeamento em torno da estátua de Benvenuto Cellini. O facto é ligado à antiga ideia do amor e dos amantes: ao trancar o cadeado e lançar a chave ao rio, os amantes tornavam-se eternamente ligados. Graças a essa tradição e ao turismo desenfreado, milhares de cadeados tinham de ser removidos com frequência, estragando a estrutura da ponte. Devido a isso, o município estipulou uma multa de 50 euros para quem for apanhado, em flagrante, a colocar cadeados na ponte." - in:
wikipédia

sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Ilha do Pessegueiro

A minha wishlist à la portuguesa ficou mais pequena com a chegada de mais este postal. Gosto de vários tipos de postal, mas gosto especialmente de postais com monumentos e qualquer tipo de património histórico, por isso mesmo, este forte da Ilha do Pessegueiro estava na lista. Obrigada Ana "ninocas".

"A ilha do Pessegueiro localiza-se na costa do Alentejo Litoral, ao largo da freguesia de Porto Covo. A ilha, assim como a costa adjacente, faz parte do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina.
Os estudiosos acreditam que a ocupação desta costa remonta a navegadores cartagineses. À época da Invasão romana da Península Ibérica, a ilha abrigou um pequeno centro pesqueiro, conforme atestam os vestígios, recentemente descobertos, de tanques de salga.
A partir de 1590, foi iniciado, em posição dominante na ilha, a edificação do Forte do Pessegueiro, também conhecido como Forte de Santo Alberto do Pessegueiro ou Forte da Ilha de Fora. Este forte cruzava fogos, no continente, com outro forte marítimo: o Forte de Nossa Senhora da Queimada do Pessegueiro, em posição dominante sobre a praia do Pessegueiro.
Ambos faziam parte de um projecto maior de defesa da Costa Vicentina, que compreendia um porto artificial ao abrigo de um molhe de pedra que ligaria a ilha do Pessegueiro à ilhota fronteira (penedo do Cavalo) e esta ilhota ao continente." - in
: wikipédia

quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Vila Nova de Milfontes

Mais 3 bonitos postais enviados pelo Américo "valdagua". Já ouvi falar muito e bem de Milfontes mas nunca lá fui.

"Desde cedo apelidada de Princesa do Alentejo, a Vila de Milfontes é uma pequena vila alentejana com muitos atractivos. Situada no Concelho de Odemira (Alentejo), na foz do rio Mira, em pleno Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, Vila Nova de Milfontes é uma vila pesqueira com uma forte ligação ao mar o que lhe confere uma beleza natural inigualável.

As suas vastas e belas praias desertas, águas cristalinas e dunas douradas são o ex-libris da região. Em contraste com o belo panorama litoral, a paisagem interior é marcadamente reconhecida pelas típicas planícies alentejanas de sobreiros, entre outras espécies habitualmente observadas nesta região do país." - in: http://www.guiadacidade.pt/portugal/?G=monumentos.ver&artid=14882&distritoid=02

Pelo estuário do Mira, andaram há muitos séculos, andaram celtas, fenícios, gregos, cartagineses e, claro, romanos e árabes e é actualmente habitat de diversas espécies marinhas.

Unesco RR - Grupo 112

Este post devia ter sido feito há meses mas só hoje recebi o 2º postal deste RR. Pensei que nunca o iria receber mas estava hoje na caixinha do correio. Mais vale tarde que nunca, não é??
Este foi o 1º que recebi, enviado pela Carolien "carolien25" da Holanda e mostra um dos moinhos de Kinderdijk. Em posts anteriores já falei de Kinderdijk, não vale a pena repetir a informação.

Este foi o que recebi hoje e valeu a pena a espera. Para além de ser muito bonito é de um local novo.
No alto da cidade de Braubach pode ver-se o Castelo de Marksburg, inserido na Paisagem Cultural do Vale Superior do Reno. Foi construído em 1117 para proteger a cidade e é o único castelo medieval desta região que nunca foi destruído. A paisagem Cultural do Vale Superior do Reno é classificada como Património Mundial desde 2002 por ser um conjunto único que associa um património geológico, histórico, cultural e industrial.

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Postais RAS

Será que alguma vez expliquei o que são postais RAS?? Não me lembro. Os postais RAS são postais que alguém decide enviar só pelo prazer de enviar e fazer alguém feliz, uma surpresa!! Os 4 que recebi hoje foram uma grande surpresa.

Estes 3 postais de Abrantes foram enviados pela Helena "leninha". Ela viu que o castelo de Abrantes estava na minha longa lista de pedidos e disse que me ia enviar 1 mas enviou 3 :p

Neste postal pode ver-se o castelo e uma escola primária. "O castelo tem origem, possivelmente em 130 antes de Cristo, há portanto mais de 2000 anos. Este enorme castelo de grande beleza, com as suas grandes arcadas e lindos salões enfeitados por arcos de fina cantaria parece parado no tempo.
Tomado aos Mouros em 1148 por D. Afonso Henriques esteve envolto em várias guerras e com elas muito sofreram as suas muralhas. Foi restaurado por D. Afonso III e D. Dinis.Foi residência real e aqui nasceram vários príncipes. Está inserido na historia nacional por muitos actos históricos entre eles as imposições que fez as invasões francesas a quem sempre a sua imponência impôs respeito." - in: http://castelosdeportugal.no.sapo.pt/abrantes.htm

Fui a Abrantes apenas uma vez para assistir a um festival de tunas, isto porque o meu namorado da altura era porta estandarte da ESTA Tuna, tuna da Escola Superior de Tecnologia de Abrantes.

E mais uma vista do castelo com algum casario.

Vulcões!! Vulcões passaram a ser um dos meus temas preferidos para coleccionar. Sabendo disso a Valerie "octabis", enviou este postal de Chaîne des Puys-de-Dôme.
"Chaîne des Puys é uma cadeia de montanhas vulcânicas que se estende por mais de 30 km. Está situada a oeste de Clermont-Ferrand, no departamento de Puy-de-Dôme na região de Auvergne.
A cadeia de montanhas faz parte do Parque natural regional dos Vulcões de Auvergne que pode atravessar-se por um caminho de grande extensão que vai do oceano Atlântico ao mar Mediterrâneo. Esta cadeia compreende uma centena de vulcões chamados puys. No centro, dominando todos os seus companheiros está o Puy de Dôme com 1.464 m de altitude, elevando-se 600 metros acima da meseta (de cerca 800 m. de altitude) sobre a qual se encontram todos os restantes (os outros não ultrapassam os 200 metros de altura)." - in
: wikipédia