sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Wroclaw - Polónia

Hoje na caixa de correio tinha este postal da Polónia mas mais tarde recebi em mãos, 14 postais da Alemanha e 4 da Suiça que a minha melhor amiga me trouxe. Ela esteve a trabalhar na Alemanha, veio agora passar cá um mês e depois vai para a Suiça. Pelo menos temos um mês para matar saudades.

Este postal é um unesco novo da Polónia e foi enviado pela Ksenia "orange_dreamer".

"O Salão do Centenário é uma construção histórica em Wrocław erigida em 1913 quando a cidade fazia parte do Império Alemão. O salão está classificado pela Unesco como Património Mundial da Humanidade desde 2006.
O salão foi construído no Império Alemão em 1911-1913 sob os planos do arquitecto Max Berg, durante a preparação de uma exposição para comemorar os 100 anos da batalha das nações." - in:
wikipédia

quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Postais oficiais

Estes são 2 postais oficiais que recebi o ano passado. O 1º é do País de Gales, Reino Unido e o 2º da Malásia.

GB-17390. Vale Senni - País de Gales, enviado pela Barbara "tigerlilly". Este vale está localizado no Parque Nacional de Brecon Beacons, 1 dos 3 parques nacionais de Gales.


MY- 2317. Pulau Langkawi - Kedah, enviado "jaja". Pulau Langkawi é uma das 99 ilhas do arquipélago Langkawi, pertencente ao estado de Kedah. No fundo está a Mesquita Kuah.

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Bamberg - Alemanha

Hoje recebi 2 postais mas hoje só mostro este, o outro fica para quando receber os outros 2 do RR. Este é um novo unesco para a colecção e foi enviado pela Gabriela "zimtschnecke".

"Bamberg é uma cidade no estado da Baviera, Alemanha. Está localizada na região administrativa de Oberfranken. A cidade é um importante centro económico e cultural na região da Francónia.
A cidade de Bamberg, uma das poucas que não foi destruída durante a 2ª Guerra Mundial, tem vários pontos turísticos, não só pelo facto da Cidade Histórica de Bamberg ter sido reconhecida pela UNESCO como Património Mundial, mas também porque a cidade conseguiu preservar seu carácter medieval ao longo do tempo." - in
: wikipédia

terça-feira, 28 de outubro de 2008

Ouchy - Suiça

Ontem e hoje não recebi postais, mas para compensar, acho que na sexta vou receber uns quantos de amiga minha, incluindo alguns da Suiça. Estes aqui foi o meu irmão que os trouxe da Suiça há uns anos.


Ouchy já foi uma aldeia piscatória mas no século XIX foi incorporada na cidade de Lausanne para servir de porto.

A vista para o Lago Léman e para os Alpes, assim como o ar fresco durante o verão, fazem de Ouchy um lugar muito apreciado pelos turistas.

Para além de turistas, Ouchy também é um local muito procurado por desportistas, especialmente skaters e adeptos dos patins.

sábado, 25 de outubro de 2008

Fotos vs postais II

E cá estamos com o 2º post de fotos vs postais. O 1º foi dedicado aos castelos, este é dedicado às câmaras municipais.

Este Paço, conhecido por Paço dos Távoras, é actualmente a Câmara Municipal de Mirandela. Foi edificado no século XVII. Na sua bela fachada destacam-se as portas e janelas de cantaria. Este edifício é classificado como Imóvel de Interesse Público.


Tentei tirar a foto como estava no postal. Ficou mais ou menos.


Já tenho este postal há alguns anos e foi enviado por uma correspondente. Esta é Câmara Municipal de Vila Real e depois de muito procurar, lá encontrei informção sobre o edifício. Este foi inicialmente o Hospital da Divina Providência de Vila Real, administrado pela Santa Casa da Misericórdia. Foi construído em 1817 em estilo barroco tardio e funcionou até 1915.

A foto está bem diferente do postal e a diferença maior, é que na foto não aparece o pelourinho. Este pelourinho de 1515, já esteve em vários locais e actualmente está no Largo do Pelourinho, na freguesia de São Dinis.

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Rio de Janeiro - Brasil

Voltou a ser dia sim. Recebi 3 postais do Brasil enviados pelo Jefferson.

"Quando os portugueses entraram na Baía de Guanabara, durante a primeira expedição de reconhecimento da costa brasileira, confundiram o mar com rio e, espantados, deram ao que viram o nome de Rio de Janeiro. Rio porque pensavam estar na foz de um; Janeiro porque a expedição começara a 1 de Janeiro de 1502. A designação ficou e os portugueses também, pelo menos por mais uns séculos e até D. Pedro declarar a independência no século XIX. Hoje, o modesto lugarejo fundado por portugueses, é a terceira maior cidade da América do Sul, logo a seguir de São Paulo e Buenos Aires. Apesar dos 6 milhões de habitantes, não perdeu o encanto e dizem que é maravilhosa. Conhecida pelas praias de Copacabana, Leblon e Ipamena, pelo Cristo Rei, pelo Pão de Açúcar e o Carnaval, é lugar de artistas e do Rock in Rio." - in: http://www.portobay.com/DestinationNew.aspx?areaId=507&contentId=1603

"O Pão de Açúcar é uma montanha sem vegetação em sua quase totalidade, sendo um bloco único de granito que sofreu alterações por pressão e temperatura, emergindo com o choque entre os continentes sul-americano e africano. Possui mais de 600 milhões de anos e 395 metros de altura. É circundado por um resquício de mata Atlântica.
Possui como atracção complementar o passeio de teleférico, interligando a Praia Vermelha e o Morro da Urca ao Pão de Açúcar. Conhecido como Bondinho do Pão de Açúcar, o teleférico foi inaugurado em 1912, tornando-se o primeiro teleférico instalado no país e o terceiro do mundo. Nesses mais de noventa anos de existência, já transportou mais de trinta milhões de pessoas." in: wikipédia

"O Leblon é um bairro da Zona Sul da cidade do Rio de Janeiro. A vizinhança é eminentemente de classes alta e média alta, incluindo alguns dos nomes mais tradicionais da elite e do jet set carioca. É um dos bairros mais cobiçados da cidade e o que mais valoriza por ano e tem o metro quadrado mais caro do país. O Leblon é conhecido por sua vida noturna agitada com muitos bares, restaurantes, boates e até uma livraria 24 horas. Nas novelas da Rede Globo, o bairro é constantemente retratado pelo autor paulista Manoel Carlos morador do local. Algumas das últimas são Páginas da Vida, Mulheres Apaixonadas e Laços de Família.
A praia de Ipanema localiza-se no bairro de Ipanema, também na zona Sul do Rio de Janeiro. É uma das praias mais conhecidas da cidade e inspirou o compositor Vinícius de Moraes quando lançou a canção Garota de Ipanema, da qual Tom Jobim foi responsável pela melodia." - in:
wikipédia

"O Mosteiro de São Bento do Rio de Janeiro é um histórico mosteiro localizado na cidade do Rio de Janeiro. Erguido no morro de São Bento, no centro histórico da cidade, é um dos principais monumentos de arte colonial da cidade e do país.
O Mosteiro de São Bento do Rio de Janeiro foi fundado por monges beneditinos vindos da Bahia em 1590. O mosteiro ainda funciona como tal, existindo a seu lado um dos estabelecimentos educacionais mais importantes e tradicionais do Rio de Janeiro: o Colégio de São Bento, fundado em 1858, que formou uma parte considerável de personalidades brasileiras." - in:
wikpédia

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Unescos dos EUA

Esta semana ando a receber postais dia sim dia não, hoje foi dia sim. Não estava à espera destes postais mas adorei. Foram enviados pela Carol "adobe" e são fantásticos. Para além dos postais ainda enviou uma foto do Parque Nacional Mesa Verde tirada por ela e que mais parece um postal... ah, e uma carta bem simpática a que vou responder dentro de dias.

Este é um postal de Pueblo Bonito, um antigo complexo habitacional dos antigos indios Pueblo. Pueblo Bonito é a maior estrutura conhecida em Chaco Canyon no Parque Nacional Histórico da Cultura Chaco, no norte do estado do Novo México. Esta estrutura foi ocupada entre 828 e 1126 D.C. No final da sua construção possuía cerca de 600 quartos, 40 kivas (estruturas cerimoniais) e tinha a altura de 4 andares. Este local é classificado como Património Mundial da Humanidade desde 1987.

E este é o Parque Nacional Glacier. "Situa-se no estado de Montana, Estados Unidos da América, ao longo da fronteira com as províncias canadianas de Alberta e Colúmbia Britânica. Neste parque podem encontrar-se duas cadeias montanhosas, mais de 130 lagos, mais de mil espécies de plantas e centenas de espécies de animais. Trata-se de uma zona de ecossistema praticamente virgem que se estende por 4 101 km². Faz fronteira com o Parque Nacional Lagos Waterton e os dois parques constituem o Parque Internacional da Paz Waterton-Glacier, o primeiro parque internacional criado em 1932. Ambos os parques foram designados reservas da biosfera em 1976 e Património da Humanidade em 1995." - in: wikipédia

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Ilawa - Polónia

A semana começou sem postais, mas durante o fim-de-semana não postei nada, deixo aqui mais 2 postais da Polónia enviados pela Sylwia já há algum tempo atrás.

Ilawa fica localizada no noroeste da Polónia e é a capital do condado de Ilawa. Foi fundada na antiga região da Prússia em 1305. Foi construída junto ao rio Eylenz e entre 2 lagos, o que torna esta cidade muito procurada pelos turistas.
Neste postal pode ver-se parte do lago Jeziorak, uma igreja gótica, um café e uma rua comercial.

Neste aqui, no canto superior esquerdo é um complexo desportivo, no canto direito a Câmara Municipal e as outras imagens são do lago Jeziorak, o mais longo da Polónia.

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Cabo Frio - Brasil

Estava à espera de receber mais postais mas só chegou este. É de Cabo Frio e foi enviado pela Jucielly "jucy" e é muito bonito. No postal pode ver-se, do lado esquerdo, a Praia do Forte com a Duna do Chocolate ao fundo. Do lado direito está a Ilha do Japonês.

"Cabo Frio é a principal cidade da Região dos Lagos no Estado do Rio. Está situada a 150 Km do centro do Rio de Janeiro, com uma população de aproximadamente 150 mil habitantes.
Devido ao seu cenário indescritível, composto por belas praias de águas límpidas, areia branca e fina, dunas maravilhosas e ilhas de rara beleza, a cidade é considerada um dos principais pólos turísticos do Brasil, sendo uma das mais procuradas por brasileiros e estrangeiros.
Além de toda sua beleza natural a cidade oferece amplas e diversificadas opções de hospedagem, gastronomia, lazer e entretenimento, garantindo uma intensa actividade cultural e social durante todo o ano." - in:
http://www.cabofrio.com/

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Saudações de Malta

Hoje não recebi nada mas como tenho que passar o tempo, aqui ficam mais 2 postais de Malta enviados pela Jackie.

No sentido dos ponteiros do relógio: Baía Tuffieha Ghajn, Aldeia Marsaxlokk, Jardin San Anton em Attard, Portes des Bombes, Igreja St. Lawrence em Birgu e o Grande Porto com o Forte St. Angelo.

No sentido dos ponteiros do relógio: Museu Marítimo de Malta, barcos típicos de Marsaxlokk, Igreja de Marsaxlokk e Baía Paraíso.

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Portugal + Bulgária

Hoje recebi estes 2 postais. O de Seteais foi enviado pela Ana "ninocas" e é de mais um local mencionado na minha wishlist de locais portugueses. O da Bulgária é oficial.
É actualmente um dos mais luxuosos hotéis de Portugal, mas a sua história remonta ao século XVIII, quando foi mandado construir por Daniel Gildemeester, na altura cônsul da Holanda em Portugal. O acesso ao palácio está limitado por agora aí funcionar o hotel, mas o exterior e parte dos jardins podem ser visitados.
Lenda de Seteais!
"Esta lenda remonta a 1147, data em que D. Afonso Henriques conquistou Lisboa aos Mouros. Destacado para ocupar o castelo de Sintra, D. Mendo de Paiva surpreendeu a princesa moura Anasir, que fugia com a sua aia Zuleima. A jovem assustada gritou um "Ai!" e quando D. Mendo mostrou intenção de não a deixar sair, outro "Ai!" lhe saiu da garganta.
Zuleima, sem lhe explicar a razão, pediu-lhe para nunca mais soltar nenhum grito do género, mas ao ver aproximar-se o exército cristão a jovem soltou o terceiro "Ai!".
D. Mendo decidiu esconder a princesa e a sua aia numa casa que tinha na região e querendo levar a jovem no seu cavalo, ameaçou-a de a separar da sua aia se ela não acedesse e Anasir deixou escapar o quarto "Ai!".
Pouco depois de se instalar na casa, a princesa moura apaixonou-se por D. Mendo de Paiva, retribuindo o amor do cavaleiro cristão que em segredo a mantinha longe de todos.
Um dia, a casa começou a ser rondada por mouros e Zuleima receava que fosse o antigo noivo de Anasir, Aben-Abed, que apesar de na fuga se ter esquecido da sua noiva, voltava agora para castigar a sua traição.
Zuleima contou a D. Mendo que uma feiticeira lhe tinha dito que a princesa morreria ao pronunciar o sétimo "Ai!".
Entretanto, Anasir curiosa pela preocupação da aia em relação aos seus "Ais", exprimiu o quinto e o sexto consecutivamente, desesperando a sua aia que continuou a não lhe revelar o segredo.
D. Mendo partiu para uma batalha e passados sete dias foi Aben-Abed que surpreendeu Anasir, que soltou o sétimo "Ai!", ao mesmo tempo que o punhal do mouro a feria no peito. Enlouquecido pela dor, D. Mendo de Paiva tornou-se no mais feroz caçador de mouros do seu tempo." - in:
http://blackcrowes.blogs.sapo.pt/11967.html
BG - 2239. Este é o meu 1º postal oficial da Bulgária, contudo não estava à espera de nenhum oficial. Foi enviado pela Ani e demorou 37 dias a chegar.
Nassebar é Património Mundial da Humanidade e é conhecida como a cidade das cem igrejas, mas tal como diz a Ani, não existem mais de quarenta.
Algures num post mais antigo, já falei de Nassebar, por isso não acrescento mais informação.

terça-feira, 14 de outubro de 2008

Fotos vs postais

Tenho a mania dos postais mas também tenho a mania das fotos e ando sempre com a máquina atrás. Quando vou para qualquer lado procuro sempre postais e tento tirar umas fotos. Às vezes acontece que acabo por tirar fotos parecidas com postais que tenho. Geralmente só descubro isso muito tempo depois. A partir de agora vou inciar uma série de posts onde mostro, simultaneamente, postais e fotos. Para começar temos 2 das 12 Aldeias Históricas de Portugal.


Marialva fica no concelho da Mêda, distrito da Guarda. Situa-se num cabeço rochoso a 580 metros de altitude e foi conquistada aos mouros por Fernando Magno de Leão, que lhe atribuiu o topónimo que ainda hoje conserva.
Neste postal pode ver-se parte do interior do recinto amuralhado e aqui se encontra o edifício que serviu como Câmara Municipal, tribunal, cadeia e talvez escola, o pelourinho, cisterna e a torre de menagem.
Este oferece boa vista panorâmica, reconhecendo-se para nascente a serra da Marofa e para sul, em dias de boa visibilidade, a serra da Estrela.


Esta foi a foto que tirei. Tive sorte porque tive oportunidade de visitar o recinto do castelo completamente sozinha. Deu para eu andar ali à vontade sem ninguém a atrapalhar. O céu é que não estava grande coisa, cinzento mas quando estava quase a sair, lá apareceu um bocadinho de azul e algumas nuvens.

Sortelha também fica no distrito da Guarda, mais concretamente no concelho do Sabugal.
A aldeia de Sortelha fica situada a 760 m de altitude, distando 14 km do Sabugal. É uma aldeia de granito tipicamente medieval, cercada por um anel de muralhas e vigiada pelo seu castelo do séc. XIII.
Esta é a foto correspondente. Nesse dia o tempo também não estava grande coisa, mas esta foto até ficou decente. Ficou tão decente que a semana passada foi publicada num site de turismo. O site é este: http://www.feriasemportugal.pt/ e a foto está aqui: http://www.feriasemportugal.pt/fotos/editor2/camaras/sabugal2.pdf

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Castelo de Moritzburg - Alemanha

Este foi o único postal do dia mas era um dos que estava no meu album de favoritos. Foi enviado pela Jenny "mondfalke".

"Castelo de Moritzburg é um castelo barroco alemão na pequena cidade de Moritzburg no Estado alemão da Saxónia. Localiza-se próximo à cidade de Dresden.
Foi construído de 1542 a 1546 como um alojamento de caça para Duque Maurício da Saxónia. A capela foi adicionada entre 1661 e 1671 e é um belo exemplo do estilo barroco. Entre 1723 e 1733, o castelo foi remodelado por ordem de Augustus II, o Forte, Rei da Polónia, pelos arquitectos Matthäus Daniel Pöppelmann e Longeloune." - in:
wikipédia

domingo, 12 de outubro de 2008

Florença - Itália

"Florença é um município italiano, capital da região da Toscana e da província homônima. Florença foi durante muito tempo considerada a capital da moda. É considerada o berço do Renascimento italiano, e uma das cidades mais belas do mundo." - in: wikipédia


O Palazzo Vecchio (Palácio Velho) é um palácio, localizado na Praça da Senhoria (Piazza della Signoria) em florença, construído entre 1299 e 1302 com o objectivo de proteger os magistrados da altura. Actualmente é a sede do município florentino e no seu interior acolhe um museu que expõe, entre outras, obras de Agnolo Bronzino, Michelangelo Buonarroti e Giorgio Vasari.


"A Ponte Vecchio (Ponte Velha) é uma ponte medieval sobre o Rio Arno, famosa por ter uma quantidade de lojas (principalmente ourivesarias e joalharias) ao longo de todo o tabuleiro.
Acredita-se que tenha sido construída ainda na Roma Antiga e era feita originalmente de madeira. Foi destruída pelas cheias de 1333 e reconstruída em 1345, com projecto da autoria de Taddeo Gaddi. Consiste em três arcos, o maior deles com 30 metros de diâmetro. Desde sempre alberga lojas e mercadores, que mostravam as mercadorias sobre bancas, sempre com a autorização do Bargello, a autoridade municipal de então. Diz-se que a palavra bancarrota teve ali origem. Quando um mercador não conseguia pagar as dívidas, a mesa (banco) era quebrada (rotto) pelos soldados. Essa prática era chamada bancorotto.
Durante a Segunda Guerra Mundial, a ponte não foi danificada pelos alemães. Acredita-se que tenha sido uma ordem directa de Hitler.
Ao longo da ponte, há vários cadeados, especialmente no gradeamento em torno da estátua de Benvenuto Cellini. O facto é ligado à antiga ideia do amor e dos amantes: ao trancar o cadeado e lançar a chave ao rio, os amantes tornavam-se eternamente ligados. Graças a essa tradição e ao turismo desenfreado, milhares de cadeados tinham de ser removidos com frequência, estragando a estrutura da ponte. Devido a isso, o município estipulou uma multa de 50 euros para quem for apanhado, em flagrante, a colocar cadeados na ponte." - in:
wikipédia

sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Ilha do Pessegueiro

A minha wishlist à la portuguesa ficou mais pequena com a chegada de mais este postal. Gosto de vários tipos de postal, mas gosto especialmente de postais com monumentos e qualquer tipo de património histórico, por isso mesmo, este forte da Ilha do Pessegueiro estava na lista. Obrigada Ana "ninocas".

"A ilha do Pessegueiro localiza-se na costa do Alentejo Litoral, ao largo da freguesia de Porto Covo. A ilha, assim como a costa adjacente, faz parte do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina.
Os estudiosos acreditam que a ocupação desta costa remonta a navegadores cartagineses. À época da Invasão romana da Península Ibérica, a ilha abrigou um pequeno centro pesqueiro, conforme atestam os vestígios, recentemente descobertos, de tanques de salga.
A partir de 1590, foi iniciado, em posição dominante na ilha, a edificação do Forte do Pessegueiro, também conhecido como Forte de Santo Alberto do Pessegueiro ou Forte da Ilha de Fora. Este forte cruzava fogos, no continente, com outro forte marítimo: o Forte de Nossa Senhora da Queimada do Pessegueiro, em posição dominante sobre a praia do Pessegueiro.
Ambos faziam parte de um projecto maior de defesa da Costa Vicentina, que compreendia um porto artificial ao abrigo de um molhe de pedra que ligaria a ilha do Pessegueiro à ilhota fronteira (penedo do Cavalo) e esta ilhota ao continente." - in
: wikipédia

quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Vila Nova de Milfontes

Mais 3 bonitos postais enviados pelo Américo "valdagua". Já ouvi falar muito e bem de Milfontes mas nunca lá fui.

"Desde cedo apelidada de Princesa do Alentejo, a Vila de Milfontes é uma pequena vila alentejana com muitos atractivos. Situada no Concelho de Odemira (Alentejo), na foz do rio Mira, em pleno Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, Vila Nova de Milfontes é uma vila pesqueira com uma forte ligação ao mar o que lhe confere uma beleza natural inigualável.

As suas vastas e belas praias desertas, águas cristalinas e dunas douradas são o ex-libris da região. Em contraste com o belo panorama litoral, a paisagem interior é marcadamente reconhecida pelas típicas planícies alentejanas de sobreiros, entre outras espécies habitualmente observadas nesta região do país." - in: http://www.guiadacidade.pt/portugal/?G=monumentos.ver&artid=14882&distritoid=02

Pelo estuário do Mira, andaram há muitos séculos, andaram celtas, fenícios, gregos, cartagineses e, claro, romanos e árabes e é actualmente habitat de diversas espécies marinhas.

Unesco RR - Grupo 112

Este post devia ter sido feito há meses mas só hoje recebi o 2º postal deste RR. Pensei que nunca o iria receber mas estava hoje na caixinha do correio. Mais vale tarde que nunca, não é??
Este foi o 1º que recebi, enviado pela Carolien "carolien25" da Holanda e mostra um dos moinhos de Kinderdijk. Em posts anteriores já falei de Kinderdijk, não vale a pena repetir a informação.

Este foi o que recebi hoje e valeu a pena a espera. Para além de ser muito bonito é de um local novo.
No alto da cidade de Braubach pode ver-se o Castelo de Marksburg, inserido na Paisagem Cultural do Vale Superior do Reno. Foi construído em 1117 para proteger a cidade e é o único castelo medieval desta região que nunca foi destruído. A paisagem Cultural do Vale Superior do Reno é classificada como Património Mundial desde 2002 por ser um conjunto único que associa um património geológico, histórico, cultural e industrial.

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Postais RAS de Abrantes

Será que alguma vez expliquei o que são postais RAS?? Não me lembro. Os postais RAS são postais que alguém decide enviar só pelo prazer de enviar e fazer alguém feliz, uma surpresa!! Os 3 que recebi hoje foram uma grande surpresa.

Estes 3 postais de Abrantes foram enviados pela Helena "leninha". Ela viu que o castelo de Abrantes estava na minha longa lista de pedidos e disse que me ia enviar 1 mas enviou 3 :p
Neste postal pode ver-se o castelo e uma escola primária. "O castelo tem origem, possivelmente em 130 antes de Cristo, há portanto mais de 2000 anos. Este enorme castelo de grande beleza, com as suas grandes arcadas e lindos salões enfeitados por arcos de fina cantaria parece parado no tempo.
Tomado aos Mouros em 1148 por D. Afonso Henriques esteve envolto em várias guerras e com elas muito sofreram as suas muralhas. Foi restaurado por D. Afonso III e D. Dinis.Foi residência real e aqui nasceram vários príncipes. Está inserido na historia nacional por muitos actos históricos entre eles as imposições que fez as invasões francesas a quem sempre a sua imponência impôs respeito." - in: http://castelosdeportugal.no.sapo.pt/abrantes.htm
Fui a Abrantes apenas uma vez para assistir a um festival de tunas, isto porque o meu namorado da altura era porta estandarte da ESTA Tuna, tuna da Escola Superior de Tecnologia de Abrantes.
E mais uma vista do castelo com algum casario.