domingo, 28 de setembro de 2008

Arrumação de postais

Já algumas pessoas me perguntaram como arrumo e guardo os meus postais e então aqui está a resposta. Devo dizer que os postais são a única coisa arrumada e organizada no meu quarto :P

Os postais de tamanho normal, aproximadamente 15x10.5 cm, guardo em micas e depois coloco em dossiers. Costumo comprar estas micas em supermercados, papelarias e lojas dos 300. Os postais de Portugal separo por distritos, mais Açores, Madeira e Serra da Estrela. Os postais do estrangeiro separo por países.

Para os postais maiores compro albuns de fotografias, destes que têm folhas adesivas. O inconveniente é que não posso ver a parte de trás do postal, mas pelo menos ficam arrumadinhos.

Finalmente, esta caixinha é onde os postais aguardam que eu compre mais micas e albuns. Neste momento, os postais maiores quase que chegam ao cima da caixa, o que quer dizer que tenho de comprar mais albuns.

E é assim que guardo os meus postais. Pode ser ou não um método eficiente, mas é o meu método e sei sempre onde está determinado postal. E vocês, como guardam os vossos postais??

sábado, 27 de setembro de 2008

Para passar o tempo

Estou num daqueles momentos em que o tédio impera, ou seja, não há nada para fazer, nada para ver, ninguém com quem falar, então para passar tempo decidi vir mostrar alguns dos postais que trouxe do meu fim-de-semana no norte.

Como disse antes, um amigo deu-me uns quantos postais, este foi um deles. Este ano não passei no Gerês mas já lá acampei por 3 vezes, uma delas o ano passado. É uma zona muito bonita, recomendo.

O Parque Nacional da Peneda-Gerês é o único parque nacional de Portugal, criado em 1971, os outros parques são parques naturais.
É uma das maiores atracções naturais de Portugal, pela rara e impressionante beleza paisagística e pelo valor ecológico e variedade de fauna (veados, cavalos selvagens, lobos, aves de rapina) e flora (pinheiros, teixos, castanheiros, carvalhos e várias plantas medicinais). Estende-se desde a serra do Gerês, a Sul, passando pela serra da Peneda até à fronteira espanhola.
Como se já não bastassem os inúmeros postais que tenho do Porto, resolvi comprar mais 1. Compraria mais se tivesse tido tempo e para comprar este quase perdi o autocarro.

Este é mais um postal que me deu o meu amigo. Esta é a conhecida vista do Ferragudo. Nunca estive no Ferragudo mas reconheço esta vista onde quer que a veja.

Gostei tanto desta minha foto que tinha de mostrá-la. Acho que daria um belo postal. Tenho um postal desta ponte mas gosto mais da foto. Esta é a Ponte Romana sobre o rio Tua em Mirandela.
Já tinha estado em Mirandela há muitos anos atrás e não me lembrava de nada. Valeu a pena a visita ainda que breve.

sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Postais do Peru

Tive um dia daqueles, felizmente na caixinha tinha um envelope com 6 bonitos postais do Peru!! Já pensava que se tinha perdido pelo caminho e a Mery "maypar", pensava o mesmo, até já estava a pensar reenviar o envelope. Felizmente não foi preciso, depois de quase mês e meio, o envelope chegou são e salvo. Alguns postais são de locais Unesco novos.


Neste postal pode ver-se o Palácio Arquiepiscopal e a Catedral de Lima, ambos no centro histórico da cidade, classificado como Património Mundial pela Unesco. "O Palácio Arquiepiscopal de Lima é a residência do Arcebispo de Lima e sede administrativa da Diocese de Lima. Foi construído no local que Pizarro estabeleceu para residência do cura da cidade, mas o edifício é obra moderna, tendo sido iniciado em 1922, com projecto de 1916 de Ricardo de Jaxa Malachowski, num estilo neocolonial que se tornou uma voga no Peru até os anos 40.
O edifício actual da Catedral é resultado de uma série de transformações por que passou o primeiro templo, de 1535, a última intervenção datando de 1940, em virtude dos danos sofridos em repetidos terramotos. No interior existem altares em vários estilos, desde o barroco até o neoclássico, muitas pinturas e esculturas, e um cadeiral em madeira entalhada que é uma das obras-primas da talha colonial peruana." - in:
wikipédia
Esta é uma paisagem amazónica da região de Madre de Dios. Como se pode ver no postal, o pôr-do-sol é muito bonito e é uma das atracções turísticas desta região. A natureza é vital em Madre de Dios. A Reserva Natural de Tambopata-Candamo, na confluência dos rios La Torre e Tambopata, com uma extenção de 5.500 hectares de selva virgem, possui uma vasta e rica variedade de aves (600 espécies), borboletas (900 espécies) e libélulas (115 especies), plantas (mais de 2000 espécies).

Depois de um lago, um glaciar, neste caso o Glaciar Pastoruri. Este é um dos 663 glaciares que existem no Parque Nacional de Huascarán, localizado na Cordillera Blanca, uma cordilheira nos Andes, no departamento peruano de Ancash. "O parque foi declarado Património Mundial da Unesco em 1985. A sua protecção foi primeiramente arranjada pelo governo peruano, para salvaguardar a flora e fauna, formações geológicas, sítios arqueológicos (incluindo relíquias da Cultura Chavín), e a cena panorâmica da Cordillera Blanca, e para encorajar a pesquisa cientifica dos recursos culturais e naturais da área. O turismo é promovido na área, fanzendo o seu status protegido fonte de riqueza para os seus habitantes e outros." - in: wikipédia


Mais um postal unesco, este da Zona Arqueológica de Chan-Chan. Há 600 anos atrás, esta cidade de barro no norte do Peru, era a capital do poderoso reino de Chimu, abrigando 50 mil habitantes. Actualmente é um dos sítios arqueológicos mais preciosos do mundo mas a erosão, provocada pela acção do tempo, colocou-o na lista dos patrimónios em perigo. Estas ruínas das edificações construídas em adobe, uma mistura de barro, palha e pedras, foram declaradas Património Mundial pela Unesco. Com cerca de 20 km2, esta é a maior cidade de barro do mundo.

Aqui temos diversas imagens da cidade de Arequipa, fundada no dia 15 de Agosto de 1540, pelo explorador espanhol, Francisco Pizarro. O Centro Histórico da Cidade de Arequipa foi inscrito na lista de Património Mundial da Unesco no ano 2000. No postal pode ver-se por exemplo a Plaza de Armas, a catedral e a Ponte Bolognesi com o Vulcão Misti em pano de fundo e ainda outros edifícios representativos da integração da arquitectura e características europeias e nativas.

Para finalizar as Linhas de Nasca, Património Mundial da Humanidade desde 1994. "As linhas de Nazca são geóglifos de enormes dimensões localizados no deserto de Nazca, no altiplano do Peru. Criados pelo povo de Nasca entre os séculos III a.C e VIII, estes geóglifos representam centenas de figuras, incluindo imagens estilizadas de animais como macacos, beija-flores ou lagartos, traçados no solo plano do deserto." - in: wikipédia

quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Algar-Seco - Portugal

Hoje recebi este bonito postal enviado pela Carla como prémio de uma lotaria que organizou. Não sabia da existência deste lugar!! Aprendi mais qualquer coisa hoje.

O Algar-Seco é um conjunto de formações rochosas a meio km da Praia do Carvoeiro no Algarve. Ao longo de milhões de anos o vento e a chuva foram moldando o calcário e argila formando grutas, algares e falésias com estranhas formas. O homem também deu o seu contributo e foram feitas escadinhas e recantos onde se pode descansar e disfrutar a paisagem.

terça-feira, 23 de setembro de 2008

Durante a minha ausência

Voltei ontem do meu fim-de-semana passado no norte e encontrei 6 postais quando cheguei a casa.
Infelizmente não tive tempo nem oportunidade para comprar muitos postais, comprei alguns para trocar e apenas 4 para mim. Para além deste 1 amigo deu-me 25, a maioria do Gerês e do Algarve ainda uns do País Basco em Espanha.
Mas estes são os que recebi na sexta e ontem.


Começamos da melhor maneira com um RAS card enviado pela Ana "ninocas". Uma vista panorâmica da Ericeira na zona do Hotel Turismo. Sempre com mimos a menina Ana.

Já não estava à espera de mais postais oficiais mas recebi mais este, HU-12940, o meu 1º oficial da Hungria. Agora tenho mais 4 recebidos que enviados. O postal foi enviado pelo Gábor e mostra diferentes aspectos de Kazincbarcika, uma cidade localizada no norte do país.

Um postal do Coliseu enviado de Espanha pelo Juan "almenara" como prémio da lotaria que organizou na comunidade portuguesa.
"O Coliseu, também conhecido como Anfiteatro Flaviano, deve seu nome à expressão latina Colosseum devido à estátua colossal de Nero, que ficava perto a edificação. Localizado no centro de Roma, era capaz de albergar perto de 50 000 pessoas e com 48 metros de altura, era usado para variados espetáculos. Foi construído a Este do Fórum romano e demorou entre 8 a 10 anos a ser construído.
O Coliseu foi utilizado durante aproximadamente 500 anos, tendo sido o último registro efectuado no século VI da nossa era, bastante depois da queda de Roma em 476. O edifício deixou de ser usado para entretenimento no começo da era medieval, mas foi mais tarde usado como habitação, oficina, forte, pedreira, sede de ordens religiosas e templo cristão.
Embora esteja agora em ruínas devido a terremotos e pilhagens, o Coliseu sempre foi visto como símbolo do Império Romano, sendo um dos melhores exemplos da sua arquitectura. Actualmente é uma das maiores atrações turísticas em Roma e ainda tem ligações à igreja, com o Papa a liderar a procissão d'"O caminho da Cruz" até ao Coliseu todas as sextas-feiras santas." - in:
wikipédia

Mais um unesco novo, este é da China e foi enviado pela Lingkong "lingmusic". Mostra o Templo Wannian na Montanha Emei, situada na província de Sichuan. Esta é uma das 4 montanhas sagradas do budismo na China. Nesta montanha encontram-se vários templos e mosteiros budistas, cuja arquitectura se adapta ao terreno situado a grandes altitudes. Esta paisagem da Montanha Emei é Património Mundial da Humanidade desde 1996.

Para terminar, mais um postal unesco que é também de um país novo, o meu 1º postal da Bolívia. É um postal usado e foi enviado da Alemanha pela Gabriela "zimstchneck".Este é o Forte Samaipata, um sítio arqueológico localizado a poucos kms de Samaipata no Departamento de Santa Cruz, a uma altura de 1.950 metros. Foi declarado Património Mundial da Humanidade pela UNESCO em 1998.
Aparentemente foi utilizado em cerimónias, um lugar de comunicação entre homens e deuses e também terá tido funções astronómicas.

quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Postais unesco + oficiais

A semana está a correr bem, Hoje chegaram 4 postais, 2 unesco novos, 1 da Alemanha e 1 da Espanha e 2 oficiais da "postalândia", ou seja, Finlândia.
Amanhã não vou estar cá. Só volto a ver a caixa de correio na segunda-feira à tarde. Espero ter uns postalinhos quando voltar :)

Esta é a Igreja de São Miguel em Hildesheim, incluída no sítio Catedral de Santa Maria e Igreja de São Miguel em Hildesheim, Património Mundial da UNESCO desde 1985. Foi construída em estilo românico entre 1001 e 1031.
O postal foi enviado pela "bine".

E este é o unesco do país vizinho enviado pelo Francisco "franito". Aqui pode ver-se o Teatro Romano de Mérida. O conjunto arqueológico de Mérida, onde se inclui o teatro, é classificado como Património Mundial da Humanidade desde 1993. O teatro foi erguido por Agripa, genro de Augusto, nos séculos 16-15 a.C. Tem capacidade para 6.000 pessoas. Foi restaurado e desde 1933 é utilizada para espectáculos ao ar livre.

FI-367944, enviado pela Anna.

De facto a Finlândia não é só neve, para provar isso, hoje recebi dois postais de praias finlandesas ;)

FI-371013. Ora aqui está a segunda praia.
Este foi foi enviado pela Minna "minnasusanne". Já tinha trocado postais com ela no forum. É a 1ª vez que recebo um postal oficial de alguém com que já tinha feito trocas antes.

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Postais oficiais

Hoje recebi 2 postais oficiais. Acho que ainda me falta receber 1 ou 2.

Este é da Alemanha - DE-211972 e foi enviado pela Britta. Ela escreveu o postal em alemão. Tive alemão durante 3 anos e por isso consegui entender o que escreveu mas só porque escreveu de uma forma simples. Ainda consigo perceber alguma coisa de alemão escrito mas não me peçam para escrever ou falar, já está quase tudo esquecido.
Esta é a Igreja de St. Vitus em Meppen, uma cidade no norte do país.

FI-367942 enviado pela Anniliina, uma menina finlandesa de 12 anos.

terça-feira, 16 de setembro de 2008

Avignon - França

Segundo post do dia para mostrar o postal que recebi hoje. Mais um unesco novo da França enviado pela Sylvie "pazzolina".

Este é o Palácio dos Papas classificado como Património Mundial da Humanidade juntamente com o Paço Episcopal e a Ponte de Avignon.

"O Palácio dos Papas ou Palais des Papes, em Avignon é uma das maiores e mais importantes construções góticas da Europa.
Avignon tornou-se a residência dos Papas em 1309, quando o Papa Clemente V, não querendo voltar a Roma depois do caos de sua eleição, mudou a Corte Papal para esta cidade. Os seus sucessores, João XXII e Bento XII, construíram o palácio, que ficou finalizado em 1364, com o trabalho do arquitecto Pierre Poisson de Mirepoix.
Os Papas saíram de Avignon em 1377, voltando para Roma, o que levou ao chamado Grande Cisma do Ocidente, no qual os Antipapas fizeram de Avignon a sua sede. O lugar depois voltou a ser propriedade da Igreja. Na Revolução Francesa, foi saqueado pelas forças revolucionárias. Em 1791, tornou-se o local de um massacre de contra-revolucionários cujos corpos foram jogados no Tour des Latrines, localizado na parte velha do Palácio.
O Palácio foi depois tomado por Napoleão e utilizado como quartel e prisão. Na Terceira República Francesa, muitas das obras de arte e frescos foram destruídos ou cobertos. Em 1906, tornou-se um museu nacional e permanece em constante restauração, mas aberto ao público." - in:
wikipédia

Desta vez em vez de mostrar só os selos, mostro também o envelope. Este é muito bonito e ao contrário dos outros envelopes, não vai para reciclar :) Gosto tanto do envelope como do postal.

quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Vernazza - Itália

Tenho para receber alguns postais unesco e hoje recebi 1 deles, da Itália, enviado pela Gosia. Aqui pode ver-se a aldeia de Vernazza, 1 das 5 que constituem as famosas Cinque Terre.

"Cinque Terre é o nome dado a um acidentado trecho de terra, na Itália, na costa da Riviera Ligure situado entre Punta Mesco próximo a Levanto e o Cabo de Montenero próximo a Portovenere e compreende as comunas de Monterosso, Vernazza, Riomaggiore com os distritos de Corniglia e Manarola. Constituem uma das principais atracções turísticas da Riviera Ligure.
Estas localidades, que junto com Porto Venere e as ilhas de Palmaria, ilha de Tino e Tinetto foram declaradas em 1997 Património Mundial da Humanidade pela UNESCO, são caracterizadas pelo relevo montanhoso próximo ao mar. Típicos desta zona são os terraços devidos à particular técnica agrícola usada para usufruir tanto quanto possível os terrenos com grande inclinação." - in:
wikipédia



terça-feira, 9 de setembro de 2008

Portugal, Nova Zelândia

Ontem não recebi nada mas hoje chegaram 2 postais. O 1º de Alferrarede foi enviado pela Helena "leninha" e o 2º do Mt. Ruapehu na Nova Zelândia pela Sally "twinkley".

"Alferrarede é uma freguesia portuguesa do concelho de Abrantes. Ao passear pelas ruas de Alferrarede é possível observar algumas casas senhoriais, destacando-se o Palácio Marquesa do Faial e o seu Castelo que, embora classificado como património nacional, é um lugar privado". - in: wikipédia.

"O Monte Ruapehu é um estratovulcão formado pela sobreposição de material piroclástico que se acumula durante as erupções. Está localizado na Ilha Norte da Nova Zelândia, 2779 metros acima do nível do mar. Fica aproximadamente a 240 km ao norte da capital Wellington.
O Ruapehu é um dos mais activos vulcões da Nova Zelândia. A sua cratera abriga um lago formado por cinzas, barro e água com armazenados dentro de uma grande cratera em seu topo. Já foi cenário de inúmeros filmes, entre eles a trilogia de O Senhor dos Anéis.
Suas constantes erupções atraem todos os anos milhares de turistas em busca de aventura e pesquisa." - in:
wikipédia
No postal pode ver-se a erupção em Setembro de 1995.

sábado, 6 de setembro de 2008

Mónaco à noite

Porto de Hércules é um porto situado numa baía natural no Mónaco. É um dos raros, se não o único porto de águas profundas da Riviera.

Vista nocturna do território do Mónaco.

sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Montevideu - Uruguai

Hoje na caixa de correio só havia um envelope mas ao abrir o envelope a surpresa foi boa, um postal de um país novo, Uruguai. A responsável pela surpresa (declarada), foi a minha maninha Déa ;) Obrigada minha linda!!

Montevideu é a capital e maior cidade do Uruguai. Localiza-se na zona sul do país, nas margens do rio da Prata.
Os portugueses também andaram por aqui. Os portugueses conquistaram a cidade em 1817 e tornou-se capital da Província Cisplatina , do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarve em 1821.


"O Palácio Salvo é um edifício em Montevideu, localizado na interseção da Avenida 18 de Julio e Plaza Independência. Foi projectado pelo arquitecto Mario Palanti, um imigrante Italiano que vivia em Buenos Aires. Terminado em 1925, o Palácio Salvo tem 100 metros de altura com a antena incluída e foi o maior prédio na América do Sul na época." - in: wikipédia