sábado, 30 de agosto de 2008

Ciudad Rodrigo - Espanha

Como muita gente que vive perto da fronteira, fui a Espanha abastecer o carro, ou melhor, fui com os meus pais. E já que estávamos em Espanha, fomos até Ciudad Rodrigo dar uma voltita. Claro que aproveitei para comprar postais.

Este é o edifício do Ayuntamiento. Foi construído em meados do século XVI. No seu interior enconstra-se um valioso Arquivo Municipal.

Aqui estão as muralhas e a catedral da cidade. As muralhas foram construídas por ordem do rei Fernando II de León em 1160. Tem um perímetro de mais de 2 km's, alcançando em algumas zonas 13 metros de altura. Conservam-se 7 portas de acesso ao recinto muralhado.

Isto não é um postal, é uma das fotos que tirei. É a catedral de Santa Maria, também mandada construir pelo rei Fernando II, tendo as obras começado em 1165. Apresenta estilo românico de transição para o gótico.

sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Seychelles

Para terminar bem a semana, recebi 1 postal de 1 país novo :) País nº 90: Seychelles. Foi escrito e enviado de lá mesmo pela Brigitte "apperveilchen".

"As Seychelles é um estado insular, constituído por 115 ilhas, localizado Oceano Índico ocidental, constituído por vários arquipélagos localizados a norte e nordeste de Madagáscar. Fazem parte das Seychelles as Ilhas Seychelles propriamente ditas, as Ilhas Almirante, as ilhas Farquhar, as ilhas Aldabra e algumas outras ilhas dispersas. Além de Madagáscar, os seus vizinhos mais próximos são as Maurícias, a sueste, as Comores e Mayotte, a sudoeste, e as Ilhas Gloriosas, a sul. Capital: Victoria.
arquipélago foi avistado por Vasco da Gama* em 1502, e a França reivindicou o território em 1756." - in:
wikipédia


* Não há dúvida que os portugueses andaram mesmo por todo o lado.

quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Novos postais Unesco

Hoje o dia já correu melhor :) Recebi estes 4 postais unesco, de locais não muito facéis de conseguir, o que os torna uma excelente aquisição. O postais de Portugal, Espanha e Gronelândia foram enviados pela Angélica e o da Eslovénia pela Betty "MoDa".
Este 1º postal é do Parque Arquelógico do Vale do Côa e apesar de ser o único local unesco no meu distrito, nunca vi por aqui postais destes à venda. Agora só me falta 1 local unesco de Portugal.
"Os Sítios de arte rupestre do Vale do Côa situam-se ao longo das margens do rio Côa, sobretudo no município de Vila Nova de Foz Côa. Outros municípios abrangidos: Figueira de Castelo Rodrigo, Mêda e Pinhel.
Forma uma rara concentração de arte rupestre composta por gravuras em pedra datadas do Paleolítico Superior, constituindo o mais antigo registo de actividade humana de gravação existente no mundo.
O património mundial enriqueceu-se em 1994 com o achado do maior complexo de arte rupestre paleolítico ao ar livre conhecido até hoje. Há 20 000 anos atrás o homem gravou milhares de desenhos representando cavalos e bovídeos nas rochas xistosas do vale do Côa, afluente do rio Douro, no nordeste de Portugal.
As gravuras têm como suporte superfícies verticais de xisto, com exposição preferencial a nascente. A dimensão das gravuras oscila entre 15 cm e 180 cm, embora predominem as de 40-50 cm de extensão. As gravuras representam essencialmente figuras animalistas, embora se conheça uma representação humana e outra abstracta. Os animais mais representados são os cavalos e os bovídeos (auroques)." - in:
wikipédia
No postal pode ver-se uma cabeça de cavalo situada no Núcleo de arte rupestre da Canada do Inferno. É Património Mundial da UNESCO desde 1998 e Monumento Nacional pelo IPPAR.

"El Real Sítio de San Lorenzo de El Escorial é um grande complexo (inclui palácio, mosteiro, museu e biblioteca) localizado em San Lorenzo de El Escorial, município situado 45 km a Noroeste de Madrid.
Situado junto ao monte Abantos, este monumental complexo foi mandado construir pelo rei Filipe II da Espanha para comemorar a vitória na Batalha de San Quintín em 1557, sobre as tropas de Henrique II, rei de França, e para servir de lugar de enterro dos restos mortais de seus pais, o Imperador Carlos I e Isabel de Portugal, assim como dos seus próprios e dos seus sucessores.
A planta do edifício, com as suas torres, recorda a forma de uma grelha, pelo que tradicionalmente se diz que se fez assim em honra a São Lourenço, martirizado em Roma no suplício da grelha e cuja festividade se celebra a 10 de Agosto, dia da Batalha de San Quintín. Daí o nome do conjunto e da localidade criada à volta deste." - in:
wikipédia

É Património Mundial da Humanidade desde 1984.

"O fiorde de gelo de Ilulissat fica situado perto da cidade de Ilulissat, na Gronelândia.
Flui a um ritmo de 20-35 metros por dia, resultando em cerca de 20 000 toneladas de montanhas de gelo recortadas e navegando pelo fiorde todos os anos. São por vezes tão grandes (com um quilómetro de altura) que acabam por ser demasiado altas para flutuar para jusante do fiorde, ficando retidas no fundo das partes menos fundas, por vezes durante anos, até serem quebradas pela força do glaciar e de outras montanhas de gelo a montante.
O fiorde de gelo de Ilulissat foi declarado Património Mundial da Humanidade pela Unesco em 2004.
As razões que conduziram a esta classificação prendem-se com o testemunho único que oferece sobre a última idade do gelo do período quaternário. Por outro lado, a combinação de uma camada de gelo enorme e a corrente rápida de gelo, que se junta ao fiorde coberto de montanhas de gelo, constitui um fenómeno único, só visto na Antártida e na Gronelândia. É um espectaculo natural inesquecível, combinando rochas, gelo, mar e sons fortes produzidos pelo gelo em movimento." - in:
wikipédia

As Grutas de Škocjan são um sistema de grutas e passagens subterrâneas, Património Mundial da Humanidade desde 1986, com mais de 6 km de comprimento e atingindo mais de 200 m de profundidade. Situam-se na região do Carso, sudoeste da Eslovénia.

quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Genebra - Suiça

Porque hoje não recebi postais e porque agora estou a morrer de tédio, aqui fica mais 1 postal da Suiça comprado por mim há 4 anos.



A Vieille Ville, é uma zona antiga e pitoresca da cidade, caracterizada pelos seus edifícios antigos e ruas de calçada onde se podem encontrar vários cafés e restaurantes. O coração desta zona da cidade é a Catedral de S. Pedro.

terça-feira, 26 de agosto de 2008

Mais postais surpresa

Pois é, pois é, estas meninas estragam-me com mimos :) Hoje recebi estes dois postais surpresa enviados pela Relie de Singapura e pela Valerie da França.

O postal da Relie alusivo ao Grande Prémio de Singapura que se vai realizar no mês que vem. Já gostei bastante de Formula 1 mas quando o Ayrton Senna morreu e o Pedro Lamy teve um acidente grave, perdi o interesse.

Este é o postal da Valerie, da Ilha de Oléron. É a segunda maior ilha francesa, depois da Córsega e sem contar com os territórios ultramarinos. No postal pode ver-se o Forte Boyard, construído entre 1801 e 1857 sob as ordens de Napoleão, para proteger a costa dos ataques de navios estrangeiros, especialmente ingleses. Actualmente serve de cenário para uma popular série chamada "Fort Boyard", sendo transmitida em vários países.
Temos ainda o Farol de Chassiron, com 46 metros de altura, construído entre 1834 e 1836. Com boas condições atmosféricas, a sua luz alacança os 52 km's.

sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Regensburg - Alemanha

Hoje chegou o postal nº 1600 e por sinal é muito, muito bonito, para além de ser um novo unesco na colecção. Foi enviado pela Gabriela "zimtschnecke".



A cidade medieval de Regensburg localiza-se no rio Danúbio, na Bavária e possui diversos edifícios de excepcional qualidade que testemunham a sua história como importante centro de trocas comerciais e influência na região desde o século IX.
Pela cidade podem encontrar-se várias estruturas históricas de estilo romano, romanesco e gótico. A arquitectura de Regensburg do século XI ao século XII, incluindo o mercado, a câmara municipal e a catedral, ainda definem o carácter da cidade marcado por edifícios altos, ruas escuras e estreitas e robustas fortificações. Esses edifícios incluem casas medievais, várias igrejas e complexos monásticos e ainda a Velha Ponte do século XII.
A cidade é também notável pelos vestígios que testemunham a sua rica história como um dos centros do Sagrado Império Romano que se tornou protestante.

quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Portugal + Alemanha

Hoje cheguei ao nº redondo de 600 postais de Portugal :) No total, acho que só falta 1 para chegar aos 1600.
E estes são os postais que recebi hoje, 2 de uma troca privada com a Phoenix da Alemanha e 3 de Portugal enviados pelo Américo.


"Reichstag é o nome do prédio onde o parlamento federal da Alemanha exerce suas funções. Localiza-se em Berlim.
Com a transferência do governo alemão de Bonn para Berlim, o prédio foi reinaugurado em 19 de abril de 1999 como sede do Parlamento.
Nos seus mais de cem anos de história, o prédio do Reichstag foi a sede de governo em duas guerras. Em 1992 foi decido que o Reichstag deveria ser reconstruído e escolheu-se então o projecto de Norman Foster. Em 1995, o artista Christo atraiu milhões de visitantes ao cobrir o prédio inteiro. A reconstrução foi um sucesso, especialmente pela reconstrução da cúpula com referência à cúpula original de 1894. Esta é uma das melhores atrações para os turistas pois ela é aberta a visitas; dela se tem uma vista impressionante da cidade e do plenário do parlamento." - in:
wikipédia

A igreja evangélica luterana Kaiser-Wilhelm-Gedächtniskirche (Igreja em Memória do Imperador Guilherme), construída entre 1891 - 1895 e conhecida como Gedächtniskirche (Igreja da Memória), fica na Praça Breitscheidplatz em Berlim.
Depois de ter sido destruída durante a Segunda Guerra Mundial, conservou-se em estado de ruína como memorial. Pensou-se construir uma igreja de cristal dentro das ruínas da igreja bombardeada mas depois optou-se por se conjugar as ruínas com uma construção moderna. Assim, manteve-se a ruína da torre, assegurada arquitectonicamente, como monumento comemorativo contra a guerra, rodeada por um conjunto de 4 partes que se construíram entre 1951 - 1961.

Palmela é uma vila portuguesa pertencente ao Distrito de Setúbal. Neste postal pode ver-se a Torre de Menagem do castelo medieval do século XII, coreto Cine-Teatro S. João, Igreja de S. Tiago e jardim.
Agora temos o coreto, o castelo, fontanário do Largo de S. João e uma vista panorâmica da vila.
Mais uma localidade do distrito de Setúbal, Alcácer do Sal.

quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Castle RR - Grupo 6

Participei uma única vez neste RR dedicado aos castelos e estes foram os 4 postais que recebi.


Este postal enviado pela Christina "christinaB" mostra em 1º plano o Castelo Leopoldskron, um dos mais impressionantes edifícios em estilo rococo da Aústria. Lá mais atrás, está o Castelo Hohensalzburg, construído em 1077 e é um dos mais antigos castelos medievais da Europa.





Estes são vários castelos em Burgenland-pfalz, sudoeste da Alemanha, junto à fronteira com a França. O postal foi enviado pela Natascha "jadefalkon".

Agora um castelo finlândes, o castelo de Turku, enviado pela Marita "MaHaKo". O castelo data 1280 e é o maior castelo medieval ainda existente na Finlândia e um dos maiores ainda existentes na Escandinávia.







Finalmente da França, o castelo de Wineck, construído em 1200 e que fica na aldeia de Katzenthal na província de Haut-Rhin. É o único castelo da Alsácia rodeado por vinhas.
O postal foi enviado pela Dominique "doumik".



terça-feira, 19 de agosto de 2008

Unesco e 1 surpresa

Hoje recebi 2 postais, 1 unesco das Ilhas Maurícias e 1 postal surpresa da Finlândia.
O mais engraçado que aconteceu hoje, é que falei com o carteiro e ele sempre achou muito estranho eu receber muitos postais e eu lá lhe falei do postcrossing e ele achou muito interessante :D

As Ilhas Maurícias só têm 2 locais classificados como Património Mundial da Humanidade, Aapravasi ghat desde 2006 e desde há alguns meses a Paisagem Cultural de Le Morne, de onde é este postal.

Le Morne é uma península que ficou conhecida quando no século XIX, os escravos a usaram para se esconderem. Em 1 de Fevereiro de 1835, depois da abolição da escravatura nas Maurícias, a polícia dirigiu-se até à pesínsula para avisar os escravos de que eram homens livres. No entanto a ida da polícia lá foi mal interpretada e os escravos atiraram-se para a morte, ou seja, devem ter-se atirado para o mar com medo da polícia. Desde então, esse dia é celebrado pelos creoulos da ilha como a Comemoração Anual da Abolição da Escravatura.
O postal foi enviado pela Jenita "wolfgirlmu".

Este é um postal surpresa enviado pelos participantes do Encontro Mensal em Helsínquia e foi assinado pela Kilona, Huppu68, Monna, Misterteapot, Juliacaesar e Avij (não tenho a certeza deste último nome).

sábado, 16 de agosto de 2008

Viena - Aústria

"Viena é a capital da Áustria e centro cultural e político do país.

A cidade é um importante centro de música erudita muitas vezes mencionada como a Cidade dos Músicos, possui também uma sede das Nações Unidas.

Viena foi a cidade natal de diversos escritores, compositores e artistas em geral, destacando-se entre eles Strauss. Dentre as figuras vienenses está, também Freud, famoso psicanalista austríaco." - in: wikipédia
O Centro Histórico da cidade é classificado como Património Mundial da Humanidade desde 2001.


Este postal foi enviado por uma amiga. Aqui pode ver-se a estátua de Johann Strauss, compositor quem tornou famosa a valsa, a Casa da Ópera, a Casa Hundertwasser e Catedral de Saint Stephan.



Este já é um postal postcrossing com umas quantas imagens de Viena e foi enviado pela Julia "carmen".

E aqui vemos o Palácio Schönbrunn, a Roda Gigante no Prater, a Igreja de São Carlos Borromeo, mais uma vez a Casa Hundertwasser e a Catedral de Saint Stephan, o Palácio Hofburg, um monumento a Mozart e finalmente o Palácio Belvedere.

quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Camaret-sur-Mer - França

Ontem não recebi nada e hoje recebi  2 postais. Este é de Camaret-sur-Mer, um novo local UNESCO da França, enviado pela Sylvie "pazzolina".

A Sylvie estava a oferecer postais de um dos novos unesco de França, as Fortificações de Vauban e eu quis trocar com ela. Quando fui investigar o local, descobri que já tinha um postal destas fortificações, não de Camaret mas de Besançon.
As Fortificações de Vauban consistem em 12 grupos de fortificações nas fronteiras ocidentais e norte da França. Estas fortificações são classificadas como Património Mundial da Humanidade apenas há alguns meses.
Camaret-sur-Mer é uma localidade conhecida pela pesca da lagosta e é lá que se encontra a Torre Vauban, também conhecida como "Torre Dourada", construída entre 1669-1694 para proteger o porto.
No postal pode ver-se a Torre Vauban e a Capela de Nossa Senhora de Rocamadour.

terça-feira, 12 de agosto de 2008

Dubrovnik - Croácia

Este postal não fui eu que trouxe da Croácia, recebi-o hoje e foi enviado pela Christina "cvhr". Quando estive na Croácia falaram-me muito bem desta cidade. É conhecida como "a pérola do Adriático" pela sua beleza natural e pelo que representa para a história.

"Dubrovnik é uma cidade costeira da Croácia localizada no extremo sul da Dalmácia, banhada pelo Mar Adriático.
A cidade é considerada património da humanidade pela UNESCO desde 1979.

As fortes e bem-conservadas muralhas, a arquitetura medieval, renascentista e barroca, a paisagem do Adriático e os cafés e restaurantes fazem de Dubrovnik um destino turístico singular.
A cidade antiga é dividida ao meio pela Placa, o passeio público, com cafés e restaurantes, além de diversos monumentos e edifícios históricos." - in:
wikipédia

segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Palma del Rio - Espanha

Hoje só recebi 1 postal e veio de Espanha. Ganhei-o numa lotaria organizada por uns espanhóis e foi enviado pela Raquel "cartolenia" e veio escrito em português :o Apesar de não estar perfeito, gostei do esforço ainda para mais vindo de um, neste caso, uma espanhola ;)

Este é o pátio interior do Hospital de San Sebastián em Palma del Rio, uma cidade na província de Cordoba.

sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Unesco RR - Grupo 126

Participei mais uma vez no Unesco RR na tentativa de juntar mais alguns postais à colecção e hoje recebi os 2 envelopes deste grupo. 2 postais da Alemanha, enviados pela Anne "nanou", sendo 1 deles de um novo local unesco e 2 da Lituânia, os primeiros unesco de lá, enviados pela Vilma "s_vlm".

Já tinha um postal de Trier, da Porta Nigra, também enviado pela Anne, e agora enviou-me este postal das ruínas das Termas Imperiais. "Contruídas no início do século IV, durante o reinado de Constantino, eram o terceiro maior complexo de termas do mundo romano. As ruínas das paredes e fundações ainda exibem o desenho original. As paredes do caldarium (a sala com piscina de água quente) são as mais preservadas. Depois vem o tepidarium, as termas mornas.
O espaçoso frigidarium era usado para os banhos frios e a palaestra, uma área externa para os exercícios, também era ampla. Outra parte remanescente é o sistema de aquecimento (hypocaustum), no qual o ar era aquecido por fornalhas e conduzido por baixo do piso." - in:
wikipédia

"Dessau é uma cidade da Alemanha, localizada no estado de Saxónia-Anhalt. A cidade abrange o Bauhaus Dessau, um complexo de edifícios no estilo de Bauhaus, e partes da paisagem cultural Reino dos Jardins de Dessau-Wörlitz (em alemão Dessau-Wörlitzer Gartenreich), um conjunto de parques e palácios. Ambos são listados no Património Mundial da UNESCO." - in: wikipédia

Esta é a Praça da Catedral no centro histórico de Vilnius, a capital da Lituânia. Esta é a maior praça da baixa da cidade mesmo em frente à catedral neo-clássica. Perto da catedral está a estátua de Gediminas, um dos primeiros governadores da Lituânia. Curioso é o facto do bronze com que é feita a estátua, ter sido oferecido pelos guardas das fronteiras que o foram confiscando ao longo dos anos.
O Centro Histórico de Vilnius, datado do século XVI, foi considerado Património da Humanidade pela UNESCO, em 1994.


Neringa é um munícipio em Curonian Spit, uma península feita de dunas ao longo de 98 km's que separa a Lagoa Curonian do Mar Báltico. 52 km's da península pertencem à Lituânia e os restantes à Rússia. Em Curonian Spit encontram-se as maiores dunas de areia em movimento da Europa. A sua média de altura é de 35 metros mas podem atingir os 60.
Está na lista do Património Mundial da Humanidade desde 2000.

Farol de Four - França

Para compensar o dia de ontem, hoje recebi 5 postais, incluindo este postal do Farol de Four na Bretanha - França, enviado pela Valérie "octabis".

O Farol de Four foi construído em 1874 e ainda está activo. O farol marca a entrada norte do Canal de Four e é acessível apenas por barco.

quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Palácios da Croácia

Hoje na caixa de correio só estava a reforma da minha avó e um folheto de publicidade, postais que é bom, nada.
Só para o dia não ficar em, aqui está mais um postal que comprei na Croácia.

O postal foi comprado em Zagreb, não visitei nenhum destes palácios.

quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Ometepe - Nicarágua

Tal como ontem, hoje só recebi um postal, mas é um postal de um país novo :) Nicarágua. O postal foi escrito e enviado de lá pelo Kristofel que é das Filipinas e se encontra a trabalhar na Costa Rica.

Ometepe é uma ilha que se encontra no lago Cocibolga na Nicarágua. Tem 276 km2 e é a maior ilha do mundo dentro de um lago. Na ilha existem 2 vulcões o Concépcion e o Maderas.
No postal pode ver-se uma embarcação, chamada de transporte lacustre e que basicamente é um transporte realizado em lagos e pode ser nacional, se realizado em lagos internos do país, ou internacional, ligando países.

terça-feira, 5 de agosto de 2008

Igreja de Jesus Cristo - Santarém

Hoje chegou apenas 1 postalito de Santarém, enviado pela Susana "susanaportugal".

A Igreja de Jesus Cristo ou Igreja do Hospital ou Igreja do Convento do Sítio "foi construída no século XVII, apresenta uma feição maneirista com fachada de estilo chão, dividida em três andares e enquadrada por duas torres ligadas por balaustrada. Do interior destacam-se as tábuas pintadas do altar colateral esquerdo e a tela representando o Pentecostes." - in: http://www.lifecooler.com/Portugal/patrimonio/IgrejadoHospitaloudeJesusCristo