quinta-feira, 31 de julho de 2008

Mais postais

Hoje foi mais um dia bom, chegaram 7 postais, 5 deles do Brasil, 1 dos EUA e um feito e enviado pela Paula "geminiscp" como lembrança do encontro postcrossing que decorreu no passado dia 19 deste mês em Lisboa.

Estes são os postais do Brasil enviados pelo Tito "tito.garcez". Os 3 primeiros são o prémio de uma lotaria dele que ganhei, os outros 2 são uma surpresa dele. Sempre muito simpático o Tito :p

Gosto muito de igrejas e achei esta muito bonita. É a Igreja de São Francisco de Assis em São João Del Rei - Minas Gerais. Foi inaugurada em 1774 e pertence à Venerável Ordem Terceira de São Francisco de Assis de São João del-Rei.

Esta é a Igreja de Nossa Senhora do Rosário na cidade história de Coronel Xavier Chaves - Minas Gerais. "Segundo tradição oral, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário pertencia aos escravos da antiga Fazenda do Mosquito. Construída por volta de 1717 em alvenaria de pedra (deixada à vista, recentemente, com a retirada do reboco), a igreja apresenta elementos típicos da arquitectura colonial." - in: http://www.cidadeshistoricas.art.br/coronel/xav_his_p.php#mon

E ainda mais uma igreja. Esta é a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição em Prados, também em Minas Gerais. "A construção da Matriz de Nossa Senhora da Conceição remonta, presumivelmente, à segunda década do século XVIII. Esteticamente, a matriz de Nossa Senhora da Conceição abarca traços que transitam entre elementos de uma arquitectura portuguesa de dimensões mais pesadas com as soluções mais livres do período denominado barroco mineiro." - in: http://www.pradosmg.com.br/prados.html

"A Ponte Aracaju-Barra dos Coqueiros, tendo como nome oficial Ponte Construtor João Alves, sendo conhecida popularmente como Ponte Aracaju Barra ou Ponte Zé Peixe, liga a capital Aracaju ao munícipio de Barra dos Coqueiros, cidades do litoral de Sergipe. O projeto original é bastante arrojado para os padrões locais, sengundo informava o portal oficial do governo do estado, essa é a segunda maior ponte urbana do país, sendo a maior do Nordeste." - in: wikipédia

Lembram-se da novela Tieta??! É que alguns capítulos da novela foram gravados aqui em Mangue Seco. Mangue Seco é uma pequena vila de pescadores com pouco mais de 200 habitantes, na fronteira da Bahía com Sergipe, cuja característica são as imensas dunas de areia que com a força dos ventos vem cobrindo, ao longo dos tempos, coqueiros, casas e até ruas.

Este é o postal enviado pela carol "adobe" e mostra o Rodeo Prescott, o mais antigo no estado do Arizona.

E aqui está o postal feito pela Paula com fotos dos participantes no encontro, e foram eles: a Carla; a Paula "geminiscp"; a Cristina "kryx87"; o Luís "ludovico"; a Maria "mariadocostume"; a Susana "susanaportugal" e o Américo "valdagua".

Expo 2008 Saragoça - Espanha

Como disse, ontem recebi 24 postais surpresa, 21 deles foram trazidos da Expo 2008 pelo Paulo e então aqui ficam eles.
Expo 2008 é uma exposição internacional que está desde 14 de Junho e até 14 de Setembro, a decorrer em Saragoça, Espanha, com o tema "Água e desenvolvimento sustentável".

Neste postal pode ver-se a Torre da Água, "um dos edifícios mais emblemáticos da Expo 2008. Trata-se de uma torre 76 metros de altura com 10.400 metros quadrados. No piso superior, há 720 metros quadrados, com um bar panorâmico com uma vista sobre Saragoza. Dentro da torre, há uma escultura com 23 metros de altura denominada Splash, o que representa um "splash de água, a chegada da vida no nosso planeta".
A Torre de Água irá acolher a exposição Água para a vida, em que "meios audiovisuais e de iluminação terão um papel fundamental na forma como os conteúdos serão comunicados". - in:
wikipédia

Este é o Aquário. "Este pavilhão temático será o maior aquário de água doce na Europa, com 300 espécies de fauna de diferentes rios de todo o mundo em 60 tanques ou terrariums. Os rios representados são:
O Rio Nilo: Tem espécies dos grandes lagos africanos. Tem igualmente crocodilos e uma exposição sobre o Mar Mediterrâneo e o Mar Vermelho. O Rio Mekong: Neste rio, os visitantes encontram espécies dos Himalaias, jardins inferiores ao curso do rio, o Oceano Pacífico e recifes de coral.
O Rio Amazonas: É dividido em três áreas diferentes. A primeira delas é a Floresta Amazónica com os seus coqueiros e manguezais. A segunda área também será sobre a Floresta Amazónica, enquanto a terceira área é um manguezal com uma exposição sobre o Oceano Atlântico.
O Rio Murray-Darling: Esta exposição começa nas regiões inundadas e passa por áreas desérticas. Ela termina com a exibição de um vídeo sobre as aves.
O Rio Ebro: Também é representado em duas áreas. A primeira área é uma caverna numa montanha e a segunda é o curso do rio. Haverá também uma exposição sobre o Mar Mediterrâneo.
O "World River": Representa o passado, quando "todos os continentes estavam unidos como uma única ilha rodeada pelo oceano". - in:
wikipédia

Participam na Expo 2008 mais de cem países, além de dezenas de empresas e ONG's. aqui estão alguns postais da Suiça e da região espanhola da Andaluzia.

E ainda mais postais, 2 deles da Rússia, 1 da Croácia, 1 de Alhama de Aragon, uma localidade perto de Saragoça e ainda outros dois.

Não fui nem vou a esta Expo, mas já estive em Saragoça e gostei muito da cidade e tenho uns postais lindos de lá ;) um dia destes já os mostro!!
Se quiserem ver mais sobre a Expo 2008, este é o site oficial: http://www.expozaragoza2008.es/

quarta-feira, 30 de julho de 2008

Um dia de surpresas

Foi mesmo 1 dia de surpresas, se contei correctamente, foram 24 surpresas, ou seja 24 postais completamente inesperados. 21 deles foram enviados pelo Paulo e como são tantos, só os posso mostrar amanhã depois de lhes tirar uma foto, são demasiados para postais um a um.
Os outros 3 foram enviados pelo Américo "valdagua" que foi espreitar o meu album no picasa de postais que gostava de receber, e me enviou 3 deles, os 3 muito bonitos.
Foi mesmo um belo dia. Obrigada Paulo e Américo.

"A Ponte Vasco da Gama é uma ponte sobre o rio Tejo, na área da Grande Lisboa, ligando o Montijo e Alcochete a Lisboa e Sacavém, muito próximo do Parque das Nações, onde se realizou a Expo 98. Inaugurada a 4 de Abril de 1998, a ponte é a mais longa da Europa e é actualmente a 4ª mais extensa de todo o mundo, com os seus 17,3 km de comprimento, dos quais 10 estão sobre as águas do estuário do Tejo.
O nome da ponte comemora os 500 anos da chegada de Vasco da Gama à Índia, em 1498.
É uma das mais altas construções de Portugal, com 148 m de altura." - in:
wikipédia

"Albufeira é uma cidade portuguesa pertencente ao Distrito de Faro, região e subregião do Algarve, com cerca de 20 000 habitantes. O topónimo Albufeira provém da denominação árabe "al-Buhera" que significa "castelo do mar"." - in: wikipédia

Esta é uma daquelas fotos que gostava de ter sido eu a tirar ;)

"O Cabo da Roca, com um altitude de 140 metros acima do nível do mar... é o ponto mais ocidental do continente europeu, ou, como escreveu Luís de Camões, o local “Onde a terra se acaba e o mar começa” (in Os Lusíadas, Canto III)." - in: wikipédia.

O farol do selo é o farol do Cabo da Roca.

terça-feira, 29 de julho de 2008

Postais Unesco da Rep. Checa

Chegaram os 3 novos postais unesco de uma troca que combinei a semana passada com o Milan "littlebig" da República Checa. Faltam-me metade dos unesco de lá, ou seja, faltam 6 e tenho outros 6.

"Český Krumlov é uma cidade República Checa na lista da UNESCO como Património Mundial da Humanidade. Encontra-se na região da Boémia do Sul, é a capital antiga da região de Rosenberg, a nobreza mais rica e influente do país. A construção da cidade e seu Castelo começou no Século XIII. A cidade apresenta casas com arquitectura medieval gótica, renascentista, e barroca, entre as quais se destaca o teatro do castelo, integramente conservado até nossos dias sem nenhum tipo de reconstrução." - in: wikipédia

Os Jardins e o Palácio de Kromeriz, estão classificados como Património Mundial da Humanidade desde 1998. O Palácio, fundado em 1497, era a residência oficial dos bispos e arcebispos de Olomouc. No dossier de nomeação para Património Mundial, pode ler-se que o castelo é um bom mas não extraordinário exemplo de arquitectura das residências aristocráticas espalhadas pela Europa, contudo o Jardim dos Prazeres é um raro e intacto exemplo de um jardim barroco.

"Castelo de Litomyšl é um castelo edificado na cidade de Litomyšl, na República Checa, classificado em 1999 pela UNESCO como Património Mundial da Humanidade.
O castelo era originalmente uma fortificação renascentista ao estilo italiano que foi divulgado na Europa Central ao longo do século XVI. O seu desenho e decoração são particularmente requintados, incluindo características do Barroco tardio adicionadas no século XVIII. Preserva-se intacta a totalidade de edifícios circundantes , que são normalmente associados a este tipo de residências aristocráticas." - in
: wikipédia.

PT RR - Paisagens

Já há algum tempo que não participava num RR da comunidade em português, decidi voltar a participar neste dedicado às paisagens. Hoje chegou o último postal deste grupo e aqui ficam os 4 que recebi.

O 1º postal que recebi foi este das Portas do Sol em Santarém, enviado pela Susana "susanaportugal". Deste local pode disfrutar-se da bonita paisagem do Tejo e da lezíria.

Mais uma bonita praia do Algarve, desta vez a Praia da Marinha em Albufeira. O postal foi enviado pela Ana "ninocas". "A Praia da Marinha é uma das mais bonitas e emblemáticas praias de Portugal, tendo chegado a ser distinguida com o galardão "Praia Dourada" pelo Ministério do Ambiente, em 1998, devido aos seus valores naturais singulares. Além dessa honrosa distinção, passou ainda a ser a imagem promocional do 'Guia de Portugal' distribuído por todo o mundo.
Esta praia é bastante conhecida não só pelas suas belas falésias, como ainda pela alta qualidade da água que permite vislumbrar o fundo marinho com uma visibilidade única." - in:
wikipédia.

Neste postal enviado pela Luciana "lucca", pode ver a Praça do Papa, um miradouro tradicional e que tem uma das melhores vistas da cidade de belo Horizonte, e a Serra do Curral. Esta serra "integra o maciço da Serra do Espinhaço. É o limite leste do município de Belo Horizonte. O seu nome alude a Curral del Rei, primitiva designação da localidade onde foi erigida em 1897 a capital de Minas Gerais, Belo Horizonte. A sua flora é bastante diversificada, variando de espécies do cerrado até remanescentes da Mata Atlântica." - in: wikipédia.

Este foi o postal que recebi hoje, enviado pela Valéria "vbformig" e mostra várias vistas do Rio de Janeiro, entre elas o Pão de Açucar, Cristo Rei, o Calçadão, Estádio do Maracanã, Baía de Guanabara.

segunda-feira, 28 de julho de 2008

Manaus - Brasil

Hoje recebi estes 3 postais do Brasil, enviados do estado do Amazonas. São os primeiros postais deste estado e foram enviados pelo Mauro! O Mauro viu o meu blog e quis aumentar a minha colecção, enviando-me estes postais. Aqui fica o meu obrigada ao Mauro :)

Esta é uma vista da Baía do Rio Negro e do porto.
"Manaus é um município brasileiro, capital do estado do Amazonas, situada na confluência dos rios Negro e Solimões. Cidade mais populosa da Amazónia, é conhecida mundialmente pelo ecoturismo e por suas indústrias.
Actualmente, é o oitavo município brasileiro mais populoso, abrigando quase metade da população do estado, sendo um pólo atractivo de toda a região.
No âmbito do turismo, Manaus durante todo o ano recebe grandes quantidades de navios de cruzeiro, pois há acesso para transatlânticos através do rio Amazonas." - in: wikipédia

"O Palácio Rio Negro foi construído no início do século XX, em estilo eclético, para ser residência particular do comerciante da borracha, o alemão Waldemar Scholz. Foi adquirido pelo governo em 1917, para torna-se sede do Poder Executivo e residência do governador, permanente como palácio de despachos até abril de 1995.
Em 1997, o Governo do Estado, em virtude de sua beleza arquitectónica e valor histórico, transformou-o em Centro Cultural Palácio Rio Negro, com espaços abertos a recitais de música erudita e instrumental, exposições, lançamentos de livros, dança e teatro, além de outras actividades culturais." - in:
wikipédia

Para terminar, um postal de residências flutuantes junto ao rio.
Não encontrei informação sobre estas casas mas o Mauro deu uma ajuda. Diz ele que estas casas flutuantes são feitas geralmente de madeira e ficam na superfície da água. Existem também as casas palafitas mas essas são construídas, geralmente, com madeira e palha, ficando sobre estacas fincadas na terra e um pouco acima da superfície da água de um lago ou de um rio.

sexta-feira, 25 de julho de 2008

Parque Nacional de Tongariro - Nova Zelândia

Hoje recebi um dos postais que passou a ser um dos meus favoritos. Há dias andava a "cuscar" as tags no forum do postcrossing e fui ver os postais que a Adrienne "adriennegarry" estava a oferecer na "you choose tga 2". Assim que vi este tive que a "tagar", porque para além de ser unesco é uma paisagem fantástica.
Este parque fica no centro da Ilha Norte da Nova Zelândia elá se podem encontrar alguns dos vulcões mais activos do país. No postal podem ver-se as montanhas vulcânicas Mt. Ngauruhoe, na frente, e Mt. Ruapehua no fundo.

"O Parque Nacional de Tongariro é o mais antigo parque nacional da Nova Zelândia, tendo sido estabelecido em Outubro de 1894. O parque cobre 795.98 km² e fica 330 km a sul de Auckland.
As montanhas no coração do parque têm significado cultural e religioso para o povo Maori e simbolizam as ligações espirituais entre esta comunidade e seu ambiente. O parque contém vulcões, activos e extintos, uma gama diversa de ecossistemas e paisagens altamente cénicas.
Foi declarado Património Mundial da Humanidade pela Unesco em 1990." - in:
wikipédia.

quinta-feira, 24 de julho de 2008

Faro - Portugal

Finalmente chegaram postais :) Foram 2 enviados pela Ana "ninocas", 1 deles fica para mostrar depois. Este foi um postal surpresa que ela enviaou junto com um de um RR. Com este postal de faro completo as capitais de distrito portuguesas!! Obrigada Ana!

"A capital do Algarve orgulha-se do seu centro animado, repleto de lojas, esplanadas, bares e restaurantes, assim como dos seus monumentos e museus de grande interesse e dos belos edifícios antigos, datando sobretudo dos séculos XVIII e XIX. A razão disto é que, embora Faro se tenha tornado um importante porto e centro sob a ocupação romana, depois de ter sido uma aldeia de pescadores em tempos pré-históricos, sofreu o domínio dos mouros, foi saqueada e incendiada pelos ingleses no século XVI e enormemente danificada pelo grande terramoto de 1755.
Faro foi, em grande parte, reconstruída, e os melhores exemplos arquitectónicos podem ser vistos entre o centro da cidade e o Largo do Carmo, tais como o Palácio Bivarin. Muitos locais são dignos de serem visitados: o Largo da Sé, com belos edifícios, o Paço Episcopal do século XVIII e a rica catedral; a igreja de São Pedro, dedicada ao padroeiro dos pescadores e com um magnífico altar-mor barroco; o curioso Cemitério dos Judeus, do século XVIII; o Arco da Vila, construído no local de entrada de um castelo medieval no século XIX; o Arco do Repouso, de origem árabe, etc." - in:
http://www.portugalvirtual.pt/_tourism/algarve/faro/ptindex.html

terça-feira, 22 de julho de 2008

Países e territórios do mundo

Hoje pelo 3º dia seguido, não recebi postais :( Abstinência forçada. Talvez amanhã apareça alguma coisa na caixinha do correio. Entretanto, aqui fica o mapa e a lista dos países e territórios de onde tenho postais. Estou para receber mais dois, um da Nicarágua e outro das Seychelhes.

África: Angola, Argélia, Cabo Verde, Egipto, Ilhas Maurícias, Moçambique, Namíbia, São Tomé e Príncipe, Senegal, Tunísia.

América Central e Caraíbas: Belize, Costa Rica, Cuba, Ilhas Caimão, Ilhas Virgens Americanas, Guatemala, Honduras, Jamaica, República Dominicana, Porto Rico.

América do Norte: Canadá, Estados Unidos da América, México.

América do Sul: Argentina, Brasil, Chile, Equador, Peru, Suriname.

Ásia: Brunei, China, Coreia do Sul, Filipinas, India, Indonésia, Japão, Malásia, Nepal, Singapura, Tailândia, Uzbequistão, Vietname.

Austrália e Pacífico: Austrália, Nova Zelândia.

Europa: Alemanha, Andorra, Austria, Bélgica, Bielorrúsia, Bulgária, Croácia, dinamarca, Eslovénia, Eslováquia, Espanha, Estónia, Finlândia, França, Gibraltar, Grécia, Holanda, Hungria, Islândia, Irlanda, Itália, Letónia, Lituânia, Luxemburgo, Macedónia, Malta, Moldávia, Mónaco, Noruega, Polónia, Portugal, Reino Unido, República Checa, Roménia, Rússia, Sérvia, Suécia, Suiça, Ucrânia, Vaticano.

Médio Oriente: Chipre, Emirados Árabes Unidos, Irão, Israel, Jordânia, Líbano, Omã, Turquia.

sábado, 19 de julho de 2008

Algarve

O meu irmão voltou hoje de uma semana de férias no Algarve e trouxe-me estes 5 bonitos postais.
Devo confessar que o Algarve é a região do país que menos me atrai, no entanto as praias de lá são muito bonitas, como se pode ver nestes postais. Só fui lá abaixo uma vez e pelo facto da companhia não ter sido a melhor, com certeza deixei de ver muita coisa bonita.

Estes 3 primeiros postais são de Alvor e este foi 1 dos poucos locais onde estive dessa única vez que fui ao Algarve. Tenho uma amiga que vive lá e por isso passei lá uma noite.


Alvor fica no concelho de Portimão. "Terra de tradição marítima e piscatória, de profundas crenças religiosas, assinaladas pela Igreja Matriz, donde se destaca o seu pórtico principal de grande riqueza decorativa, esteve desde sempre sujeita aos infortúnios da faina e infortúnios do mar." - in: wikipédia.

Esta é a Praia dos 3 Irmãos. Não gosto muito de praia, talvez por isso o Algarve não me diga muito, no entanto esta praia parece absolutamente fantástica. O meu irmão disse que não havia muita gente por lá. Gente!!! Detesto praias cheias de gente, gente a falar alto, criancinhas aos berros e aos pulos a atirar areia para cima das pessoas.... Uma próxima vez que volte ao Algarve, talvez vá procurar esta praia.

Depois de ter passado aquela noite em Alvor, na manhã seguinte estive em Lagos. O tempo foi muito pouco para visitar a cidade.

"Lagos é uma povoação marítima com mais de dois mil anos. A sua importância aumentou imenso durante o período das grandes navegações marítimas Portuguesas do século XV. O Infante Dom Henrique viveu em Lagos, comandando muitas espedições que partiram desta cidade em direcção às conquistas em Marrocos e à descoberta das costas ocidentais africanas.
A cidade de Lagos foi devastada pelo Terramoto de 1755 e subsequente tsunami. Algumas construções, como as muralhas, edificadas no século XVI, o palácio do governador, e o mercado de escravos, que se crê ter sido o primeiro na Europa de escravos negros, sobreviveram ao terramoto. No entanto, a destruição consequente provocou uma profunda recessão económica, da qual Lagos só conseguiu recuperar completamente no século XX." - in: wikipédia.

Este último postal é da Praia de São Rafael em Albufeira. Também me parece muito bonita esta praia. Gosto da paisagem com as rochas que surgem dentro do mar e no areal.

Num dia super quente como o de hoje e mesmo não gostando de praia, acho que seria uma excelente ideia passar um bocado numa destas bonitas praias.

sexta-feira, 18 de julho de 2008

Fontes de Madrid

A fonte de Neptuno em Madrid, foi desenhada por Ventura Rodríguez no ano de 1782, e construída entre 1780 e 1784 por Juan Pascual de Mena. É feita de mármore branco e é aqui que o Atlético de Madrid vem festejar os seus títulos.

A Fonte de Cibeles, situa-se na Praça de Cibeles em Madrid, junto ao Palácio das Comunicações, que se pode ver no postal, e é a estação central de correios de Madrid. Com uma estação assim, até deve dar gosto ir lá enviar postais :D
Este monumento foi construído no século XVII e foi baseado num desenho de Ventura Rodriguez de 1782, sobre a deusa Cibeles (deusa grega da fertilidade).
Inicialmente estas estátuas estavam no Passeo del Prado (década de 80 do século XVII), tendo sido transferida para local actual em 1895.
Se a Fonte de Neptuno é utilizada pelos adeptos do Atlético para festejar os títulos, está é utilizada pelos do Real Madrid.

quinta-feira, 17 de julho de 2008

Surprise Trade #3 + Postal Surpresa

Ontem recebi apenas 1 monte de publicidade mas hoje recebi 2 postais, 1 deles foi um postal surpresa enviado pela Paula "geminiscp" durante as suas ferárias em França e o outro foi o último postal da Surprise Trade round 3.
Este é o postal da Paula.
"A Catedral de Notre-Dame de Paris é uma das mais antigas catedrais francesas em estilo gótico. A sua construção iniciou-se no ano de 1163 e terminou em 1330. É dedicada a Maria, Mãe de Jesus Cristo (daí o nome Notre-Dame – Nossa Senhora), situa-se na praça Parvis, na pequena ilha Île de la Cité em Paris, França, rodeada pelas águas do Rio Sena.
A catedral surge intimamente ligada à ideia de gótico no seu esplendor, ao efeito claro das necessidades e aspirações da sociedade da altura, a uma nova abordagem da catedral como edifício de contacto e ascensão espiritual." - in:
wikipédia.

Este foi o 1º postal que recebi desta troca do Surprise Trade e quem gostou muito dele foi a minha mãe. Foi enviado pela "doumik" e mostra o traje tradicional da Alsácia.

Também recebi este hoje. Vem da Eslovénia e foi enviado pela Tina "athena125". Mostra o Castelo Brdo, construído em 1510. O homenzinho da foto chama-se Janka Kernsnik e não encontrei informações sobre ele em português ou inglês, mas a Ana (postcrosser da Macedónia) enviou-me um site com informações sobre ele. Ele nasceu neste castelo em 1852 e para além de ser escritor também esteve envolvido na política.

Há não sei quantos parques nacionais nos EUA e este é só o 3º que recebo. Foi enviado pela "ribit1" e mostra o Parque Nacional Shenandoah no estado da Vírginia.