segunda-feira, 30 de junho de 2008

Para começar a semana

Hoje chegaram 5 postais, embora agora só vá mostrar 4.

Estes 2 postais de Dortmund foram enviados pela minha amiga que se mudou para lá há 2 meses. Ela gosta da cidade e diz que os alemães são carrancudos. Com o desfecho do Euro, devem estar mais carrancudos que nunca.
Ela não identificou estes locais mas pelos visto há por lá uns edíficios bem interessantes. Daqui a uns meses terei oportunidade de os ver pessoalmente, uma vez que quero lá ir matar saudades da minha amiga.

Dortmund é uma cidade alemã na Renânia do Norte-Vestfália, na região do Ruhr. Carvão e aço estão intimamente ligados à cidade. Porém, a então região mineira transformou-se pouco a pouco num centro de tecnologia do futuro. É a cidade do clube de futebol Borussia Dortmund.

Mais um postal da Alemanha, este enviado pela Gabriela "zimtscheneck" e é um unesco novo para a minha colecção.
"Residência de Würzburg é um palácio da Alemanha localizado em Würzburg, uma cidade situada na região administrativa da Baixa Francónia, estado da Baviera. Foi mandada construir pelo Príncipe-Bispo de Würzburg, Johann Philipp Franz von Schönborn, e pelo seu irmão Friedrich Carl von Schönborn, entre 1720 e 1744. A Würzburger Residenz foi desenhada por vários dos principais arquitectos do Barroco.
Entre as características mais espectaculares do interior encontram-se a grande escadaria, a capela e o grande salão. O palácio foi apelidado por Napoleão Bonaparte como "mais simpática residência de prelados da Europa". A Residência foi severamente danificada durante a Segunda Guerra Mundial, tendo as obras de restauro progredido a partir de 1945.

A Würzburger Residenz, juntamente com os Jardins da Corte e a Praça da Residência, foi inscrita pela UNESCO, em 1981, na Lista do Património Mundial." - in: wikipédia.

E agora 1 postal surpresa de Portugal enviado pelo sempre simpático Zé "zepombal". Reparem que o selo também é do Cabo de S. Vicente.
"O cabo de São Vicente é um cabo situado no extremo sudoeste de Portugal continental, na freguesia de Sagres, concelho de Vila do Bispo. É o antigo "Promontorium Sacrum" romano, dedicado ao deus Saturno.
No cabo situa-se a Fortaleza de Sagres. Em Lagos, a 25 km do cabo para leste, o Infante D. Henrique teria estabelecido a sua escola de navegação (Escola de Sagres) no século XV, que impulsionou os Descobrimentos portugueses. Conforme o pesquisador Luís de Albuquerque, "Dúvidas e Certezas na História dos Descobrimentos Portugueses" demonstrou tratar-se de um mito.
Do cabo é possível apreciar a passagem dos navios que transitam entre o Mar Mediterrâneo e o norte da Europa.
O Cabo de São Vicente faz parte do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina." - in:
wikipédia.

sexta-feira, 27 de junho de 2008

Ainda mais postais unesco e.....

E um postal super fofo de um ouriço vindo da Finlândia, enviado pela Suvi "suzie". Não sou muito fã de postais com animais mas este é super fofo e adorei. Os postais unesco, 2 da Alemanha e 1 da França foram enviados pela Anne "nanou".

É fofo, não é? :P Nunca tinha visto nem tocado nenhum até há algumas semanas atrás.... fiquei fã e entrou para a categoria dos meus animais preferidos.
"O ouriço cacheiro, existe em toda a Europa Ocidental, incluindo na Grã Bretanha e nos países escandinavos até à Sibéria. Pela mão do humana foram levados para a Nova Zelândia.Este pequeno mamífero pode ser encontrado um pouco por todo o território continental português, incluindo algumas ilhas açoreanas onde também foi introduzido pelos colonizadores.
O ouriço é um animal de hábitos nocturnos, pelo que é mais fácil de encontrar ao amanhecer e ao anoitecer, perto de lagos ou rios, onde vai beber água e tomar pequenos banhos.O calor libertado pelo alcatrão é o maior inimigo destes animais que, para se aquecerem, procuram as estradas, sendo com muita frequência vítimas de atropelamentos.
Os ouriços adultos pesam cerca de 750 g, medem até 23 cm e vivem cerca de 6 anos." - in:
http://bicharada.net/animais/animais.php?aid=148

"O portal da cidade de Trier, batizado de Porta Nigra (portão negro) na Idade Média por causa das pedras escurecidas pelo tempo, data do século III.
A estrutura de defesa da Alemanha ainda impressiona por seu tamanho: 36 metros de comprimento, 21,5 metros de largura e 30 metros de altura. Duas passagens levam a um pátio interno, com duas fileiras de galerias de defesa com grandes janelas. Toda a estrutura é feita de grandes blocos de arenito, presos por barras de ferro, sem argamassa.
No século XII, a construção foi transformada na igreja de São Simeão (de dois andares), função que manteve até o início do século XIX." - in:
wikipédia.


"A Siderurgia de Völkilingen situa-se perto da cidade alemã de Völklingen e é a única em toda a Europa Ocidental e América do Norte que, sendo equipada entre o final do século XIX e começo do século XX, se manteve intacta desde então.
O Engenheiro Julius Bruch construiu a fundição em 1873. Em 1890 Völkilingen já era a maior produtora de vigas de aço do império germânico. Quase dez anos depois, em 1898/1899 testaram a gasolina como combustível, e obtiveram éxito, sendo que em 1900 já usavam gasolina em motores de combustão interna.
Mais tarde, durante a Segunda Guerra Mundial, muitas pessoas, da Rússia, Itália, Holanda, Bélgica e Luxemburgo, entre outros, trabalharam na fundição, muitos em péssimas condições de trabalho.
Depois do fim da guerra os franceses assumiram a administração das fábricas, e cerca de 17 mil empregados trabalharam na fundição naquela época, o que foi um recorde da história da indústria.
Em 1986 a fundição fecha as portas. É decidido que as construções e equipamentos deviam ser preservados pelo seu valor histórico. Em 1994 é escolhida como Património Mundial da UNESCO." - in:
wikipédia.

A Place Stanislas fica na cidade de Nancy, na região da Lorena - França - e é classificada como Património Mundial da Humanidade pela UNESCO desde 1983. É considerada uma das praças mais bonitas do mundo. Foi construída entre 1751 - 1755 em honra do rei de França Luís XV, pelo seu sogro Stanislas Leszczyński, antigo rei da Polónia, que recebeu o ducado de Lorena em 1737.
A praça é o centro de Nancy e à sua volta estão vários edíficios que fazem parte do seu conjunto: L’Hotel de Ville (Câmara Municipal), Hotel da Rainha, Teatro da Opera e Museu de Belas Artes.

quinta-feira, 26 de junho de 2008

Mais postais unesco

Recebi um envelope com postais unesco fantástico. O Waldeck "kasandra", da Polónia enviou um local UNESCO novo da Polónia e outro de Inglaterra. 


"A mina de sal de Wieliczka é famosa por ter uma longa tradição de visitas turísticas. Foi visitada por diversas figuras culturais proeminentes, tais como Nicolau Copérnico, Goethe, Alexander von Humboldt, Dmitri Mendeleev, Robert Baden-Powell, papa João Paulo II, Bill Clinton, assim como por inúmeras pessoas anónimas.
Durante a segunda guerra mundial, as minas de sal foram ocupadas pelos alemães, como armazém para fábricas de produtos militares.
Em 1978, as minas de sal de Wieliczka passaram a figurar na lista do património da humanidade, da Unesco. Para esta eleição contribuiu a capela de Santa Cunegunda, onde é possível encontrar diversas esculturas feitas em sal, entre as quais se destaca uma estátua do papa João Paulo II. Nas visitas guiadas, é possível contemplar diversas capelas mais pequenas, assim como estátuas nos corredores, sendo a que retrata Nicolau Copérnico uma das mais populares. As minas são visitadas anualmente por mais de um milhão de turistas.
A muitos metros de profundidade, as minas oferecem uma loja de recordções, onde é possível adquirir pequenas esculturas feitas em sal. Nas suas galerias subterrâneas, realizam-se também diversos eventos sociais, tais como banquetes, concertos e provas desportivas. Existe ainda um sanatório, onde pessoas com problemas alérgicos ou respiratórios podem desfrutar dos benefícios de uma temporada subterrânea." - in:
wikipédia.


"O Palácio Real e Fortaleza de Sua Majestada A Torre de Londres, mais comunmente chamada como Tower of London é um monumento histórico situado no Centro de Londres, na margem Norte do Tamisa. A construção da Torre de Londres foi iniciada em 1078 por Guilherme o Conquistador.
Todo o ambiente é repleto de história e influenciado pela sua própria estrutura fisíca. Como exemplo disso temos os assassinatos dos principes filhos de Eduardo IV na Torre Sangrenta que recebeu tal nome pela história que atormenta suas paredes.
Sua função era residencial até meados do século XVII e, até hoje, possui o papel de abrigar os monarcas que serão coroados. Mas a sua função variou com o passar dos séculos, desde palácio para "Sede da Casa da Moeda" a "Mostra dos Animais do Reino". Também serviu como local de execução e tortura. É também na Torre de Londres que as jóias da coroa britânica, ficam guardadas em uma camâra subterrânea. Menos valiosa mas igualmente curiosa é a colônia de corvos que habita a Torre e é protegida por decreto real. Segundo a lenda, o império ruirá no dia em que as aves pretas deixarem o lugar." - in:
wikipédia.

quarta-feira, 25 de junho de 2008

RR Portugal x Portugal - Grupo 43

Hoje recebi o último postal relativo ao RR Portugal x Portugal. Muito bom este RR, recebi 3 postais de que gostei muito. Obrigada Ana, Raquel e Joana.

Este foi o postal enviado pela Ana "ninocas" e mostra este bonitos pormenores de algumas das casas antigas de Sintra. Tal como ela diz, são um sonho.
Curiosidade: A vila de Sintra tem recusado ser elevada a categoria de cidade, apesar de ser sede do segundo munícipio mais populoso em Portugal.

Aqui está um postal de uma das minhas cidades favoritas. Se algum dia tiver de sair da Guarda, o que espero que nunca aconteça, gostava de ir para Coimbra. Este postal foi enviado pela Joana "juca".


E outro postal de Coimbra, este enviado pela Raquel "Kel". Apesar de gostar muito de Coimbra, nunca pensei ir estudar para lá.
"A Universidade de Coimbra é uma instituição de ensino superior que remonta ao século seguinte ao da própria fundação da nação portuguesa, dado que a Universidade foi criada no século XIII, em 1290, mais especificamente a 1 de Março, quando foi assinado em Leiria, por D. Dinis, o documento Scientiae thesaurus mirabilis, que institui a própria Universidade e pede ao Papa a confirmação." - in: wikipédia.

terça-feira, 24 de junho de 2008

Portugal, EUA

Hoje recebi 3 postais, 1 deles fica para mostrar mais tarde.
Continuo preocupada com os postais que enviei nas últimas 3 semanas, são talvez uns 10 postais que não chegaram ao destino... :( Possivelmente vou ter que reenviar alguns deles.

Santarém era uma das capitais de distrito que me faltavam. Agora só falta Faro. Este postal foi enviado pela Susana "SusanaPortugal".

"A Igreja de S. João do Alporão remonta ao século XII, guardando os únicos vestígios significativos da arquitectura românica em Santarém, designadamente as paredes robustas, os contrafortes exteriores, e a decoração vegetalista e zoomórfica dos capitéis. Mas a sua verticalidade e sistema de cobertura, e alguns elementos decorativos, inserem-se claramente no vocabulário gótico. No século XVIII, a sua torre românica teve que ser destruída para que passasse o coche da Rainha D. Maria I. Actualmente esta igreja é ocupada pelo Museu Municipal de Santarém que apresenta um espólio de arqueologia e arte medievais." - in: http://www.lifecooler.com/Portugal/patrimonio/IgrejadeSaoJoaodeAlporao

"Este também é um postal de uma capital que me faltava, neste caso capitais dos estados dos EUA. Foi enviado pela Heather "heatherc".

Albany é a capital do Estado americano de Nova Iorque, no Condado de Albany. A sua área é de 56,6 km² (dos quais 1,2 km² estão cobertos por água), e a sua população é de 95 658 habitantes. A cidade foi fundada em 1614, e incorporada em 1686. É a capital estadual desde 1797.
O edifício do Capitólio foi construído entre 1867 - 1899, inspirado no Hotel de Ville - Câmara Municipal de paris." - in:
wikipédia.

segunda-feira, 23 de junho de 2008

Faróis

"O Farol de Aveiro ou Farol da Barra localiza-se na praia da Barra, freguesia da Gafanha da Nazaré, concelho de Ílhavo, distrito de Aveiro. Foi construído no século XIX, mais propriamente entre os anos de 1885 e 1893.
Portador do título de farol mais alto da Península Ibérica, ergue-se a 66 metros acima do nível do mar, com uma altura de 62 metros. O alcance luminoso actual, em condições normais de transparência atmosférica é de 26 milha náuticas, cerca de 42 quilómetros.
Este empreendimento custou ao Estado Português a quantia de 51 contos. É o terceiro maior farol do Mundo." - in:
wikipédia.
Comprei este postal na Praia da Barra quando há 8 anos fui acampar lá.


O farol Montauk Point é o farol mais antigo de Nova Iorque e situa-se no Parque Estadual Montauk Point em Long Island. Foi construído em 1796 e para além de ser o mais antigo de Nova Iorque é o 4º farol mais antigo ainda em funcionamento nos Estados Unidos. Recebi este postal como forma de agradecimento por um oficial que enviei para a Tina.

sábado, 21 de junho de 2008

Inverno na Bulgária

Já aqui mostrei uma vez as praias da Bulgária agora é a vez das montanhas, do inverno, do frio e da neve :)


Tal como todos os outros postais da Bulgária, também estes foram enviados pela Stefka.

sexta-feira, 20 de junho de 2008

Ponte Carlos - Praga

Hoje não recebi nada :( Vamos ver como corre a próxima semana.

"A Ponte Carlos é a ponte mais velha de Praga, e atravessa o rio Moldava da Cidade Velha até a Cidade Pequena. É a segunda ponte mais antiga existente na República Checa.
Sua construção começou em 1357 a pedido do rei Carlos IV, e foi finalizada a princípios do século XV. Sendo ela a única forma de atravessar o rio, a Ponte Carlos transformou-se na via de comunicação mais importante entre a Cidade Velha, o Castelo de Praga e as zonas adjacentes até 1841.
Originalmente, esta via de comunicação foi chamada de Ponte de Pedra (Kamenný most) e Ponte de Praga (Pražský most), mas leva sua denominação actual desde 1870.


A ponte têm uma longitude de 516 metros, e a sua largura é quase 10 metros, apoiando-se em 16 arcos. Está protegida por 3 torres distribuídas entre os dois lados, duas delas em Malá Strana e as restantes na Cidade Velha. A torre localizada no lado da Cidade Velha é considerada por muitos como uma das construções mais impressionantes da arquitectura gótica no mundo. A ponte está decorada por 30 estátuas situadas em ambos os lados.
A maioria das estátuas foram realizadas entre 1683 e 1714 e são em estilo barroco, representam vários santos e patronos venerados naquela época.
A partir de 1965, todas as estátuas foram sendo substituídas com réplicas, sendo exibidas as obras originais no Museu Nacional." in: wikipédia.

quinta-feira, 19 de junho de 2008

Mais postais unesco

Continuo preocupada com alguns postais que enviei há 2 semanas e ainda não chegaram, acho que tenho de preparar uns reenvios. Entretanto, hoje chegou um envelope da Alemanha, enviado pela Violet "violanie59" com 3 postais unescos, 1 deles de 1 país novo, Equador.

"A Grand-Place de Bruxelas é a praça central de Bruxelas. Nela ficam o Hotel da Cidade e a Casa do Rei. Alguns autores, entre os quais Victor Hugo, considerada a mais bela praça do mundo. Foi inscrita em 1998 na lista de Património Mundial da UNESCO.
A Grand Place é o centro geográfico, histórico e comercial de Bruxelas, e o primeiro local a ser visitado por quase todos os turistas. Esta movimentada praça empedrada mantém-se o centro cívico da cidade, passados séculos da sua criação, e o melhor exemplo da arquitectura belga do séc. XVII. No séc. XI realizavam-se mercados ao ar livre e no final do séc. XIV foi construída a Câmara Municipal de Bruxelas, o Hôtel de Ville (Town Hall), e os comerciantes acrescentaram sedes de guildas numa mistura de estilos. Em 1695, dois dias de intensos bombardeamentos franceses destruíram tudo excepto a Câmara Municipal e duas fachadas de guildas. Os comerciantes reconstruíram as suas salas em estilos aprovados pelo Conselho Municipal, originando a harmoniosa unidade de edifícios da Renascença flamenga que vemos hoje." - in:
wikipédia

A Basílica de Vézelay (actualmente conhecida como Basílica de Santa Madalena de Vézelay), construída em 1037, foi um mosteiro benedictino e cluniacense em Vézelay no departamento de Yonne (Borgonha). A basílica de Santa Maria Madalena com o seu complicado programa iconográfico esculpido em capiteis e pórticos, é uma das mais destacadas obras primas da escultura e arquitectura românica da Borgonha, ainda que boa parte da sua decoração exterior tenha sido danificada durante a Revolução Francesa. A Basílica e a colina de Vézelay são consideradas Património Mundial da Humanidade desde 1979.

O Vulcão Tungurahua fica no Parque Nacional de Sangay onde existe ainda outro vulcão, o Sangay.
"Este parque nacional equatoriano, fica situado no centro do país. Encontra-se a uma altitude compreendida entre 1000 e 5400 metros acima do nível do mar. O parque compreende terrenos vulcânicos e glaciares. Um terço está coberto de vegetação de páramos e na base das montanhas cresce a floresta tropical húmida. Devido às diferenças de altitude possui uma grande diversidade biológica. Entre outras espécies, vivem aqui o condor-dos-andes, o tapir-da-montanha e o urso-das-lunetas. Em 1983, foi incluído pela UNESCO na lista de Património Mundial da Humanidade." - in: wikipédia.

quarta-feira, 18 de junho de 2008

Uma surpresa e uma troca

Hoje não chegou nenhum dos vários postais de que estava à espera mas chegou 1 de que não estava à espera, enviado pela Ana "subtlelens" e outro que só esperava daqui a alguns dias enviado da Suécia pela Minna "cottonella".

"A Sé de Lisboa, inicialmente designada de Igreja de Santa Maria Maior, foi mandada construir em 1150 por D. Afonso Henriques, três anos depois de ter conquistado Lisboa aos Mouros.
A Sé de Lisboa foi construída no local de uma antiga mesquita, para o primeiro bispo de Lisboa, o cruzado inglês Gilbert de Hastings. Devastada por três terramotos no século XV, bem como pelo de 1755 - foram bastante inclementes para com a Matriz de Lisboa, dedicada a Santa Maria Maior, que sofreu danos e foi sendo renovada ao longo dos séculos." - in:
wikipédia.

"O Palácio Real de Estocolmo é a residência oficial e o maior de todos os palácios reais do Monarca da Suécia (a residência particular da Família Real Sueca é o Palácio de Drottningholm). O Palácio de Estocolmo está localizado na ilha de Stadsholmen, em Gamla Stan (a cidade velha), na capital, Estocolmo. É vizinho do Riksdag, o parlamento da Suécia.
Os gabinetes particulares do monarca (actualmente Carlos XVI Gustavo) e de outros membros da família real, bem como os gabinetes administrativos da Corte Real da Suécia estão ali localizados. O palácio também é usado para fins representativos pelo Rei, no decurso dos seus deveres enquanto Chefe de Estado." in:
wikipédia.

terça-feira, 17 de junho de 2008

Rodes - Grécia

Um novo local UNESCO da Grécia enviado de Itália pela Barbara "lilo".


"Rodes é a maior das ilhas do Dodecaneso, situadas no Egeu e que integram o território administrado pela Grécia. Famosa devido ao Colosso de Rodes, estátua considerada uma das sete maravilhas do mundo antigo. A cidade medieval de Rodes, capital da ilha, é Património Histórico da Humanidade. A ilha tem cerca de 1398 km2 e uma população de aproximadamente 82 mil habitantes." - in: wikipédia.

segunda-feira, 16 de junho de 2008

Pisa - Itália

E já vão 3 dias sem postais na caixa de correio.... Para além de não receber postais também os postais que enviei nas últimas duas semanas não estão a chegar, mas pelo menos fiquei a saber hoje que 1 envelope que reenviei para o Brunei chegou. Espero que o resto também chegue.
Mas aqui em casa há muito postal e então aqui ficam 2 de Pisa que comprei em Milão.

"A Torre de Pisa, que começou a ser construída em 1174, foi projetada para abrigar o sino da catedral da cidade de Pisa. Quando três dos oito andares estavam prontos, notou-se uma ligeira inclinação, em razão de um afundamento do terreno. Tentou-se compensar a falha fazendo os outros andares um pouco maiores do lado mais baixo. Só que a estrutura afundou ainda mais pelo excesso de peso. A torre acabou de ser erguida, inclinada, em 1350, atingindo 56 metros de altura.
Hoje sua inclinação chega a cinco graus (ela aumenta uma média de 20 milímetros por ano). Estava fechada ao público desde 7 de Janeiro de 1990. Um trabalho na base conseguiu diminuir a inclinação em 1,3 centímetro. Nesse ritmo será recuperada em 2250. Foi reaberta ao público a de 15 de dezembro de 2001. Em determinadas épocas pode-se subir de noite e ter uma bela visão da Praça dos Milagres onde está a torre.

A Praça dos Milagres é o principal espaço público da cidade de Pisa. Surgiu, historicamente associada aos seus monumentos religiosos mais importantes, três deles localizados no centro do espaço, a Catedral (Duomo), o Baptistério e a Torre Sineira (Campanile), e os outros dispostos ao longo dos seus limites, o Cemitério (Camposanto), o Hospital e o Museu da Catedral (Museo del’Opera del Duomo)." - in: wikipédia
Esta praça é classificada como Património Mundial da Humanidade desde 1987.

domingo, 15 de junho de 2008

Coreia do Sul

Traje tradicional da Coreia do Sul.

sexta-feira, 13 de junho de 2008

Mar e Sol - República Dominicana

"A República Dominicana apresenta excelentes atrações turísticas, que são visitadas por turistas de todo o mundo, especialmente os provenientes dos Estados Unidos da América, Canadá, Europa e América Latina.
Entre suas principais atrações turísticas estão Punta Cana, Bávaro, Santo Domingo, Boca Chica, Juan Dolio, Bayahibe, Puerto Plata, Sosúa, Cabarete, Samaná, Las Terrenas, Jarabacoa e Constanza." - in:
wikipédia.

quarta-feira, 11 de junho de 2008

Queda d'Água do Rio Dunn - Jamaica

Recebi apenas este postal hoje. Foi enviado pelo Dúlio "luso" directamente de um navio cruzeiro nas Caraíbas durante a sua lua-de-mel.

Esta é uma famosa queda d'água perto de Ocho Rios e uma das maiores atracções das Caraíbas.
Subir pela queda d'água a cima é uma actividade turística muito popular e pode fazer-se com a ajuda de guias. A subida é relativamente fácil de fazer e por vezes é feita uma corrente humana para facilitar a subir.
Parte do filme 007 Dr. No, de 1962 com Sean Connery, foi filmado nesta queda d'água.

segunda-feira, 9 de junho de 2008

Espanha, Portugal

Recebi 4 postais hoje, um novo unesco de Espanho enviado pela Aimar "ArwenUndomiel" e 3 de Portugal enviados pelo Américo.

A ponte de Vizcaya, é uma "ponte transportadora", ou seja, leva os veículos de um lado para o outro através de plataforma que se move. Une as margens da ria Nervión em Vizcaya e foi inaugurada em 1893. Liga a vila de Portugalete ao Bairro Las Arenas. A sua construção ficou a dever-se à necessidade de os unir as termas existentes em ambas as margens da ria, destinadas à burguesia e turistas no final do século XIX.
Em 2006 foi classificada como Património Mundial da Humanidade e a Unesco considerou-a uma das mais destacadas obras de arquitectura de ferro da Revolução Industrial.

Vista nocturna de Santiago do Cacém.

Fabrico caseiro de folares na aldeia de Chãos, arredores de Santiago do Cacém. Nos arredores da Guarda também há uma aldeia chamada Chãos.

Frabrico do queijo na freguesia de Abela.