sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Pas De La Casa - Grau-Roig - Andorra

Pas De La Casa - Grau-Roig, um resort de ski em Andorra. Um postal surpresa enviado pela Carla :)

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Fortaleza de Sagres

Este foi o único postal que recebi hoje. Mais um para completar a lista das maravilhas e candidatos a maravilhas de Portugal. E o postal foi enviado pela Paula "geminiscp".

A Fortaleza de Sagres, construída no século XVII, situa-se no sudoeste do Algarve em posição dominante, coroando o promontório de Sagres.

Segundo a tradição, aqui teria funcionado a Escola de Marear de D. Infante Henrique. A percepção evidente de estarmos num dos extremos ocidentais do território europeu, com o mar imenso à frente, deu a este local um grande peso no imaginário dos Descobrimentos.

sábado, 23 de fevereiro de 2008

Praias da Bulgária

Algumas praias da Bulgária no Mar Negro: Nessebar, Primorsko, Sunny Beach, Radva, Pomorie e Sozopol.

Sunny Beach é o maior e mais popular resort da Bulgária. A localidade tem poucos habitantes permanentes mas durante o verão recebe milhares de turistas.

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Trolls da Noruega

Este foram uns postais que comprei durante a Expo 98.
"Em nenhum outro país da Escandinávia, os trolls formam parte tão importante da cultura e tradição narrativa como na Noruega. O trolls são de suma importância para o folclore e estão presentes em todos os contos de fadas. Mas, porque particularmente na Noruega existem várias explicações. Numa Europa super-populosa, a Noruega segue sendo o reino da natureza. E é justamente na profundidade desses bosques que vivem os trolls."

"Vivem dentro de antigos túmulos funerários ou em grutas, onde guardam ouro, prata e pedras preciosas. Ali celebram suas grandes festas e gostam de música e dança. Essas festas são celebradas nos solstícios de verão e inverno, quando saem de seus túmulos e se pode vê-los interpretando uma dança descompasada de inclinações e saltos chamada "henking"."

Os trolls sequestram as crianças humanas e deixam no lugar pequenos seres de aparência enferma, chamados "trowies'.
Os trolls eram originalmente considerados seres malévolos e implacáveis inimigos dos seres humanos. Roubavam qualquer viajante que se atrevesse a ingressar em seus domínios. Enormes, de pele dura e quase indestrutíveis, possuíam um defeito: se fossem capturados em pleno sol transformavam-se em pedra ou estalavam.

"No folclore posterior, os trolls eram menos impressionantes e malignos. Cometiam atos de malícia, como roubar as viandas das moças que cruzavam seu caminho, e também tinham poderes mágicos tais como a profecia e metamorfoses." - in: http://www.rosanevolpatto.trd.br/troll.htm

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Cabo Reinga - Nova Zelândia

O Cabo Reinga é o extremo norte da Nova Zelândia, exactamente onde o Oceano Pacífico se encontra com o Mar da Tasmânia.
Postal enviado pela Suzanne "keadamna".


quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Brasil, Portugal, EUA

Hoje ao chegar a casa à hora de almoço tinha na caixa do correio 2 envelopes, 1 com um postal surpresa do Brasil enviado pelo Ralf e o outro com 3 postais de Setúbal enviados pelo Américo.

Esta é uma vista panorâmica da Praia do Porto da Barra em Salvador da Bahá com o Forte de Stª Maria ao Fundo. A imagem aparece assim porque a copiei da net, o postal é tão grande que não cabe no scanner, são quase 45 cm's de postal, ou seja, o comprimento de 3 postais normais.

Sé de Setúbal ou igreja de Stª Maria. Situa-se no coração da zona medieval da cidade e foi fundada do séc. XIII tendo sido reconstruída no séc. XVI com uma imponente fachada maneirista.

Convento de Jesus em Setúbal, construído no séc. XV. Em 1º plano pode ver-se um cruzeiro construído em mármore-rosa da Serra da Arrábida.

Interior do Convento de Jesus.


Este postal foi 1 dos que recebi ontem e mostra o Edifício Ziggurat em Sacramento, Califórnia. Foi enviado pela Keri "kairbear" - i'm addicted to postcards tag".

terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

RR Portugal x Benelux


Apanha da cevada, Bélgica, enviado pelo Gilles.

Casa da Ópera em Liége, Bélgica, enviado pela Emma "teerunesh".

Goes na Holanda enviado pela Jetske.

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

3 países, 1 envelope

Pois é, num só envelope vinham postais de 3 países, a saber: Israel, Egipto e Jordânia, um novo país na minha colecção. O envelope foi enviado pelo(a) Yohai "euclid".

Petra é um importante enclave arqueológico na Jordânia, situado na bacia entre as montanhas que formam o flanco leste de Wadi Araba, o grande vale que vai do Mar Morto ao Golfo de Aqaba. Em 1985, Petra foi reconhecida como Património da Humanidade pela UNESCO e em 7 de Julho de 2007 foi escolhida uma das Novas sete maravilhas do mundo.


Sinai é uma península montanhosa e desértica do Egipto, entre os golfos de Suez e Aqaba. Este nome vai buscar a sua origem no deus Sin, deus da lua. Por isso se diz que Sinai é a "Terra da Lua"; e a terra das águas turquesa da Paz. Ocupa uma posição estratégica que une dois continentes - África e Ásia - separando também dois mares - o Mediterrâneo e o Mar Vermelho. A Península tem uma superfície de 61.000 km² em forma triangular dividindo-se em duas partes: Sinai do norte e do sul.


"Masada é uma fortaleza natural de beleza majestática no Deserto da Judeia sobre o Mar Morto. É o símbolo da destruição do antigo reino de Israel, da violenta destruição do último reduto de patriotas judeus pelo exército romano no ano 73 d.C. Foi construído com um complexo de palácios, ao estilo clássico do Império Romano antigo, por Herodes, o Grande, Rei da Judeia. Os acampamentos, fortificações e rampa para ataques que circundam o monumento constituem o mais completo conjunto de cerco romano a sobreviver até aos dias de hoje.
É lá que novos recrutas das Forças de Defesa de Israel fazem seu juramento de fidelidade: “Massada não caíra nunca mais”.
É considerada pela UNESCO, Património Mundial da Humanidade.

"Acre é uma cidade de Israel, situada na região da Galileia, a norte da Baía de Haifa, na costa do Mediterrâneo localizada num promontório próximo do Monte Carmelo. Desde 2001 é considerada pela UNESCO, Património Mundial da Humanidade." - in: wikipédia.

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

Fernando de Noronha - Brasil

Este foi 1 dos 3 postais que recebi hoje, os outros 2 não posso digitalizar porque o scanner não está a funcionar.
Ganhei este postal numa lotaria organizada pela Priscila "prisciladb". Para além de ser um novo postal unesco, é também o meu 100º postal do Brasil.

"Fernando de Noronha é um arquipélago brasileiro pertencente ao Estado de Pernambuco, formado por 21 ilhas. Possui uma variedade de fauna e flora únicas. O parque, criado em 1988, ocupa a maior parte do arquipélago. Embora protegido pela designação de parque nacional, muito do seu ecossistema terrestre está destruído. A maior parte de vegetação original foi cortada na época em que a ilha funcionava como prisão, para tornar mais difícil que prisioneiros fugissem e se escondessem." - wikipédia. Juntamente com o Atol das Rocas, é Património Mundial da Humanidade desde 2001.

terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Havana - Cuba

"Havana é a capital e a maior cidade de Cuba e encontra-se na província Ciudad de La Habana. Tem cerca de 2,4 milhões de habitantes. Cidade de uma rica tradição histórica e cultural, caracteriza-se por ser eclética e monumental ao mesmo tempo.
O seu centro histórico contém uma interessante mistura de munomentos barrocos e neoclássicos, bem como um conjunto homogéneo de casas particulares com arcadas, varandas, portões e pátios. A Cidade antiga de Havana e suas fortificações foram incluídos pela UNESCO na Lista do Património Mundial em 1982." - in: wikipédia.

domingo, 10 de fevereiro de 2008

Copenhaga - Dinamarca

"Copenhaga que significa "porto do mercador", é a capital e a maior cidade da Dinamarca. Situa-se na costa do mar Báltico em frente da Suécia. Possui 1,21 milhões de habitantes em sua região metropolitana. Juntamente com a cidade sueca de Malmö, a capital dinamarquesa forma uma aglomeração urbana com 3,58 milhões de habitantes que transcende as fronteiras políticas dos dois países." - in: wikipédia.

Pode ver-se uma cidadela construída em 1662, com 2 fossos que fazia parte de uma antiga fortaleza, com o objectivo de proteger a cidade.
Postal enviado pela Dorthe.

sábado, 9 de fevereiro de 2008

Budapeste - Hungria

A catedral de Santo Estevão, de estilo neo-clássico, em Budapeste, recebeu este nome em honra de Estevão, 1º rei da Hungria, e cuja mão, mumificada está guardada no relicário no interior da basílica. Juntamente com o edíficio do Parlamento, a basílica é o edíficio mais alto da cidade.

Palácio Real, Ponte Elisabeth, Fonte Matthias e a Torre "Buzogány".
Os 2 postais foram enviados pela Edina "apoletta".

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Ilha do Sal - Cabo Verde

"Sal é uma ilha do grupo do Barlavento de Cabo Verde e concelho do mesmo nome. É uma das ilhas menos habitadas. A ilha deve seu nome à descoberta de uma mina de sal mineral na localidade de Pedra de Lume, em 1833.
A ilha do Sal é o principal foco de atração turística do país. A sua boa rede de hotéis é responsável por mais de 50% das dormidas turísticas em todo o arquipélago. A ilha é plana, condição ideal para abrigar o principal aeroporto do arquipélago." - in: wikipédia
"A extensa praia de Santa Maria, de 8 km de comprimento, é sem dúvida uma das atracções principais da ilha. Uma praia realmente excepcional, de areia dourada, águas cálidas e cristalinas que é considerada como um dos cinco melhores destinos do mundo para a prática do windsurf." - in: http://www.riu.com/pt/ilha-do-sal-cabo-verde.html

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

Jerusalém

"Jerusalém é uma antiga cidade do Médio Oriente, com grande importância para religiões como o judaísmo, o cristianismo e o islão. Jerusalém serve como a capital de Israel; a Autoridade Palestina reivindica a soberania da parte oriental da cidade, onde pretende estabelecer a capital de um futuro estado independente palestiniano.
A chamada "Cidade Antiga" é uma área em forma rectangular rodeada por uma muralha mandada construir em 1538 (ou 1542) pelo sultão otomano Solimão, O Magnifíco. Oito portões permitem o acesso à Cidade Antiga. Ela é o centro histórico de Jerusalém e nela se concentram os principais locais sagrados. Está dividida em quatro partes: a judaica, a cristã, a arménia e a muçulmana. A Cidade Antiga e as suas muralhas foram nomeadas pela UNESCO Património Mundial da Humanidade em 1981." - in: wikipédia.
Postal enviado pela "alleycat" - capital city offer tag.

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

Postais em português

O português voltou a ser a língua dominante, hoje com 1 postal de Portugal e outro oficial do Brasil.

A Sé de Braga, a mais antiga arquidiocese de Portugal é o ex-libris da cidade. Mandada construir no séc. XII por D. Henrique e D. Teresa, que têm os seus túmulos no claustro.
"Eu quero tag" - enviado pelo Zepombal.


Centro de Turismo de Natal, Rio Grande do Norte. Antes de ser Centro era uma prisão. BR - 27636 enviado pela Natasha.

domingo, 3 de fevereiro de 2008

Santo Domingo - República Dominicana

"Santo Domingo é a capital e maior cidade da República Dominicana. Fundada em 1496 e transladada para o sítio actual em 1502, é o mais antigo assentamento europeu de ocupação contínua da América e foi a primeira sede do governo colonial espanhol no Novo Mundo.
A zona colonial de Santo Domingo é considerada património da humanidade pela UNESCO." -
in: wikipédia.
Este foi mais um dos postais que os meus primos me troxeram de lá.

sábado, 2 de fevereiro de 2008

Buenos Aires - Argentina

Este é o Bairro San Telmo, a sul de Buenos Aires. A principal característica do bairro é a concentração de antiquários e galerias de arte. Além dos bares, cafés e restaurantes, San Telmo abriga também uma das mais tradicionais casas de tango de Buenos Aires, a El Viejo Almacén, que oferece jantar e show. O bairro também tem igrejas e museus e existe também o Mercado de las Luces, onde há artesanato, antiguidades, pedras, livros e artistas plásticos.
O postal foi enviado pela Priscila.

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

Ilha de Luanda - Angola

Completamente inesperado este postal de Angola que recebi hoje. Uma surpresa enviada pela Ana "ninocas". Um país novo na colecção.


Esta ilha está ligada à marginal de Luanda através de um aterro e converteu-se na "cidade dos ricos": aqui se concentra a melhor oferta de bares e restaurantes, com magníficas esplanadas viradas para a baía ou para o mar.