quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Quinta na caixa do correio

Hoje recebi 2 bonitos postais, 1 RAS da França enviado pela Valerie "octabis" e 1 do Brasil enviado pelo Lecsandro.

"O Real Château de Blois localiza-se no departamento de Loir-et-Cher, no Vale do rio Loire.
Este palácio, além de residência de vários Reis da França, também foi o local onde o Arcebispo de Reims abençoou Joana d'Arc, em 1429, antes de esta partir com o seu batalhão para combater os ingleses em Orleães.
Erguido no centro da cidade de Blois, compreende vários edifícios construídos entre o século XIII e o século XVII, ao redor do pátio principal. A sua mais famosa peça de arquitectura é a magnifica escadaria em espiral, na ala de Francisco I." -
in: wikipédia.

Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul. Aqui pode ver-se a Ponte de Pedra, construída em 1854, situada no largo dos Açorianos, e ao fundo o Centro Administrativo do Estado.

quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Lappeenranta - Finlândia

Apenas 1 postal hoje, 1 RAS da Essi "hadassah".

Igreja da Fortaleza e edifícios antigos de 1800.

terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Igreja Paroquial de Válega

Hoje só recebi este postal de Válega - Ovar, enviado pela Paula "geminiscp".

"Construída no séc. XVII. Fachada revestida com coloridos painéis de azulejo do séc. XX, produção da Fábrica Aleluia, de Aveiro, com motivos religiosos." - in: www.rotadaluz.pt

segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Para começar a semana....

.... recebi 5 postais, 1 da tailândia, 3 do Brasil e 1 do Ano Novo Chinês de Singapura.

Este foi enviado de Singapura mas é da Tailândia, o meu 2º de lá. Ganhei-o numa lotaria e foi enviado pelo(a) Yinx "lalwen".

Foz do Iguaçu - Paraná.

Foz do Iguaçu, Paraná.

Vista aérea do Hotel Cataratas.

Estes postais foram enviados pelo Alisson.

E agora o postal do Novo Ano Chinês enviado de Singapura pela querida Relie.

domingo, 27 de janeiro de 2008

Carcassonne

Este é apenas 1 dos 30 locais/monumentos franceses classificados como Património Mundial da Humanidade pela Unesco.


"A Cidadela de Carcassone localiza-se no actual município de Carcassone, no departamento de Aude, região de Languedoc-Roussillon. Em posição dominante na margem direita do rio Aude, a Sudeste da moderna cidade, constitui-se em um conjunto arquitectónico medieval, inscrito na lista do património mundial da Unesco desde 1997". - in: wikiédia.
Postal enviado pela "pazzolina".

sábado, 26 de janeiro de 2008

Envelope de Espanha

Costuma-se dizer que de Espanha nem bom vento nem bom casamento, quanto a vento e casamento não sei mas os postais que recebi ontem de lá são mais que bons :) Foram enviados pela Anna "bogdanovskaya", uma russa a viver em Málaga.


Ronda é uma cidade espanhola, capital do município com o mesmo nome, inserido na província de Málaga, comunidade autónoma da Andaluzia. O monumento mais emblemático da cidade é a Ponte Nova, construída entre 1759-1793 e que une a parte mais antida da cidade à parte mais moderna.

O Palácio de Inverno foi construído entre 1754 e 1762 para servir de residência de Inverno aos czares russos e suas famílias. Desenhado por Bartolome Rastrelli, palácio verde-e-branco em estilo rococó possui 1.786 portas e 1.945 janelas. Catarina, a Grande, foi a primeira czarina a ocupá-lo.

A Catedral Valimir Mãe de Deus ficou completa em 1783 e é uma das igrejas mais antigas de São Petersburgo. Apresenta uma combinação de barroco e estilos arquitectónicos clássicos.
O centro histórico de São Petersburgo é classificado como Património Mundial da Humanidade.

quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

PT RR - Castelos/Palácios vs Mar/Praia

Hoje só recebi 1 postal e com ele ficou completo o RR Castelos/Palácios vs Mar/Praia.

Coimbra - Portugal dos Pequeninos. Enviado pela Mª João "wiccaa".

Castelo de Silves, Praia da Rocha e Lagos. Enviado pelo Luís "ludovico".

Cascais, Museu e Biblioteca Condes Castro de Magalhães. Enviado pela Carla.

terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Bué postais

Hoje foram mesmo bué, 14 ao todo, 10 do Brasil da Déa, 2 do Luxemburgo e 1 da Bélgica da Alice e um dos EUA do(a) pawtrekker.

Este são os que a Déa enviou, na sua maioria são de São Paulo, Pindamonhangaba e 1 de Brasília.
Castelos do Luxemburgo.
Luxemburgo, a cidade capital.
Esté da Bélgica, Bastogne onde se passou a batalha de Ardennes durante a 2ª Guerra Mundial.

Por último, um pôr-do-sol na Costa do Golf - Texas.

segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

Mais postais do Brasil

Hoje chegaram mais 2 postais do Brasil, desta vez enviados pelo Aleks. Aqui ficam eles.

provavelmente estes são os lugares que melhor identificam o Rio de Janeiro, Ipanema, Cristo Rei e Copacabana.

Praia da Fazenda em Utatuba, São Paulo.

domingo, 20 de janeiro de 2008

Cozumel - México

Este é o meu único postal do México e foi enviado pela Jocelyn "nowaglas" durante um dos seus muitos cruzeiros.

"Cozumel é uma ilha do Mar das Antilhas, pertencente à província de Quintana Roo - México.

Descoberta por Juan de Grijalva em 1518, serviu a Fernando Cortez de ponto de escala antes de iniciar a conquista do México. Actualmente é muito procurada por mergulhadores, devido as suas águas claras e quentes e a grande concentração de vida marinha, possuindo uma das maiores formações de corais do mundo (ao sul da ilha, em direção a Belize, fica a segunda maior barreira de corais do mundo, depois da australiana)." - in: wikipédia.

sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

Postais do Brasil

Hoje recebi um envelope com 5 bonitos postais do Brasil e ainda uns extras :) Tudo isto enviado pelo Miguel "KARIOCKA".










Nestes postal podemos ver uma vista interior, vitrais e o Túmulo dos Imperadores na Catedral de são Pedro de Alcantâra em Petrópolis.














Aqui, no 1º postal temos uma vista aérea da Praia do Arpoador, Capacabana e Pão de Açucar e no 2º postal, o Corcovado e Pão de Açucar, diversos aspectos da cidade, Ipanema e Leblon, Pão de Açucar, Praia de Copacabana e Praia de Ipanema.

Estádio Maracanã.

Castelinho Cia Mineira Electricidade em Juiz de Fora - Minas Gerais.

quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

Soajo - Portugal

Hoje recebi apenas um postal, enviado pela Joana "joanatsukino", que para além de ser bonito, continha também umas bonitas palavras.

Núcleo de espigueiros de granito no Soajo. "O espigueiros são uma estrutura normalmente de pedra e madeira, existindo no entanto alguns inteiramente de pedra, com a função de secar o milho grosso através das fissuras laterais, e ao mesmo tempo impedir a destruição do mesmo por roedores através da elevação deste. Como o milho requer que seja colhido no Outono, este precisa de estar o mais arejado possível para secar numa estação tão adversa como o Inverno." - in: wikipédia.

terça-feira, 15 de janeiro de 2008

Santiago do Cacém II

Os postais de hoje vieram de Santiago do Cacém e foram enviados pelo Américo.

Vista parcial da cidade.

Charruando a terra.

Museu Municipal de Santiago do Cacém com uma cozinha tradicional alentejana. Queria uma destas cá em casa.

segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

PT2PT Tag - Brasil

Este foi o único postal do dia. PT2PT tag enviado pela Renata "renatinha" e mostra a Igreja São Francisco de Assis em Belo Horizonte em Minas Gerais.

domingo, 13 de janeiro de 2008

Riga - Letónia

Igreja Evangélica Luterana de S. Paulo na capital da Letónia, Riga. Um postal que ganhei numa lotaria e foi enviado pela Monna.

sábado, 12 de janeiro de 2008

Vaticano

Este é mais um postal que comprei em Milão durante o Encontro Europeu de Taizé.

"O Vaticano é o Estado independente mais pequeno do mundo, encravado na zona norte de Roma. Deve a sua existência ao facto de ser a residência oficial do Papa e de ser a sede da Igreja Católica. Grande parte do Vaticano está envolvida pela cidade de Roma. É tipicamente confundido como sendo apenas a Praça de São Pedro e a área por detrás. Porém, o Vaticano detém património espalhado por toda a cidade, com estatuto de propriedade do Vaticano, funcionando, assim, como pequenos enclaves dentro da cidade de Roma.
A cultura do Vaticano é obviamente correspondente à cultura da Igreja Católica e o seu expoente são as obras de arquitectura como a Basílica de São Pedro, a Arquibasílica de São João Latrão, a Praça de São Pedro, a Capela Sistina e a coleção do Museu do Vaticano. O palácio onde reside o Papa tem 5 mil quartos, duzentas salas de espera, 22 pátios, cem gabinetes de leitura, trezentas casas de banho e dezenas de outras dependências destinadas a recepções diplomáticas." - in: wikipédia.

sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

Escócia

Pela 1ª vez em vários dias, não recebi postais :( Resta esperar até segunda-feira. Entretanto aqui ficam uns postais da Escócia.

Canal Caledonian, Corpach.

Museu e Galeria de Arte em Glasgow. Enviado pela "morgaine".

quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

Churches, cathedrals.... tag

Hoje recebi postais da China, dos quais não gostei muito, e um de Barcelona, muito do meu agrado, enviado pelo "luiseme". Quando fui a Barcelona não vi esta catedral.

"A Catedral de la Santa Cruz e Santa Eulalia, também chamada, ao invés de catedral, Seo ou Seu em língua catalã, é a catedral gótica de Barcelona, sede do arcebispado de Barcelona, em Espanha.
A catedral foi construída durante os séculos XIII ao XV sobre a antiga catedral românica, edificada por sua vez sobre uma igreja da época visigoda e esta precedeu uma basílica paleocristiana, cujos restos podem ser vistos no subsolo, no Museu de História da Cidade. A fachada de estilo neo-gótico, entretando, é muito mais moderna (século XIX).
Está dedicada à Vera Cruz ou Santa Cruz (curz que Jesus foi executado) e a Santa Eulália, patrona da cidade de Barcelona (atualmente é mais celebrada como a Virgem da Mercedes que, estritamente, é patrona da Arquidiocese de Barcelona), uma jovem donzela que, de acordo com a tradição católica, sofreu o martírio durante a época romana. Uma de tais histórias conta que foi exposta nua no forum da cidade e que milagrosamente, na primavera, caiu uma nevada que cubriu sua nudez. As enfurecidas autoridades romanas meteram-na num barril com vidros partidos, cravos e lançaram o barril costa abaixo."-
in: wikipédia

quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

Castelo de Penela

Um belo postal de Penela enviado pelo Zé "zepombal".

"O Castelo de Penela começou a ser construído no século XI. De arquitectura militar românica, gótica e manuelina, possivelmente teve duas 2 épocas de construção/reconstrução principais: o séc. XIV, a que pertence o circuito das muralhas e o séc. XV a que pertence a porta da vila e o castelejo.
A arquitectura do Castelo é composta por uma planta poligonal irregular com implantação Norte-Sul. Possui duas portas, uma a Sul-Oeste, a da Vila, de arco a pleno centro e ombreiras cortadas abertas na face de uma torre. E outra a Norte-Este, a da Traição ou dos Campos - onde D. João Afonso Telo foi emboscado e posteriormente teve a cabeça decepada - rasgada numa torre com 2 aberturas em tércio-ponto dispostas em cotovelo." in:
http://www.regiaocentro.net/lugares/penela/monumentos/castelo.html

terça-feira, 8 de janeiro de 2008

Postais de terça

Hoje recebi mais 2 bonitos postais, 1 da Áustria e outro da Eslovénia, o 1º de troca privada com a Sibylle "Robin67" e o 2º da "Solecito" portuguese speaking countries - rest of the world tag.

A partir de hoje vou passar a mostrar os selos que vou recebendo, não porque coleccione mas apenas porque os acho bonitos.





Igreja Votiv, construída entre 1856 e 1879 em lembrança ao atentado sofrido por Francisco José I, Imperador da Áustria e Rei da Hungria.



O Castelo Velenjski é o mais bem preservado do Vale Saleska. O castelo anterior foi construído no século XIII e o actual no século XVII. Dento do castelo há um museu com o mesmo nome.

segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

Postais da Polónia

Os postais de hoje viream da Polónia, enviados pela Sylwia.

Este é da capital Varsóvia e mostra o Palácio Real e a Coluna Sigismund III, com o nome do rei que em 1596 mudou a capital de Cracóvia para Varsóvia; a Rua Freta; a praça da parte velha da cidade; Palácio Real Lazienki e o Palácio Real Wilanów.

Este é o porto de Gdynia onde estão ancorados dos barcos-museus: o ORP Blyskawica e outro que não está no postal.

Este é o Santuário de Nossa Senhora de Fátima em Zakopane com um altar e estátua do Papa João Paulo II.

Aqui temos a Cascata Wielka Siklawa com 70 metros de altura nas montanhas Tatry, as mais altas da Polónia.